segunda-feira, 23 de maio de 2022

Trama de Rose com Neném foi o maior equívoco de "Quanto Mais Vida, Melhor!"

 A novela que marcou a estreia de Mauro Wilson como autor solo, e está em sua última semana, teve muitos acertos. "Quanto Mais Vida, Melhor!" foi um clássico folhetim das sete com todas as boas características das produções da faixa da Globo. O autor ainda foi muito feliz na trama dos quatro protagonistas. Porém, o maior erro da trama foi a condução dos conflitos de Rose, interpretada por Bárbara Colen. 


É importante ressaltar que a atriz não teve culpa de nada e fez o que era proposto. Mas a saga da personagem peca pela repetição e influencia a história negativamente. Mauro conseguiu algo difícil em se tratando de novela: dinamismo. A trama foi ágil e o autor mesclou bem os núcleos a ponto de quase todos os perfis terem algum momento de destaque através de bons conflitos ou viradas. Só que errou muito no desenvolvimento de Rose, o que afetou as situações que a cercavam. 

A personagem, teoricamente, prejudica os dois casais principais da novela. Guilherme (Mateus Solano) e Flávia (Valentina Herszage) demoraram um longo tempo até se acertarem porque o médico tinha um casamento de mais de 20 anos com Rose e não esquecia a mulher de jeito nenhum.

Já Neném (Vladimir Brichta) e Paula (Giovanna Antonelli) nunca conseguiram ficar juntos de fato por conta do amor avassalador que o jogador de futebol sentia por Rose e ela por ele. Aliás, essa paixão é o que deixou o enredo andando em círculos. Em nenhum momento Mauro cogitou que o público iria rejeitá-la por ser o empecilho para a felicidade do quarteto central? 

Um dos maiores problemas da produção foi o excesso de flashbacks de Rose e Neném. E sempre com as mesmas cenas: se beijando na piscina, na chuva e durante um baile. Carol Macedo e Leonardo Zanchin, intérpretes de Rose e Neném na adolescência, pareciam do elenco fixo de tanto que apareciam. Era maçante e quebrava o ritmo da novela. E eram incontáveis as vezes em que os personagens pensavam um no outro com ares de melancolia. Eram tantos desencontros que irritavam. O pior é que quando passaram a se encontrar a todo instante o enredo seguia sem sair do lugar. Porque o empecilho para a união era constante. Sempre partindo dela, que hesitava por medo.

E o que enfraqueceu o romance foi a história apresentada: eles passaram apenas alguns dias juntos em Paris anos atrás. Nem um namoro de meses aconteceu. Como convencer que era algo tão intenso assim? E o que dizer sobre a gravidez da personagem? Rose engravidou de Neném e nunca cogitou a hipótese do jogador ser o pai de Tigrão (Matheus Abreu). Achava que o garoto era mesmo filho de Guilherme. Celina (Ana Lucia Torre) sabia fazer conta melhor que ela? Como pode? Aliás, os embates entre sogra e nora faziam o telespectador ficar do lado da sogra. Afinal, Celina sempre disse que Rose nunca amou seu filho. E as inúmeras cenas da personagem pensando em Neném apenas comprovavam as falas da mãe do cirurgião. Se o intuito era vitimizar Rose, houve uma falha no desenvolvimento. Vale citar ainda o cansativo drama envolvendo o vestido que a personagem usava na adolescência, que marcou seu encontro amoroso com Neném, e se estendeu durante toda a novela. Que chatice. 

O pior é que até na reta final Rose segue atravancando o enredo. A obsessão que Neném sente pelo seu passado o impede de evoluir, o que destoa do amadurecimento dos outros três protagonistas. Flávia, Guilherme e Paula tiveram um arco dramático muito bem estruturado e o amadurecimento do trio dá gosto de ver. O enredo sempre deixou subentendido que o escolhido da Morte (A. Maia) seria o jogador de futebol justamente por conta das furadas que se mete. Vale até lembrar que todos se encontraram no avião por causa do Neném, pois o piloto só aceitou levá-los porque era fã do craque da camisa dez. No entanto, precisava das situações repetitivas envolvendo Rose para expor a estagnação do personagem? Porque Rose poderia ter vivido conflitos muito mais atrativos e sem a necessidade do vínculo maçante com Neném. Mas com o destaque que ela tem e sendo a pedra no sapato dos quatro protagonistas, Rose deveria ter sido apresentada como a quinta protagonista e ter estado no avião junto. Até para fazer sentido tudo o que foi exposto, ainda que de forma repetitiva. 

