quarta-feira, 23 de agosto de 2023

Chegada de Eliane Giardini engrandece e movimenta "Terra e Paixão"

 A volta da mãe de Caio (Cauã Reymond) era o momento mais aguardado de "Terra e Paixão". Afinal, quem está acostumado aos sucessos de Walcyr Carrasco já sabia que a personagem não seria tão citada na história desde o início à toa. O retorno de uma pessoa dada como morta é um dos maiores clichês dramatúrgicos, mas não são todos os autores que sabem explorar bem o recurso. Só que o responsável pela atual novela das nove da Globo sempre soube e agora não é diferente. 


A grande Eliane Giardini foi escolhida para viver a Agatha e a saída da personagem da cadeia, após vinte anos presa, já rendeu uma cena brilhantemente interpretada pela atriz ao lado de Inez Viana, que emocionaram em um momento de sensibilidade com a mãe de Caio brincando com Angelina na praia e curtindo a liberdade. A sequência, exibida semana passada, marcou o início da terceira fase da trama, que agora conta com um novo foco central: uma mulher cheia de mistérios e inimigos. Vale lembrar que a primeira se deu em cima da rivalidade de Antonio (Tony Ramos) e Aline (Barbara Reis) e a segunda com a morte de Daniel (Jhonny Massaro). 

O pai de Caio sempre culpou o filho pela morte de Agatha, já que a causa de seu 'falecimento' foi uma complicação no parto. A relação deles nunca teve amor ou qualquer dose de respeito por conta do fato. A volta da personagem deixa Antonio sem chão e não somente por conta dos muitos anos de enfrentamento com Caio, uma vez que a 'ex-morta' faz questão de dizer que fugiu porque tinha medo de ser assassinada pelo então marido. O próprio vilão chegou a dizer que ameaçou a esposa algumas vezes, embora não esconda que foi o único amor de sua vida.

Ou seja, há verdades nas afirmações da personagem. Mas há muitas omissões e mentiras também. Até porque Agatha tinha um caso com o médico que fez seu parto e os dois fugiram juntos. Essa parte não foi contada para Caio. E a mãe disse que foi presa injustamente, mas foi para a cadeia acusada ter ter matado um homem. Seria o seu amante a vítima? 

Todas as pontas soltas da narrativa de Agatha deixam a personagem cada vez mais interessante, principalmente porque quase foi assassinada a mando de Irene (Gloria Pires), que tentou se livrar da rival antes mesmo de Caio anunciar o seu retorno para a família. É quase certo que Agatha é muito pior que Irene e Antônio juntos, o que pode ocasionar em uma guerra de assassinos de tirar o fôlego. E três vilões interpretados por atores que transbordam talento. Walcyr é um dos poucos autores da Globo atualmente que valoriza os veteranos. É a primeira vez que o escritor trabalha com Tony Ramos, a segunda com Gloria Pires e a quarta com Eliane Giardini, que é uma de suas atrizes prediletas. A possibilidade do trio estar cada vez mais junto em cena empolga qualquer noveleiro. 

A chegada da personagem movimentou a história e acabou mexendo em quase todos os núcleos. Além de ser uma das principais figuras do enredo central, Agatha também teve um caso com Gentil (Flávio Bauraqui) e é mãe de Jonathas (Paulo Lessa). Portanto, Caio e o eterno rival pelo amor de Aline são irmãos, o que também promove um maior impacto nos embates entre os dois. E até agora Agatha demonstra ser um poço de bondade, mas há um ar constante de desconfiança em seu entorno, como havia com Flora (Patrícia Pillar), em "A Favorita" (2008), e em Renato (Rafael Cardoso), de "O Outro Lado do Paraíso" (2017). A volta da personagem, exibida nesta quarta-feira, chegou a picos de 30 pontos e com uma troca de olhares intensa entre Antonio e sua agora ex. 

Agatha mal chegou em "Terra e Paixão" e já vem protagonizando ótimos momentos na trama de Walcyr Carrasco. Eliane Giardini está com um papel em mãos que tem tudo para ser um dos mais marcantes de sua carreira. Resta torcer para que até janeiro de 2024 a atriz tenha grandes cenas na atual novela das nove que só tem crescido na audiência. 

