segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

O que a televisão reserva para o telespectador em 2020?

Embora todo mundo espere e torça, o ano de 2020 não será muito diferente de 2019 em relação ao momento que o país vive. Portanto, a televisão terá que manter cautela e não abusar muito dos gastos excessivos. Porém, apesar das dificuldades, todas as emissoras conseguiram apresentar produtos de qualidade no ano que passou. E, por tudo o que vem sendo anunciado e noticiado, a Globo seguirá como a maior investidora, por razões óbvias, e as demais economizarão bastante nos próximos doze meses. Ou seja, é provável que a líder domine ainda mais em 2020, principalmente por estar ousando em produções exclusivas da Globo Play. Vejamos o que o público pode esperar.







"Salve-se Quem Puder":
A missão de Daniel Ortiz será complicada, pois substituir o fenômeno "Bom Sucesso" no horário das sete da Globo é um desafio e tanto. Porém, o autor apostará na comédia farsesca para agradar o público. Embora a premissa da história, dirigida por Fred Mayrink, pareça séria ---- as três protagonistas (vividas por Juliana Paiva, Vitória Strada e Deborah Secco) se conhecem e logo precisam mudar de identidade ao presenciarem o assassinato de um juiz ----, o conjunto será baseado em elementos clássicos de folhetim das 19h. O carisma do trio central, pelo menos, o escritor já garantiu. 






"Big Brother Brasil":
A vigésima edição do BBB terá uma comemoração pelas vinte temporadas. Por isso mesmo, Boninho promete um reality "histórico". Resta saber se a promessa será cumprida de fato, afinal, o "BBB 19" foi o pior da história do programa, tanto no quesito participantes quanto no de audiência. Houve até uma especulação a respeito da entrada de pessoas "famosas" em 2020, como alguns Youtubers. Mas o diretor negou. Resta torcer ao menos para ser uma temporada minimamente aceitável e sem comentários desnecessários de Thiago Leifert.






"Nos Tempos do Imperador":
A novela das seis substituirá "Éramos Seis" e a estreia está prevista para o final de março. Alessandro Marson e Thereza Falcão são os autores e planejam contar o que aconteceu anos depois do término de "Novo Mundo", folhetim primoroso que escreveram em 2017. Eles, inclusive, escalaram Guilherme Piva e Vivianne Pasmanter para interpretarem novamente os impagáveis Licurgo e Germana. A premissa da nova história será a chegada da Condessa de Barral (Mariana Ximenes) à Corte, em 1856. Ela desembarcará no Rio de Janeiro para ser a preceptora de Isabel e Leopoldina, filhas de Dom Pedro II, vivido por Selton Mello ---- a Condessa, inclusive, será sua amante. Michel Gomes e Gabriela Medvedovski serão os protagonistas jovens. Já Giullia Gayoso deverá ser a Princesa Isabel. 




"Malhação Transformar":
A nova temporada será escrita por Priscilla Steinman, atriz e autora que já trabalhou como colaboradora de Rosane Svartman e Paulo Halm, autores de "Bom Sucesso", e também escreveu o lindo especial "O Natal Perfeito", exibido em dezembro de 2018. Um dos cenários principais da nova história será o bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro, e a premissa envolve um colégio público e um particular separados apenas por um muro. Argumento que já virou um clichê de "Malhação", mas funciona se bem desenvolvido. Estreia prevista para abril. 




"Em Seu Lugar":
Finalmente Lícia Manzo estreará no horário nobre da Globo, após vários adiamentos e cancelamentos sem propósito. Após as primorosas "A Vida da Gente" e "Sete Vidas", que abrilhantaram a faixa das seis, a autora apostará no dramalhão clássico para arrebatar o público. Cauã Reymond viverá gêmeos, um pobre e um rico. O milionário viverá cercado de mimo da mãe milionária, vivida por Ana Beatriz Nogueira, enquanto o humilde cairá em um orfanato. Porém, o rico entrará em coma e a vilã, vivida por Alinne Moraes, obrigará o gêmeo pobre a assumir a identidade do outro para tocar os negócios da família. Andreia Horta viverá a mocinha e o elenco ainda conta com nomes como Mariana Lima, Andrea Beltrão, Zezé Motta, Daniel Dantas, Gabriel Leone, Denise Fraga, entre outros. Promete. 



