O folhetim de sucesso das 18h até hoje é lembrado e a saga da doce Ana Francisca (Mariana Ximenes) arrebatou o telespectador na época. É uma das produções de maior êxito do autor, marcada pelo humor delicioso, personagens carismáticos, muita guerra de torta e enredo empolgante. Após ser ridicularizada na fictícia cidade de Ventura, recebendo um banho de tinta verde durante uma festa de formatura, a mocinha promete voltar e destruir todos que riram dela, entre eles o banqueiro, o delegado, a maior rival, o prefeito, entre outros. E ela consegue graças ao querido Ludovico (Ary Fontoura), homem muito mais velho, que se casa com a menina apenas por amizade e para deixar sua herança com uma boa pessoa, evitando que a irmã ambiciosa ficasse rica.
O juramento que Ana fez, diante de uma paisagem deslumbrante e no topo de um quase morro, marcou a virada da personagem. "Por essa terra que eu piso, por esse barro de que sou feita, nunca mais vão rir de mim. Pelo céu que desce do horizonte, pela chama que arde em meu coração, eu vou me vingar um dia. Eu vou me vingar! Olho por olho, dente por dente, disse a magoada protagonista, pegando a terra do chão e encostando em seu peito.
A partir daí, a novela ficou ainda melhor e a trajetória da até então ingênua Aninha ganhou contornos dignos de uma justiceira. Pois foi exatamente isso que aconteceu com Clara (Bianca Bin), mocinha da atual novela das nove, que iniciou sua esperada segunda fase nesta segunda-feira (27/11).
No capítulo da última sexta (24/11), após ter se dado conta de que foi internada no hospício (isolado em uma ilha) graças ao plano da ex-sogra, Sophia (Marieta Severo), a protagonista jurou vingança diante de um penhasco, prometendo destruir todos que provocaram essa desgraça em sua vida. "Pela lua, pelas estrelas, pelo sol, pelo raio, relâmpago e trovão, por esse mar, pelas pedras, pela terra... Eu juro que vou sair desse lugar e vou me vingar de todo mundo que me fez mal. Um por um. Vou me vingar do delegado, do juiz, do psiquiatra... E de quem me chamava de querida. Vou te destruir, Sophia! Agora é olho por olho, dente por dente, disse a indignada heroína, olhando fixamente para a imensidão do mar.
Assim como o protagonista de "O Conde de Monte Cristo" e de Aninha Francisca, Clara contou com a ajuda de uma mentora: Beatriz, interpretada pela grandiosa Nathalia Timberg. A inteligente senhora foi internada na mesma clínica pela neta e contou para a mocinha sobre a fortuna que tem em quadros caríssimos, escondidos em sua antiga casa. Prometeu que ela seria uma jovem rica e culta quando saísse daquele inferno. Para isso, lhe deu aulas de idiomas, ensinou a ler e falar corretamente, além de ter mostrado como se portar. As cenas ficaram lindas e sensíveis, destacando o talento das intérpretes de diferentes gerações. Aliás, o mesmo ocorreu em "Chocolate com Pimenta", expondo a competência de Mariana Ximenes e Ary Fontoura. Outra similaridade é a morte desses verdadeiros anjos. Ludovico faleceu diante de sua grande amiga e Beatriz idem. Por sinal, o mentor do principal personagem do romance de 1844 também acabou não resistindo.
A mudança de fase, com uma passagem de dez anos ---- marcando 36 pontos de média e chegando a picos de 40 pontos ----, marca a virada da novela e da mocinha, que deixou definitivamente a burrice de lado. Agora, esperta e vingativa, se prepara para arruinar a vida de todos os seus inimigos. Os últimos capítulos vêm empolgando bastante e essa mudança era bastante aguardada pelo público. O autor errou ao demorar demais para o início da vingança. Duas semanas eram suficientes para explorar o calvário da protagonista, mas o contexto ficou repetitivo com 30 capítulos. Tanto que alguns cortes foram feitos para agilizar o processo. E as bem produzidas cenas marcando essa nova saga de Clara deixaram evidente o potencial do enredo da novela, assim como o interesse do público em acompanhá-la. Afinal, uma boa história de revanche nunca falha.
A trama central de "O Outro Lado do Paraíso" lembra bastante a de "Chocolate com Pimenta", tendo como única grande diferença o peso das histórias: enquanto a motivação de Ana Francisca era um bullying sofrido diante de todos, a de Clara é ruína de sua vida, incluindo perda do filho recém-nascido, terras ricas em esmeraldas sendo roubadas e internação em um hospício aterrorizante. Ou seja, uma destinada ao horário das seis e a outra voltada para a faixa das nove. Porém, o atual folhetim de Walcyr Carrasco tem tudo para repetir o êxito de sua outra produção. Resta aguardar essa nova fase e os novos conflitos que se iniciarão. Pelo que tem sido apresentado no começo da nova saga, promete!
