sábado, 30 de dezembro de 2017

Retrospectiva 2017: as melhores atrizes e os melhores atores do ano

Com mais de noventa cenas na retrospectiva de melhores sequências da televisão, é óbvio que não faltou ator talentoso na telinha. Portanto, é mais do que necessário listar as melhores atrizes e os melhores atores do ano que está perto do seu fim. Vários se destacaram, emocionaram e protagonizaram grandes momentos em novelas, minisséries e séries. Vamos a eles:



Melhores Atrizes:




1- Juliana Paes.
Após uma participação visceral em "Dois Irmãos", onde emocionou vivendo Zana na segunda fase, Juliana viveu o auge da sua carreira na pele da Bibi Perigosa em "A Força do Querer". Glória Perez lhe deu seu melhor papel da carreira e a atriz se entregou do primeiro ao último capítulo, protagonizando uma sucessão de cenas complicadas dramaticamente. Fantástica.





2- Letícia Colin.
A atriz também viveu seu melhor momento na carreira na pele da cativante Princesa Leopoldina em "Novo Mundo". Os autores Alessandro Marson e Thereza Falcão não poderiam ter escolhido uma intérprete melhor. Letícia imprimiu um sotaque delicioso para a personagem e seu jeito doce deixou um perfil histórico apaixonante, se transformando em um dos grandes trunfos da novela das seis. Tanto que a princesa teve até um final feliz, ao contrário do que aconteceu na vida real, sofrendo nas mãos de Dom Pedro. Os escritores optaram em acabar a trama antes da sucessão de desgraças, deixando um fim 'aberto', em virtude do sucesso da personagem. Que grande momento Letícia viveu. Um divisor de águas.






3- Paolla Oliveira.
Glória Perez criou uma Mulher Maravilha dos tempos modernos para sua novela e acertou quando escolheu Paolla para interpretá-la. A mulher empoderada e que não levava desaforo para casa era uma policial exemplar e uma lutadora de MMA vitoriosa. Ainda fez partos, tocou como DJ e empresariou o ônibus do namorado. Era uma mocinha que dava gosto de torcer e a atriz se destacou o tempo todo, merecendo muitos elogios ao longo da trama.



4- Isis Valverde.
A intérprete da carismática Ritinha se destacou logo no começo de "A Força do Querer" e a atriz conseguiu imprimir um tom sapeca, ao mesmo tempo que malicioso para a personagem. Isis protagonizava cenas cômicas e dramáticas com a mesma competência e só é uma pena que a autora tenha deixado a sereia avulsa ao longo da novela. A personagem teve uma grande importância no primeiro mês da trama, mas ficou com menos destaque quando a rivalidade entre Jeiza e Bibi cresceu. Foi um acerto selecionar três protagonistas, mas houve um desequilíbrio de cenas durante o folhetim.



5- Isabelle Drummond.
Mesmo vivendo mais uma mocinha, a atriz conseguiu diferenciá-la de todas as suas anteriores e brilhou em "Novo Mundo". Anna Milmann ganhou uma atriz dedicada e a heroína da novela das seis protagonizou várias cenas de luta, mesclando com outras dramáticas. Isabelle se saiu muito bem e ainda formou uma deliciosa dupla com Letícia Colin, repetindo a bem-sucedida parceria de "Sete Vidas", folhetim primoroso de Lícia Manzo. Outra dupla repetida foi a dela com Chay Suede, vista em "A Lei do Amor", formando um ótimo par romântico.




6- Marjorie Estiano.
Que atriz! A dedicada Carolina da série "Sob Pressão" não poderia ter ganhado uma intérprete melhor. A médica foi defendida com maestria por Marjorie, que protagonizou várias cenas complicadas dramaticamente com precisão. Sua dupla com Júlio Andrade foi perfeita e vale destacar o momento em que Carolina tenta se matar na banheira. Marjorie nem precisou de texto. E é preciso ainda mencionar as escolhas certeiras da atriz, sempre selecionando trabalhos enriquecedores para o seu currículo.


7- Alinne Moraes.
Após ter emocionado na pele da mocinha Lívia, em Além do Tempo", a atriz ganhou a complexa Diana de "Rock Story". E novamente mostrou seu conhecido talento. A personagem despertava amor e ódio dependendo de suas atitudes, sendo a responsável pela maior parte dos conflitos do enredo de Maria Helena Nascimento. Alinne esteve irretocável.



8- Eliane Giardini.
"Dois Irmãos" foi uma minissérie que exigiu muita entrega do seu elenco. O diretor Luiz Fernando Carvalho explorou toda a dramaticidade dos atores e Eliane Giardini foi uma das mais exigidas. Seu desempenho na pele da passional Zana foi arrebatador. Uma mulher que amava demais um dos filhos gêmeos e acabou arruinando a vida da família por causa desse sentimento tão destrutivo. Eliane mereceu aplausos de pé e agora está maravilhosa como a arrogante e racista Nádia em "O Outro Lado do Paraíso".


9- Sophie Charlotte.
Uma atriz que já se firmou na carreira graças ao seu evidente talento. "Os Dias Eram Assim" foi uma 'supersérie'' fraquíssima, mas Sophie defendeu Alice com dignidade e protagonizou muitas cenas difíceis e bem drama´ticas. Deu show, como de costume. E conseguiu emocionar mesmo durante a fase de ''idiotização'' da mocinha do enredo de Angela Chaves e Alessandra Poggi.



10- Nathalia Dill.
Lançada praticamente com Sophie na época de Malhação", Nathalia é mais uma talentosa atriz firmada na carreira. Ela se destacou em "Rock Story" e convenceu na pele das gêmeas Júlia e Lorena. Pena que a autora Maria Helena Nascimento tenha explorado tão pouco a gêmea má, pois era a personagem que mais aproveitava a competência da intérprete em cenas com boa dose de ironia. A sua melhor sequência na trama foi quando Lorena morreu diante de Júlia, emocionando duplamente.




11- Bia Arantes.
A atriz foi convidada pelo SBT para ser a mocinha de "Carinha de Anjo" e fez muito bem em aceitar. Virou a nova queridinha das crianças e honrou a importância da personagem, emocionando e cativando na pele da doce Cecília. Suas cenas com a pequena Lorena Queiroz (Dulce Maria) são uma graça. Vale destacar que Bia já voltou para a Globo e estará em "Deus Salve o Rei", próxima novela das sete.


12- Luisa Arraes e Drica Moraes.
Que trabalho de composição perfeito. As duas viveram a mesma personagem na série "A Fórmula" e uma conseguiu copiar os trejeitos da outra com precisão. O telespectador realmente tinha a sensação de ver Angélica mais nova e mais madura cada vez que fazia uso da substância milagrosa. Luisa e Drica foram ótimas.




13- Nanda Costa.
"Pega Pega" é uma novela boba e esquecível, mas Sandra Helena foi uma das melhores personagens da trama de Cláudia Souto. A periguete proporcionou bons momentos para Nanda, que roubou a cena ao longo do enredo, se transformando em um dos poucos acertos da história. A gargalhada característica que a atriz criou para Sandra também foi um acerto.




14- Bianca Bin.
"O Outro Lado do Paraíso" ainda nem chegou na metade, mas o sucesso de Walcyr Carrasco já é um divisor de águas na carreira da atriz. Bianca está maravilhosa na pele da vingativa Clara e vem protagonizando uma sucessão de ótimas cenas, sendo necessário citar o retorno triunfal da mocinha ao som de Blaze Of Glory. Uma protagonista de peso e uma mocinha apaixonante.





Melhores Atores:




1- Vladimir Brichta.
Afastado das novelas há 12 anos, o ator voltou ao gênero em grande estilo e deu um show (literalmente) vivendo o controverso Gui Santiago. O anti-herói de "Rock Story" foi interpretado com brilhantismo por ele e não dá para imaginar o roqueiro sendo vivido por outro ator. Vladimir honrou a importância do papel e protagonizou ótimas cenas ao longo da novela das sete.



2- Antônio Fagundes.
O veterano emocionou na pele do doce Halim e protagonizou vários grandes momentos ao longo de "Dois Irmãos", brilhando com uma interpretação mais contida, bem diferente do seu padrão de atuação. Foi um prazer acompanhá-lo ao longo dos capítulos e fazendo uma ótima dupla com Eliane Giardini.


3- Júlio Andrade.
Figura rara na televisão, o ator arrebatou o público com sua atuação maravilhosa na série "Sob Pressão", expondo todas as angústias e os problemas enfrentados pelo bravo médico Evandro. Formou uma grande dupla com Marjorie Estiano e ainda se destacou em "1 Contra Todos", série do canal a cabo Fox Brasil, onde viveu o destemido Doutor Carlos Eduardo Fortuna.




4- Cauã Reymond.
Seu melhor trabalho na carreira, sem dúvidas. Impressionou com sua atuação visceral como Omar e sua interpretação contida como Yaqub, protagonizando vários momentos densos e muito complicados para qualquer profissional. Eram cenas angustiantes e até difíceis de assistir.



5- Irandhir Santos.
Mais um bom nome de "Dois Irmãos". Aliás, Irandhir é um ator que engrandece qualquer produção. O tímido e introspectivo Nael foi defendido com competência e o intérprete muitas vezes transmitia tudo pelo olhar. Que profissional!


6- Marco Pigossi.
O marrento Zeca destacou a competência de Marco, que ganhou um ótimo personagem de Glória Perez. O caminhoneiro transbordava machismo em "A Força do Querer", mas aos poucos foi mudando pela Jeiza. O perfil tinha um quê de comicidade e o ator se saiu muito bem, além de ter transbordado química com Paolla. Inicialmente, parecia apenas mais um mocinho insuportável vivido pelo intérprete, mas a primeira impressão logo se dissipou.


7- Caio Castro.
Sempre muito criticado e com toda razão, o ator conseguiu virar o jogo como Dom Pedro em "Novo Mundo". Após vários desempenhos fracos em trabalhos anteriores, Caio se destacou na novela das seis e deu credibilidade ao responsável pela independência do Brasil. Suas cenas dramáticas foram bem defendidas e ele viveu seu melhor momento.



8- Chay Suede.
O ator foi um ótimo mocinho em "Novo Mundo" e Joaquim parecia um herói da Disney, sempre enfrentando os vilões e participando de lutas coreografadas. Chay fez um lindo casal com Isabelle e ainda protagonizou ótimas cenas com Caio, Vanessa Gerbelli, Rodrigo Simas, entre outros. Um protagonista ativo que dava gosto de torcer.


9- Rafael Vitti.
Quem achou que ele ficaria limitado ao Pedro, de "Malhação Sonhos", queimou a língua. O ator se saiu muito bem na pele do egocêntrico Léo Régis em "Rock Story" e protagonizou ótimas cebas ao longo da novela, honrando a importância do personagem que rivalizava com Gui Santiago. Não lembrou em nada o seu atrapalhado personagem do seriado adolescente.




10- Antônio Calloni.
O ator emocionou na segunda fase de "Dois Irmãos", protagonizando ótimas cenas com Juliana Paes. O seu Halim foi bem defendido. Logo depois ele apareceu em "Os Dias Eram Assim", expondo sua versatilidade na pele de um sujeito asqueroso, defensor da Ditadura Militar. Arnaldo protagonizou muitas sequências fortes e Calloni deu show. Pena que a participação foi curta demais.


11- Daniel de Oliveira.
Ótimo como o psicopata Vitor, o ator teve um merecido destaque em "Os Dias Eram Assim" e seu vilão era desprezível. Daniel fez cenas muito difíceis ao lado da esposa Sophie Charlotte e convenceu em todas. Apesar dos momentos repetitivos criados pelas autoras, o intérprete se saiu muito bem ao longo da história.



12- Renato Góes.
Após ter brilhado na pele do Santo dos Anjos na primeira fase de "Velho Chico", o ator ganhou o mocinho de "Os Dias Eram Assim" e convenceu. Renato era o típico bom moço e o intérprete conseguiu evitar que o papel virasse uma chatice, apesar dos problemas do roteiro. Sua química com Sophie também merece menção.



13- Tony Ramos.
Um ator que não precisa provar mais nada para ninguém. Se destacou na pele de um diabo em "Vade Retro" e vem brilhando em "Tempo de Amar", protagonizando ótimas cenas na pele do controverso José Augusto. É sempre um prazer ver esse grande profissional no ar.



14- Marcelo Serrado.
O interesseiro Malagueta é um dos poucos perfis bem conduzidos pela autora em "Pega Pega". E como Serrado está bem. O ator formou um ótimo  casal com Mariana Santos (Maria Pia) e a melhor cena da novela foi justamente quando o mentor do assalto ao Carioca Palace tentou fugir da polícia. É um tipo dúbio e muito bem defendido pelo intérprete.




Melhores Atrizes Coadjuvantes:




1- Elizângela.
Após vários anos interpretando figurantes de luxo, a atriz finalmente foi valorizada como merece por Glória Perez. A sofrida Aurora padeceu tentando alertar Bibi sobre os riscos que estava correndo e como chorou. A mãe zelosa representou o público jogando verdades na cara da filha e a atriz deu um verdadeiro show. Um de seus grandes papéis na carreira.


2- Vivianne Pasmanter.
Há anos a atriz não era valorizada nas novelas e em 2016 ganhou um grande papel em "Totalmente Demais", emocionante com a elegante e triste Lili. Já em 2017 a intérprete recebeu de presente a impagável Germana, um perfil totalmente diferente de tudo o que já havia feito. E como brilhou. Sua caracterização a deixou irreconhecível e Vivianne aproveitou a chance para mostrar uma nova faceta, protagonizando um momento mais engraçado que o outro. Maravilhosa.


3- Ingrid Guimarães.
Outra atriz que ganhou um perfil diferente de tudo o que já havia feito. Elvira Matamouros, a grande atriz, grande morta e grande vidente, foi um dos trunfos de "Novo Mundo" e o sucesso foi tanto que os autores desistiram de matá-la, como estava previsto na sinopse. Apesar dos vários momentos cômicos, Ingrid também pôde mostra sua faceta dramática em cenas com o filho Quinzinho. Seu melhor papel na televisão.


4- Ana Beatriz Nogueira.
Impressionante como a atriz se sobressai em toda novela que participa. Néia era uma cretina adorável e Ana protagonizou as melhores cenas cômicas de "Rock Story". Embora tenha interpretado mais uma mãe extremamente protetora e chata, a personagem tinha o diferencial da comicidade, ao contrário das anteriores, bem dramáticas. Ela roubou a cena na trama das sete e se destacou em todos os momentos.


5- Lilia Cabral.
A viciada Silvana proporcionou para a grandiosa atriz momentos cômicos e muito dramáticos. E, claro, Lilia deu show em qualquer situação. O seu núcleo, infelizmente, andou em círculos, mas a intérprete mais uma vez se destacou em um trabalho, angariando merecidos elogios ao longo de "A Força do Querer".



6- Maria Fernanda Cândido.
Afastada das novelas há anos, a atriz voltou em grande estilo e com uma personagem muito difícil. Joyce protagonizou algumas das cenas mais complicadas e densas de "A Força do Querer", principalmente quando a transsexualidade da filha era explorada. E como Maria emocionou. Matou as saudades do público da melhor forma possível.


7- Suzy Rêgo.
Gilda era uma personagem alegre e até engraçada, mas viveu momentos tensos em "Rock Story" com a descoberta do câncer do filho. E a atriz conseguiu fazer rir e chorar com a mesma competência, o que nem foi uma surpresa. Talentosa demais.




8- Júlia Lemmertz.
A maquiavélica Greta só entrou em "Novo Mundo" perto da reta final, mas ainda assim a atriz conseguiu mostrar seu talento. A personagem era claramente inspirada nas bruxas dos contos de fadas e Júlia se destacou ao lado de Jonas Bloch, Ricardo Pereira e Sheron Menezzes. O sotaque que ela criou para a vilã também merece uma menção especial.



