segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

"Além da Ilusão": o que esperar da nova novela das seis?

A nova novela das seis promete ser bem diferente da recém-terminada "Nos Tempos do Imperador". Alessandra Poggi estreia como novelista solo, após uma parceria com Angela Chaves em "Os Dias Eram Assim", novela das 23h, exibida em 2017. A autora promete uma história com uma roupagem mais leve, com um toque de conto de fadas, ainda que haja elementos densos para o roteiro se movimentar. O diretor Luiz Henrique Rios também endossa a intenção do novo folhetim e ainda o classifica como uma 'fábula temporal'. 

Em ‘Além da Ilusão’, o público vai acompanhar a história de Davi (Rafael Vitti) e Isadora (Sofia Budke/ Larissa Manoela), em uma viagem ao Brasil das décadas de 1930 e 1940, marcado por tempos de profundas mudanças. Ambientada em Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, e dividida em duas fases, entre 1934 e 1944, a produção é marcada por histórias de amor, traição, esperança, justiça e muito humor. A trama começa em Poços de Caldas, Minas Gerais, com o fascínio de Isadora (Sofia Budke), ainda criança, pelas mágicas do jovem Davi (Rafael Vitti). De férias na cidade, a pequena Dora, filha do influente Juiz Matias (Antonio Calloni) e de Violeta (Malu Galli), vive a expectativa da festa de aniversário de 18 anos de sua irmã, a sonhadora Elisa (Larissa Manoela). 

Davi é órfão de pai e mãe e foi com o avô que aprendeu seus primeiros truques de mágica. Apesar da vida difícil que leva, o jovem chegou a concluir seus estudos antes da família perder tudo, mas seu maior desejo é se tornar um ilusionista. Em sua passagem pela cidade, o jovem conhece, casualmente, Elisa no dia do baile de aniversário e eles se apaixonam. Matias não aceita a situação entre os dois e arma para separar o mágico de sua filha, por quem nutre verdadeira devoção. 

Em uma trágica reviravolta, Elisa é assassinada e Davi é condenado a 20 anos de prisão pelo crime que não cometeu. Depois de 10 anos na cadeia e inconformado com a injustiça, o mágico recorre aos seus truques para fugir. Seu único objetivo é provar a sua inocência e restabelecer a verdade dos fatos. Por qual motivo esperou dez anos para fugir? Melhor o telespectador ignorar o fato para embarcar na trama.

Com a morte de Elisa, Matias fica completamente fora da razão, o que o impossibilita de trabalhar, e a família passa a viver em Campos dos Goytacazes, quando Violeta assume, ao lado da irmã Heloísa (Paloma Duarte), a administração da fazenda do pai, Afonso Camargo (Lima Duarte em uma luxuosa participação especial). Enquanto Davi está na prisão, as irmãs Camargo decidem aceitar uma proposta de sociedade com Eugênio (Marcello Novaes), permitindo a construção de uma fábrica de tecelagem no local. Violeta vê na proposta a chance de reconstruir a sua família após a morte da filha mais velha.
 
Dez anos se passam, a Tecelagem Tropical está a todo vapor e o antigo engenho de cana-de-açúcar abriga também uma vila operária. Isadora agora é uma linda jovem, fisicamente muito semelhante à irmã. Apesar das lembranças, o trauma da trágica morte da irmã no passado a fez esquecer o rosto de Elisa e do próprio Davi, algo conveniente para o roteiro. Determinada e forte, ela se aperfeiçoou na costura com os ensinamentos da tia Heloísa, com quem tem uma relação muito carinhosa. Dora é noiva de Joaquim (Danilo Mesquita), que conheceu ainda na infância, mas seu perfil independente e pouco romântico faz com que ela sonhe muito mais com a carreira de modista do que com o casamento. Já Joaquim, afilhado de Eugênio e filho da ambiciosa e manipuladora Úrsula (Bárbara Paz), quer se casar o quanto antes para herdar os bens da família.
 