Como a produção foi toda gravada durante a pandemia do novo coronavírus, repleta de protocolos, o autor não conseguiu saber o que o público acharia da história. Caso estivesse sendo gravada ainda no ar, certamente alterações no arco de Rose seriam feitas. Mas Mauro Wilson até conseguiu imaginar bem a aceitação do telespectador em quase todas as tramas, vide o destaque cada vez maior que deu para Deusa (Evelyn Castro) e Odaílson (Thardelly Lima) e a ótima construção do casal "Flagui". Foram apostas certeiras. Uma pena que não aconteceu o mesmo na trama da personagem defendida por Bárbara Colen. Até mesmo na reta final Rose vem prejudicando a narrativa protagonizando situações que soam forçadas no roteiro, como ter contado que se formou em jornalismo, algo que nunca sequer foi mencionado ao longo da trama, só para justificar sua permanência no Brasil (implicando na desistência da carreira de modelo) e assim ficar com Neném. Aliás, nos capítulos recentes a personagem tem se mostrado ciumenta e insegura.

"Quanto Mais Vida, Melhor!" foi uma delícia de novela, mas tudo o que envolveu o romance de Rose e Neném prejudicou a narrativa do quarteto central. Algo que poderia ter sido amenizado ou solucionado caso a obra fosse aberta. 

124 comentários:

Anônimo disse...

PERFEITO! O ÚNICO ERRO DA NOVELA NA MINHA OPINIÃO.

Fatyma Silva disse...

Vejo a novela todos os dias, mas não tenho nada a comentar. 🤔

Querido, Sérgio, tenha uma boa semana.
Um abraço.

Anônimo disse...

Não me conformo de o Neném não ficar com a Paula 🥺

Anônimo disse...

O NENEM TINHA QUE MORRER E LEVAR A ROSE JUNTO.

Anônimo disse...

Além da personagem da Rose ser mal desenvolvida ainda contou com uma fraca atuação da atriz isso pesou muito pra rejeição da personagem

Anônimo disse...

Eu também nao conformo Neném tem que ficar com a Paula

Anônimo disse...

Não tem química entre Rose e Neném, mas com Paula tem muita química.

Anônimo disse...

A Paula tinha. Que ficar com o neném

Anônimo disse...

Também concordo. Só ocupou espaço na trama. Até porque eu torcia pra Neném e Paula terminarem juntos.

Anônimo disse...

Quem tem que ficar com Neném é a Paula não a Rose

Anônimo disse...

Eu não me impolgo mas com as novelas ,acabam sempre sua merda,a Rose não tem nada a ver com o neném,já eu e minha família já não quer nem acompanhar o final,muito ruim

Anônimo disse...

Anônimo disse...

O neném tinha que ficar com a Paula,final infeliz, são muito bonitas juntos

Anônimo disse...

Concordo a Paula tinha que termina com o nénem a Rose ecmuita sem sal

Anônimo disse...

Também gostaria muito que Paula terminasse a novela com Neném

Anônimo disse...

😂😂😂

Anônimo disse...

Verdade,muito sem sal ela

Anônimo disse...

Paula tinha que ficar com nenem 😥

Anônimo disse...

Concordo com a análise. Neném e Rose não tem química nenhuma, ele deveria ficar com a Paula.

Anônimo disse...

O artigo refletiu o que todos ou a maioria dos espectadores sente: muito boa a novela, mas frustrante e sem lógica o casal Rose e Neném. Casal sem sal, sem química. Paula e Neném 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽 10!!!

