sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Jéssica Ellen merecia a Camila de "Amor de Mãe"

Revelada em "Malhação Intensa", temporada de sucesso de Rosane Svartman e Gloria Barreto, exibida em 2012, Jéssica Ellen é uma excelente atriz. Mesmo em um papel pequeno como a Rita, na época, já prometia voos maiores. Mas, infelizmente, o mercado é mais complicado para atrizes negras. Tanto que Agatha Moreira, Juliana Paiva e Alice Wegmann, outras revelações maravilhosas da mesma fase do seriado adolescente, ganharam papéis de destaque logo depois e se firmaram de vez. Faltava uma chance melhor para Jéssica. Não falta mais.


Manuela Dias presenteou a atriz com a destemida Camila, em "Amor de Mãe", atual novela das nove da Globo. A personagem foi achada na estrada por Lurdes (Regina Casé), que a adotou no mesmo instante. Caçula de cinco irmãos, é uma militante convicta e não pensa duas antes antes de lutar pelo que acredita. Embora seja a mais nova da família, parece a mais madura. Está sempre servindo como ponto de apoio para a mãe e ajuda a manter os irmãos nos ''trilhos''. Sempre que alguém precisa desabafar é Camila a escolhida como ouvinte.

Professora dedicada, a filha de Lurdes protagonizou momentos tensos quando convocou alunos para uma ocupação com o intuito de acabar com a chance de fechamento da escola ----- graças ao plano do vilão Álvaro (Irandhir Santos).
E todas as cenas destacaram o talento da atriz, que convenceu tanto nos momentos de tensão na hora do tiroteio ---- baseado em uma história real do Rio de Janeiro ----, quanto nas horas de harmonia com os alunos durante aulas dadas em meio ao movimento. É um perfil de importância no enredo que valoriza o talento da intérprete, principalmente em situações mais dramáticas ou pesadas.

A química com Chay Suede também funcionou. Em uma novela onde não há casais realmente interessantes, tem sido uma alegria acompanhar o relacionamento de Camila e Danilo. O tímido rapaz está sempre do lado da namorada e a união se intensificou depois da gravidez indesejada, graças a Thelma (Adriana Esteves) que furou as camisinhas do filho. A perda do bebê e a retirada do útero, em um aborto espontâneo --- um clichê típico de personagem que não deseja engravidar em novelas ---, destacou ainda mais a atuação de Jéssica. Emocionou com a dor daquela mulher que não estava preparada para uma mudança tão grande em sua vida.

A cumplicidade cênica entre Jéssica e Regina Casé é outro acerto. O telespectador já sabe que a sequência será boa quando as duas aparecem juntas. Muitas vezes Camila até parece mãe da Lurdes diante de algumas decisões insensatas da personagem mais carismática da trama. A autora criou uma personagem com boas camadas para a atriz brilhar. E não deixa de ser uma espécie de compensação pelo que aconteceu em "Justiça", excelente minissérie escrita por Manuela e exibida em 2016. Jéssica era uma das protagonistas, mas a sua Rose virou coadjuvante da própria história e teve a trajetória totalmente ofuscada por Débora (Luisa Arraes).

Após ter convencido em perfis menores ---- vide seu ótimo desempenho em  "Totalmente Demais", "Assédio" e "Filhos da Pátria" ----, chegou a hora de Jéssica Ellen brilhar em um papel de maior importância. Merece todos os elogios por sua atuação em "Amor de Mãe" e a atriz merecia uma personagem como a Camila.

17 comentários:

Anônimo disse...

Mais um texto perfeito mesmo essa novela sendo um tédio.

Heitor disse...

Acho que essa novela está longe de ser a perfeição que a crítica pinta mas essa menina é uma boa atriz mesmo.

Anônimo disse...

Ela é a verdadeira mocinha, né.

Anônimo disse...

De fato, Jéssica Ellen impressiona com sua entrega em cena para a personagem Camila, mesmo que "Amor De Mãe" apresente em sua maioria perfis nada carismáticos, com cujos conflitos o público provavelmente se identificaria se a autora Manuela Dias não descaracterizasse certos perfis apenas com o intuito de movimentar a narrativa.

Guilherme

Pedrita disse...

que atriz, que texto, q novela incrível! bela homenagem. parabéns! olha, eu achei bem interessante o casal da ricaça com o golpista. acho q ele se apaixonou de verdade, mas realmente ela deve tentar se livrar pq uma vez golpista. adoro o durval, mas afetivamente ele é bem complexo tb. adoro ele com a ex. e torcia ele com a desequilibrada thelma. acho q tem muito casal interessante. beijos, pedrita
http://mataharie007.blogspot.com/

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Gosto do desempenho da atriz Jéssica Ellen em Amor de Mãe. Aliás, a novela não enfrenta problemas no elenco. Ainda comentarei no meu blog sobre os primeiros capítulos de Salve-se Quem Puder. Até aqui, gostei. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

Anônimo disse...

Minha mae nao aguenta mais essa novela deixou de ver ha meses.

Anônimo disse...

você não está sozinho em seus comentários sobre "Amor de Mãe".
http://brasilescopio.blogspot.com/2019/11/amor-de-mae-equivoco-o-capricho.html?m=1
http://brasilescopio.blogspot.com/2019/11/amor-de-mae-novela-sin-villano.html?m=1

Lulu on the sky disse...

Olha, eu comecei a prestar atenção nessa atriz quando ela fez Justiça. Incrível como ela se entrega nos personagens.
Pode fazer uma gentileza, respondendo a minha PESQUISA DE PÚBLICO do blog?
Obrigada!
Big Beijos,
Lulu on the sky

Sérgio Santos disse...

Obrigado, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Sim, anonimo.

Sérgio Santos disse...

É isso, Guilherme.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Pedrita.

Sérgio Santos disse...

Eu acho que enfrenta sim, Fabio. abçs

Sérgio Santos disse...

A minha tb, anonimo. kkkk

Sérgio Santos disse...

Em breve terá texto, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Bjs, Lulu.