quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Dercy de Verdade: um presente para o público

Maria Adelaide Amaral mais uma vez nos presenteia com mais uma grande obra. Após várias minisséries de sucesso --- "Dalva e Herivelto", "A Casa das Sete Melheres", "A Muralha", "JK", "Queridos Amigos", "Os Maias" e "Um Só Coração" ---, a autora já mostrou a que veio logo no primeiro capítulo de "Dercy de Verdade".

Dercy Gonçalves era conhecida por grande parte do público como a velha engraçada que só fala palavrão. O objetivo dessa minissérie, baseada na biografia "Dercy de Cabo a Rabo", escrita pela própria Maria Adelaide, é justamente mostrar a vida difícil e a pessoa por trás dessa personagem que ficou marcada na vida de todos os brasileiros. E obviamente que essa missão está sendo cumprida com louvor.

O texto da Maria Adelaide é primoroso e se faz necessário elogiar a coragem, tanto da autora quanto da própria Globo, de não ocultar nenhum palavrão dito pela impagável Dercy. Ficaria ridículo a série ignorar essa característica tão marcante, e pior ainda se colocasse o tradicional 'piiii'.

A direção de Jorge Fernando também merece aplausos, assim como toda a produção e o figurino. Até aí nenhuma surpresa, já que a emissora sabe melhor do que ninguém como produzir um produto com o famoso 'Q' de qualidade.

Surpresa mesmo ficou a cargo do desempenho de Heloísa Perissé. Classificada por muitos como 'a atriz de um tipo só', Heloísa não fez feio. Ela já havia provado que sabia interpretar outros perfis em "Cordel Encantado", já que sua personagem embora fosse cômica, tinha também cenas dramáticas que foram muito bem defendidas por ela. Sem dúvida a atriz merece elogios. Já Fafy Siqueira está extraordinária. Pouco aproveitada na televisão, a atriz encarnou a própria Dercy Gonçalves. Seu trabalho está ainda melhor ao que foi apresentado em "Dalva e Herivelto", onde a atriz também interpretou a comediante. Outros nomes merecem ser destacados. Walter Breda, Rosi Campos, Fernando Eiras e Cassio Gabus Mendes abrilhantaram ainda mais esse bom time.

O único ponto negativo foi a correria. É impossível resumir em quatro capítulos os 101 anos de vida da Dercy. A apresentação da história acabou sendo afetada, infelizmente. Seriam necessários, pelo menos, oito capítulos, ou seja, duas semanas, para que a vida dessa grande mulher nos fosse apresentada com mais calma e riqueza de detalhes.

Mas em meio a tantos elogios, essa pressa no desenvolvimento da história acaba ficando em segundo plano. "Dercy de Verdade" é mais uma produção de qualidade e de extremo bom gosto, que ficará marcada na teledramaturgia brasileira. O telespectador faz questão de dormir um pouco mais tarde para poder prestigiar esse tão lindo trabalho.

2 comentários:

Maria Lúcia Marangon disse...

Eu estou amando, mas concordo que a série poderia ter sido menos corrida.
Abraços!

Sérgio Santos disse...

Maria Lucia, que bom te ver por aqui! Pois é, também acho. Em duas semanas dava tranquilamente. Uma pena mesmo. Beijo.