Anônimo disse...

Realmente essa magrela como a chamam é um verdadeiro saco. Neném tem que ficar com Paula, pois do contrário vai ser um final sem graça

Anônimo disse...

Pra mim autor errou feio parecia que a Rose era a pratogonista da novela. Pra mim melhor casal que trabalhou bem foi Deuza e Adailton o motorista esses sim nota 10👏👏👏

Anônimo disse...

Eu também,eu sempre torço pro neném ficar com a Paula,eu gosto muito dela!

Anônimo disse...

Verdade neném tem q ficar com paula... Rose muito fraca

Anônimo disse...

Nenê com Paula por favor 🥰

Anônimo disse...

Estragou tudo oque parecia legal,Neném e Paula. Rose e Nenem não combinam ,até fiquei um bom tempo sem ver a novela por causa dos dois,perdeu a graça, e Nenem sinto vontade de ver a final.

Anônimo disse...

Ela matéria disse tudo! Pra piorar, só falta ele ter deixado a Paula com a Carmen, que é o que parece estar se encaminhando.

Anônimo disse...

Concordo Paula com nenêm

Anônimo disse...

Personagem da Rose tá bem ruim mesmo, estragou toda a novela, também fiquei um bom tempo sem assistir e só voltei por causa dos personagens Guilherme e Flávia que estão salvando a novela.

Anônimo disse...

Os quatro precisam terminar a novela juntos, senão esse final será frustante.

Anônimo disse...

O Neném tem que ficar com a Paula e ponto final

Anônimo disse...

Eu também acho Rose e Neném super sem graça, até minha filha de 9 anos assistia e amava as loucuras de Paula para demostrar o seu amor por Neném, acho que Neném morre para doar o coração pra sua filha, mas sinceramente queria que Neném e Paula ficassem juntos eles são a parte mais legal da novela!!! Lembrando que o propósito de Guillherme era resgatar sua família e ter mais um filho já que tinha morrido brigado com Rose, a movela mudou muito o propósito do início...

Anônimo disse...

Personagens com falas exageradas inclusive o corporal.

Anônimo disse...

Como a maioria....torço pela Paula e Nenen tem mais química. E na real torcia pela Rose e Guilherme

Anônimo disse...

Acho q Paula teria q ficar c Neném

Anônimo disse...

Eu particularmente..deixei de assistir a novela justamente qdo Neném deixou Paula..a novela perdeu a graça..Tomará que no final eles se reennconterm.

Leandro S. disse...

A Rose tem alguma treta com a Morte que só vai ser explicada no último capítulo. Se não for isso foi furada mesmo

Anônimo disse...

Adoro todos os atores,novela gostosa de se ver,mas preferia que ninguém morresse pois acabei apaixonada por todos ,e gostaria que o neném e Paula tivesse ficado juntos,achei sem sal sem açúcar a união do Nebem com a Rose,embora seja uma excente atriz

- R y k @ r d o - disse...

Não vejo essa novela
.
Saudações cordiais
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

Anônimo disse...

Gente, será que não tem um jeito de regravarem o capitulo final da novela, só para o Nenem ficar com a Paula?

Anônimo disse...

Neném tem que ficar com Paula!!!!+

Anônimo disse...

O amor de Rose e Neném é mais bonito

Anônimo disse...

Gostei da Carol Macedo como a Rose, mas realmente a Rose atual foi uma história fraca. E eu gostaria que o Neném ficasse com a Paula

Anônimo disse...

Más Romântico Paula e Amiga somente sem graça semaconchego não colaNenem deve ficar com Rose,, ok??????

?

Anônimo disse...

🤣🤣😅🤣😅🤣🤣concordo.

Anônimo disse...

Neném tem que ficar com Paula nada aver ele com Rose!!

Anônimo disse...

Erro total da novela ,Paula fez tudo pelo nenê,ela tinha que ficar com ele

Anônimo disse...

A Paula tem que terminar com o Neném, nada haver ele com a insosa da Rose! A lógica é essa, se não, vai ser um fracasso o final.