25 comentários:
E os haters da Globo e do Walcyr CRENTES que a novela ia fracassar e aquela merda de Apocalipse bombar. DEU 40 PONTOS e a noveleta da Record perdeu pra Carinha de Anjo!!!!!!!!!! kkkkkkkkkkk CHOREM!
E gente idiota dizendo que ele tá copiando novela mexicana La Patrona sei lá.... Ele tá é adaptando um dos maiores sucessos dele pro horário nobre.
Parecem mesmo e hoje ficou claro que será tão boa quanto! CAPITULÃO!!!!!!!!!
Olá Sérgio tudo bem???
Ainda não assisti esse capítulo, como assisto pelo globo play as vezes tenho preguiça... mas não vejo a hora de chegar na nova fase da novela (falta pouco, pois estou no dia 17/11).
Beijinhos;
Débora.
https://derbymotta.blogspot.pt/
Chocolate com Pimenta é uma das maiores unanimidades da década passada, e, de fato, era um novelão. Acho que as semelhança não atrapalham em nada, até porque o contexto é totalmente diferente, horários diferentes, etc. Acho que essa novela vai bombar mais ainda a partir de agora, e não adianta mesmo os haters chorarem: Walcyr é certeza de hit. Os cortes na trama nem foram por questão de audiência como alardearam por aí, acredito que eles mesmos tenham percebido esse errinho de fazer a primeira fase tão longa. E aliás, tanto Mariana quanto Bianca são excelentes escolhas de protagonista, Mariana é lembrada até hoje pelo papel, e Bianca mostrou um amadurecimento e já está arrasando também.
Pois é. Eu senti semelhanças com Chocolate com pimenta e conde de monte Cristo. Aliás, esse livro é maravilhoso. Já li umas duas vezes.
Esperamos que agora essa novela mostre a que veio. O Walcyr é um autor que mais acerta do que erra - mas quando erra, erra com gosto. No caso, o erro foi a demora para a passagem de fase. Essa preparação do terreno demorou demais.
Olá Sérgio!
Só vem Revenge
Só vem Avenida Brasil
Só vem V de Vingança
Só vem O Conde de Monte Cristo♥
Só vem A Ira dos Anjos
Só vem O Morro dos Ventos Uivantes
Só vem Doce Vingança
Só vem Kill Bill
Só vem Oldboy
Só vem porque a gente não vê a hora
DEU 38 DE MÉDIA NA TERÇA. FENÔMENO!
Olá Sérgio
Ahhhhh a segunda fase chegou lacrando!
Se tem uma coisa que faz a gente ficar na torcida é essa pegada de twist plot, vingança, justiça, volta por cima, não importa o nome que se dê, mas é impossível não torcer.
Com suas individualidades e características diversas, Aninha Francisca e Clarinha perfeitas nos papéis, duas protagonistas que encantam pela força e pela delicadeza de lutar por seus sonhos e direitos.
Mais uma vez seu texto perfeito!
Bjs Luli
https://Café com Leitura na Rede
Deu 39 na terça, anonimo!
A novela é muito boa. Não achei a primeira fase longa demais. Tinha que ser assim mesmo, para mostar bem o quanto a Clara foi sacaneada. Não sei porque o público atual tem tanta pressa de ver as coisas. Como diz o ditado, quem tem pressa come cru... Ainda bem que o Walcyr Carrasco não pensa assim e desenvolveu a trama no ritmo dele. Foi bom, porque a passagem para a segunda fase ficou legal. E agora a vingança da Clara promete!
O jogo virou, anonimo...rs
Exato, Yasmin!
Concordo, Gabriella.
Continue que vale a pena, Débora.
Tb não acho que atrapalhe em nada, Malu. E Mariana e Bianca foram grandes escolhas msm. Perfeito comentário.
O livro é um clássico, anonimo.
Concordo que demorou, André. Eu msm escrevi sobre isso. Mas agora tá ótima.
Só vem tudo isso, Leitora!!!
Tá ótima a audiencia msm, anonimo.
Mt obrigado, Luli. E concordo mt com vc. bjao
E picos de 42, anonimo.
Promete msm, Ana. Eu já acho que duas semanas eram suficientes pra primeira fase.
Postar um comentário