sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Andreia Horta impressiona com sua entrega em "Elis - Viver é melhor que sonhar"

O filme sobre Elis Regina, exibido em 2016, foi bastante elogiado pela crítica e o desempenho de Andreia Horta na pele da cantora impressionou. Tanto que a atriz ganhou o Kikito de Melhor Atriz no Festival de Gramado. O longa, no entanto, teve cerca de 538 mil pagantes, um número mediano. Mas o roteiro, é preciso dizer, ficou aquém. As polêmicas com as drogas e várias partes controversas da vida da protagonista são quase ignoradas. Mas, não deixa de ser um bom produto para os admiradores da saudosa artista. Agora, pelo menos, o grande público tem a oportunidade de ver o show da atriz e ainda conhecer ou relembrar uma parte da trajetória de uma das maiores cantoras do Brasil.


A transformação de um filme da Globo Filmes em série virou um costume da Globo no início do ano para cortar custos. É mais mais econômico do que produzir algo inédito em cinco ou dez capítulos. Algumas vezes não funciona e até o longa escolhido deixa a desejar. Mas no caso de Elis valeu a pena. Gravaram cerca de 15 minutos de cenas inéditas para a produção televisiva e a principal sequência é a entrevista ficcional que Elis concede, enquanto são exibidas cenas do filme mescladas com depoimentos de colegas em uma espécie de documentário. Ficou até melhor porque os depoimentos da personagem principal norteiam a história.

Não é preciso ser um 'expert' em Elis Regina para se impressionar com a atuação de Andreia. As breves imagens de arquivo da cantora que estão na produção servem para tecer um comparativo. A atriz até comentou na coletiva de imprensa que chegou a pensar se conseguiria reviver Elis nessas cenas especiais para a série, dois anos depois da gravação do filme.
Mas basta ver seu desempenho para constatar que conseguiu com louvor. Digamos que não ficou nem um pouco "enferrujada". E talento é isso.

Uma das melhores sequências do filme é o show que Jair Rodrigues e Elis fizeram juntos. O público amou tanto que eles não conseguiram sair do palco na hora determinada e foram improvisando sempre com a plateia pedindo mais e mais. Ícaro Silva na pele da saudoso cantor e Andreia tiveram uma sintonia linda. A cena foi exibida logo no primeiro episódio da série. Sérgio Guizé também merece elogios como Tom Jobim e Thelmo Fernandes como Vinícius de Moraes. Lúcio Mauro Filho como Miele e Gustavo Machado como Ronaldo Bôscoli são outros destaques, além de Júlio Andrade irreconhecível como Lennie Dale. Caco Ciocler (como Cesar Camargo Mariano), Rodrigo Pandolfo (Nelson Motta) e Mel Lisboa (como Rita Lee) são outros acertos do elenco. Já Zecarlos Machado emociona na pele do pai de Elis e protagonizou uma bonita cena com Andreia, quando a cantora deu dinheiro ao pai e prometeu sempre ajudá-lo.

Andreia Horta já mostrou o quanto é boa atriz em diversas ocasiões, mas não se pode negar que a sua interpretação como Elis Regina é um diferencial em sua carreira. Vale destacar, inclusive, a sua expressão corporal nas apresentações de Elis. Ela pegou todos os trejeitos da cantora sem parecer algo caricato. Até a sua forma de sorrir ficou semelhante. E não precisou de qualquer trabalho de maquiagem ou caracterização. Claro que há figurino apropriado e penteados da época, mas fica claro que Andreia convenceria mesmo sem esse suporte.

"Elis - Viver é melhor que sonhar" é uma boa adaptação de George Moura, Vera Egito e Luiz Bolognesi, dirigida por Hugo Prata (o roteirista original), e vale muito a pena ver (ou rever) o desempenho dessa atriz maravilhosa chamada Andreia Horta. Com toda certeza, Elis Regina se orgulharia de sua 'representante' na ficção se estivesse viva.


12 comentários:

Yasmin disse...

Já passou da hora de darem pra essa atriz uma mocinha em novelas.

chica disse...

Ela trabalha sempre muito bem! Merece destaque! abraços praianos, chica

Anônimo disse...

Ela é impressionante! Mas também achei o filme fraco. A atuação dela ao menos salvou.

CÉU disse...

Oi, Sérgio!

Pra você também um EXCELENTE ANO NOVO. Abraços.

Ana Carolina disse...

Maravilhosa atriz e que ainda nao foi valorizada pela Globo como merece.

Filha do Rei disse...

É a Elis. Impressionante!!

Sérgio Santos disse...

Ela fez uma mocinha em Liberdade Liberdade, Yasmin, mas concordo.

Sérgio Santos disse...

Merece, Rejane. bjs

Sérgio Santos disse...

Concordo, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Pra vc tb, Ceu!

Sérgio Santos disse...

Grande, Ana!

Sérgio Santos disse...

Impressionante, Cleu.