Mas o destino vai fazer com que Davi cruze mais uma vez o caminho de Isadora. Depois da fuga da prisão, o mágico consegue entrar clandestinamente em um trem para despistar a polícia. Um grave acidente interrompe a viagem e, mesmo machucado, Davi rouba os documentos e assume a identidade de um passageiro aparentemente morto, para evitar ser preso ---- situação semelhante com a de Christian (Cauã Reymond) em "Um Lugar ao Sol". O que o mágico não fazia ideia era que, a partir de então, ele era o mais novo contratado da fábrica de tecelagem. Sem nem imaginar de que se trata dos negócios da família de seu antigo amor, Davi segue viagem e se depara com Dora, a imagem e semelhança de Elisa. O encanto é imediato e o mágico logo se apaixona pela jovem, apesar da frustração de saber que ela é noiva de Joaquim. Ao descobrir que ele só está interessado no dinheiro de Isadora, Davi vai fazer de tudo para proteger e mostrar a verdade à amada, adiando os planos de provar sua inocência. Resta saber como o público vai reagir com o fato do mocinho se apaixonar pela irmã da mocinha falecida e a irmã ser uma pessoa idêntica. Não deixa de ser uma situação estranha ela 'envelhecer' tanto e ele seguir igual. 
 
‘Além da Ilusão’ é criada e escrita por Alessandra Poggi com direção artística de Luiz Henrique Rios. A obra é escrita com Adriana Chevalier, Letícia Mey, Flávio Marinho e Rita Lemgruber. A direção geral de Luís Felipe Sá e direção de Tande Bressane, Jeferson De e Joana Clark. A produção é de Mauricio Quaresma e a direção de gênero é de José Luiz Villamarim. 

9 comentários:

Anônimo disse...

Aclamação por parte do público e da crítica, quiçá podendo ter chances de figurar na lista de destaques do ano em se tratando dos textos de retrospectiva do blog. E, claro, que seja mais bem-sucedida em audiência do que a sua antecessora direta, a problemática "Nos Tempos Do Imperador" (2021).

Guilherme

Anônimo disse...

EU AMEI A ESTREIA!!!

Anônimo disse...

"situação semelhante com a de Christian (Cauã Reymond) em "Um Lugar ao Sol"."

a tentativa de fazer essa novela hitar de qualquer jeito kkkk td mundo entende qnd alguém assume o lugar de outro morto, n precisa comparar zzz

Rafa disse...

"Por qual motivo esperou dez anos para fugir?" porque ele precisava esperar a menina crescer kkkkk. Brincadeiras a parte, achei bizarro isso dele se apx por uma menina que conheceu criança. Poderiam ter feito elas gêmeas e ainda assim a garota sofrer pelo trauma e esquecer ele. Novelas de época, não me chamam tanta atenção, então acho que não vou acompanhar, mas que seja sucesso, Sérgio!!

chica disse...

Pelo que li aqui, a novela promete muito! Tomara! abração, tudo de bom,chica

Pedrita disse...

eu não estou nada empolgada. vou ver por real falta de opção e querendo acreditar que não vai ser ruim como parece. não quis ler em detalhes pra não antecipar a trama. não gosto nada dos atores do casal protagonista. gosto muito de alguns atores como as irmãs que trabalham pra família protagonista, luciano quirono, paloma duarte. a cena do lima duarte dando tiro foi de um mal gosto pavoroso. em uma semana inadequada. não dava pra rir de tanta violência lembrando q na vida real um vizinho matou outro pq achou q era bandido. isso não é leve, isso não é engraçado. e a música da abertura é bonita mas destoa do lado romântico da novela e a interpretação é esganiçada. eu já cansei e não duvido que venha cansar. beijos, pedrita

Fatyma Silva disse...


Hoje parei para assistir o capitulo 2, amei e vejo que promete ser uma boa novela.

Sérgio, tenha uma boa noite.

Beijos

Jovem Jornalista disse...

A novela está linda! Um alívio para esses dias de horror que temos vivido!

Boa semana!

O JOVEM JORNALISTA está em Hiatus de verão de 18 de janeiro à 04 de março, mas comentaremos nos blogs amigos nesse período! Mesmo em Hiatus, o blog tem um post novo. Não deixe de conferir!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Gabriela disse...

Teve uma novela que era tão ruim que foi cancelada eu acho, que era com a Bruna Marquezine e tinha uma ideia parecida com essa, só que ao invés de ser o namorado da irmã, era o namorado antigo da mãe que encontra a filha da ex e percebe como ela é parecida então se apaixona por ela, não me deixa muito confortável esse plot, espero que consigam afastar a estranheza usando esse sentimento de contos de fadas