terça-feira, 5 de janeiro de 2021

O que a televisão reserva para o telespectador em 2021?

 Se 2020 foi um ano trágico, 2021 será um ano de incerteza. A pandemia do coronavírus não acabou com a virada do ano e grande parte da população já não se importa mais em se aglomerar em praias ou festas. A curva de contágio, até então em queda, está aumentando novamente. As vacinas já chegaram no mundo, mas no Brasil segue sem previsão exata. No entanto, a imunização chegará. Ainda assim, não se sabe como será a resposta imunológica. Tudo segue na base do achismo. Isso não difere na programação das emissoras. Muitas produções são incertas. Já outras certamente virão. A primeira postagem deste blog serve exatamente para listar o que virá (ou não).




"BBB 21":
Após o fenômeno do "BBB 20", Boninho tem uma dura missão pela frente: manter o imenso sucesso, uma vez que superar será quase impossível. A vigésima edição com famosos e anônimos deu muito certo, embora a pandemia e o início do isolamento social tenham contribuído para a audiência. O paredão entre Manu Gavassi e Prior ultrapassou um bilhão e meio de votos, além de comemoração nas janelas de várias regiões do país com a eliminação do problemático rapaz. A vitória de Thelma foi merecida e vários participantes marcaram, como Boca Rosa, Rafa Khalimann, Gizelly, Pyong, Flay, Babu, entre tantos outros. A vigésima primeira edição repetirá o esquema vitorioso: metade com "influencers" e metade com desconhecidos. Resta saber se repetirá o sucesso. 



Final de "Amor de Mãe":
A novela de Manuela Dias precisou ser interrompida por conta do fechamento dos Estúdios Globo em virtude da pandemia. As gravações só retornaram em agosto e com todos os protocolos sanitários. O excesso de cuidados implicou em uma maior demora e por isso a emissora resolveu retornar com o folhetim apenas quando estivesse totalmente finalizado. E os trabalhos foram encerrados em novembro. Restavam mais de 50 capítulos para a conclusão, mas a autora foi obrigada a reduzir para 23. Ao que tudo indica, vai ao ar em março, após o término da reprise de "A Força do Querer" e exibição de um compacto dos "melhores momentos" da "primeira fase" para o público relembrar a história. 


Final de "Salve-se Quem Puder":
O mesmo esquema de "Amor de Mãe" foi adotado. Mas a novela de Daniel Ortiz conseguiu gravar, com todos os protocolos, 53 capítulos. Isso porque, ao contrário da trama de Manuela Dias, que já se preparava para sua reta final, a história ainda não tinha chegado nem na metade. Terminaria com cerca de 150 capítulos e ficará com 107. As gravações foram concluídas no início de dezembro e a Globo também exibirá, após o fim da reprise de "Haja Coração", um compacto dos melhores momentos da produção de 2020 para o telespectador relembrar o enredo. Os atores do elenco com mais idade só aparecerão através de vídeo-chamadas, pois não trabalharam nos estúdios. 



"The Voice +":
Com o cancelamento do "The Voice Kids", ao menos até segunda ordem, a Globo coloca aos domingos uma versão do reality musical somente com cantores acima dos 60 anos. Parece uma insanidade essa "novidade" durante uma pandemia onde justamente os mais idosos são mais vulneráveis, mas a produção achou ótimo a realização neste momento. Estreia ainda em janeiro, nas tardes de domingo. Ludmilla, Mumuzinho, Cláudia Leitte e Daniel são os técnicos. 


"Verdades Secretas 2":
A grande aposta da Globoplay em 2020 foi a série "As Five". Já em 2021, o serviço de streaming da Globo aposta todas as suas fichas na continuação do fenômeno das 23h de Walcyr Carrasco. A produção será a primeira novela produzida exclusivamente para a plataforma e tem a direção de Amor Mautner, com quem o autor trabalhou no sucesso "A Dona do Pedaço", em 2019. Ainda são poucas as informações sobre o elenco e a história. Mas o teaser provocou uma ótima impressão e um clima ainda mais sombrio promete ser o protagonista da trama. Camila Queiroz segue no time como Angel, assim como Dida Camero, Rainer Cadete, Reynaldo Gianecchini e Agatha Moreira. Os novos nomes confirmados, de fato, são o de Christianne Torloni e Rômulo Estrela (que aparece no teaser). Mas também não há previsão para o início das gravações por conta da incerteza da vacina. 



