segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Daphne Bozaski fez de Benê um dos trunfos de "Malhação - Viva a Diferença"

"Malhação - Viva a Diferença" fez um justo sucesso de público e crítica. A escolha para ser reprisada durante a paralisação das gravações nos Estúdios Globo por conta da pandemia do novo coronavírus não foi por acaso. As razões para tamanho êxito foram muitas e uma delas a escolha certeira do time de protagonistas. Tanto na escalação das atrizes, quanto na construção das cinco personagens. O autor Cao Hamburger e o diretor Paulo Silvestrini foram muito felizes. Entretanto, embora todas as meninas tenham sido apaixonantes, recheadas de qualidades e defeitos, houve uma que sempre se destacou em virtude da sua 'diferença', que acabou sendo a mais visível: a fofa Benê.


Daphne Bozaski esteve perfeita na composição primorosa de sua personagem, que tinha o sério risco de virar uma caricatura pouco crível. A menina doce, extremamente carente e com aspecto de nerd sofria de Síndrome de Asperger, um grau mais leve de autismo. Esse transtorno neurobiológico é pouco conhecido e o autor acertou em cheio quando o colocou em uma de suas protagonistas. Embora só tenha sido falado claramente na trama perto da reta final, o problema foi exposto através das atitudes da menina.

Benedita tem problemas de convívio social e sempre foi uma pessoa solitária. Tudo mudou quando conheceu Lica (Manoela Aliperti), Ellen (Heslaine Vieira), Keyla (Gabriela Medvedovski) e Tina (Ana Hikari) no metrô, fazendo questão de adicioná-las no WhatsApp, organizando um novo quinteto que se tornou inseparável. Contudo, as dificuldades da frágil menina sempre se mostraram presentes, apesar dessa evolução em torno de um maior vínculo de amizade.
Ela é metódica e não entende ironias, levando tudo ao pé da letra. Muitas vezes essa incapacidade de compreender a malícia na fala dos demais a deixa com um gostoso ar cômico.

Já o incômodo com o toque funciona como uma espécie de alerta mais sério em torno da síndrome. Benê odeia contato físico (característica comum de vários autistas) e já se descontrolou em alguns momentos, após ter sido tocada, entrando em um surto de agressividade. A atriz impressionou quando expôs esse lado mais 'sombrio' da personagem, mostrando como dominou o perfil, se entregando aos sentimentos que em vários instantes acabavam embaralhados na cabeça da menina. Não é fácil convencer em um papel tão complicado, mas a intérprete conseguiu com aparente facilidade. Não por acaso conquistou o público logo na primeira cena.

A atriz também conseguiu imprimir um tom 'fofinho' e uma expressão inocente como características principais de Benê, despertando a imediata empatia do telespectador, que sentia uma vontade inevitável de proteger aquela garotinha de todo o mal. As suas cenas com Aline Fanju, intérprete de Josefina, mãe da menina, eram bonitas e cheias de cumplicidade. Houve uma troca boa de uma profissional mais experiente com outra ainda começando ----- troca que virou uma forte amizade fora das telinhas. Davi Souza, responsável por dar vida ao implicante Julinho, irmão de Benedita, foi outro bom colega da intérprete.

E Daphne ainda protagonizou momentos delicados ao lado de Bruno Gadiol. A proximidade de Benê e Guto era um dos trunfos da temporada, despertando torcida pelo casal 'Gunê'. A nerd demonstrou pela primeira vez interesse em uma pessoa por causa dessa relação, que inicialmente começou através das aulas de piano que o garoto dava após ter perdido uma aposta. Porém, o personagem demonstrava que também era diferente, expondo uma clara dificuldade de lidar com o sexo. Essa questão começou a ser inserida quando Benedita perguntou se ele queria namorá-la, provocando uma inesperada reação agressiva. A rejeição a deixou destruída emocionalmente, valorizando mais uma vez a atuação da atriz. Todo o namoro deles também explorou a relação diferente desse par, tendo a delicadeza como maior característica.

