segunda-feira, 22 de novembro de 2021

"Quanto Mais Vida, Melhor!" estreia com ótima apresentação dos protagonistas, boas referências e toque lúdico

 O que você faria se ganhasse uma segunda chance? Consertaria o erros do passado? Ou viveria como se não houvesse amanhã? A premissa de "Quanto Mais Vida, Melhor!", novela do estreante Mauro Wilson e dirigida por Allan Fiterman, tem um toque lúdico e ousado para um folhetim. A estreia, nesta segunda-feira (22/11), mostrou que a aposta do autor foi um acerto em um capítulo que apresentou os quatro protagonistas de forma competente e ainda expôs uma sincronicidade entre dramaturgia e trilha sonora pouco vista. 

O autor conseguiu apresentar os quatro protagonistas de forma dinâmica, onde ficou perceptível a característica mais marcante de cada um. O que um jogador de futebol desacreditado, uma empresária fashionista, um médico cirurgião bem-sucedido e uma dançarina de pole dance encrenqueira podem ter em comum? A estreia mostrou: a oportunidade de recomeçar. É em uma encruzilhada que acontece o encontro de Neném (Vladimir Brichta), Paula (Giovanna Antonelli), Guilherme (Mateus Solano) e Flávia (Valentina Herszage). Os quatro passam por uma sucessão de aborrecimentos antes de se encontrarem em um aeroporto. 

O cirurgião Guilherme tem uma briga feia com a esposa Rosa (Bárbara Colen) e o filho Antônio (Matheus Abreu); a empresária Paula se vê cada vez mais encurralada pela rival, a ambiciosa Carmem (Júlia Lemmertz); o jogador Neném encara um momento difícil em sua carreira e precisa ajudar sua família financeiramente; já a dançarina Flávia escapa da prisão após uma tentativa frustrada de furto.

A forma como o quarteto foi parar em um mesmo avião foi bem forçada. Paula se convidou para pegar uma 'carona' no jatinho de Guilherme, enquanto Neném só foi porque o piloto era muito fã do jogador. Já Flávia foi confundida com uma aeromoça pelo piloto. Poderiam ter trabalhado melhor o contexto.

O piloto (Gilrray Coutinho) acaba sofrendo um enfarte, o que provoca a queda do avião. Em meio ao desespero, Paula conseguiu beijar Neném e o casal promete divertidos momentos, ainda que o jogador seja apaixonado por Rose, a esposa de Guillherme ---- um conflito que tem tudo para render. Após o acidente aéreo, os quatro personagens veem a Morte (a estreante A. Maia) de perto, e ela, em pessoa, lhes faz uma ressalva: um deles vai fazer sua passagem de forma definitiva em um ano. Apesar de pertencerem a universos completamente diferentes, eles vão descobrir, aos poucos, que suas vidas já estavam interligadas. Todos recebem uma segunda chance, mas a dúvida sobre quem irá morrer 'de verdade' se manterá até o final do enredo. O primeiro gancho da trama foi justamente eles se dando conta que morreram quando o avião caiu. Destaque para os efeitos especiais muito bem realizados. 

Aliás, é impossível não comentar a quantidade de coincidências do acidente da ficção com o sofrido pela equipe de Marília Mendonça há menos de um mês. A única diferença foi a ausência de um co-piloto. Porque no resto foi tudo idêntico. Inevitável não ter lembrado da morte da cantora e de seus amigos na hora da cena. Mas a equipe da novela não tem culpa. Tudo foi gravado há mais de um ano e a possibilidade de alteração era nula. Foi apenas o retrato de uma infeliz coincidência. E o clima da trama ter se mantido leve, ainda assim, apenas comprovou como acertaram na forma de contar a história. É preciso até citar as referências pop do enredo, o que deixou o conjunto mais divertido. Logo no começo, através do logo da Globo crescendo na tela, ficou visível a homenagem aos filmes do "Harry Potter". O visual de Flávia na primeira cena era claramente inspirado em Natalie Portman, do filme "Closer", de 2004, quando a atriz também tinha 23 anos, a idade de Valentina. As duas sequências na piscina tiveram como inspiração o prestigiado longa "A Forma da Água", de 2017. E a entrada de Paula foi como se o telespectador visse a filha da Miranda Priestly (Meryl Streep), do fenômeno "O Diabo Veste Prada" (2006).

Vale uma menção especial ao trabalho irretocável da abertura, diferenciada, após tantos formatos repetitivos que os últimos folhetins das sete apresentaram com uma colagem de imagens coloridas e chamativas que pouco tinham a ver com o enredo contado. Houve uma preocupação em apresentar o roteiro através da abertura. É perceptível a descrição de cada protagonista até mesmo no título. "Quanto" representa o Guilherme, "Mais" a Paula, "Vida" a Flávia e "Melhor" o Neném. A criatividade está presente do começo ao fim. E tudo ao som de um mashup da 5ª Sinfonia de Beethoven, com um instrumental que vai mudando de acordo com o personagem. A abertura também tem um quê de "Alice no País das Maravilhas". 