"Nos Tempos do Imperador":
Segue difícil estimular uma data para a estreia da novela de Alessandro Marson e Thereza Falcão. A continuação de "Novo Mundo" (dos mesmos autores), agora protagonizada por Dom Pedro II (Selton Mello), já tinha iniciado suas gravações. Mas tudo foi interrompido pela pandemia. Algumas poucas cenas foram gravadas na retomada, mas ainda não há uma boa frente de capítulos finalizados. Isso gera uma natural insegurança sobre a volta. Nem a Globo está muito confiante, pois não anunciou o folhetim para sua grade em 2021. Talvez seja necessária outra reprise após a sonolenta "Flor do Caribe" (2013). Mas, se a vacina vier e houver uma segurança real, tudo pode mudar. 


"Um Lugar ao Sol":
A novela de Lícia Manzo vem enfrentando uma verdadeira saga para estrear. A autora estrearia uma trama às 23h, mas acabou cancelada pelo então chefe de teledramaturgia Silvio de Abreu. Ela, então, escreveu outra sinopse e acabou aprovada para o horário das seis. Pouco tempo depois, nova mudança de planos: a escritora foi transferida para o horário nobre. E a produção estrearia após "Amor de Mãe". As gravações foram finalmente iniciadas. Mas veio a pandemia. Agora, se tudo der certo, a novela estreia em meados de abril. Após as primorosas "A Vida da Gente" (2011) e "Sete Vidas" (2015), Lícia produz para a faixa das 21h. Cauã Reymond interpreta os protagonistas gêmeos, Andreia Horta é a mocinha e Alinne Moraes a vilã. Marieta Severo, Natália Lage, Luiz Serra e Ana Beatriz Nogueira são alguns outros nomes do elenco. 


"Gênesis":
Com 250 atores e cenas gravadas no Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul e Marrocos, a Record marcou a data da estreia de sua nova novela bíblica para 19 de janeiro, substituindo "Amor sem Igual". A trama terá sete fases: "Jardim do Éden"; "Arca de Noé"; "Torre de Babel"; "Ur dos Caldeus"; "Jornada de Abraão"; "Jacó" e "José do Egito". Ou seja, será um folhetim longo e deve durar o ano todo. As gravações da primeira fase já foram concluídas, mas o restante será realizado em 2021 e diante das incertezas. É um risco a emissora colocar no ar uma produção tão longa sem estar finalizada diante de uma pandemia ainda sem vacina. 


"Quanto mais vida melhor":
A nova novela das sete da Globo, substituta de "Salve-se Quem Puder". Chamada inicialmente de "A Morte pode esperar", a emissora resolveu alterar o nome por conta da tragédia dos mais de 195 mil mortos de covid-19 no Brasil. A produção marca a estreia de Mauro Wilson como autor solo e a premissa é interessante: quatro protagonistas (interpretados por Vladimir Brichta, Giovanna Antonelli, Mateus Solano e Valentina Herszage) sofrerão um acidente aéreo fatal, mas ganharão uma nova chance de viver ao chegar no céu. Porém, um dos quatro realmente morrerá e haverá até uma personagem da Morte. As gravações chegaram a ser iniciadas, mas o segundo pico da pandemia fez tudo parar novamente. 


"A Fazenda 13":
A missão do reality da Record será tão difícil quando o da Globo. Repetir o sucesso do ano anterior. "A Fazenda 12" teve uma grande repercussão nas redes sociais e uma audiência que a emissora nem sonhava: ficou na liderança quase todas as vezes que entrou no ar e ainda expôs o desgaste do "The Voice Brasil", derrotado nos índices todas terças e quintas-feiras. A pandemia contribuiu bastante, claro, mas a seleção foi muito boa e vários participantes se destacaram, como a merecida vencedora Jojo Todynho, além de Luiza Ambiel, Raissa Barbosa, Cartolouco, Biel, entre outros. Resta aguardar a décima terceira edição e ver se o êxito será repetido. Mion reza para que sim. 


