quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

Duda Santos foi uma grata surpresa de "Renascer"

 A primeira fase de "Renascer" vem recebendo uma imensidão de elogios e todos são muito justos. Entre os vários acertos está o bem escalado elenco. Há muitos atores experientes e outros mais novatos. Todos vêm brilhando na trama. E um dos maiores êxitos foi a seleção de Duda Santos para viver a mocinha da história de Benedito Ruy Barbosa, adaptada por Bruno Luperi. 


É verdade que Maria Santa é a mocinha apenas da primeira fase, o que é uma pena. O desfecho trágico da personagem é conhecido por todos que acompanharam o enredo em 1993. Mas, mesmo com uma participação breve, é um dos papéis mais marcantes da produção. Por isso qualquer deslize na escolha da atriz prejudicaria o impacto dramático que a figura daquela mulher representa no roteiro. 

A ideia de apostar em um novo rosto é sempre válida, embora arriscada em se tratando de um papel central. É necessário um cuidado maior em cima da escalação. E que bom que viram em Duda Santos uma Santinha. A intérprete não está estreando na televisão, mas é apenas seu segundo trabalho. O primeiro foi em "Travessia", novela fracassada de Gloria Perez encerrada em maio do ano passado.

O papel da atriz era bem pequeno. Isa pertencia ao núcleo terciário da história e o foco dos conflitos não estava nela e, sim, em seu irmão, viciado em jogos de computador. A sua função era basicamente ser uma escada para os pais, vividos pelo talentosos Ailton Graça e Indira Nascimento. Mas ainda assim ficou perceptível que ali havia um talento pronto para voos maiores. 

Agora, em "Renascer", a atriz bate suas asas lindamente e beneficiada pelo vento, que é a força da trama central do enredo. Santinha é uma menina doce, assustada, retraída, pura e que transborda ignorância por conta da criação rígida de um pai opressor e violento, que recebia carta branca da esposa, uma mulher submissa e infeliz. Trancada em casa na maior parte do tempo, a personagem não tinha vivência alguma a ponto de achar que um beijo engravidava. É um papel complicado porque o risco de deixá-lo 'idiotizado' se mostra uma constante. Mas Duda está muito bem. 

As cenas da intérprete ao lado de Belize Pombal e Fábio Lago, intérprete de Quitéria e Venâncio, foram de intensa carga dramática, onde a tensão se fazia presente a todo instante. Era como se uma tragédia familiar fosse acontecer a qualquer minuto. O trio não teve muitas cenas, mas as poucas gravadas deixaram uma marca. Isso porque o crescimento de Maria Santa na história se dá justamente quando os pais saem de cena. Agora a menina ganhou um pouco de conhecimento sobre a vida através de Jacutinga e a parceria de Duda com Juliana Paes deu muito certo. A química da atriz com Humberto Carrão, que vive José Inocêncio, também funcionou, o que anda até raro em se tratando de casal protagonista nos últimos anos.

O final da primeira fase de "Renascer" vai ao ar no próximo sábado e a cena mais emblemática do fechamento de ciclo é a morte de Santinha, durante o parto do quarto filho com Zé. É uma despedida triste que o público nunca esquece e tem tudo para emocionar novamente. Resta torcer para que a personagem coloque Duda Santos no campo de visão dos demais autores para que novas oportunidades venham. Ela merece. 

8 comentários:

Pedrita disse...

tb gostei muito das atrizes da casa da jacutinga. e de maria santa. que atriz linda e talentosa. tb gostei da atualização nas conversas da jacutinga sobre o poder da mulher. além de lindo foi importante. beijos, pedrita

Yasmin disse...

ELA ESTÁ INCRÍVEL!!!

Marly disse...

Esta menina está encantando todo mundo. Hoje eu vi umas três fotos dela, em cenas da novela. Quem postou as fotos, em rede social, foi uma prima minha, rsrs.

Beijão

Camila Nere disse...

Em “Travessia", ela já tinha mandado muito bem . A Isa sofreu com os pais bananas , o irmão viciado e a amiga que sofreu abuso . Tanto ela quanto a Daniela foram boas revelações da novela. Na torcida para que a Duda receba mais oportunidades

Sérgio Santos disse...

Verdade, Pedrita.

Sérgio Santos disse...

Estava, Yasmin.

Sérgio Santos disse...

Que legal, Marly!!!

Sérgio Santos disse...

Perfeito, Camila.