sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Reprises de "Laços de Família" e "Mulheres Apaixonadas" mostram o melhor de Regiane Alves

 As melhores reprises atuais são as duas novelas de sucesso de Manoel Carlos. "Laços de Família", no "Vale a Pena Ver de Novo", e "Mulheres Apaixonadas", no canal a cabo Viva. Ambas fazem sucesso em suas respectivas exibições e possibilitam ao público acompanhar o trabalho primoroso de grande parte do elenco. Não por acaso, o time de atores é quase o mesmo. Todo autor tem sua 'panelinha' e a do Maneco fica evidente com as reexibições. Entre os destaques, há Regiane Alves em dois papéis odiosos. 

Em "Laços de Família", a atriz interpreta a mimada Clara. Amargurada e arrogante, a personagem não sente a menor vergonha em ser desagradável com todos os familiares de seu marido, o passivo Fred (Luigi Baricelli). Está constantemente de cara amarrada e com péssimo humor. Quando seu casamento entra em crise, não pensa duas vezes antes de usar a filha como elemento de chantagem emocional e mostra de vez o ser humano deprimente que é. Não deixa de ser uma vilã secundária do enredo. 

Já em "Mulheres Apaixonadas", Regiane vive a interesseira Dóris. Outra víbora em sua carreira e com características semelhantes a Clara. Não se preocupa em destratar os familiares, principalmente seus avós Flora (Carmem Silva) e Leopoldo (Osvaldo Louzada).

Odeia a vida de classe média e vive grudada na milionária Estela (Lavínia Vlasak) para ganhar algumas migalhas da vida de luxo da amiga. Diante dos avós, pai, mãe e irmão está sempre de cara feia. Mas para os conhecidos ricos o sorriso é a marca registrada. 

A primeira novela foi exibida em 2000 e a segunda em 2003. A atriz teve um intervalo de três anos entre os trabalhos. Ambos com o mesmo autor. O risco de se repetir era imenso. As duas personagens são bem parecidas, mas Regiane é tão talentosa que conseguiu escapar da armadilha e as diferenciou com maestria. Tanto que Clara parece bem mais velha que Dóris, por exemplo. Além de mais refinada e educada. É preciso levar em consideração que "Mulheres" foi ao ar depois de "Laços", ou seja, a atriz estava três anos mais velha. E pareceu mais jovem. Claro que a caracterização ajudou, mas seu desempenho fez toda diferença. 

As duas personagens também não são grandes. Mas cresceram ao longo das novelas graças ao talento de Regiane. Clara virou o grande obstáculo para o amor de Fred e Capitu e uma das melhores cenas da atriz é o momento em que a nora de Helena conta, na festa de casamento de Camila (Carolina Dieckmann), que Capitu é garota de programa. Embora seja um perfil com traços de vilania, a intérprete ainda convence nos instantes de fragilidade de Clara, principalmente quando sofre pelo término com o marido. Já Dóris se transformou na personagem mais odiada do enredo. Afinal, a forma grosseira como tratava os avós gerava revolta no público. A trama até resultou na criação do Estatuto do Idoso e Regiane foi convidada para a cerimônia no dia na aprovação da nova lei. E os dois momentos mais impactantes da novela são os embates entre pai e filha. Regiane e Marcos Caruso se entregavam. As duas surras que a vilã levou lavaram a alma do telespectador. 

Regiane Alves sempre foi uma profissional competente, mas é inegável que os dois trabalhos reprisados atualmente foram os seus melhores até hoje. Sua parceria com Manoel Carlos em "Laços de Família" e "Mulheres Apaixonadas" ----- vale até lembrar sua terceira vilã com o autor em "Páginas da Vida" (2006), a patricinha Alice, também defendida com talento ---- foi um sucesso merecido. 

12 comentários:

Anônimo disse...

Eu jurava que a Clara era um perfil sem importância mas essa reprise mudou minha opinião.

Yasmin disse...

Ela é maravilhosa e nao sei qual personagem sinto mais raiva. kkkk

chica disse...

Essas reprises são legais! Obrigadão pelo carinho lá,Sergio! abração,chica

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Tive a oportunidade de conhecer pessoalmente a Regiane Alves em uma festa da TV Globo. Muito simpática e atenciosa! Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

MARILENE disse...

Sérgio, estou bem afastada da TV rss. Eu me lembro das duas novelas, grandes sucessos que você fez muito bem em abordar, pois suas postagens são ótimas. Abraço.

Anônimo disse...

Atores e atrizes com verdadeiro talento e entrega conseguem diferenciar perfis que parecem, à primeira vista, similares. Regiane Alves é um exemplo.

Guilherme

Diná Fernandes disse...

Olá Sérgio, quanto tempo eu não lhe visitava amigo, como perdi o blog anterior, no atual não te segui, sigo agora.

Curti muito essas novelas, A Clara me fez muita raiva...kkkk. òtimas reprises, vale à pena rever.
Bom fim semana.

Abraço!

Sérgio Santos disse...

Nao é nao, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Entendo, Yasmin. kkkk

Sérgio Santos disse...

Beijão, Chica.

Sérgio Santos disse...

De acordo, Guilherme.

Sérgio Santos disse...

Que saudades, Diná!!!!