terça-feira, 28 de maio de 2024

Morte de Charles marcou o episódio mais dilacerante de "Sob Pressão"

 A quinta temporada de "Sob Pressão" estreou no Globoplay em 2022 e foi um dos maiores sucessos da plataforma de streaming da Globo. A série escrita por Lucas Paraizo e dirigida por Andrucha Waddington apresentou 12 episódios irretocáveis e somente agora, dois anos depois, está sendo exibida na televisão aberta. E nesta terça (28/05) foi ao ar o sexto episódio, o mais dilacerante da produção. 


A morte de Charles (Pablo Sanábio), um dos personagens mais queridos da série, foi um choque para os personagens e o público. A trama já tinha apresentado uma perda que marcou bastante quando Samuel (Stepan Nercessian) faleceu na segunda temporada. Mas a partida de Charles teve um impacto ainda maior diante dos dramas dos protagonistas na quinta temporada. Carolina (Marjorie Estiano) descobriu um nódulo no seio, enquanto Evandro (Júlio Andrade) se deparou com o pai , Heleno (Marco Nanini) ---- após anos de afastamento ----, já com estado avançado de Alzheimer e com um câncer terminal. 

Em meio a uma avalanche de sofrimento, vem a traumática perda de um grande amigo do casal. E toda a construção para a trágica morte foi primorosa. O arco dramático foi se intensificando a cada cena, com direito ainda a atrativos conflitos paralelos através personagens pontuais.

Até que o médico sofre um acidente a caminho do hospital, quando um caminhão bate na ambulância que o transportava com uma paciente e a enfermeira Keiko (Julia Shimura). A cena da batida foi feita em computação gráfica e o resultado ficou bem real. Após o susto provocado pela sequência, os demais desdobramentos resultaram em um banho de emoção até os minutos finais do episódio. Foi difícil parar de chorar. 

Evandro e Carolina se desesperaram com o estado de Charles, assim como Vera (Drica Moraes), Mauro (David Junior), Livia (Barbara Reis) e Gustavo (Marcelo Batista). Tanto que todos tiveram dificuldades de concentração na hora da cirurgia para salvar o amigo. A princípio o resultado foi positivo, embora o estado tenha se mantido grave. Mas foi o tempo necessário para o personagem ter suas despedidas, o que proporcionou grandes cenas para Pablo Sanábio. Que instante delicado em que Charles e Evandro tiveram uma troca de carinhos e admirações franca, onde se solidificou o laço construído desde a época em que o médico supervisionava seu então residente. Pablo ainda emocionou quando o médico se declarou para seus pais, interpretados por Débora Duboc e Alberto Nior. Julia Shimura também teve seu momento de destaque através da preocupação de Keiko com o estado de seu parceiro. 

Já a piora de Charles resultou em uma avalanche de cenas devastadoras e que contaram com a total entrega do elenco. Que atores extraordinários. Tudo pareceu tão real que até assustou. O desespero de Carolina com a morte de seu grande amigo contou com um desempenho irretocável de Marjorie Estiano. O grito de dor da médica, a dor da alma, dilacerou o telespectador. O choro descontrolado de Evandro teve por trás um Julio Andrade em estado de graça. E o que falar de Drica Moraes?! Deu para sentir o sofrimento contido de Vera. Barbara Reis, David Júnior e Marcelo Batista também brilharam, assim como Josie Antello, que protagonizou um momento de profundo sofrimento quando Rosa se deparou com seus colegas em silêncio em uma sala e assim constatou a perda do amigo. Já Debora Duboc sensibilizou com o grito de uma mãe que perdeu seu filho único. Foram cenas que entraram para a história da série e não foram esquecidas. 

"Sob Pressão" apresentou uma quinta temporada de encher os olhos. A morte de Charles entrou na lista dos acontecimentos mais emblemáticos da trama, uma coprodução da Globo com a Conspiração Filmes. Lucas Paraizo e sua equipe de roteiristas ainda merecem aplausos pelo desenvolvimento do episódio que teve um arco habilidosamente construído. 

9 comentários:

Anônimo disse...

Foi tão triste 😭😭😭. O Charles não merecia esse fim. Parabéns a todos os envolvidos, foi muito emocionante.

Anônimo disse...

Chorando ainda... Esses caras sabem atuar demais...dói na gente

Marly disse...

Fico sempre feliz quando tomo conhecimento de obras bem feitas por brasileiros. Torço muito pelos nossos artistas e por nossas produções.

Beijão

Citu disse...

Genial. Te mando un beso.

Sérgio Santos disse...

Foi mesmo, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Sabem, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Beijão, Marly.

Sérgio Santos disse...

Bjs, Citu.

Outsiders disse...

O fãs desse seriado choraram demais na morte do Charles, ele era querido demais :/ e a emoção da Carolina (se sentindo culpada por ele ter ido no lugar dela na ambulância) durante a cirurgia foi o que me quebrou de vez.

Outra detalhe que eu achei incrível foi o espírito do Charles ter dado a notícia pra Carolina sobre a vitória do câncer, achei sensível.

O outro ponto que achei muito delicado foi o diálogo entre Carolina e Vera sobre a doença; Carolina explicando para a vera todo o processo da doença e os traumas que ela traz, enquanto Vera apenas balança a cabeça e diz "eu imagino", nem palavras p/ explicar esse diálogo, Drica viveu tudo isso na pele e também venceu a doença!