Anônimo disse...

Nenêm e Paula com certeza.
Falta entusiamo na Rose.Muito sem graça.Não tem emoção as cenas com ela.

Anônimo disse...

Paula e neném

Anônimo disse...

O autor tem que gravar outro final Paula e neném

Anônimo disse...

Eu queria o neném com a Paula

Anônimo disse...

O melhor casal dessa novela foi Flagui, o autor acertou nesse casal, carregou a novela nas costas. Parceria lindíssima entre os atores Mateus e Valentina.

Anônimo disse...

Adoro essa novela e não perco um capítulo, mas por favor Paula e Neném têm que ficar juntos.

Anônimo disse...

Também acho que Neném e Paula tem mais química. Amor de Neném e Rose é amor de verão, de adolescentes. Essas pessoas já não são + as mesmas pessoas. Amadureceram, tem outras preocupações.

Anônimo disse...

Espero que no final o Nenem veja que a Paula é seu verdadeiro amor. Eles são lindos juntos.

Anônimo disse...

neném tem que ficar com a Paula, Sem química com a Rose

Anônimo disse...

Como o comentário expressou exatamente o que eu pensei desde o início da novela, o enredo formado pelo quatro é perfeito, mas a Rose estraga o tempo todo, o mulher chata.

Anônimo disse...

Paula e nenem, juntos na final

Anônimo disse...

Gente o autor será esperto , Paula e neném ficarão juntos

Anônimo disse...

Nem tem que fica com a Paula eles forma um casal lindo, a Rose e sem sal muito sem graça não tem química ela só pensa nela

Anônimo disse...

Me dá sono essa Rose.. Nenem e Paula tudo haver!

Anônimo disse...

Paula e neném ( vem neném, vem neném...)

Anônimo disse...

neném e paula juntos

Anônimo disse...

Nene tem que ficar com a. Paula

Anônimo disse...

Eu também parei de assistir, essa Rose nada haver com nenê...affff acorda autor

Anônimo disse...

Isso

Anônimo disse...

Rose?! Quem é essa pessoa!! Que ficou apagada a novela inteiraaaa!!! Fala sério se o autor deixar ela é neném juntos!!!! Completamente sem noção!!!!
Apoiadissimo Sérgio!!!!

Anônimo disse...

Pelo amor de Deus! Rose, personagem sem sal, sem presença, modelo? Química zero com Neném!!!

Anônimo disse...

Embora Mauro Wilson tenha acertado a mão em muitos aspectos de "Quanto Mais Vida, Melhor!", não há como negar que Rose (Bárbara Colen), cujo "quinto protagonismo" na novela lhe fora prometido, deixou a desejar. E a trama do romance com Neném (Vladimir Brichta) no passado não provocou empatia alguma por Rose nos telespectadores. E você, Sérgio, lembrou bem que, dos quatro protagonistas, Neném é o que de fato capenga em seu processo de evolução. Resta torcer para Bárbara Colen ter seu talento melhor aproveitado em futuras produções da Globo e, caso volte a trabalhar com Mauro Wilson, que ele compense a intérprete no desenvolvimento do arco do perfil destinado a ela.

Guilherme

Anônimo disse...

O Neném tem que terminar a novela junto da Paula, afinal, esse é o quarteto central.

Anônimo disse...

Dn a ver

Anônimo disse...

Paula e neném juntos por favor Rose não tem sal nada ahaver

Anônimo disse...

Concordo plenamente, Paula e neném tudo haver,eles sempre estiveram juntos nos bons e nos maus momentos, além de ser um casal perfeito,já a Rose maior sem graça.

Anônimo disse...

Novela muitoooooo chata, só se salvou pelo excelente elenco.

Anônimo disse...

Neném e Paula juntos,Rose é muito chata

Anônimo disse...

O que podia acontecer pra ajeitar esse final é paula e neném juntos faz mws sentido

Anônimo disse...

Verdade o neném ele deveria terminar o final da novela com a Paula vamos torcer para virar essa página e ele ficar com a Paula

Anônimo disse...