Já as cenas ao lado de Manoela Aliperti, Gabriela Medvedovski, Ana Hikari e Heslaine Vieira eram repletas de humor e momentos sensíveis. Houve uma harmonia perfeita entre as cinco e fez jus ao protagonismo da temporada. É bom ressaltar que esse foi o segundo trabalho de Daphne com Cao Hamburger. Ele a dirigiu na elogiada "Que Monstro Te Mordeu?", série infantil da Tv Cultura, exibida em 2014, onde viveu a Lali Monstra. O autor pode ser considerado um padrinho da intérprete na televisão.

A sensível Benê foi a personagem mais querida de "Malhação - Viva a Diferença" e o trabalho de composição de Daphne Bozaski se mostrou irrepreensível. É um perfil que desperta atenção em vários aspectos, começando pela Síndrome de Asperger, passando pela construção de amizades verdadeiras e do relacionamento com seu primeiro amor, finalizando na forma como encara sua vida. A atriz defendeu todo esse conjunto com habilidade e foi uma das gratas revelações da temporada que vem repetindo o sucesso em sua reprise. O público poderá ver uma Benê mais madura na série "As Five", derivada do seriado, que estreia em novembro na Globoplay, serviço de streaming da Globo. E Daphe ainda interpretará uma carola (Dolores) em "Nos Tempos do Imperador", próxima novela das 18h da emissora, prevista para o primeiro semestre de 2021.

11 comentários:

Anônimo disse...

Nunca entendi essa menina nao ter feito nada mais depois dessa temporada.

danilo andrade disse...

de todas as carismáticas cinco atrizes que protagonizaram viva a diferença, a daphne é a que melhor interpretou, eu me identifico com a benê pois eu também tenho asperger e mal consigo lidar com os sentimentos, também gosto de gunê (guto e benê), foi nessa temporada que me interessei por malhação e foi com pé direito pois mostrava uma trama que não começava com um casal protagonista, mas sim com 5 garotas que se tornam amigas, quero vê-la em as five e nos tempos do imperador.

Anônimo disse...

Que texto lindo sobre ela e adorei saber que estará na próxima novela das seis.

Outsiders disse...

Já falei antes ainda sim vou fazer de novo pois é importante para fins de esclarecimento...

Cada Asperger é de um jeito, por isso não adianta ficar checando os sintomas. Não é uma doença. É só uma diferença humana.

É bastante útil para aqueles que possivelmente convivem com uma pessoa que tenha esta condição.

1 – A fixação por uma única atividade
2 - Sensibilidade sensorial
3 – Dificuldades para interpretar os sinais sociais
4 – Necessidades de Rotina
5 – Birras emocionais
6 – Falta de empatia
7 – Eles não entendem as sutilezas da fala
8 – Linguagem corporal incomum
9 – Atrasos no desenvolvimento motor
10 - Falar como um “pequeno professor”

Em alguns casos, a pessoa Asperger parece um pequeno sábio, com habilidades verbais avançadas, mas, por causa do espectro autista, sua conversa pode focar apenas um tema do qual ela quer falar o tempo todo.

Outro aspecto é a maneira da criança falar, muito formal, mais do que o normal para a idade dela, por isso, em alguns casos, ela prefere conversar com os adultos.

Se você suspeita que seu filho possa ter a síndrome de Asperger, o melhor a fazer é consultar um especialista para uma avaliação profissional. Mas, não desanime, um diagnóstico de Asperger não é o fim, mas o início de um caminho diferente de outros “neurotípicos”.

Não se esqueça que pessoas geniais como Albert Einstein, Isaac Newton e músicos como Syd Barrett, fundador do Pink Floyd, têm sintomas consideráveis para um diagnóstico de Síndrome de Asperger.

Muito bom tratar assuntos assim... podiam abordar sobre a Síndrome de Tourette... também pouco conhecida e que faz as crianças e adolescentes sofrerem bullying.

Outsiders disse...