"Pantanal":
O remake do fenômeno de Benedito Ruy Barbosa, exibido pela extinta TV Manchete em 1990, será adaptado pelo neto do autor: Bruno Luperi. A produção é uma das maiores apostas da Globo, que ignorou a novela da concorrente por muitos anos. Porém, em virtude do alto custo e das dificuldades nas gravações, o prazo ainda é incerto. Se tudo der certo, está prevista para estrear após "Um Lugar ao Sol". E uma grande repercussão tomou conta das redes sociais sobre quem seria a nova Juma Marruá. Além de uma nova abordagem sobre o Pantanal, agora cada vez mais devastado pelas queimadas e incompetência do governo. Alguns atores que estiveram na trama original estão confirmados no elenco, como Cristiane Oliveira e Marcos Palmeira. 


"Além da Ilusão":
Mais uma incógnita. A novela que marca a estreia de Alessandra Poggi como autora solo, após um trabalho ao lado de Angela Chaves na fraca "Os Dias Eram Assim". Rafael Vitti será o mocinho e Larissa Manoela, recém-contratada pela Globo, a mocinha. Jayme Matarazzo, Cláudia Raia e Isabella Santoni são outros nomes confirmados no elenco. Em tese, a trama substituirá "Nos Tempos do Imperador". Resta saber se as gravações ocorrerão sem maiores problemas. 



"Filhas de Eva":
A série estrearia na Globoplay em 2020, mas adiaram sem maiores explicações. Ao que tudo indica, de 2021 não passa. Escrita por Martha Mendonça, Adriana Falcão, Jô Abdu e Nelito Fernandes, a trama é protagonizada por Giovanna Antonelli, Renata Sorrah e Vanessa Giácomo. O enredo tem como pontapé inicial o divórcio de Stella (Renata), que muda o rumo de sua vida. É justamente na sua festa de 50 anos de casamento que a personagem decide se separar. Antonelli vive a filha da protagonista e Giácomo a moça que foi entregar o bolo da festa. Todas têm suas vidas alteradas. 


"Shippados":
A série foi o último trabalho da saudosa Fernanda Young, em mais uma parceria com o marido Alexandre Machado. Os dois escreveram uma série onde a melancolia e o humor se entrelaçam através do casal protagonista interpretado por Eduardo Sterblich e Tatá Werneck. A trama era exclusiva da Globoplay, mas foi exibida na íntegra pelo canal a cabo GNT em 2020. Agora, os 12 episódios serão condensados em dez na Globo. 


"Sob Pressão":
Após um especial emocionante de dois episódios em 2020, homenageando os profissionais da saúde diante da luta contra a covid-19, a melhor série da Globo estreia sua quarta temporada em 2021. Ao que tudo indica, será no segundo semestre e com o mesmo elenco. O coronavírus não entrará em pauta porque toda a sinopse já estava pronta bem antes da pandemia surgir. Por isso fizeram o especial "Plantão Covid" ano passado. Promete. 



"Segunda Chamada":
A segunda temporada da primorosa série sobre educação já estava sendo gravada e estrearia em 2020. Mas a pandemia atrapalhou os planos. Os trabalhos serão retomados em 2021 e com estreia ainda neste ano. Escrita por Carla Faour e Júlia Spadaccini, dirigida por Joana Jabace, terá o mesmo elenco principal e novas participações. Moacyr Franco vivendo um aluno com Mal de Alzheimer era um nome certo no time de 2020, mas ainda não foi confirmado. 



Reprise de "Malhação Sonhos":
A Globo resolveu cancelar uma temporada inédita do seriado adolescente em 2021. A estreia seria de "Malhação Transformação", escrita por Priscila Steinman. O elenco já estava até escalado. Mas, infelizmente, todos foram dispensados. Para substituir "Malhação - Viva a Diferença", que não vem obtendo resultados significativos (ao contrário do sucesso da exibição em 2017), a emissora escolheu o êxito de Rosane Svartman e Paulo Halm, que revelou nomes que se firmaram na teledramaturgia, como Anaju Dorigon, Rafael Vitti, Felipe Simas, Bruna Hamu, Isabella Santoni e Jeniffer Nascimento. Estreia dia 25 de janeiro. 


"Minha Mãe é uma Peça" na Globoplay:
O serviço de streaming da Globo vai apostar no fenômeno de bilheteria de Paulo Gustavo. Com três filmes bem-sucedidos e uma peça teatral de sucesso, o humorista produzirá 20 episódios especiais da vida de Dona Hermínia no passado. Quando os filhos ainda eram crianças e a mãe casada com Carlos Alberto (Herson Capri). Tem tudo para repetir o êxito na plataforma. 





