terça-feira, 11 de agosto de 2020

Jonatas, de "Totalmente Demais", foi um divisor de águas na carreira de Felipe Simas

O público acompanhava o bom desempenho de Felipe Simas na pele do mocinho Teo, em "Salve-se Quem Puder, até o novo coronavírus abalar o mundo e culminar na interrupção de várias atividades. O setor cultural foi o mais afetado. A Globo paralisou as gravações de todas as suas produções. Mas o ator não ficou fora do ar. Isso porque a substituta escolhida pela emissora para o lugar da obra de Daniel Ortiz foi "Totalmente Demais", sucesso de Rosane Svartman e Paulo Halm, que marcou a estreia de Felipe como protagonista.


E o ator se saiu muito bem na pele do mocinho Jonatas. Além da dificuldade natural de encarar o primeiro papel de grande destaque na carreira, Felipe se viu diante de um arquétipo perigoso para qualquer intérprete: a do herói sem defeitos. Pobre, o personagem sempre batalhou duro para sustentar a família e sua principal fonte de era seu trabalho nas ruas como vendedor de balas e flanelinha. Nunca reclamava da vida, sempre foi um poço de bondade e era a típica pessoa que oferecia a outra face ao invés de se vingar ou dar o troco, vide a sua passividade diante da armação suja de Fabinho (Daniel Blanco) para colocá-lo na cadeia.

Jonatas reúne todas as características que costumam irritar o público, mas Felipe conseguiu se desvencilhar de todas as "armadilhas" do perfil e fez um grande sucesso entre 2015 e 2016. Os telespectadores amaram o "empresário das ruas" e a torcida pelo casal "Joliza" era imensa. Vale ressaltar a importância de um casal principal cair nas graças da audiência.
Ainda mais em um triângulo amoroso, onde o rival Arthur é interpretado por um profissional já reconhecido como Fábio Assunção. Nunca é uma tarefa simples. O ator brilhou em todos os momentos e se saiu muito bem nas cenas mais dramáticas. Honrou a presença no quarteto central formado também por Juliana Paes (Carolina) e Marina Ruy Barbosa (Eliza). O êxito é tanto que até na reprise há embates entre os torcedores de "Joliza" e "Arliza".

A reprise foi uma escolha acertada da Globo e acaba servindo como comprovação do crescimento de Felipe Simas. Esse primeiro protagonista foi um divisor de águas em sua até então inicial carreira. Seu único trabalho era o lutador Cobra, de "Malhação Sonhos", exibida em 2014 e escrita também por Rosane e Paulo. Os autores arriscaram alto quando o escalaram para o mocinho de "Totalmente Demais". Porém, a confiança foi explicada pela ótima atuação do intérprete no seriado adolescente. Ricardo Cobreloa era um perfil relativamente pequeno, mas cresceu ao longo da temporada e virou um dos trunfos da história, principalmente quando o vilão se humanizou através da deliciosa relação com Jade (Anaju Dorigon).

O elogiado desempenho como Jonatas rendeu para Felipe um novo patamar na Globo. Começou a ser muito requisitado pelos autores e vem emendando novelas desde então. Ainda em 2016 foi escolhido para a "Dança dos Famosos" e ganhou. Em 2017, esteve em "Os Dias Eram Assim" e formou um lindo par com Julia Dalavia, enquanto em 2018 viveu sua primeira experiência na comicidade e novamente fez bonito: se destacou na pele do atrapalhado Elmo e sua parceria com Maria Eduarda de Carvalho era hilária. Já em 2019 emocionou no episódio mais forte da primorosa série "Segunda Chamada", quando se entregou no papel do aluno Maicon Douglas. A morte do personagem foi um dos momentos mais impactantes da trama. E em 2020 vinha brilhando como Teo em "Salve-se Quem Puder". Sua química com Juliana Paiva, intérprete da mocinha Luna, estava perfeita. O ator veio para ficar e tem sido um prazer rever o seu grande momento em "Totalmente Demais".

23 comentários:

Anônimo disse...