15 comentários:

Andressa Mattos M. disse...

E eu lembro que voce foi o primeiro a apostar que seria ela que viveria a Agatha. Acertou como sempre.

Anônimo disse...

Os telespectadores de "Terra E Paixão" têm a chance de cavar, descobrir muitas tramas promissoras em cada pedaço de terra do folhetim, e por elas se apaixonarem. E ninguém melhor que Walcyr Carrasco para apresentar esses elementos ao público e frutificar os currículos de muitos atores e atrizes. A chegada de Agatha (Eliane Giardini) promete, assim como futuras viradas da novela.

Guilherme

Marly disse...

Olha, acho que vai valer a pena ver o que vai acontecer com o aparecimento dessa mulher. Pessoalmente, eu curto muito as obras que abordam os problemas femininos resultantes do machismo e seus desdobramentos, que é o que parece ser o caso.

Beijão e bom fim de semana

Anônimo disse...

Ora ai está uma coisa que não me agrada nas novelas do walcyr todo esse excesso de vilões, sempre nas obras dele acumula muito personagem com desvio de carácter e isso na minha visao deixa a novela pesada.
Pelo que esta sendo dando a entender essa tal de agatha que apareceu agora também é do mal tadinho do caio ninguém a volta dele presta, como se ja nao bastasse pai crapula, madrasta crapula e agora essa suposta mae dele que aparentemente também nao é flor que se cheire. Tenham do ne a agatha pra variar nao podia ser do bem? Ajudar o caio actuar como uma protectora dele?
Enfim.

Jovem Jornalista disse...

Só assisti aos quatro primeiros episódios e gostei bastante.

Boa semana!

O JOVEM JORNALISTA está em HIATUS DE INVERNO do dia 21 de agosto à 14 de setembro, mas comentarei nos blogs amigos nesse período. O JJ, portanto, está cheio de posts legais e interessantes. Não deixe de conferir!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Sérgio Santos disse...

Apostei mesmo, Andressa.

Sérgio Santos disse...

Perfeito, Guilherme.

Sérgio Santos disse...

Abçs, Emerson.

Sérgio Santos disse...

Idem, Marly!

Sérgio Santos disse...

Eu amo excesso de vilões, anonimo.

Deca disse...

Concordo plenamente! Esse excesso de vilões é totalmente desnecessário. Agora até o Jonathas vai virar um. Essa novela está ficando cansativa. O Walcir já está meio repetitivo. Já está na hora de dar um tempo em escrever novelas ou se aposentar.

Deca disse...

Já estão falando que a personagem dela (Agatha) não vai ficar muito tempo na trama. Dizem que a Irene vai conseguir mandar matar ela; e dessa vez definitivo. Falaram que o Angelina vai morrer, que o Caio vai se envolver com uma das filhas do índio Juraci, que a Aline vai se envolver com o geólogo, que a Lucinda vai voltar para o marido, que o Marino vai morrer e mais outras novidades. Essa novela é um verdadeiro Frankenstein.

Anônimo disse...

Quero a Agatha até o final da novela, Eliane trouxe um elemento que estava faltando na trama, uma verdadeira vilã, a Glória de Irene ta tão insosso (podem me tacar hate, mas a Irene da Glória é tão sem vida, inexpressiva) ela não combina com o Walcyr, queria tanto que a Flavia Alessandra tivesse pego esse papel, ela sempre casa tão bem com as tramas do Walcyr, tenho certeza que a Irene nas mãos dela seria uma grande personagem.

Quero a Agatha destruindo o casamento do Antonio, ficando com toda a fortuna dele, expulsando ele e a familia das terras, roubando as terras da Aline, no maior estilo Flora, e a Irene virando uma Donatela meio dubia pq ela não funcionou de vilã nessa novela.

Sérgio Santos disse...

Discordo, Deca.

Sérgio Santos disse...

Tb quero a Agatha até o fim, anonimo.