quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Portugal é aqui

Que o Brasil é o país das novelas, todos sabemos. É referência em todo o mundo e merecidamente, diga-se. Um dos países que mais admiram e consomem a nossa teledramaturgia é Portugal. Os portugueses as acompanham graças a um acordo da Rede Globo (principal produtora do gênero) com a SIC --- emissora portuguesa que também tem um núcleo de dramaturgia. E por isso mesmo não é por acaso que temos visto vários atores portugueses marcando presença em nossas produções.

É bem verdade que essas participações acontecem há muito tempo. Em 1970 --- época em que a SIC nem sonhava em existir (foi criada em 1994) --- , os atores portugueses Laura Soveral e Tony Correira participaram da novela "O Casarão" (Globo). O ator ainda marcou presença em outras novelas como "Locomotivas" na Globo e "Aritana" na Tv Tupi, até voltar para Portugal e só retornar ao Brasil anos depois em pequenas participações.

Em "Negócio da China", Miguel Falabella trouxe para sua trama três atores portugueses e que foram gratas surpresas. Maria Vieira, Carla Andrino e Joaquim Monchique. O núcleo do trio era um dos melhores e tinham talento de sobra. Até hoje muitos se lembram da personagem Aurora gritando pelo bairro em busca do seu "pendrauvo". E foi justamente Maria Vieira, a intérprete da engraçada personagem, que voltou ao país na novela "Aquele Beijo", do mesmo autor. Agora ela faz uma ótima parceria com Marina Mota, mais uma grande atriz de Portugal que veio nos presentear com seu talento. Brittes e Amália são um acerto da novela.
Mas não foi a primeira vez que Falabella investiu no talento português. Antes de Negócio da China, ele escalou Paulo Pires e Marques D`Arede em "Salsa e Merengue", novela de grande sucesso das 19h.

Ricardo Pereira é, sem dúvida, quem obteve o maior sucesso. Após vários trabalhos na 'terrinha', o ator veio se aventurar no Brasil encarando logo de cara um protagonista em "Como uma Onda", exibida em 2004 às 18h. A partir disso, Ricardo participou de várias novelas brasileiras até ficar no país em definitivo. Esteve em "Pé na Jaca", "Prova de Amor" (seu único trabalho na Record), "Negócio da China" e "Insensato Coração". Agora  pode ser visto em "Aquele Beijo", vivendo o protagonista Vicente.

Em "Fina Estampa" quem tem feito boas cenas e conquistado o público feminino atende pelo nome de Paulo Rocha. O portuga Guaracy era apaixonado por Griselda (Lilia Cabral) e agora está encantado com Esther (Julia Lemmertz). Paulo não faz feio e convence em suas sequências. O sucesso que o ator tem feito é merecido.

No ano passado, a Globo e a SIC firmaram uma outra parceria, só que dessa vez teria uma co-produção de novelas em Portugal e com atores locais. Assim nasceu "Laços de Sangue", escrita por Pedro Lopes e tendo a supervisão de Aguinaldo Silva. A trama ganhou o Emmy Internacional em 2011 e também contou com a participação de Susana Vieira.

Brasil e Portugal são países que se respeitam e se admiram, e esses sentimentos se fazem presentes também nas nossas produções televisivas. Os portugueses sempre serão bem-vindos e que essa parceria se perdure. O telespectador mais uma vez agradece.

Nenhum comentário: