segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Reprise de "Malhação Sonhos" expõe a força de Rosane Svartman e Paulo Halm na Globo

 A Globo anunciou na primeira sexta-feira de dezembro (04/12) de 2020 a reprise de "Malhação Sonhos" como substituta da reprise de "Malhação - Viva a Diferença". Isso porque a emissora adiou a produção da nova temporada escrita por Priscila Steinman e Mária Prates, chamada de "Malhação - Transformação", em virtude da pandemia do novo coronavírus. A estreia foi nesta segunda, dia 25. E a escolha da bem-sucedida fase de 2014 expõe a valorização da dupla de autores formada por Rosane Svartman e Paulo Halm. 

O sucesso da parceria é observada em todos os trabalhos até o momento. Em 2012, Paulo era um dos colaboradores de "Malhação - Intensa", que foi escrita por Rosane e Glória Barreto. A temporada caiu na boca do povo e até hoje os telespectadores lembram da personagem mais querida do enredo: a periguete Fatinha, vivida por Juliana Paiva. A dupla se oficializou em "Malhação Sonhos", dois anos depois, e o êxito da história foi incontestável. Mesmo em um período ingrato para a audiência (2014 foi ano de Copa do Mundo e eleições), a fase teve uma enorme repercussão. 

Após duas temporadas bem-sucedidas de "Malhação", Rosane e Paulo foram "promovidos" pela Globo. A emissora os colocou como autores titulares da novela das sete. Porém, a dupla começou a trabalhar no novo enredo com "Malhação Sonhos" ainda no ar. Uma jornada desgastante. O esforço ao menos valeu a pena, afinal, resultou em "Totalmente Demais" (2015), fenômeno de audiência e repercussão.

O folhetim entrou para a lista de melhores do horário e não por acaso foi escolhido para reprisar quando a pandemia do novo coronavírus se instaurou no Brasil e interrompeu as gravações de todas as produções inéditas do setor de entretenimento, em 2020. 

Inacreditavelmente, a reexibição de "Totalmente Demais" fez ainda mais sucesso. Em 2015/2016, a média geral foi de 27 pontos, índice muito alto em comparação ao folhetim anterior, o fracasso "I Love Paraisópolis", que teve um bom início, mas depois se perdeu por completo e obteve 24 pontos de média. A trama elevou 3 pontos na época, mas em 2020 conseguiu uma média de 29 pontos, a maior da faixa desde a inesquecível "Cheias de Charme" (2012). Os autores superaram o próprio êxito, algo muito difícil. A maior prova é a reprise de "Haja Coração". Assim como ocorreu em 2016, a história de Daniel Ortiz substituiu a produção de Rosane e Paulo e manteve os ótimos índices do horário (chegou a marcar um décimo a mais). Porém, atualmente não vem repetindo os bons números (a média tem sido de 25 pontos). 

Ainda em 2020, no final de janeiro, os autores fecharam o ciclo de mais um fenômeno de público e crítica: "Bom Sucesso". O melhor trabalho de Rosane e Paulo até então. O folhetim foi redondo, repleto de boas viradas e cenas que mesclaram sensibilidade, literatura, humor e ação com habilidade. Mais um êxito na faixa das sete da Globo. E os escritores também ficaram conhecidos pelo lançamento de talentos em suas obras. Agatha Moreira, Anaju Dorigon, Isabella Santoni, Rafael Vitti, Yasmim Gomlevsky, Jeniffer Nascimento, Bruna Hamu, Felipe Simas, Giovanna Coimbra, Nathalia Altenbernd, Lucas Leto e Bruna Inocêncio foram alguns talentosos nomes lançados em histórias da dupla. 

A reprise de "Malhação Sonhos" em 2021 marca de vez o reconhecimento da competência de Rosane Svartman e Paulo Halm. Segundo notícias recentes, a Globo já encomendou para a dupla uma nova sinopse para a faixa das sete e com grandes chances de estrear em 2022. A pavimentação do caminho para o horário nobre está cada vez mais próxima. 

23 comentários:

Anônimo disse...

AMO ELES!

Andressa Mattos M. disse...

Tomara que essa reprise da Sonho tb supere a original como aconteceu com Totalmente Demais.

Gabriella disse...

Que venha outro trabalho memorável deles.

Anônimo disse...

Gostava do Duca com a Bianca como gostava do Duca com a Nat. Para mim o Duca deveria ter ficado com a Nat e a Bianca com o João. Mesmo achando Totalmente Demais muito boa não gostei que eles tiraram o Felipe Simas da reta final de malhação sonhos pq ficou parecendo que tirando ele as cenas da Nat sendo manipulado durou mais do que precisava. Achei que fazendo isso não mostrou muito a relação do Cobra evoluindo com a Bianca e com o Duca quando ele descobriu que ele era filho do Gael. Faltou mostrar o Cobra pedindo perdão para a Barbara e para o Wallace.

Anônimo disse...

Umas das cenas mais emocionantes e tristes na historia é o Alan morrendo na frente do Duca. O pior que essa temporada deixava a gente com muita raiva do Heideguer que se fazia de bonzinho na historia para todos os personagens. Gostei muito de quando a Nat contou a verdade para o Duca e ele ficou na duvida que foi na cena que ele pediu perdão por ter maltrato a Nat pela morte do Alan.

Anônimo disse...

Não há dúvidas de que Rosane Svartman e Paulo Halm merecem todo o sucesso que fazem. Foi uma decisão mais do que acertada a reprise de "Malhação - Sonhos" (2014) após a re-exibição de "Malhação - Viva A Diferença" (2017) (embora o fim da primorosa fase roteirizada por Cao Hamburger nem nos fizesse acreditar em todas as decepções observadas em "As Five"). E eu, que não dava muito por "Malhação - Sonhos" entre 2014 e 2015, nunca imaginei que amaria "Totalmente Demais" (2015) e "Bom Sucesso" (2019). Pelo que eu consegui ver hoje no capítulo da re-estreia da temporada, está lá a essência e a fórmula do sucesso das obras dos autores, que me fazem reafirmar todos os pontos que eu destaquei nos comentários do primeiro texto que você escreveu após a estreia de "Bom Sucesso", Sérgio. Agora posso olhar com mais carinho para "Malhação - Sonhos", e se algum dia "Malhação - Intensa Como A Vida" (2012) for reprisada, não pensarei duas vezes antes de acompanhá-la com carinho.

Guilherme

Anônimo disse...

Malhação Sonhos foi uma boa temporada.
https://gibrealityalternativo.blogspot.com/2021/01/gib-05x11-tudo-que-vai-volta.html?m=1

Anônimo disse...

Amo a Sonhos, mas tava revendo na pandemia pelo GloboPlay (eles liberaram as temporadas de Malhação de 2010 pra cá para não assinantes por conta da quarentena) e gente, como a Bianca era insuportável. A menina era a protagonista principal que fazia o casal principal série, mas ela fazia umas artimanhas que só um vilã clichê de Malhação faria. Era patricinha, fazia as sacanagens como entupir a privada e a irmã tinha que limpar tudo, foi quem deu a ideia de arrumar um namorado pra irmã para que tivesse o boy só pra ela. Ela era muito egoísta.
Talvez fosse proposta dos autores fazer uma protagonista que não fosse perfeita e acredito que tenha uma linha tênue entre fazer uma protagonista que erra e fazer uma vilã, mas caramba. Tacou todos os esteriótipos de uma vilã da Malhação 2000 nela e entregou o roteiro para os atores para encenar.

No início dá muita dó da Karina. Não é a toa que a galera se simpatizou com ela na época.

Marcio Silva disse...

O roteiro da Bianca arranjar alguém pra irmã foi inspirado no filme "10 Coisas que Eu Odeio em Você", clássico dos anos 90, que por sinal foi livremente inspirado no livro "A Megera Domada"!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Eu sei disso, mas quem planejou a ideia não foi a irmã dela no filme, foi um outro cara. Lembra?

danilo andrade disse...

ainda é cedo pra falar de sucesso ou fracasso, mas vou gostar muito dessa sonhos, até que gosto de duca e bianca, mas torço por perina, só gostaria que tirassem a locutora de voz chata das chamadas e botassem o outro locutor.

Chaconerrilla disse...

Zamenzito, eu ameeei essa malhação. Saudades do meu OTP Duanca! Saudades de Dandael. Na época fazia muito tempo que eu não torcia por um casal como torci por Duca e Bianca ficarem juntos. Aiai!

Sérgio Santos disse...

Sou fa, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Tomara, Andressa.

Sérgio Santos disse...

Que venha, Gabi!

Sérgio Santos disse...

Ele precisava se preparar para Totalmente Demais, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Ótima lembrança, anonimo.

Sérgio Santos disse...

É isso, Guilherme.

Sérgio Santos disse...

Por isso eu adorei ela, anonimo. Fugiu do clichê da mocinha.

Sérgio Santos disse...

Exato, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Eu amo todos os casais da trama, Danilo.

Sérgio Santos disse...

Eu lembro, chaconerrilla.

Anônimo disse...

Gostava muito do Duca e Bianca que tinham uma química forte. Depois surgiu Duca e Nat antes da morte do Alan e logo depois quando eles voltaram a se envolver a minha torcida já era para eles dois juntos. Gostei muito do João e Bianca e achei que tinha muita química. Acho que Duca e Nat e João e Bianca tinham mais química que Bianca e Duca. Não via essa química toda do João com a Vicki mesmo achando eles legal juntos. Só que na minha opinião a Nat foi uma personagem que sofreu muito para terminar sozinha e sem o grande amor da vida dela.

Achei que a saída do Felipe Simas para gravar totalmente demais atrapalhou um pouco a reta final da historia pq na cena que o Lobão aparece ele diz que o Duca,Karina e Cobra e principalmente o Gael iriam pagar muito caro.

Por isso fica claro que o Lobão iria aprontar para cima do Cobreloa como fez com o Duca e Karina. Além disso seria lindo o Cobra estar na cena que o Lobão é preso só que isso não aconteceu pq o ator estava gravando outra novela.

Os autores não souberam aproveitar o henrique na historia pq o Heideguer estava insistindo muito para ele e Bianca se envolverem e isso não foi para a frente e eles desistiram desse envolvimente por isso botaram o João e Bianca juntos.