9- Débora Falabella.
Irene foi uma vilã que deixou bastante a desejar em "A Força do Querer". Porém, a atriz fez o que pôde e, talentosa como sempre foi, conseguiu se destacar principalmente nas cenas finais da interesseira, quando acabou morrendo no poço de um elevador. E, apesar dos pesares, foi ótimo vê-la na pele de uma víbora, após tantas boazinhas na carreira.


10- Juliana Paiva.
A personagem não tinha trama própria, mas e daí? Juliana provou mais uma vez que é uma atriz versátil e emocionou em vários momentos, principalmente durante os embates entre Simone e Silvana. Lilia Cabral sugeriu Juliana para o papel de sua filha em "A Força do Querer" e a escolha da veterana não poderia ter sido mais acertada.


11- Julia Dalavia.
Que entrega! A atriz viveu seu melhor momento na carreira protagonizando a difícil cena em que Nanda conta para a família que tem Aids em "Os Dias Eram Assim". Foi de dilacerar o coração de qualquer um. Julia já conseguiu se firmar na profissão e tem tudo para se destacar em O Outro Lado do Paraíso", onde ainda não aparece muito.



12- Natália do Vale.
A veterana fazia falta nas novelas e se destacou em "Os Dias Eram Assim". Protagonizou ótimas cenas dramáticas com Antônio Calloni, Daniel de Oliveira, Sophie Charlotte e Julia Dalavia. Kiki era um dos raros tipos ambíguos do enredo e foi defendido com competência. Que não demore tanto a voltar, pois a televisão precisa dela.


13- Dhu Moraes.
Idalina parecia um perfil apagado no começo de "Novo Mundo". Porém, com o tempo, a personagem cresceu, destacando a talentosa Dhu, que emocionou na pele da escrava que se libertava no final graças aos amigos que conquistou.



14- Vanessa Gerbelli.
Depois de ter participado da fraca "Malhação - seu lugar no mundo" e vivendo um perfil raso, a atriz ganhou a ótima Amália em Novo Mundo". Uma mulher sofrida e que se desequilibrou mentalmente com a perda do filho. Vanessa convenceu e brilhou ao longo da novela.


14- Zezé Polessa.
Edinalva foi um show à parte em "A Força do Querer". As caras e bocas da atrizes eram mais do que apropriadas para a sua caricata personagem e foram muitas cenas impagáveis, com direito a sons inseridos pela direção para deixá-la ainda mais hilária ---- como esquecer os gritos do gato cada vez que ela gritava? E sua dupla com Tonico Pereira foi genial.





15- Marina Moschen.
A patricinha doce de "Rock Story" foi muito bem interpretada por ela, que ainda formou um lindo casal com Nicolas Prattes, repetindo a parceria da fraca "Malhação"- seu lugar no mundo". Marina foi crescendo ao longo da trama das sete e vale citar também suas ótimas cenas com Ana Beatriz Nogueira e Rafael Vitti.





16- Karla Karenina.
A Dita parecia uma mera empregada sem função em "A Força do Querer". Mas, aos poucos, foi ficando clara a sua parceria com Silvana e a atriz protagonizou bons momentos ao lado de Lilia Cabral. Divertiram e emocionaram ao longo da novela das nove.



17- Alexandra Richter.
Foram muitas peruas cômicas e com toques de vilania até a centrada Eva chegar. E como a atriz precisava de um papel assim. A psicóloga de Gui Santiago em "Rock Story" serviu para Alexandra provar que também sabe ser uma grande intérprete dramática (quem viu o filme "Divã já sabia") e ainda formou um belo casal com Herson Capri.



18- Giullia Buscacio.
Após emocionar em "Velho Chico", a menina ganhou a guerreira Jacira em "Novo Mundo". E cativou da mesma forma. A índia empoderada destacou a competência de Giullia, que protagonizou grandes cenas de luta e tantas outras românticas ao lado de Rodrigo Simas.


19- Agatha Moreira.
A inescrupulosa Domitila, vilanizada ao extremo para se contrapor ao retrato da delicadeza de Leopoldina, foi defendida com talento por Agatha, que viveu sua primeira vilã de verdade na carreira, após um desenvolvimento equivocado da Camila em "Haja Coração". Foram muitas cenas dramáticas e difíceis de serem interpretadas.



20- Betty Faria.
Ela só entrou depois da metade de "A Força do Querer".Porém, mesmo com a chegada tardia, roubou a cena na trama de Glória Perez. Elvira proferia pérolas hilárias e virou a melhor amiga dos traficantes do Morro do Beco, principalmente de Sabiá. E a cena dela dançando funk no morro foi sensacional.



 21- Ana Flávia Cavalcanti.
Dóris é a diretora que toda escola deveria ter e a atriz ganhou uma grande personagem em "Malhação - Viva a Diferença". Personagem central de quase todos os conflitos da trama, a empoderada mulher faz questão de cuidar de seus alunos como se fossem filhos. Ana sempre tem cenas ótimas no enredo de Cao Hamburger.



22- Karin Hills.
A noviça Fabiana muitas vezes parece mais criança que seus alunos e a atriz está bem demais em "Carinha de Anjo". Após integrar o elenco de "Pé na Cova, da Globo, Karin ganhou um grande presente do SBT, podendo ainda exercer sua profissão de cantora em musicais da novela.




23- Lina Agifu.
A desculpa da produção de "Sol Nascente" para não ter escalado atores japoneses logo foi derrubada em "Malhação - Viva a Diferença". Não é difícil achar atores orientais, basta procurar. E a equipe da trama de Cao Hmaburger encontrou a ótima Lina, que se destaca vivendo a intolerante Mitsuko, mãe de Tina. Os conflitos entre ela e a filha são muito bons, evidenciando o talento da atriz.


24- Carla Diaz.
Após um longo período na Record, a atriz voltou à Globo pelas mãos da autora que a lançou em "O Clone". Glória escalou a atriz para viver a periguete Karine e acertou em cheio. Ela logo se destacou e protagonizou embates ótimos com Juliana Paes. As brigas da maria-fuzil e de Bibi Perigosa empolgavam o público.



25- Daniela Galli.
A atriz vive a grande vilã de "Malhação - Viva a Diferença" e tem se saído muito bem. Malu é um poço de preconceito e arrogância, despertando o ódio dos alunos e de todos que a cercam. É uma típica bruxa de folhetim e Daniela merece elogios. Está odiável.




26- Malu Galli.
É uma atriz que sempre se destaca. Agora em "Malhação" não é diferente. A justa Marta está sendo bem defendida por ela e Malu protagoniza cenas delicadas com Manoela Aliperti, intérprete de Lica, sua filha. Seus embates com o ex também são ótimos.



27- Mariana Santos.
É um dos poucos acertos de "Pega Pega" A atriz está em sua primeira novela e vivendo um tipo dúbio. Maria Pia é uma personagem que merecia mais destaque ao longo da novela, porém, cresceu na reta final. E Mariana estreou com o pé direito. Não volta pro "Zorra" nunca mais.


28- Aline Fanju.
Após uma sucessão de mulheres sensuais, a atriz ganhou uma mãe amorosa e zeladora de escola. Josefina ama demais a filha Benê e o filho Julinho, fazendo de tudo para vê-los bem. Aline está ótima e ainda faz um divertido par com Lucio Mauro Filho.



29- Ju Colombo.
Que avó adorável é Das Dores. A personagem nem aparece muito em "Malhação - Viva a Diferença", mas a atriz ilumina a cena sempre que surge. Carismática, Ju protagoniza bons momentos ao lado de Heslaine Vieira (Ellen) e Roberta Santiago (Nena).





30- Helena Fernandes.
A grande vilã de "Belaventura" vem sendo defendida com precisão pela atriz, responsável pelas melhores cenas da trama da Record. É uma clássica bruxa dos contos de fadas e Helena merece elogios pelo seu trabalho.


31- Denise Del Vechio.
Sempre se destaca em todas as novelas da Record. Mesmo com tem um papel menor. A sua Elga foi muito bem interpretada em "O Rico e Lázaro", protagonizando uma das melhores cenas da novela no final, quando humilha o marido e o expulsa de casa.