"As Five":
O sucesso de "Malhação - Viva a Diferença" foi tanto que Cao Hamburger foi chamado pela Globo para trabalhar em uma nova série que conta a vida das cinco protagonistas do seriado adolescente já adultas, precisando enfrentar novos desafios e dramas. Desafio realizado. A trama já teve as gravações concluídas em 2019. Como no final da história exibida em 2018 cada uma seguiu um rumo, agora elas se reencontrarão no enterro de Mitsuko (Lina Agifu), mãe de Tina (Ana Hikari). A partir desse novo encontro, as cinco meninas voltarão a conviver. Resta saber como o autor vai explorar essa nova fase e como estarão Benê, Lica, Keyla, Ellen e Tina, assim como seus respectivos relacionamentos. Ao menos há a garantia de todas as atrizes escaladas. Primeiramente, os episódios estarão disponíveis na Globo Play e só depois irão para a emissora aberta. 




"Verdades Secretas 2":
Mais uma promessa apenas para o aplicativo Globo Play. Porém, nada impede que seja exibida na grade da Globo. O fato é que as gravações da continuação de mais um fenômeno de Walcyr Carrasco começarão no segundo semestre e mesmo sem exibição promete gerar burburinho em virtude do estrondoso sucesso na época. O autor quer contar com vários atores da trama, como Camila Queiroz, Reynaldo Gianecchini, Marieta Severo, Agatha Moreira, entre outros. 


Novo programa de Sabrina Sato:
A Record cancelou o cansativo "Domingo Show" em virtude da ida de Geraldo Luís para o "Balanço Geral", exibido diariamente nas tardes da emissora. E o programa que Sabrina comandava aos sábados já tinha sido cancelado bem antes. A apresentadora estava sem função na casa há um bom tempo e agora estão produzindo um formato que tem estreia prevista logo para o começo do ano. Entrará no lugar da extinta atração de Geraldo e Sabrina fará parte da guerra de audiência aos domingos. 



"Desalma":
Outra série exclusiva da Globo Play. Porém, como a emissora extinguiu (lamentavelmente) a faixa das novelas das 23h, nada impede que resolva exibir alguns produtos de seu serviço de streaming para preencher o espaço na grade. E a trama protagonizada por Cássia Kiss, Cláudia Abreu e Maria Ribeiro promete uma boa abordagem em uma temática pouco explorada pela ficção nacional: a bruxaria e os elementos sobrenaturais, mais comuns em filmes de terror. Criada e escrita por Ana Paula Maia, dirigida por Carlos Manga Jr,  a obra tem uma atmosfera soturna e foi gravada quase totalmente no sul do Brasil. Vários acontecimentos estranhos atormentam os moradores de Brígida, pequena comunidade de colonização ucraniana cravada no interior do país, desde que uma jovem foi assassinada durante a Ivana Kupala, tradicional festa pagã realizada anualmente no local, em 1980.



Segunda temporada de "Segunda Chamada":
Após a bem-sucedida estreia da ótima série de Carla Faour e Julia Spadaccini, dirigida por Joana Jabace, a Globo logo encomendou mais uma leva de episódios e as gravações já começam em janeiro. Tudo para estrear em abril. A chance de repetir o sucesso é alta, principalmente em virtude da temática em torno da educação pública caótica do Brasil, que rende conflitos infinitos. Silvio Guindane, Hermila Guedes, Débora Bloch, Thalita Carauta e Paulo Gorgulho continuam no elenco. Apenas os intérpretes dos alunos mudam. 