Também para aproveitar para publicar uma postagem informativa...

Síndrome de Tourette

A Síndrome de Tourette é um distúrbio neuropsiquiátrico caracterizado por tiques múltiplos, motores ou vocais, que persistem por mais de um ano e geralmente se instalam na infância.
Na maioria das vezes, os tiques são de tipos diferentes e variam no decorrer de uma semana ou de um mês para outro. Em geral, eles ocorrem em ondas, com frequência e intensidade variáveis, pioram com o estresse, são independentes dos problemas emocionais e podem estar associados a sintomas obsessivo-compulsivos(TOC) e ao distúrbio de atenção e hiperatividade(TDAH). É possível que existam fatores hereditários comuns a essas três condições. A causa do transtorno ainda é desconhecida.

Sintomas

Em 80% dos casos, os tiques motores são a manifestação inicial da síndrome. Eles incluem piscar, franzir a testa, contrair os músculos da face, balançar a cabeça, contrair em trancos os músculos abdominais ou outros grupos musculares, além de movimentos mais complexos que parecem propositais, como tocar ou bater nos objetos próximos.
São típicos dos tiques vocais os ruídos não articulados, tais como tossir, fungar ou limpar a garganta, e outros em que ocorre emissão parcial ou completa de palavras.
Em menos de 50% dos casos, estão presentes o uso involuntário de palavras(coprolalia) e gestos(copropraxia) obscenos, a formulação de insultos, a repetição de um som, palavra ou frase dita por outra pessoa(ecolalia).

Diagnóstico

O diagnóstico da síndrome de Tourette é essencialmente clínico e deve obedecer aos seguintes critérios:
1) tiques motores múltiplos e um ou mais tiques vocais devem manifestar-se durante algum tempo, mas não necessariamente ao mesmo tempo;
2) os tiques devem ocorrer diversas vezes por dia (geralmente em salva), quase todos os dias ou intermitentemente por um período de pelo menos três meses consecutivos;
3) o quadro deve começar antes dos 18 anos de idade.

Tratamento

A síndrome de Tourette é uma desordem que não tem cura, mas pode ser controlada. Estudos clínicos têm demonstrado a utilidade de uma forma de terapia comportamental cognitiva, conhecida como tratamento de reversão de hábitos. Ela se baseia no treinamento dos pacientes para que monitorem as sensações premonitórias e os tiques, com a finalidade de responder a eles com uma reação voluntária fisicamente incompatível com o tique.
Medicamentos antipsicóticos têm se mostrado úteis na redução da intensidade dos tiques, quando sua repetição se reverte em prejuízo para a autoestima e aceitação social. Em alguns casos de tiques bem localizados, podem ser tentadas aplicações locais de toxina botulínica(botox). Alguns autores defendem que, excepcionalmente, pode ser indicado o tratamento cirúrgico com estimulação cerebral profunda, aplicada em certas áreas do cérebro.

Recomendações

* Não adie a consulta ao médico, se notar que seu filho apresenta alguma forma de movimentos involuntários. Especialmente nas fases iniciais da vida, os portadores precisam de tratamento e não de repreensão.

Fonte:
Dráuzio Varella: médico que participou das séries sobre o corpo humano, primeiros socorros, gravidez, combate ao tabagismo, planejamento familiar, transplantes e diversas outras, exibidas no Fantástico.

Anônimo disse...

Como sempre, Sérgio, arrasou apresentando todos os fatos que comprovam a riqueza de um perfil como Benê (Daphne Bozaski) em "Malhação - Viva A Diferença" (2017), embora a minha Five preferida seja a Tina (Ana Hikari).

Guilherme

Sérgio Santos disse...

Ela estará em Nos Tempos do Imperador, anonimo. E na série As Fve.

Sérgio Santos disse...

Concordo, Danilo.

Sérgio Santos disse...

Fico feliz, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Obrigado pelas informações, Outsiders.

Sérgio Santos disse...

Muito obrigado, Guilherme!