32- Maria Casadevall.
A atriz se destacou em "Os Dias Eram Assim", mesmo quando Rimena teve sua personalidade mudada perto do final da trama, virando uma mulher insegura que nunca foi. Maria sempre se dedica nos seus trabalhos, merecendo elogios.





33- Letícia Sabatella.
Quando a atriz ganhou sua primeira vilã, em "Caminho das Índias", ficou devendo. Na pele da psicopata Yvone, parecia desanimada e apática em cena. Porém, agora, vivendo a rancorosa Delfina em "Tempo de Amar", está ótima, se destacando ao lado de Tony Ramos e Olívia Torres.



34- Marisa Orth.
Com um papel 100% dramático pela primeira vez, a atriz está perfeita em "Tempo de Amar" e Celeste Hermínia ganhou uma intérprete à altura. Ela ainda pode exercer sua conhecida faceta como cantora através dos momentos que a personagem canta fados.


35- Françoise Forton.
Após uma figurante de luxo na fraquíssima "I Love Paraisópolis", Alcides Nogueira se redimiu e deu para a atriz a centrada Emília, tia da vilã Lucinda em "Tempo de Amar". Françoise está podendo exercer seu lado dramático e protagoniza bonss embates com Andreia Horta.



36- Giovanna Grigio.
Na pele da sarcástica e libertária Samantha, a atriz está sem grande momento na trama de Cao Hmburger. Ela vem se destacando ainda mais agora que a personagem iniciou um relacionamento com Lica, honrando o subtítulo de "Malhação - Viva a Diferença".





37- Carol Macedo.
A maliciosa K2 forma uma boa dupla com a K1 e Carol tem se destacado em Malhação - Viva a Diferença".  A atriz chegou a emocionar quando a periguete se descontrolou depois que Tato terminou o namoro com ela. É um perfil que mescla drama e comicidade.



38- Nathalia Timberg.
Que atriz extraordinária. Sua participação em "O Outro Lado do Paraíso" durou menos de uma semana. Mas foi o bastante para comprovar o imenso talento dessa profissional tão respeitada por todos. Beatriz foi a mentora e grande amiga de Clara, protagonizando momentos emocionantes ao lado da heroína da trama.


39- Fernanda Montenegro.
É covardia elogiar uma das atrizes mais admiradas do país. Mercedes ganhou a melhor intérprete que poderia ter em "O Outro Lado do Paraíso". É um prazer ver Fernandona valorizada como merece e dando show todos os dias em pleno horário nobre. Com certeza estará na lista de Melhores Atrizes e Atores do ano que vem, pois a trama vai até maio.


40- Laura Cardoso.
Que atriz! E que vivacidade aos 90 anos! Após roubar a cena em "Sol Nascente", vivendo a picareta Dona Sinhá, a veterana surgiu maravilhosa em "O Outro Lado do Paraíso" interpretando a cafetina Caetana. O sucesso foi tanto que Walcyr desistiu de matar a personagem, que só ficaria a primeira fase. A própria atriz, aliás, ligou para ele pedindo para continuar. Sorte do público.





Melhores Atores Coadjuvantes:




1- Emílio Dantas.
Após ter brilhado como o vilão Pedro, em "Além do Tempo", o ator novamente se destacou vivendo um vilão em "A Força do Querer". O traficante Rubinho foi um grande personagem e ele cresceu muito ao longo da novela das nove, evidenciando o talento do ator, que já está escalado para protagonizar a nova trama do horário nobre, escrita por João Emanuel Carneiro. Merece.



2- Guilherme Piva.
Como não amar Licurgo? O asqueroso dono da Taberna dos Porcos e inventor de pratos típicos brasileiros foi interpretado magistralmente por Guilherme, que formou uma dupla deliciosa com Vivianne Pasmanter em "Novo Mundo".  Um de seus melhores papéis na carreira, sem sombra de dúvidas.




3- Leopoldo Pacheco.
Que show ele deu na pele de Fred Sem Alma, um pirata típico dos filmes da Disney. O personagem de "Novo Mundo" fez tanto sucesso que acabou voltando na reta final da trama, após uma ótima participação no primeiro mês de novela. Leopoldo até raspou a cabeça pro papel e ficou muito bom.


4- Dan Stulbach.
Afastado das novelas há um bom tempo, o ator chegou a apresentar o extinto "CQC", na Band, mas voltou para a Globo. E retornou aos folhetins com o pé direito. Eugênio foi um tipo controverso que muitas vezes despertava ódio e pena. O personagem foi muito bem defendido por ele, que emocionou ao lado de Maria Fernanda Cândido.

5- Humberto Martins.
Rabugento, machista e preconceituoso. Vilão? Emborra pareça, não. Eurico era um dos personagens mais íntegros de "A Força do Querer", mas também o mais burro. Enganado por todos, o empresário acabou virando um alívio cômico de "A Força do Querer" e seus preconceitos não passavam de ignorância. Glória acertou em mostrar que nem todo sujeito intolerante é má pessoa. Muitas vezes só falta instrução. E Humberto cresceu muito na trama.


6- Herson Capri.
Após tantos vilões no currículo, o ator estava precisando de um sujeito boa praça. E Gordo foi um dos melhores perfis de "Rock Story". O roqueiro sessentão protagonizou ótimas cenas com Vladimir Brichta, Alinne Moraes e Alexandra Richter. Herson se saiu muito bem.




7- Felipe Camargo.
Que José Bonifácio apaixonante ele compôs em "Novo Mundo". O ator esteve perfeito vivendo um perfil que realmente existiu na história do Brasil e emocionou em vários momentos ao lado de Letícia Colin, despertando até uma torcida pelo casal Bonifácio e Leopoldina.


8- Tonico Pereira.
O ator que sempre aumenta o destaque dos seus coadjuvantes, vide Mendonça, em "A Grande Família", e Ascânio em "A Regra do Jogo", citando apenas os mais recentes. O reclamão Abel tinha que ser dele e Tonico mereceu toda a importância que Glória Perez deu ao seu papel em "A Força do Querer". Sua cumplicidade cênica com Marco Pigossi era bonita de se ver.




9- Lúcio Mauro Filho.
Após anos em "A Grande Família" e desperdiçado na equivocada "Chapa Quente", o ator ganhou o melhor papel maduro de "Malhação - Viva a Diferença". Roney é um pai que parece irmão mais velho e o ator está bem demais, se destacando ao lado dos atores estreantes que são gratas revelações, como Gabriela Medvedovski e Matheus Abreu, por exemplo. Não dá para imaginar o Roney nas mãos de outro intérprete.


10- Marco Ricca.
O ator já virou o ''rei das 23h'' na Globo. Após o show como Mão de Luva, em "Liberdade Liberdade", ano passado, Marco brilhou como o odioso Amaral em "Os Dias Eram Assim". O delegado torturador protagonizou muitas cenas fortes na trama das onze e o intérprete se destacou em todas. Que ator!



11- Thelmo Fernandes.
Foram muitas participações até chegar o Nelson em "Rock Story". O ator precisava dessa oportunidade e finalmente ganhou um papel de importância em uma novela. Ele divertiu na pele do carismático melhor amigo de Gui Santigo e ainda formou um ótimo casal com Vivianne Araújo. Vale destacar ainda seu desempenho em "Sob Pressão", vivendo um policial.



12- Jonas Bloch.
Wolfgang ganhou um intérprete e tanto em "Novo Mundo". Após uma participação em "Sete Vidas" (2015), o ator brilhou na novela das seis na pele de um rico e bondoso fazendeiro que se apaixonava por sua escrava. Sua parceria com Sheron Menezzes foi bonita.



13- Caio Paduan.
Alex foi um bandido bem carismático e o vilão de "Rock Story" destacou Caio, que aproveitou bem a chance dada pela autora Maria Helena Nascimento. Ele ainda formou um divertido trio com Leandro Daniel e Paulo Verlings, intérpretes dos atrapalhados William e Romildo.




14- Rodrigo Simas.
Piatã foi o perfil mais rico da carreira do ator até agora. E ele convenceu em "Novo Mundo", queimando a língua de quem reclamou a escalação de um ator branco para viver um índio. Foi uma escolha perfeita dos autores.