Pra mim o casal Rose e Neném são sem graça juntos , já Paula e Neném são lindos, são alegres, engraçados e tem muito há ver eles são maravilhosos! Não perco essa novela! Mas se os dois não ficarem juntos vou ficar muito chateada, e nada do autor colocar outra pessoa para o Neném por favor, senão não assistirei a próxima Cara e Coragem para substituir Quanto mais vida Melhor! Assim como Deusa e Odailson também Flávia e Guilherme, Paula e Neném!

Anônimo disse...

Perfeita análise, q personagem chata, sem sal, mal interpretada

Anônimo disse...

Nenem tem que terminar com Paula, novela maravilhosa , muito divertida, e Rose viajar e deixar o caminho livre.

Anônimo disse...

Tudo que você falou sobre o personagem da rose e neném eu tambei já cogitei e muito,parei de assistir a novela por ser sem nexo nenhum,gosto muito do neném,mais as cenas com sua família e com a Paula,mais essa neurose de um relacionamento de dias não se arrasta pra toda a vida.Chato,chato.

Anônimo disse...

Como o autor mudou quem vai morrer,pode muito bem terminar Paula com Neném e a Rose ser jornalista na pqp

Anônimo disse...

Paula e neném manda a Rose cara coquim personagem chata

Anônimo disse...

Assisto a novela também mais não gosto da Rose com neném preferia com a Paula fora que atriz que interpretar a Rose e muito forçada

Anônimo disse...

NENÉM & PAULA♡ por favor!!!!!

Anônimo disse...

Neném tem que ficar com Paula. Rose vá viajar, fazer reportagens.

Anônimo disse...

Sempre vi a história de Rose com Neném algo cuja explicação era sempre sem sentido emocional.
Rose com o Guilherme parecia até ter, mais haver juntos do quê com o neném, sem contar que a participação dela no enredo da novela ancorava os outros personagens a ela onde ninguém se ligavam ou se desligavam, para seguir em frente.
E sinceramente, ela e o neném não combinam em nada mesmo nesse amor da juventude de seis dias já é tempo suficiente pra esquecer e viver novas aventuras e não ficar focados em um passado esquecido.

Anônimo disse...

Essa novela não conseguiu agradar ,pois cenas repetidas foram demaisAquele vestido horroroso , aquela cena de pessoas que entravam no mesmo lugar e não pagavam a conta .Quase todo tempo cansativa.

Anônimo disse...

Neném e Paula terminarem juntos, é o mais correto 👍🏽 o neném têm de descobrir que a Paula é o seu verdadeiro Amor e a Rose foi paixão de adolescente. Como se diz: paixão acaba e Amor dura para sempre, sem contar que essa Rose é um pé no saco. 👍🏽

Anônimo disse...

Se fosse tudo perfeito, não seria novela... A graça está em justamente haver estes contratempos... Este pessoal que crítica tanto, deveria escrever novelas...

Anônimo disse...

Paula e neném juntos ❤ claro

Anônimo disse...

Perfeito o comentário! Rose é muito chata! Viva a Paula!

Anônimo disse...

Amei a sua.síntese!!! É isso!!! Nem Tigrao precisa da Rose! O Guilherme era mais prese te do qje ela.qhe vivia cobra do a. Presença dele! Paula éenergia pura e ama NENEM !Estiu torcendo para na hora H.A ROSE esteja junto aos quatro, e se fkr para Maya levar alguem, que leve a Rose! K k k k

Anônimo disse...

Rose sem graça nenhuma ,e nenhuma química com neném ,acho q ela deveria ser escolhida pela morte , porque o Rone irá fazer mais falta que ela ..pronto fale ...nem e Paula juntos sem dúvida ....vem neném vem neném kk

Anônimo disse...

#paulaenemem#...Rose tem q pegar um avião e sumir com ele ,ou ser comida de jacaré kkk

Anônimo disse...

Eu adorei a novela mas mas Paula tinha que ficar com neném e péssimo ele fica com Rose não tem nada a ver

Anônimo disse...