Que texto merecido, Serginho!

Anônimo disse...

Jonatas era o mocinho e conquistou o público. Adorei o texto.

Anônimo disse...

Jonatas fez o Felipe evoluir ainda mais e todos os elogios que ele ganhou foram merecidos. Não lembro desse seu texto na época, Sérgio. É novo, né?

Anônimo disse...

Ele fica com a Eliza no final? Eu queria.

Anônimo disse...

Felipe Simas é talentosíssimo e defendeu de forma magistral o seu primeiro protagonista em produções da Rede Globo. O mocinho Jonatas foi de fato um personagem bastante amável e bem construído pelos autores. Tamanho carisma fez com que terminasse ao lado de Eliza (Marina Ruy Barbosa) em "Totalmente Demais" (2015). E mesmo que Eliza ficasse sozinha no fim da novela, ainda assim estaria de bom tamanho, pois de acordo com o que li numa entrevista no início do ano, a poucas semanas do encerramento de "Bom Sucesso" (2019), Rosane Svartman e Paulo Halm declararam com toda a razão que "não escrevem novelas para fãs". Novela é uma obra aberta (pelo menos em sua exibição original), mas acredito que funciona da seguinte forma: os autores observam o que angaria simpatias do público e podem até investir de forma crescente nisso ao longo dos meses em exibição, mas cabe apenas a eles mesmos decidirem os rumos dos personagens na obra.

P.S.: A armação de Fabinho (Daniel Blanco) era apenas para que Jonatas fosse demitido da Bastille, e não preso. Foi Germano (Humberto Martins) que envolveu a polícia naquela história.

P.S. 2: Talento está mesmo no DNA da família Simas, não é? Além de excelentes atores, Rodrigo e Felipe Simas não só participaram cada um de uma temporada do quadro "Dança dos Famosos" no "Domingão do Faustão", como também foram vencedores das respectivas temporadas, em 2012 e 2016.

Guilherme

Anônimo disse...

Ele é o melhor dos irmãos!

Anônimo disse...

Ele é maravilhoso.

MARILENE disse...

Sergio, vi a novela, anteriormente, mas não sabia que era seu primeiro papel de destaque. Hoje, percebemos o quanto ele amadureceu, perdendo os ares de menino rss. Abraço.

danilo andrade disse...

eu tenho simpatia pelo felipe, vi poucos capítulos de malhação sonhos e curti sua atuação, e agora com a reprise de totalmente demais comecei a gostar do jônatas, ele teve o corona e foi curado, deus permitiu que ele vivesse, ele é muito bom, com certeza é uma boa pessoa.

Rafa disse...

adoro ele e a Ju Paiva em SSQP. Espero que o Ortiz não faça merda com a entrada do Rodrigo....

Anônimo disse...

Jonatas é o máximo não? Eu não tenho uma preferência entre os dois mocinhos, mais si muitas sinais que indicam o apaixonada que Eliza está por ele, ta namorando com Artur e cada vez que olhe-a Jonatas seu rostro brilha. Acho que os autores estavam claros com o final que elês queriam. Por J e paixão pelo Artur e mais sexual. Bom, eu acho.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Fico feliz, anonimo.

Sérgio Santos disse...

É novo sim, anonimo!

Sérgio Santos disse...

Fica, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Boas observações, Guilherme!

Sérgio Santos disse...

Concordo, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Gosto mt, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Amadureceu mt, Marilene.

Sérgio Santos disse...

Sem duvida, Danilo.

Sérgio Santos disse...

Verdade, anonimo.

Anônimo disse...

Acho um ator comum nada além disso, mas a globo o vende com bonitão coisa que ele não é,pelo contrário fisicamente é bem feio, acho que tem vários atores no mesmo nível e alguns ainda melhores como Nicolas Prattes, Chay Suede, Gabriel Leone,Ícaro Silva, Sergio Malheiros os dois últimos por serem negros não tem a mesma oportunidade.

Anônimo disse...

Realmente o Felipe Simas é muito feio