Embora ainda esteja apenas no início, já é possível apostar que Giovanna Antonelli será um dos trunfos da trama. Paula é aquela personagem elétrica e egocêntrica que cai como uma luva para a atriz. Sua química com Vladimir Brichta funciona. Também promete despertar interesse o processo de 'redenção' do pragmático e controlador Guilherme. A complexidade de Flávia, sempre na linha tênue entre a integridade e a canalhice, é outro acerto. Já alguns perfis secundários também têm tudo para um bom destaque, como Celina, mãe aparentemente nada gentil de Guilherme, vivida pela maravilhosa Ana Lucia Torre. Seus embates com a empregada, Deusa (Evelyn de Castro), têm futuro. 

"Quanto Mais Vida, Melhor!" apresentou uma estreia divertida, original e leve. Criada e escrita por Wauro Wilson, com Marcelo Gonçalves, Mariana Torres e Rodrigo Salomão, com direção artística de Allan Fiterman direção geral de Pedro Brenelli e direção de Ana Paula Guimarães, Natalia Warth, Dayse Amaral e Bernardo Sá, a novela tem boas chances de cair nas graças do público, pois reúne todos os ingredientes de uma boa trama das sete. 

27 comentários:

Anônimo disse...

Achei uma delícia e peguei todas as referências. Só a do Harry Potter que nao tinha percebido.

Anônimo disse...

Teve audiência vexatória pros padrões da Globo, quer dizer, da Globo de antigamente porque essa de hoje é ladeira abaixo mesmo. Mais uma novela com cara de série americana e não de novela, e o público não engole isso.

Marcio Silva disse...

A logo da Globo crescendo na tela, lembrei de "Revenge", até a música de ópera, eles no paraíso, também veio "Revenge" na memória, o trazer da 1 temporada da série de Emily Thorne, também toca essa música instrumental maravilhosa!!!!!!!!!!

chica disse...

Trouxeste ricos detalhes, Sérgio! Não assisti a estreia!
abração, tudo de bom,chica

Fatyma Silva disse...


Gostei da estreia!
Promete ser uma boa novela.

Sérgio, obrigada por parabenizar meu filho.
Te mando um Beijo.
e Boa semana.

Maria Rodrigues disse...

Excelente resenha, parece ser bem interessante.
Abraços

Teresa Isabel Silva disse...

Obrigado pela partilha!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

Lulu on the sky disse...

Já fiquei animada com essa novela, tomara que seja sucesso.
big beijos
www.luluonthesky.com

Unknown disse...

Espero que Jussara Freire tenha bastante destaque, amo ela

Anônimo disse...

"Quanto Mais Vida, Melhor!" começou bem promissora e dizendo a que veio. Que continue assim.

Guilherme

CÉU disse...

Mesmo não sendo brasileira, fico sabendo do que se passa por aí em matéria de espetáculos na TV, das estreias, etc.
"Quanto mais vida, melhor" sem dúvida. Belo título.
Se pudesse retroceder, consertaria os erros do passado.

Abraços e saúde.

Adriana Helena disse...

Oi Sérgio, querido amigo, que narração primoroso sobre a estreia da novela!!
Eu adorei o título : "Quanto mais vida melhor"
E só de saber que tem um personagem que lembra a filha da Miranda Priestly do Diabo Veste Prada já fiquei bem empolgada...rsrs
Sabia que o título do meu blog "Vivendo Bem Feliz" foi inspirando na novela "Viver a Vida?" Dá até vontade de mudar o título do blog ..rsrs
Beijos amigo e uma semana maravilhosa!!

ركن الامثل disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Jovem Jornalista disse...

Espero que a novela seja realmente um sucesso. Tenho visto que ela não tem gerado muito audiência, mas tudo irá mudar.

Boa semana!


Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Sérgio Santos disse...

Legal, anonimo!!!

Sérgio Santos disse...

Anonimo, vc está ignorando todo o contexto da pandemia com todo mundo saindo de casa?

Sérgio Santos disse...

Saudades de Revenge, Marcio.

Sérgio Santos disse...

Bjs, Chica.

Sérgio Santos disse...

Bjs, Fatyma.

Sérgio Santos disse...

É sim, Maria.

Sérgio Santos disse...

Eu que agradeço, Teresa.

Sérgio Santos disse...

Eu tb, Lulu.

Sérgio Santos disse...

Eu tb amo a Jussara, anonimo.

Sérgio Santos disse...

E ta continuando, Guilherme.

Sérgio Santos disse...

Que honra, Ceu!

Sérgio Santos disse...

Que legal, Dri. Nao tinha ideia!!!!

Sérgio Santos disse...

Tomara, Emerson.