Eh da Rose q o Nenem gosta entao com ela deve ficar. Quem nao esta sendo natural eh a Paula. Esse papel nao ficou bem pra ela._

MARILENE disse...

A novela não foi grande coisa rss. Eu me diverti um pouco com algumas passagens mas não me prendi a ela. Concordo com você no tocante ao casal Nenem e Rose, sem desmerecer o talento da atriz. Abraço.

Anônimo disse...

Rose não se encaixa com Neném sim a Paula e a Flávia tb não combina com o doutor da galáxia,acho q Rose teria q ficar com Guilherme e descobrir que a Celina falsificou os exames q o Tigrão é mesmo filho do Guilherme, e daria outro final para Flávia com uma pessoa mais jovem, o importante é Neném e Paula juntos na final show de bola.

Anônimo disse...

A Rose ficaria com o Guilherme e não moraria mais com os sogros gostava deles dois juntos

Anônimo disse...

Acompanho a novela e me divirto bastante,porém não acho nenhum sentido o casal Rose e neném,Paulo tem mais haver com ele, quanto a ele e Rosa e não existe nenhuma química.
.

Anônimo disse...

Rose é muito sem graça, está totalmente perdida na novela, se o final for com ela e neném não terá nenhuma graça. #Paula e Neném.

Anônimo disse...

Muito triste de ver a Paula sem o neném, esse final destruiu toda a novela, sendo que se o neném ficasse com a Paula a novela seria uma das melhores nesse momento que pena não ser assim .

Anônimo disse...

A Paula é engraçada muito fora da casinha acaba esageirando demais acaba a graça de ver ela com o neném

Anônimo disse...

Paula E Neném Juntos Claro

Anônimo disse...

Paula E Neném Juntos Claro

Anônimo disse...

Não Tem Nada A Vê Neném E Rose

Anônimo disse...

Neném E Rose Não Tem Química Nem Uma

Anônimo disse...

Paula E Neném Juntos No Final

Anônimo disse...

Que elenco maravilhoso
todos os personagens se destacaram
nota mil para todos
não queria destacar ninguém mas Giovanna Antonelle nasceu para ser atriz e brilhar

Anônimo disse...

Não tem nada a ver com a novela. Sergio Santos na A Favorita quem vc achava que era a vilã: Flora ou Donatela?

Anônimo disse...

Achava que só eu que NÃO via graça na Rose , uma péssima interpretação, se ria ou chorava ñ tinha expressão facial ...sem sal ...e sem sentido ela na novela , mesmo em momentos com o neném achava nada de interessante

Anônimo disse...

Rose muito chata, fraca no papel de Rose,mas o show de interpretação,foi Celina, uma grande atriz,Rose aprende com ela.

Anônimo disse...

Novela chata e cansativa neném e rose não tem química!!

Anônimo disse...

Falou absolutamente tudiiinho!!!
Rose é como uma vírgula no lugar errado: deixa a frase sem sentido!

Anônimo disse...

Concordo plenamente!!!

Anônimo disse...

Essa novela só serviu pra enfiar goela abaixo,esse time de Flamengo...não assisti vi alguns capítulos, e adeus...

Anônimo disse...

Anônimo disse...

Eu também acho que Rouse e Neném, não combinam. Neném e Paula sim.

Anônimo disse...

Não houve um desenvolvimento do casal rose e nenem pra cativar o público, a novela inteira girou em torno de nenem e paula como casal, vimos o desenrolar da relação até quando terminaram vimos companheirismo entre os dois enquanto rose so tinha alguns momentos de flashbacks do passado e quase nenhuma interação entre os dois, so na reta final o que é insuficiente para que o público entenda e aceite o cassl.

Anônimo disse...

O propósito dele nunca foi esse, essa era justamente a obsessão que ele tinha que se livrar pq Rose nunca o amou!

Anônimo disse...

Claro que neném , deve ficar com Paulo. A química deles e muito chocante

Sérgio Santos disse...

Obrigado a todos pelos comentários!!!!