15- Nicolas Prattes.
"Rock Story" foi a chance dele mostrar seu talento, após o raso Rodrigo de "Malhação - Seu Lugar no Mundo". E mostrou. Zac foi um ótimo personagem e com boas camadas, proporcionando ótimas cenas para Nicolas, que fez bonito vivendo o filho de Gui Santiago.





16- Gabriel Leone.
Hipócrita e sem se importar com as consequências de seus atos, Gustavo foi o personagem mais insuportável e mal desenvolvido de "Os Dias Eram Assim". Porém, Gabriel é um ótimo ator e se destacou cada vez que apareceu em cena, protagonizando momentos difíceis.



17- Mouhamed Harfouch.
Bóris é o professor que todo aluno gostaria de ter e o personagem é o mais amado pelos demais em "Malhação - Viva a Diferença". O ator está muito bem na pele desse íntegro personagem e seu destaque na atual temporada é merecido.



18- Jayme Matarazzo.
Vivendo seu primeiro vilão, o ator está ótimo em "Tempo de Amar" e adotou um tom cínico para Fernão, evitando exageros. É pena que o personagem tenha tão pouco destaque, após ter sido vendido nas primeiras chamadas como o grande vilão da novela das seis. Essa posição acabou ficando para Teodoro (Henri Castelli).


19- Bruno Ferrari.
Talentoso, o ator roubou a cena em "Tempo de Amar" e tomou o lugar do mocinho, o inexpressivo Bruno Cabrerizo, intérprete do apático Inácio. Vicente é um tipo cativante e deveria ter sido o protagonista da trama de Alcides Nogueira. Bruno está ótimo.



20- Cássio Gabus Mendes.
Sempre bem em cena, o intérprete merece elogios pela composição do médico Reinaldo em "Tempo de Amar". A sua parceria com Françoise Forton e Andreia Horta é muito boa, assim como sua química com Lucy Alves.




21- Guilherme Weber.
O ator começou apagado em "Pega Pega", mas acabou crescendo e virou um dos poucos acertos da trama das sete. O afetado Douglas foi muito bem defendido pelo ator, que protagoniza cenas divertidas na trama e virou o maior atrativo do Carioca Palace.


22- Rodrigo Fagundes.
Ele ficou anos no "Zorra Total" e sua estreia em novelas foi catastrófica: seu personagem mal apareceu na fracassada "Babilônia". Porém, agora, Rodrigo ganhou a chance que merecia em "Pega Pega e fez bonito como o dedicado Nelito.



23- Stepan Nercessian.
O Dr. Samuel foi um ótimo personagem do filme "Sob Pressão" e os roteiristas acertaram em mantê-lo na série para a televisão, ao lado de Júlio Andrade e Marjorie Estiano. Stepan se destacou e segue na segunda temporada em 2018. Vale mencionar ainda seu ótimo desempenho como Chacrinha no especial sobre os 100 anos do Velho Guerreiro.


24- Lima Duarte.
Valorizado como merece, o extraordinário ator está sublime em "O Outro Lado do Paraíso", formando um belo casal com a igualmente maravilhosa Fernanda Montenegro. Que siga assim até o final da novela, previsto para maio.





Revelações Femininas:




1- Carol Duarte.
A maior revelação do ano. A atriz estreou em um papel dificílimo em "A Força do Querer" e passou toda a angústia de Ivana, a menina que não se identificava com o próprio corpo. Foram inúmeras cenas densas e intensas, destacando o talento de Carol, que tem um futuro brilhante pela frente. Deu show como Ivana e como Ivan.



2- Daphne Bozaski.
Após ter convencido em "Que Monstro te Mordeu?", série de Cao Hamburger da TV Cultura, a atriz ganhou do autor e cativante Benê, menina que sofre de Síndrome de Asperger, um grau leve de autismo. E aproveitou da melhor forma possível essa chance. A personagem é a melhor da temporada de "Malhação - Viva a Diferença" e Daphne protagoniza uma cena melhor que a outra, sendo necessário destacar seu primoroso trabalho de composição corporal, inserindo um jeito característico de Benedita andar e falar.


3- Manoela Aliperti.
A atriz já havia mostrado do que era capaz na deliciosa série "3 Teresas", do GNT, brilhando ao lado de Cláudia Mello e Denise Fraga. Agora, sendo uma das protagonistas de "Malhação - Viva a Diferença", apenas comprovou seu talento. Lica é a personagem mais rebelde, controversa e ativa da temporada, protagonizando várias cenas importantes da trama. E a atriz dá conta do recado facilmente.



4- Gabriela Medvedovski.
Keyla foi a personagem responsável pela união das cinco protagonistas e a cena da atriz no primeiro capítulo foi emblemática: o parto da menina em pleno metrô de São Paulo. Gabriela emocionou, assim como as demais, e já deixou claro que vai muito longe na carreira.



5- Heslaine Vieira.
Assim como Daphne Bozaski, a atriz esteve em outra produção de Cao Hamburger. No caso foi a série "Pedro e Bianca, da TV Cultura. E o autor acertadamente também resolveu dar outra oportunidade para ela, lhe presenteando com a empoderada Ellen em "Malhação - Viva a Diferença". E como a atriz está bem. Já protagonizou várias cenas emocionantes e seu futuro na carreira é o melhor possível.



6- Ana Hikari.
Mais um bom nome do quinteto central de "Malhação - Viva a Diferença". Tina não é uma personagem fácil e tem vários conflitos complicados, como a questão racial em virtude da intolerância da mãe com o namoro dela com um negro. Ana convence nas cenas e mostra que foi uma escalação acertada de Cao e do diretor Paulo Silvestrini.


7- Talita Younan.
Após uma participação em "Os Dez Mandamentos", na Record, a atriz ganhou a periguete mais apaixonante da temporada de Cao Hamburger. K1 é um perfil riquíssimo e que mescla humor e drama. Talita protagonizou suas melhores cenas quando Katherine revelou que era assediada pelo padrasto em "Malhação - Viva a Diferença". Maravilhosa.



8- Valentina Herszage.
A problemática Bebeth acabou se tornando uma personagem insuportável e mimada ao extremo em "Pega Pega". Porém, a atriz se saiu muito bem em sua estreia na televisão e protagonizou cenas dramáticas nada fáceis. Seu melhor momento foi quando Bebeth descobriu que Maria Pia a gerou com uma 'barriga de aluguel'.




9- Isabella Dragão.
A atriz se entregou na pele da sofrida Cecília em "Novo Mundo". Protagonizou grandes cenas ao lado de atores veteranos e formou um lindo par com Felipe Silcler, intérprete do Libério. Seus embates com Sebastião também eram pesados, a destacando com Roberto Cordovani.



10- Gabriella Mustafá.
A atriz defendeu a passional Zana com competência na primeira fase de "Dois Irmãos", expondo uma faceta dramática nada simples. E passou o bastão para as grandes Juliana Paes e Eliane Giardini.  Agora, a atriz está em "O Outro Lado do Paraíso", mas ainda não apareceu muito. Tomara que mantenha seu bom desempenho.






11- Vitória Strada.
A mocinha de "Tempo de Amar" ganhou uma ótima intérprete. A atriz nem parece que está em sua primeira novela e todas as cenas de sofrimento de Maria Vitória foram bem defendidas por ela, que já é uma das boas surpresas de 2017. Com certeza será uma figura disputada nas próximas novelas da Globo e com mérito. Linda e talentosa.




12 - Bárbara França.
A atriz foi a maior revelação da fraca "Malhação - Pro Dia Nascer Feliz" e engrandeceu uma personagem que acabou se perdendo ao longo da trama. Sua atuação merece todos os elogios. E, agora, ela vem encantando com sua doce Celina, em "Tempo de Amar". Pena que a garota da novela das seis apareça tão pouco e tenha um parceiro tão inexpressivo. Merecia mais.






13- Lara Tremouroux.
A atriz foi uma grata surpresa da série "Filhos da Pátria" e convenceu vivendo a filha empoderada de Bulhosa, protagonizando boas cenas com Johnny Massaro, Karine Teles, Alexandre Nero e Fernanda Torres.





