quinta-feira, 11 de abril de 2024

Insuportavelmente marcante no "BBB 24", Beatriz do Brás será lembrada por bem mais que 127 horas

 Hoje foi o fim da trajetória de Beatriz do Brás no "BBB 24". A participante marcou a vigésima quarta edição "Big Brother Brasil", mas caiu na maldição da perda do favoritismo na reta final por conta de atitudes impensadas, assim como aconteceu com Pink no "BBB 5" e Daniel Rolim no "BBB 11". Ela não tinha a menor chance de ganhar, mas garantiria o segundo lugar com certa folga. No entanto, sua presença será eternamente lembrada, tanto pelos que gostaram quanto que odiaram. 


Bia foi uma máquina de memes ao longo da temporada e caiu na boca do povo assim que apareceu nas chamadas por conta de sua personalidade histriônica. Isso porque vários vídeos seus fazendo propaganda de produtos no Brás, Região Central do município de São Paulo, caíram nas redes e comprovaram que ela não estava fazendo um tipo na casa mais vigiada do Brasil. E claro que não demorou para a participante se destacar na edição. É um perfil que não tem como passar despercebido. 

O jeito exagerado de Beatriz logo passou a gerar ódio de parte do público ao mesmo tempo que provocou simpatia de uma grande parcela. Ela jamais despertou indiferença e isso também valeu para seus concorrentes. Não demorou para a participante despertar um ranço em vários rivais, principalmente Fernanda e Pitel.

Aliás, no caso de Fernanda foi um caso de antipatia mútua à primeira vista. Fernanda nunca quis brigar de fato com Bia, mas seu desprezo e ódio eram evidentes. Já Bia tentou rivalizar com Fernanda, mas não teve reciprocidade. Ainda assim, foi uma 'disputa' deliciosa de acompanhar diante da diferença gritante de personalidades. E o Sincerão em que Fernanda falou do filme "127 Horas" se tornou um dos mais emblemáticos da temporada por conta disso. 

Beatriz sempre foi a mais empolgada nas provas, nas ações de publicidade, nas interações com Tadeu Schmidt, nas dinâmicas do Sincerão, nas explicações de suas votações e indicações, enfim. Ninguém pode negar que ela tinha paixão por tudo aquilo. Em meio a tantas edições com jogadores que ameaçaram desistir ou realmente desistiram ao longo da competição, esse exagero de Bia foi um ponto fora de curva e que merece elogios. Mas tudo o que é demais cansa e também gera o efeito contrário. Ao longo da temporada, sua falta de bom senso e limites foi irritando o público e até seus aliados. A maior prova foi seu comportamento com os artistas que cantavam nas festas. Mesmo após as várias advertências, seguia tentando subir no palco e fazia de tudo para aparecer mais que qualquer um. Quando alguma celebridade invadia a casa agia da mesma forma até derrubar Sabrina Sato, o que rendeu uma punição de 500 estalecas e exigência de expulsão por parte do público nas redes sociais. 

Porém, mesmo diante do crescimento do ranço do público, Bia mantinha sua força por conta de seus laços na casa e sua trajetória. E vale lembrar também que a participante foi uma excelente jogadora. Sua visão era ótima e quase igual a do público, até mesmo diante de sua maior inimiga, a Fernanda. Tanto que quando foi ao paredão queria enfrentar Giovanna por achar que a 'rival' era mais planta do que Fernanda, que tinha movimentações no jogo e por conta disso angariou torcida dos telespectadores. Estava correta. Em todas as votações conseguiu explicar seus motivos com embasamento e suas duas lideranças foram exemplares. Ganhou duas provas de resistência, uma ao lado de Isabelle, e indicou Rodriguinho e Yasmin Brunet, duas pessoas que nunca eram votadas pelos demais por puro medo do fato de serem famosos. E ambos saíram rejeitados. 

A ruína de Beatriz começou, de fato, quando decidiu fazer um biquíni de casca de banana, após ter sido advertida ao vivo por Tadeu depois que desfilou pela casa o dia inteiro com um biquíni de casca de laranja. O público já estava no limite diante de tanta inconsequência. Parecia uma criança levada que não sabia a hora de parar. E seu 'desfile' com restos de comida ou sacos de lixo era uma de suas muitas tentativas de aparecer na casa. Mas tudo afundou de vez quando Bia e Alane se indignaram com o flerte cada vez maior de Matteus e Isabelle. Isso depois das duas terem tentado a todo custo juntá-los. Foi uma mistura de egoísmo com inveja e incoerência, já que ambas davam força para o romance. Ficou muito feio de assistir. Já a pá de cal foi sua briga com Davi, o favorito desde o primeiro mês de programa graças ao seu bom jogo e ao time de adversários burros que deram a ele a narrativa perfeita. 