 "Fora de Hora":
Após o sucesso das seis temporadas do "Tá no Ar: a TV na TV", Marcius Melhem, um dos criadores do humorístico, encerrou a atração no auge. E agora foi um dos responsáveis pela criação de outro programa de humor, que terá um formato de telejornal, com dois âncoras e vários repórteres. Renata Gaspar e Paulo Vieira serão os apresentadores e muitos atores do extinto "Tá no Ar" também foram escalados, como Welder Rodrigues, Luana Martau, Maurício Rizzo e Verônica Debom. Além deles, Luis Lobianco, Luciana Paes, Eduardo Sterblitch, Caito Mainer, Kesia Estácio, Pedroca Monteiro e Gustavo Miranda estarão no time. E 1/3 da atração será gravada pouco antes de ir ao ar com o intuito de aproveitar as notícias quentes envolvendo o mundo político. Estreia no final de janeiro.  


"Gênesis":
Mais uma novela bíblica da Record. A trama teve sua estreia adiada várias vezes em virtude dos atrasos nas gravações. Tanto que a emissora apelou para reprises com o intuito de tapar o buraco na grade, além de ter apelado para Cristianne Fridman escrever dois folhetins contemporâneos em sequência. A nova produção é escrita por Emilio Boechat, dirigida por Edgar Miranda, e terá no elenco nomes como Oscar Magrini, Carolina Oliveira, Anna Rita Cerqueira, Iran Malfitano, Igor Rickli, Jayme Periard, Ângelo Paes Leme, Talita Younan, entre outros. 




"A Morte pode Esperar":
A novela das sete substituirá "Salve-se Quem Puder" em meados de julho e Mateus Solano está cotado para viver um dos protagonistas. A trama marca a estreia de Mauro Wilson como autor titular e poucas informações foram passadas sobre a história, que terá quatro personagens principais: um jogador de futebol que vai batalhar para voltar aos campos, um golpista, um cirurgião cardíaco e uma milionária dona de uma fábrica de produtos de beleza. Tudo muito vago. 



Nova novela de João Emanuel Carneiro:
Após o fenômeno "Avenida Brasil", atualmente reprisada no "Vale a Pena Ver de Novo", o autor entrou em um inferno astral e ainda não saiu. "A Regra do Jogo" foi um fracasso e "Segundo Sol" a sua pior novela, fracassando também nos números e na repercussão. Seu novo folhetim entra no lugar da novela de Lícia Manzo em meados de novembro e tudo o que João falou até agora é que será sobre uma mãe muito malvada. O que não quer dizer nada, uma vez que Bárbara ("Da Cor do Pecado"), Flora ("A Favorita"), Carminha ("Avenida Brasil") e Karola/Laureta ("Segundo Sol") também foram mães más... 



"Filhas de Eva":
A série inicialmente está prevista apenas para a Globo Play e terá nomes como Renata Sorrah, Giovanna Antonelli, Vanessa Giácomo e Dan Stulbach. Com 12 episódios, a trama é escrita por Martha Mendonça, Adriana Falcão, Jô Abdu e Nelito Fernandes. A série tem como pontapé inicial o divórcio de Stella, vivida por Sorrah, que muda o rumo de sua vida. Antonelli viverá Livia, filha de Stella. Essa separação altera a rotina de ambas e também de Cléo, vivida por Giácomo, que apenas levou o bolo da festa das Bodas de Ouro de Stella. É justamente durante a festa de 50 anos de casamento que a personagem decide se separar.




"Além da Ilusão":
Novela das seis que substituirá "Nos Tempos do Imperador" em meados de setembro. A trama marca a estreia de Alessandra Poggi como autora solo, após "Os Dias Eram Assim", produção das 23h, que escreveu em parceria com Angela Chaves, atualmente responsável por "Éramos Seis". A direção será de Pedro Vasconcellos, que teve um brilhante trabalho em "Espelho da Vida". Outra peculiaridade da produção é a especulação em torno da estreia de Larissa Manoela na Globo. Tudo indica que a atriz, que não renovou seu contrato com o SBT recentemente, migre mesmo para a líder. Já o enredo do folhetim pouco foi divulgado.


"Todas as Mulheres do Mundo":
Escrita por Jorge Furtado e Janaína Fischer, a série é livremente inspirada na obra de Domingos Oliveira, com direção de Patricia Pedrosa. Mais um produto exclusivo da Globo Play. Com 12 episódios, é uma releitura --- adaptada aos dias de hoje --- com reflexões filosóficas sobre a vida, o amor e a morte, com humor inteligente e refinado, características marcantes na carreira do saudoso Domingos. Sophie Charlotte, Emílio Dantas, Lília Cabral, Matheus Nachtergaele, Marta Nowill e Maria Ribeiro são alguns nomes do elenco.












Resta apenas aguardar a estreia de todas as produções citadas em 2020 e torcer para que haja qualidade em pelo menos uma grande maioria. O telespectador agradece. 

19 comentários:

Anônimo disse...

Sou um MONARQUISTA quero ver só 2 capitulo da novela "Nos tempos do imperador"pra ver se está EMISSORA PORCA terá coragem de depreciar a imagem do MAIOR ESTADISTA que essa terra de BANANAS já viu.

Anônimo disse...

Muito animada para Em Seu Lugar da Licia Manzo! Por mim ja podia estrear amanha.

Pedrita disse...

eu tenho problema com trama das sete. parece q vai ser bem interessante. adoro as 2 atrizes, mas fico apavorada de no meio do caminho virar mais do mesmo. eu amo bbb, mas já estou apavorada. qd falam demais q vão arrasar soa falso. pq tudo depende de quem vai estar na casa. qq malhacao vai ser melhor q a atual. o desserviço na questao da adoção. já promoveu um estrago no tema com tanto preconceito. q acabar já vai ser um alento. ansiosíssima pelas five. não vi verdades secretas 1, não tenho globoplay, então não vou ver pq nao pego na metade. uma pena pq queria ter visto a 1. idem segunda chamada. beijos, pedrita

Larissa disse...

Tirando a novela da Licia Manzo e essa das seis dos autores de Novo Mundo nada mais me interessa.

Anônimo disse...

Posso prever qualidade para dar e vender com as estreias de "Nos Tempos Do Imperador", "Em Seu Lugar" e "Malhação - Transformação", embora queira acompanhar apenas "Em Seu Lugar". As séries originais da GloboPlay são promissoras, em especial "As Five", spin-off da lendária "Malhação - Viva A Diferença" (2017). Só espero que o total de 12 episódios gravados dela não cause espanto nos telespectadores em seu conteúdo. Quanto às demais estreias, sou indiferente a elas, pelo menos até então.

Guilherme

Unknown disse...

Estou ansioso por nos tempos do imperador por conta do grande Selton Mello às novelas e também por Em seu Lugar estréia da maravilhosa Lícia Manzo nas novelas das 9 que terá um elenco maravilhoso de nomes raros em novelas como Denise Fraga,Andréa Beltrão,Natália Lage.

Cintia disse...

Verdades secretas será em 2021 mais corre o risco de ser adiada mais uma vez

Adriana Helena disse...

Quanta novidade legal amigo, adorei saber!!
Você sempre muito antenado com o melhor das futuras programações!!
Aproveito para desejar um Feliz Ano Novo, eu passei um tempinho off line descansando, mas agora estou pronta para ingressar em 2020 com a corda toda!!
FELIZ ANO NOVO!!!

Jefft disse...

2020 promete

Sérgio Santos disse...

Ok, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Por mim tb, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Entendo seu pavor, Pedrita.

Sérgio Santos disse...

Aguardemos, Larissa.

Sérgio Santos disse...

Tb aposto nessas, Guilherme.

Sérgio Santos disse...

Essas duas prometem, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Verdade, Cintia, e eu deixei claro no texto.

Sérgio Santos disse...

Eu que adoro vc aqui sempre, Adriana. bjs

Sérgio Santos disse...

Vamos ver, anonimo.

Anônimo disse...

Não estou preparada para o fim de Éramos Seis!������