14- Giovanna Cordeiro.
A atrapalhada Stefany era para ser apenas uma breve participação. Porém, a atriz esteve tão bem em "Rock Story" que a personagem acabou voltando e ainda terminou como par romântico de Léo Régis, um dos principais perfis do enredo. A atriz agora volta a brilhar em "O Outro Lado do Paraíso", convencendo na pele de Cleonice, neta da vidente Mercedes.









Revelações Masculinas:





1- Silvero Pereira.
Responsável pela peça "BR Trans", o ator foi escalado por Glória Perez logo após a autora ter visto seu espetáculo. E que escolha certeira. O tímido motorista Nonato aparecia pouco no começo, mas foi crescendo demais ao longo da novela e quando expôs a sua identidade noturna (a poderosa Elis Miranda) conquistou o telespectador. O ator deu um show (literalmente) em "A Força do Querer" e ainda formou uma dupla inusitada com Humberto Martins. Que grande estreia!





2- Jonathan Azevedo.
É bem controverso colocá-lo na lista de revelações. Afinal, o ator tem uma carreira no cinema e já fez várias participações em produções da Globo, além de ter integrado o elenco de "Malhação Conectados" (2011). Porém, é fato que o auge da sua carreira foi o Sabiá de "A Força do Querer". Jonathan já fez vários bandidos e está até estigmatizado, mas o traficante da trama das novela foi um diferencial no seu currículo. Carismático, o marginal erra até engraçado. Ele morreria em menos de uma semana, mas o sucesso foi tanto que ficou até o último capítulo. Fruto do talento do intérprete.


3- Roberto Cordovani.
Se é controverso colocar Jonathan como revelação, é estranhíssimo selecionar um ator com um currículo admirável de Roberto nesta categoria. Com uma vasta experiência nos palcos e muitas peças de sucesso em sua carreira, o ator/produtor/diretor/autor estreou na televisão em "Novo Mundo". E estreou em grande estilo. O asqueroso Sebastião não poderia ser de outro profissional. Era um vilão que o público amava odiar. Roberto protagonizou cenas densas e tomara que esse seja apenas o início de uma bela parceria com a TV.


4- Matheus Abreu.
Grata surpresa do início de 2017. O ator viveu Yaqub e Omar na segunda fase de "Dois Irmãos" e impressionou pela sua entrega. Só pela minissérie ficou claro o grande ator que é. E, alguns meses depois, estreou em "Malhação - Viva a Diferença", vivendo o íntegro e tímido Tato. Mais uma vez se destacou e vem brilhando na deliciosa temporada do seriado adolescente.



5- João Vicente de Castro.
Após uma participação na série "Lili, a ex", do GNT, estreou no canal aberto vivendo um vilão na novela das sete. E estreou bem. Lázaro foi um empresário sonso e manipulador em "Rock Story" e o ator convenceu no papel, se destacando ao lado de Vladimir Brichta, Alinne Moraes e Ana Beatriz Nogueira.





6- Gabriel Louchard.
O braço direito do vilão de "Rock Story" também foi vivido por um estreante. Conhecido pelo seu trabalho como mágico, Gabriel estreou com o pé direito na trama das sete e acabou virando uma das principais figuras cômicas do folhetim, formando ainda um impensável casal com Ana Beatriz Nogueira.




7- Danilo Mesquita.
O ator começou timidamente em "Rock Story", mas Nicolau começou a ganhar importância no enredo e o talento do ator pôde ser melhor observado. Ele esteve ótimo na novela e o drama do filho de Gilda, que enfrentou um câncer, proporcionou boas cenas para o intérprete.



8- Bruno Gadiol.
Grata revelação do "The Voice Brasil", o cantor provou que também leva jeito para ator. Ele faz um lindo casal com Daphne Bozaski e ainda protagoniza lindas cenas cantando ao lado da colega, unindo a sua voz vencedora do reality musical com a atuação.



9- Hall Mendes.
O tímido Jota está sendo muito bem defendido por Hall em "Malhação - Viva a Diferença". Ele tem protagonizado cenas muito bonitinhas com Heslaine Vieira e forma uma divertida dupla com Mikael Marmorato, intérprete do atrapalhado Juca.



10- Mikael Marmorato.
Olha o Juca aí. O ator já se sobressaiu logo nos primeiros capítulos de "Malhação - Viva a Diferença", prometendo boas cenas com o engraçado nerd. E acabou cumprindo. O personagem foi crescendo e até passou a fazer parte de um inusitado triângulo amoroso com Benê e Guto.


11- Vinicius Wester.
O playboy MB é um dos muitos ótimos personagens de "Malhação - Viva a Diferença" e o ator está muito bem na pele de um tipo de aparentava não valer nada, até se revelar um sujeito boa praça. Ele ainda forma um bom casal com Talita Younan, intérprete da K1.





12- Gabriel Calamari.
A atual temporada é repleta de bons atores e as escolhas foram certeiras. O centrado Felipe vem sendo bem defendido por Gabriel, que protagoniza bons momentos ao lado de Manoela Aliperti, Vinícius Wester e tantos outros colegas.




13- Lucas Penteado.
Fio é o carisma em pessoa. O funkeiro malandro está destacando Lucas em "Malhação - Viva a Diferença" e suas cenas são sempre divertidas. Apesar disso, o ator também convenceu no momento dramático em que Fio sofreu racismo de dois seguranças da festa de Lica.





Melhores Atrizes Mirins:




1- Lorena Queiroz.
Que graça de menina. A protagonista de "Carinha de Anjo" não poderia ter sido outra criança e é impressionante o quanto Lorena é carismática. No início da novela de sucesso do SBT, ela claramente recitava o texto e era muito artificial. Afinal, só tinha 5 anos. Agora, um ano depois, a atriz já está mais "experiente" e se sai melhor nas cenas com Bia Arantes, Priscila Sol, entre tantos outros. Uma fofa.




2- Lara Cariello.
A Chiara de "Rock Story" proporcionou ótimas cenas para essa grata revelação e a menina protagonizou cenas muito boas ao lado de Vladimir Brichta e Alinne Moraes. Vale citar seu bom desempenho na primeira fase de "O Outro Lado do Paraíso", vivendo a filha de Elizabeth, fazendo uma parceria bacana com Glória Pires.



3- Letícia Braga.
Sua participação em "Os Dias Eram Assim" foi breve, mas a atriz se destacou vivendo a Nanda criança. Sua parceria com Sophie Charlotte foi linda de se ver, transmitindo a boa sintonia para Julia Dalavia na segunda fase. Vale lembrar que ela brilhou em "Justiça" ano passado.




4- Julie Kei.
A irmã de Tina começou a temporada de Malhação - Viva a Diferença" praticando pequenas maldades, infernizando o romance da mais velha com Anderson. No entanto, com o tempo, a menina se desarmou e acabou virando cúmplice da irmã. Julie está muito bem nesse seu primeiro papel.




Melhores Atores Mirins:



1- João Bravo.
O melhor ator mirim do ano, sem dúvidas. Impossível não ter se comovido com João em "A Força do Querer". O drama de Dedé comoveu o público e as cenas do menino com Juliana Paes e Elizângela eram maravilhosas, repletas de momentos dramáticos. Ele vai muito longe. Vale citar ainda sua boa parceria com Emílio Dantas e Drico Alves.



2- Drico Alves.
Por falar em Drico, ele também merece menção. O ator foi muito bem na pele do Iuri, introspectivo filho de Heleninha em "A Força do Querer". Suas cenas com Totia Meirelles eram boas, apesar da surrealidade das situações propostas por Glória. E seu traje de Goku (protagonista do anime "Dragon Ball Z) virou quase um personagem à parte.



3- Theo de Almeida.
O pequeno Quinzinho ficou mudo quase a novela toda. Mas, quando "Novo Mundo" entrou em sua reta final, não parou mais de falar. E que menino carismático e talentoso. O filho de Joaquim e Elvira foi um dos muitos acertos da trama das seis, protagonizando deliciosas cenas com Chay Suede, Ingrid Guimarães, Vivianne Pasmanter e Guilherme Piva.


