quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Desgastado, "The Voice Brasil" apresentou sua pior temporada em 2017

A sexta temporada no "The Voice Brasil" estreou no final de setembro. O reality musical já virou um sucesso consagrado da Globo, firmando sua presença na grade sempre a partir do segundo semestre. A emissora trouxe o formato original holandês para o país em 2012 e desde então a audiência realmente costuma corresponder. Entretanto, é inegável o claro sinal de desgaste da atração, principalmente na atual temporada, que é a pior de todas até agora, lamentavelmente.


Na tentativa de sair da mesmice (e também porque o formato original impõe mudança pelo menos a cada dois anos nos técnicos), Boninho transferiu Cláudia Leitte para o "The Voice Kids" e trouxe Ivete Sangalo da versão infantil para substitui-la. Michel Teló, Lulu Santos e Carlinhos Brown seguiram no programa. A troca não surtiu efeito algum e ainda acabou prejudicando o "Kids", pois Ivete era um dos grandes atrativos, sempre protagonizando momentos deliciosos com as crianças.

Na versão adulta, Ivete se mostrou mais técnica e fez observações pertinentes. No entanto, a mudança deveria ser sido total ou então de pelo menos três. Mas não trazendo técnico da versão infantil e, sim, convidando novos cantores. É necessária uma reformulação de verdade. Afinal, já são seis temporadas. Lulu e Carlinhos, por exemplo, nem têm mais o que dizer sobre as apresentações. Todos os comentários parecem repetitivos.
Com tantos bons nomes no mercado, qual o motivo de tamanha resistência? No primeiro semestre, por exemplo, a Globo testou vários no "Popstar" e deu certo. Ana Carolina, Pitty, Elba Ramalho, Paula Toller, Samuel Rosa, entre tantos outros, se destacaram no agradável formato do primeiro semestre.

Para culminar, a seleção desse ano foi muito fraca. Poucos cantores realmente se destacaram e a maioria representava o mais do mesmo, muitas vezes com características iguais e vozes comuns. Tanto que foi difícil decorar os nomes de todos os aprovados. Após a fase das audições às cegas, ficou difícil recordar quem tinha passado e quem tinha chance de vencer. Ao longo das semanas, os nomes iam sendo esquecidos. Isso com o programa no ar, o que era raro nas primeiras temporadas. Mariana Coelho, por exemplo, foi uma das poucas que se sobressaíram, expondo sua potência vocal e seu domínio de palco, sempre apostando no pop/rock. Coincidência ou não, ela foi um dos nomes do "The Voice Kids" quando tinha menos de 17 anos. A versão para crianças já superou a adulta desde que estreou, em 2016.

Outro erro grave da atual temporada foi a aniquilação das batalhas. A fase mais atrativa do formato durou apenas um episódio. Sem qualquer explicação plausível, agilizaram a disputa entre os candidatos de cada time, deixando o programa ainda mais fraco. O enfrentamento vocal é sempre o mais interessante e quando os cantores mais se entregam no palco, empolgando o público. Sam Alves, vale lembrar, só ganhou o reality por causa da sua arrebatadora disputa com Marcela Bueno, cantando "A Thousand Years", em 2013. Ou seja, é uma parte importante da atração. Mas foi praticamente ignorada esse ano. É importante ressaltar, ainda, que a presença de Mariana Rios (ou qualquer repórter escolhido para abraçar os familiares dos cantores ou os próprios participantes) segue inútil.

O "The Voice Brasil" segue como um ótimo formato e a audiência não tem deixado a desejar. Porém, é notório o evidente desgaste do programa e a sexta temporada será facilmente esquecida. Há uma decadência da atração. A primeira e a segunda temporada foram ótimas, enquanto a terceira apresentou um certo cansaço. Já a quarta e a quinta se mostraram bem equivocadas. A atual, infelizmente, conseguiu ser ainda pior. É de se lamentar apenas que nem há esperança de uma reformulação em 2018 porque Boninho deixa bem explícito que não pretende mexer em quase nada. Pena.

18 comentários:

Anônimo disse...

Olha concordo com tudo q vc disse no texto eu nem to acompanhando essa temporada direito pq ja cansei e desde a quarta temporada eu bato na tecla de q precisa haver uma mudança no quadro de técnicos,fora q a gente tem o Carlinhos nas duas versões nada contra acho ele excelente mas ja deu né?ou é um ou outro.

Vinícius disse...

Nao aguento mais The Voice. Ja deu!

Vanessa disse...

Tirou palavras da minha boca. É a primeira edição que não sei o nome de ninguém. E acabarem com as batalhas deixando só um dia pra isso foi péssimo.Desisti logo depois disso.

_ Gil António _ disse...

Bom dia. Não acompanho o brasileiro mas estou acompanhando o português e estou gostando muito
.
Hoje escrevi:
.
*** NATAL - OS DEGRAUS DA NUA ESSÊNCIA ***
.
Deixando um abraço amigo
.

Lulu on the sky disse...

Sérgio,
Não me empolguei com essa temporada ainda mais que vi algumas caras já manjadas como o D´Black por exemplo.
Agradeço por participar da festa de aniversário do blog.
big beijos
www.luluonthesky.com

izabel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
izabel disse...

Isabel Antonio, moça de 16 anos, refugiada do Congo desponta como uma das favoritas das edição 2017.
A internet parou quando a africana Isabel pisou no palco e emocionou ao som de “Heal The World”, de Michael Jackson.

Luli Ap. disse...

Olá Sérgio
Concordo totalmente com você!
A temporada mais fraquinha quase não assisti
É preciso se reinventar
Infelizmente o formato já desgastado não acena com perspectivas de mudança para o próximo ano :/
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Sérgio Santos disse...

Obrigado, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Cansou msm, Vinicius.

Sérgio Santos disse...

Legal, Gil. abçssss

Sérgio Santos disse...

Idem, Vanessa.

Sérgio Santos disse...

Eu que agradeço, Lulu.

Sérgio Santos disse...

Abçs, Izabel.

Sérgio Santos disse...

É preciso, Luli.

Margeo disse...

Quem aguenta os jurados fingindo que estão ouvindo a melhor voz que já ouviram na vida? Já ouvi muito cantor de caraoke melhor que os concorrentes dessa temporada.

watch disse...

The Voice Kids

Sérgio Santos disse...

Verdade, Margeo!