Só que na briga entre Bia e Davi ficou evidente o quão são parecidos. São egoístas, falam alto, interrompem os outros, falam de Deus como se apenas eles fossem os iluminados pelo Divino e não aceitam qualquer crítica sem que façam um monólogo defendendo suas próprias atitudes. O resultado disso foi um embate de grandes, o que promoveu um caos na última semana de reality. Davi semana passada fez de tudo para descobrir qual era o top 4 da Bia e resolveu colocá-la como seu alvo quando finalmente soube que Isabelle tinha ido para o quarto lugar da vendedora e ele não. A partir dali, o vencedor do programa decidiu relembrar todos os defeitos que Bia sempre teve e que os adversários não cansavam de falar. Se ele concordava com tudo, por que nunca tinha falado antes? Porque não era conveniente, mas agora é. E conseguiu desestabilizar Bia, que não aceita ser contrariada e nunca parou para refletir em nada sobre o que criticam nela. Mas o que pegou mal foi o jeito que seu até então amigo a acusou. Desde a plaquinha de egoísta no último Sincerão, quando Davi falou dela da mesma forma que falava de qualquer adversário seu, como Fernanda, Bin Laden, ou Buda, que a participante se perdeu por completo e sua felicidade exagerada constante cedeu lugar para uma mistura de frustração e raiva. 

A última prova do líder, exibida nesta terça-feira (09/04), fez de Matteus o vitorioso e Boninho ter mantido um paredão triplo estabeleceu o fim para Beatriz, que escaparia caso a disputa fosse dupla. A sua eliminação nesta quinta colocou um ponto final em sua saga no "BBB 24" com direito a muito choro e lamentações. Queria tanto estar ali que demorou além da conta na despedida e precisou da intervenção do Tadeu para apressá-la. Mas uma saída tranquila e plena não combinaria em nada com a Beatriz. Apesar de todos os seus defeitos e excessos, Bia se jogou no programa e fez de tudo para estar ali. Merecia uma vaga na final no lugar de Isabelle, que é uma ótima pessoa, mas se omitiu durante todo o jogo se escorando no favorito. Só que o "BBB" nunca foi um jogo justo e Beatriz do Brás pagou o preço por também não ter conseguido dosar suas emoções. Como bem disse o apresentador, manter a essência é bom, mas é preciso saber ouvir e até um lindo diamante também precisa ser lapidado  O público deu tchau a ela, mas sua figura entra para a lista de mais emblemáticas do reality, para o bem ou para o mal, e ficará na mente do brasileiro por bem mais que 127 horas.

8 comentários:

Adriana Helena disse...

Olá Sérgio, é um ótimo texto sobre o BBB, eu li pois você escreve com muita maestria.
Entretanto, por não acompanhar o reality, ficou um pouco sem saber sobre a personalidade dos participantes.
Tomara que o melhor vença!!
Abraços e um lindo final de semana!!

Marly disse...

Sei do BBB 24 devido às publicações em redes sociais etc. E ainda que isso talvez seja pouco, concordo com o seu ponto de vista sobre essa participante.

Beijão

Rosangela disse...

Querido, você é o único comentarista de entretenimento que respeito! Faz análises equilibradas e justas. Não estimula o ódio. Deixei de seguir o Chico, o Dantinhas, todo o pessoal do UOL e mesmo Globo. Você é um respiro em tempos de tantas tragédias, quando buscamos o entretenimento 'leve' para fugir da dor. Apenas você moderou esse clima de ódio e humilhações, especialmente com a Beatriz, claramente uma menina forte e com bons propósitos. Obrigada, sucesso sempre pra você!

Sérgio Santos disse...

Voce sempre querida, Dri.

Sérgio Santos disse...

Bjs, Marly.

Sérgio Santos disse...

Nossa, Rosangela, muito obrigado!

Anônimo disse...

Eu gostei do comentário, a Bia ainda tem muita coisa linda pra viver aqui fora e com certeza terá novos aprendizados aprenderá com esses antigos e fará uma nova trajetória.

Sérgio Santos disse...

Verdade