4- Davi Souza.
Ele está ótimo na pele do implicante Julinho em "Malhação - Viva a Diferença" e agora tem protagonizado cenas em torno do vício em jogos eletrônicos, mais um tema importante abordado pelo autor. Davi faz uma boa dupla com Daphne Bozaski e se destaca com Aline Fanju e Lúcio Mauro Filho.






Todos esses atores merecem aplausos pelos trabalhos que fizeram ao longo de 2017 e a longa lista (126 nomes) prova como o mundo das artes cênicas segue bem servido. Claro que há os péssimos intérpretes e os canastras, mas esses não valem qualquer menção. O importante é valorizar os profissionais talentosos, sempre reconhecendo uma boa atuação. Como foi o caso de mais uma retrospectiva. A penúltima do blog. 

34 comentários:

Bethania disse...

Depois dos casais do ano, das cenas e dessa acho que você merecia férias de um ano porque não imagino o trabalho que deve ter dado!

Anônimo disse...

Parabéns ótima lista; só acrescentaria nas coadjuvantes a Priscila Sol que foi muito bem e carinha de anjo e emocionava nas cenas mais dramáticas.

Andressa Mattos M. disse...

Eu aplaudo esse atores mas aplaudo mais você porque tem crítico dito profissional que deveria ter vergonha das retrospectivas que faz lendo as suas!

Anônimo disse...

Só senti falta da Pricila Sol e da Ângela Dip q foram ótimas na novela Carinha de Anjo. Das atrizes concordei só faltou a Manoella do Monte e dos atores infantis esqueceu somente do Luiz Eduardo Toledo q fez o Ricardo Montana criança na novela Apocalipse.

Bruno disse...

Senti Falta da Vitoria Strada na Revelação

Malu disse...

Concordo com todos os nomes citados, alguns eu achei que você não lembraria e foi ótimo vê-los. E que alegria ver tantos nomes de Malhação (não escondo que sou fã, né?)! Só vou puxar uns nomes que acrescentaria: Vitória Strada como revelação, Mel Maia como atriz mirim (não concordei com a indicação no MDA porque eram só três nomes, deixando de fora quem merecia mais, mas ela é ótima), Priscila Sol como coadjuvante (lembro muito da tia Perucas da versão mexicana e gosto bastante dessa). Ah, e Grazi Massafera, pela maravilhosa Luciane, que esteve no ar no começo do ano, e também pela Lívia, onde ela está muito bem de volta ao drama que a consagrou em Verdades Secretas. Mas, olha, parabéns de novo por essas retrospectivas que devem dar um trabalhão, então é natural que alguns nomes sejam esquecidos.

Anônimo disse...

Ué, a Vitória Strada está na lista!

Chaconerrilla disse...

Zamenzito, que texto maravilhoso! Amei relembrar tantos personagens marcantes.

Débora disse...

Você é maravilhoso!!! Quantos atores incríveis você selecionou. Concordo com toda a sua lista.

Acrescentaria: Irene Ravache (desperdiçada em Pega - Pega, porém sempre grandiosa.), Érika Januza (como eu disse há pouco, em seu melhor momento, em O Outro Lado do Paraiso), Marieta Severo, e os já citados Eliane Giardini e Caio Paduan. (mas tb pela atual novela das 21hrs.)

Sérgio Santos disse...

Um trabalhão, Bethania!

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, anonimo. Não botei a Priscila pq quando somou 40 atrizes coadjuvantes citadas já achei de bom tamanho.

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, Andressa.

Sérgio Santos disse...

Entendo, anonimo. Mas 125 nomes já tá bom, ne? rs

Sérgio Santos disse...

Bruno, esqueci da Vitória quando tava concluindo. Ainda bem que me alertou pq acrescentei a tempo.

Sérgio Santos disse...

Muito obrigado, Malu! A Vitória eu esqueci totalmente e fiz questão de acrescentar quando li vocês. Já as outras não botaria msm pq ja tinha 40 nomes de atriz coadjuvante. E Mel esse ano não achei merecedora pq ela foi apenas bem em A Cara do Pai, nada demais. Já a Grazi pela Luciane estáa na lista de 2016. E como Livia só em 2018. Botei Fernandona e Bianca pq elas já tiveram muitas cenas boas. O reste fica pra ano que vem. bjão!

Sérgio Santos disse...

Tá pq eu acrescentei assim que li os comentários, anonimo. Tinha esquecido msm.

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, Chaconerrilla. Foi um prazer te ver aqui em 2017!

Sérgio Santos disse...

Muito obrigado, Débora. Olha, Merieta, Érika e tantos outros de O Outro Lado do Paraíso ficaram pro ano que vem mesmo. Só citei Bianca, Fernandona, Laura e Lima pq eles já tiveram muitos cenões. Mas esses todos virão em 22018. A trama vai até maio. Já a Irene não acho que mereça pq como vc meesma disse foi desvalorizava e mal teve cenas relevantes, assim como Nicette, Savalla e tantas outras queridas de Pega Pega... Bjão

Anônimo disse...

"mais um mocinho insuportável vivido pelo intérprete"

Desculpe Sergio, mas aí você não está se comportando como crítico, tá se comportando como as pessoas que têm uma tremenda má vontade com o Pigossi e que não têm base sólida pra julgar, do jeito que fala parece até que todos os mocinhos que ele fez foram insuportáveis
O Rafael de Boogie Oogie era um mocinho raso e sem trama que nada acrescentou à carreira dele. Passou desapercebido, então como pode ser classificado de insuportável? Juvenal de Gabriela, um coadjuvante também raso com uma historia boninitinha e só, mas insuportável onde?
Reduzir o Bento a apenas um mocinho insuportável é desconsiderar as camadas do personagem numa novela cheia de personagens complexos e as mudanças ao longo da trama. Foi um dos melhores personagens dele. Até para entender a complexidade da Amora temos que enxergar Bento muito além da chatice a que você reduz o personagem
Bento não começou chato - e no primeiro grupo de discussão da novela é bom lembrar, tinha uma grande aprovação. No início o semblante do personagem só mudava quando estava perto do Wilson - que tinha um quê de chato mas não era só isso não, a "chatice" do Wilson tinha sua explicação. Amora era um tanto chata e nojenta, mas também não era só isso não, a melhor personagem de Sangue Bom também tinha camadas - e os haters da Amora reduziam ela a uma chata e nojenta assim como você faz com o Bento. Nesse começo Amora só ficava mais leva quando estava com o Bento. Todos os personagens só conseguiam ver os defeitos dela, com exceção dele.Ele começou a ficar chato, ou mais pesado (e no último capítulo é destacado que essa leveza volta) conforme o relacionamento amorento foi avançando e pasme, nem ele nem a Amora estavam 100% certos em todas as vezes em que brigavam, eu adorava a Amora mas não fechava os olhos pros erros dela não. Há cenas em que Bento se irrita por com ela por pura intolerância dele, como na vez em que não queria que Amora fizesse a campanha do Kim Park, mas há vezes em que ele mesmo sendo chato e extremamente intransigente com a profissão dela ele não está 100% errado, lembre-se que Amora vivia de aparências e escondia por trás de uma máscara de it girl bem sucedida, os autores até usam os nomes Mayara e Amora para marcar a diferença do que a personagem era para o que ela se tornou. E há vezes nas discussões entre os dois em que Amora está errada: eles discutiam várias vezes porque Amora se recusava a procurar ajuda psicológica para tratar sua compulsão por sapatos e porque ela se recusava a procurar Simone e perdoar a irmã. Se não fosse a "chatice" insistente de Bento Amora teria expulsado Simone de sua vida e jamais teria se regenerado.
E a trama familiar de Bento com Wilson e Dona Gloria é das coisas mais lindas de Sangue Bom, a relação que Bento e Dona Gloria vão construindo sem saber que são neto e avó é adorável, com ela não víamos no Bento o lado mais chato" que ele foi ganhando conforme o relacionamento com Amora foi se desenrolando; na relação com o Wilson dava pra entender o lado de cada um.
O Dante era chato, mas não era só isso. Belisa também foi bem chata no começo. Juliano também. E todos tinham seus motivos pra serem chamados de chatos. Dante tinha uma ótima trama familiar, assim como o Bento


Unknown disse...

Mais uma lista foda :3 concordo novamente, só acrescentaria Priscila Sol e Ângela Dip nas coadjuvantes pq tbm estão otimas!

Anônimo disse...

Eu AMO essas suas retrospectiva principalmente essa de melhores atrizes e atores é tão legal ver o quanto de atrizes e atores talentosos tivemos ao longo do ano eu fico tão feliz de ver o nome da Marina Moschen nessa lista ela merece tanto o reconhecimento, evoluiu tanto e com uma personagem com um perfil ótimo, ela pode mostrar o quanto é talentosa muito obrigada por ter lembrado dela, estou super ansiosa para ver ela brilhando e mostrando ainda mais o quanto é talentosa com essa nova personagem a Selena de Deus salve o rei q tem tudo para ser a melhor personagem dela e já estou torcendo para ela está nessa lista esse ano, beijinhos :)

Ceci disse...

Pena que vc não destacou a Fernanda Rodrigues entre as coadjuvantes, até porque vc tinha feito um post só pra ela...mas ok.
Quanto aos atores coadjuvantes, eu tiraria Rodrigo Simas, ator fraquíssimo que praticamente recitou as frases do piatã sempre com a mesma feição,e acrescentaria seu irmão Felipe Simas, que esteve ótimo em "os dias eram assim".

João Pedro disse...

Olá, Sérgio! Acompanho sempre o seu blog e adoro seus textos. Tenho uma pergunta para lhe fazer: o que achou do Eri Johnson em Belaventura? Confesso que vi pouca coisa, mas pelo que vi acho que ele merecia entrar nessa lista.

Sérgio Santos disse...

Anonimo, eu nunca tive má vontade com o Pigossi. Mas que ele só fazia mocinho chato, é um fato... Mas tudo bem vc ter adorado todos, até mesmo o Bento, que eu achei um mala.

Sérgio Santos disse...

Sem problemas, Vittoria!

Sérgio Santos disse...

Fico feliz, anonimo. Faço pra vocês!

Sérgio Santos disse...

Cecília, acabei não citando pq deu 40 nomes de Atrizes Coadjuvantes e aí achei que era o limite. E respeito sua opinião, mas eu gosto mt do Rodrigo como ator. Felipe também. Mas Felipe apareceu mt pouco em Os Dias Eram Assim.

Sérgio Santos disse...

João, muito obrigado. Olha, eu achei ele mais do mesmo. Nunca vejo diferença em qualquer papel que ele faça... abraços!

Anônimo disse...

Eu não adorei todos não, só quis dizer que apenas classificar: ou o personagem é insuportável ou o personagem é legal - é superficial baseada no seu gosto pessoal, não uma crítica com fundamento, porque olha a Amora, seus haters a consideravam chata porque ela tinha aquele lado esnobe, mas Amora era muito mais que isso. A Amora esnobe, fútil e consumista era uma casca. E no final é ela quem se transforma numa nova pessoa, pronta para o "insuportável" - ela volta a ser a Mayara. Amora diz "eu me arrependi de verdade, eu tô pronta pra ser a mulher que você sempre sonhou, que você sempre quis". Se Bento fosse só o insuportável, qual o sentido de você torcer pela transformação da Amora e de ser amorento? Eu jamais torceria para ela ficar com ele se ele apenas fosse o personagem insuportável.
Também como gosto pessoal e não como crítica com fundamento, quem gostava muito da Amora tinha a tendência de classificar a Malu apenas como a chata, e ela também era bem mais profunda que isso.
Abraços









Sérgio Santos disse...

Pq quando ele se divertia com a Amora ficava ótimo, anonimo. Já quando estava longe e condenando tudo e todos era insuportável e a Malu era uma frustrada chata pra diabo. Outra que não suportava. A corretinha amante das flores e que odeia dinheiro...zzzzzzzzz

clary disse...

oi, só consegui ler agora...

acho que faltaram dois nomes, de Os Dias Eram Assim: Carla Salle como coadjuvante (apesar do papel meio parecido com o anterior, acho que ela chamou atenção) e a menina que fazia a filha da Alice, não lembro o nome dela.

discordo da Dóris de Malhação... claro que ela tem cenas lindas, e vem melhorando, mas até uns meses a atuação tava muito fraca, muito ''texto decorado'', principalmente na entonação dela, não soava natural

Anônimo disse...

Por isso q falei que, Sérgio, q classificando personagem apenas "insuportável", você não está usando a opinião objetiva de um crítico que analisa os personagens,
você está usando somente seu gosto pessoal de um simples fã apaixonado, como se o "insuportável" fosse uma verdade absoluta, da mesma maneira que os haters da Amora faziam a respeito dela. Os resultados do grupo de discussão mostraram que o único personagem que sofria rejeição era a Amora e isso foi motivo para seus haters falarem que Amora era um personagem ruim, que não era uma boa protagonista, que era "insuportável" e que Maria Adelaide e Vincent deveriam tirar o foco dela, etc.
Se você acha que Bento só ficava ótimo quando estava com a Amora e quando estava longe era insuportável, talvez tenha perdido as cenas dele com Dona Gloria. "Condenando tudo e todos" - se tinha um personagem que Bento condenava desde o começo da novela esse alguém era o Wilson: ele compra a briga do Wilson com o Vinny, se intromete na relação da Charlene com o Wilson por causa do Pedrinho (e a Charlene faz o mesmo na relação de Bento e Amora), briga com Amora quando ela aceita fazer a campanha do Kim Park, etc. Mesmo Bento sendo turrão e orgulhoso com o Wilson e vice versa, era essa implicância mútua que fazia a trama própria do Bento ser tão rica. Outra pessoa que ele condena desde o começo é a Bárbara, pela péssima influência que ela era na vida da Amora (e estava certo, no final Amora rompe com a Bárbara)
Bento realmente passa por 2 fases em que fica bem chato. Mas essas fases são justamente quando ele está COM a Amora, e não o contrario. A primeira é antes do namoro terminar, quando a relação dos dois já passou do encantamento inicial e começa a azedar, tudo é motivo para eles brigarem (e há erros dos 2 lados). A segunda é quando eles já estão casados e as mentiras da Amora começam a desmoronar. É como se os autores colocassem que a Amora versão criada pela Bárbara Ellen "contaminasse" quem estivesse por perto. Foi mais ou menos isso que aconteceu com o Maurício, ele não foi um personagem bem explorado mas é mostrado como um sujeito que em algum momento da vida antes da Amora, era gente boa e sensível (que escrevia poemas, como lembra Malu numa cena) e que ao lado da Amora fútil, era um sujeito sem personalidade, daí ele leva um choque de realidade e cresce. A Amora fazia mal até para ela mesma ela e no final ela se transforma numa pessoa melhor, aceita fazer terapia (a sua recusa e mentiras pra evitar se tratar era um dos motivos das briga com o Bento), se cura do consumismo patológico; é bem clichê e politicamente correto falar que "dinheiro não traz felicidade" mas no caso da Amora era uma verdade, a Amora rica, famosa e influente era uma pessoa infeliz
Malu era frustrada, complexada, insegura, tinha inveja da atenção que Amora recebia da Bárbara, guardava mágoa porque seu amor de adolescência, Maurício, era noivo justamente da Amora. E todas essas coisas não faziam da Malu um personagem ruim, muito pelo contrario. As fraquezas dos personagens nem sempre são defeitos e todas essas características dela a faziam uma personagem muito mais rica que a Giane, por exemplo, que mais serviu pra agradar a fandom humbelle. As cenas em que Malu conta a Plínio e em outra ocasião conta a Mauricio que sente inveja da Amora são lindas.
Desculpa os textões seguidos, mas eu gosto demais de Sangue Bom e da complexidade dos personagens para vê-los tachados de personagens ruins

Sérgio Santos disse...

Entendo, Clary.

Sérgio Santos disse...

Tudo bem, anonimo!