quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Conflito dos mocinhos de "O Sétimo Guardião" é muito parecido com o de "Deus Salve o Rei"

A Globo, de uns anos para cá, resolveu adotar um esquema de "produtividade" no seu elenco. Ninguém mais pode se dar ao luxo de escolher trabalhos ou então ficar vários anos contratado sem trabalhar. Isso, evidentemente, gera uma consequência: o desgaste de imagem. Muitos atores têm emendado uma novela na outra. Portanto, os autores deveriam se preocupar ainda mais com seus roteiros para evitar que determinados intérpretes, ironicamente, acabem protagonizando enredos semelhantes.


É o caso de Marina Ruy Barbosa em "O Sétimo Guardião". A atriz acabou de viver uma mocinha em "Deus Salve o Rei", novela das sete de Daniel Adjafre, e agora ganhou outra protagonista na atual trama das nove. As meninas até têm perfis distintos (afinal, uma era plebeia e a outra tem poderes sobrenaturais), porém, o conflito em torno do romance dos mocinhos lembra muito o da produção medieval, que ainda está fresca na memória do público ---- acabou no dia 30 de julho de 2018, há apenas seis meses.

Amália conheceu Afonso (Rômulo Estrela) quando o rei estava agonizando em um matagal, após ter sido atingido por uma flecha. A mocinha cuidou do rapaz, salvou sua vida e os dois se apaixonaram. Porém, ele escondeu sua verdadeira identidade e fingiu ser um plebeu. A felicidade, claro, não durou muito e logo a feirante descobriu que namorava o herdeiro do trono de Montemor.
O romance era inadmissível para a realeza e o neto da Rainha Crisélia (Rosamaria Murtinho) resolveu abdicar do trono para viver seu amor. A atitude implicou em uma sucessão de problemas e, tempos depois, o mocinho precisou assumir o seu lugar para salvar a população e seu reino.

E como tem sido o relacionamento dos mocinhos na novela das nove? Luz conheceu Gabriel (Bruno Gagliasso) em uma estrada, logo após um acidente que feriu gravemente o rapaz. Como tem poderes, a menina sonhou com a tragédia e foi ao encontro do até então misterioso homem, guiada pelo gato Léon. O mocinho estava enterrado vivo, pois Sampaio (Marcello Novaes), que o perseguia a mando de Valentina (Lília Cabral), achou que o filho da sua patroa não havia resistido. A mocinha o desenterrou, o salvou e o abrigou em sua casa.

Como se não bastasse esse começo bastante semelhante ao do folhetim anterior, Gabriel é o escolhido para ser o sétimo guardião da fonte milagrosa de Serro Azul. Ele é filho de Egídio (Antônio Calloni), o guardião-mór do local, que estava marcado para morrer e não resistiu quando caiu da escadaria que dava acesso ao lugar sagrado. A questão é que o guardião principal da nascente não pode ter qualquer relacionamento amoroso, precisando viver exclusivamente para cuidar e proteger aquelas águas. Tanto que Egídio precisou abandonar Valentina, seu grande amor no passado. Ou seja, todo o contexto é praticamente idêntico ao de "Deus Salve o Rei", guardadas as devidas proporções. Até mesmo a morte de um poderoso, cedendo seu lugar ao herdeiro. No caso de Afonso foi uma rainha e no de Gabriel um guardião.

E Marina Ruy Barbosa é uma figura importante nas duas tramas. No caso, ironicamente, vivendo duas mocinhas que enfrentaram problemas de construção. Amália teve um desenvolvimento equivocado na trama das sete. Vivia exclusivamente o enredo de Afonso e com o tempo a plebeia perdeu força. Não por acaso, outros dramas despertaram mais interesse, como o poder das bruxas e a maldades dos vilões. No entanto, Marina teve um bom desempenho e sua química com Rômulo Estrela era visível. Já na atual trama nada funciona. A química entre a atriz e Bruno Gagliasso é nula e falta de atrativos do par era visível ainda no clipe de apresentação do folhetim. Para culminar, Luz é antipática e tem um ar ''blasé". Impossível torcer por ela. A dita protagonista também parece avulsa no roteiro e suas tentativas de descobrir o que se passa com Gabriel irritam. Marina nem parece à vontade em cena. Talvez seja o seu pior momento na carreira.

O rompimento da relação dos protagonistas por conta da fonte milagrosa tinha o intuito de aumentar a torcida para o romance, afinal, é para isso que conflitos servem no drama de qualquer casal de novela. Mas o par é tão insosso que a ruptura foi até algo positivo. Gabriel tem bem mais função no roteiro se reunindo com os guardiões e tentando descobrir os planos da mãe do que ao lado de Luz, protagonizando cenas melosas e artificiais. Aliás, esse período de separação acaba novamente provocando uma inevitável lembrança da história medieval ----- vide o período em que Afonso precisou se afastar de Amália para exercer sua função de rei.

"O Sétimo Guardião" vem se mostrando cada vez mais desinteressante e um dos muitos problemas da novela de Aguinaldo Silva é justamente o casal de mocinhos. Além do contexto ser muito semelhante ao de "Deus Salve o Rei" e ter a mesma atriz como mocinha, o autor conseguiu criar uma situação bem menos atrativa que a da novela das sete. Ao contrário do rei e da plebeia, são protagonistas que não fariam falta se não existissem e isso é grave em qualquer enredo.


35 comentários:

Anônimo disse...

De pleno acordo, Sérgio. A diferença é que "Deus Salve O Rei" é mediana e "O Sétimo Guardião" uma péssima novela, pelo menos na minha opinião.

Xaiene disse...

Não duvido nada também que no final vão aceitar a relação pq ela é filha de um dos guardiões e bla bla bla que nem aquela palhaçada da Amália não ter sido filha de verdade da mãe plebeia...

Unknown disse...

Kkkkk verdade as tramas estão muito repetidas , sempre tem o sonífero na bebida , filho desaparecido.

Heitor disse...

E os dois casais são péssimos!!! Pleo menos Deus Salve o Rei ficou boa no final e essa é um caso perdido.

Denise disse...

Concordo. A novela é muito ruim, cansativa. Nem o talento de Lilia Cabral salva este enredo sem pé nem cabeça...

Unknown disse...

Lília Cabral tem uma voz que, por vezes, torna-se insuportável. Suas interpretações são sempre no mesmo tom. Marcelos Serrado e Novaes, parece o mesmo papel em outro enredo
O secretário municipal e a primeira-dama são caricaturais por demais.

Marcos Vinícius disse...

Sérgio eu odeio Luz e Gabriel hahaha Eles são um casal péssimo, não da mesmo pra ter a menor torcida em favor deles. Aliás, o sétimo guardião todo é uma péssima novela.

Diguinho Costta disse...

Affs são chatos e irritantes e povo e vcs falavam de Segundo Sol volta Laureta, Karola e Remy pfvr...

Malu disse...

Dá até pena da Ruy. O Aguinaldo escreveu "especialmente" pra ela, não tinha como recusar, mas o papel é uma bomba. Ela e Valentina (ironicamente as ditas protagonistas) são os perfis femininos menos interessantes desse engodo. Judith, Lourdes Maria e Marilda roubam a cena facilmente, com outras personagens atrativas correndo por fora, como Stella, Mirtes, Elisa e Diana. Sobre a comparação, foi muito sensata. E isso na verdade é ruim pq DSOR tinha como seu maior (dos muitos) problemas a fragilidade do enredo central. E, como falaram aqui, o final já está manjado, por ser filha de Leon ela provavelmente vai poder ficar com seu amadoZzZz. A verdade é que Luz, assim como Amália, sao personagens escoradas no carisma de sua intérprete, esquecendo de qualquer construção fora dos pares pra "shippar", sendo que, por estar com a imagem tão desgastada, até mesmo o carisma da Marina tá prejudicado. Difícil.

Chaconerrilla disse...

Enredos muito parecidos mesmo. Pelo menos, Afonsália era, para mim, um casalzão. Eles transbordavam química. Além disso, "Deus salve o rei" depois que engrenou de vez, só melhorou. O Sétimo Guardião, por outro lado, parece cada vez mais perdida e sem nada que chame atenção.

Matheus Nogueira disse...

Sérgio,você acredita quena próxima década(temos esse ano e o ano que vem dessa década),que começa em 2021 será a década em que veremos os atores e atrizes que surgiram nos últimos anos brilharem ainda mais,como Nicholas Prates,Rafael Vitti e os irmãos Felipe e Rodrigo Simas ,entre outros ,Vitória Strada,Isabella Santoni,Marina Moschen,Camila Queiroz,Bella Piero,Júlia Dalavia,a Kéfera,entre outras?abraços,cara

Neto disse...

Sérgio, fugindo um pouco do assunto, você viu que a Tia saiu do programas Mulheres, da Gazeta?!? Sei que costuma comentar mais sobre telenovela mas...

Adriana Helena disse...

Sérgio, muito boa tarde amigo!!
Nossa, concordo com o seu rico texto em gênero, número e grau...
Eu não estou mais aguentando ver a Luz e o Gabriel juntos, socorro!! Chega a dar ranço da Luz...rsrs Coitada!! Ontem ela só faltou carregar o livro dos Guardiões com ela ...hahahaha Que cena mais chata!!!
Marina precisava de um descanso...Uma novela atrás da outra desgasta a imagem!!
Bem querido, desejo um final de semana maravilhoso!!! :)))))
beijos!!!

Leitora disse...

Olá Sérgio! Não estou assistindo TV ultimamente, mas acabei vendo essa novela esses dias. Acho que uns 10 capítulos e achei chato pra não dizer ruim. A novela gira gira gira e não saí do lugar. Pior eu achei que teríamos mesmo o realismo mágico, a fantasia, mas não... Difícil de acreditar que teve gente querendo a autoria se bem que quando se trata de $$$ quem não quer, né?
Não consigo gostar do Gagliasso em cena. Com exceção de Dupla Identidade que eu achei que teria uma continuação e de Caminho das Índias. Ele e a Marina passam zero química, aliás eu tenho a sensação que tudo é avulso nessa história. Como se nada se conectadas de fato. Arrisco a dizer que se Luz sumir não fará diferença, afinal ela parece aqueles enfeites inúteis que ficam atras de outras coisas na estante. Todo mundo vê, mas ninguém se importa.

Unknown disse...

Luz e Amália são a mesma pessoa ..a atriz não mudou nada de uma novela pra outra ..Só roupa

Anônimo disse...

O casal não tem química nem no comercial da Renault, imagina protagonizando uma novela em horário nobre. Uma novela que não anda, pouco atrativa e com personagens insossos. Controle remoto sempre ativo na hora da novela, zapeando algo mais interessante!

solitude disse...

A Marina precisa pegar um papel mais vilanesco ou anti-heroico da próxima vez. Ser a mocinha boazinha principal já desgastou.

Sérgio Santos disse...

Concordo, anonimo.

Sérgio Santos disse...

É, Xaiene...

Sérgio Santos disse...

Mas isso são cliichês naturais...

Sérgio Santos disse...

Tem isso, Heitor...

Sérgio Santos disse...

Uma pena Denise...

Sérgio Santos disse...

Acho a Lilia maravilhosa, Unknown.

Sérgio Santos disse...

Verdade, Marcos.

Sérgio Santos disse...

Volta Clara, Diguinho....esses aí eu dispenso.

Sérgio Santos disse...

Parece até que ele nao gosta dela, Malu, pq aquela Maria Isis era péssima....

Sérgio Santos disse...

Transbordavam química msm, Chaconerrilla.

Sérgio Santos disse...

Abçs, Matheus.

Sérgio Santos disse...

Eu nunca vi esse programa, Neto...Gazeta nem tinha no RJ. Voltou recentemente.

Sérgio Santos disse...

Mt chata, Adriana.. kkkkkk bj

Sérgio Santos disse...

Concordo plenamente, Leitora. Saudades de vc.

Sérgio Santos disse...

Achava Amalia menos pior...

Sérgio Santos disse...

Isso, anonimo...

Sérgio Santos disse...

Ja, Worm.

Anônimo disse...

A Marina precisa ficar uns 2 anos sem fazer TV. Porque, além de tudo, ela também é a queridinha da publicidade e tá sempre aparecedendo na telinha em algum comercial. Tá com a imagem extremamente desgastada. Porém não basta se afastar, precisa voltar a estudar e se reciclar. As mesmas caras e bocas sempre!!!! Fica difícil. E que o próximo papel, pro bem dela seja uma antagonista vilã ou uma periguete. Qualquer coisa fora da bondade das mocinhas!!!!!