"Bom Dia, Verônica":
A segunda temporada do sucesso da Netflix, baseada no romance homônimo de Ilana Casoy e Raphael Montes, foi confirmada e agora a protagonista vivida por Tainá Muller terá a missão de denunciar o esquema de corrupção na polícia e ter sua vida de volta. Resta aguardar a força da continuação sem os grandes nomes da primeira temporada: Eduardo Moscovis e Camila Morgado. 


"Todas as Mulheres do Mundo":
A série estreou na Globoplay em 2020 e teve o primeiro episódio, com a luxuosa participação de Sophie Charlotte, exibido no canal aberto. Agora a emissora exibirá a trama ----- escrita por Jorge Furtado e Janína Fisher, livremente baseada na obra de Domingos Oliveira ----, protagonizada por Emílio Dantas, na íntegra. São 12 episódios e há participações de Lilia Cabral, Matheus Nachtergaele, Maria Ribeiro, entre outros. 


"Olho por Olho":
A novela de João Emanuel Carneiro terá Glória Pires como a grande vilã. Será mãe de uma menina cega, vivida por Letícia Colin, e Tony Ramos também estará no elenco. Caio Castro foi outro nome confirmado recentemente. Porém, ao que tudo indica, a trama só estreia em 2022. Terá a chance de iniciar em 2021 apenas se a produção de "Pantanal" atrasar muito em virtude da pandemia. 











Há muitas previsões para a programação em 2021, mas nenhuma certeza. Tudo dependerá do estágio da pandemia que ainda está longe de acabar. Aguardemos e torçamos para as vacinas chegarem logo.

10 comentários:

Anônimo disse...

Pode ser que me engane mas nem metade disso tudo que voce postou vai ao ar. A vacina nem deve chegar esse ano do jeito que tudo tá indo.

Anônimo disse...

Voce é o rei dos detalhes!

Anônimo disse...

O ano de 2021 começa promissor com a maioria das obras que as emissoras pretendem exibir e/ou produzir. E, claro, isso tem mais chances de vingar dependendo da antecedência da chegada da vacina contra o novo coronavírus.

Guilherme

Unknown disse...

Estou ansiosa pelas estréias de Nos tempos do imperador e um lugar ao sol, pelas voltas de Selton Mello e Andrea Beltrão às novelas.
E também estou na expectativa pelo remake de pantanal.

Pedrita disse...

ansiosa pelo bbb. gênesis só dou uma espiada pra ver q atores queridos estão no elenco. tenho acompanhado nas redes sociais as notícias de amor de mãe, fotos de gravações nos novos tempos. que saudade. outra q acompanho ansiosa é nos tempos do imperador. fico feliz q o ator protagonista de 3% esteja no elenco. um lugar ao sol inspira tb. pantanal, além da ilusão. que saudade de projetos novos. gostei muito da primeira temporada de bom dia verônica. penso como vc, como será sem os nomes fortes de camila morgado e eduardo moscovis. saudade de novela que estreia. amando rever era uma vez pq é o q sobrou, reprise. beijos, pedrita

Maria disse...

No início deste dia venho te pedir paz saúde sabedoria força humildade Cristo Luz 💥da Luz💥 iluminai 💥este meu dia🌞 amém ❤



Anônimo disse...

O que me importa mesmo é a novela da Licia Manzo.

Adriana Helena disse...

Sérgio, fiquei até entusiasmada com tanta novidade que você postou sobre a programação que virá!!
Uma pontinha de esperança se acendeu em mim depois de tanta notícia negativa qie estamos vivenciando!!
Agora é aguardar!!!
Tenha um lindo 2021 querido amigo!
Beijos!! :)))

CÉU disse...

Olá, Sérgio!

Estou de acordo com você: ainda ninguém sabe exatamente o que vai ser e acontecer nesse ano, pois a Pandemia está em alta, e não só no Brasil.
As pessoas não tomam precauções e se divertem como se não houvesse um vírus mortal rondando todo o mundo.

Qto àquilo que a televisão brasileira irá passar, acredito que as novelas e alg. séries serão o ponto forte. Em Portugal tb temos novelas vossas passando aqui e k têm mta audiência. O BB 2021 começou dia 04 e está tendo sucesso.

Espero que esteja tudo bem com você e família, Comigo, tudo na paz e já dando aulas.

Beijos, saúde e Bom Ano Novo.

Jovem Jornalista disse...

Interessante as novidades que vem por aí na telinha.

Bom fim de semana!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia