sexta-feira, 29 de maio de 2020

Vale a pena rever o show de Letícia Colin em "Novo Mundo"

A reprise de "Novo Mundo", exibida pela Globo por conta da interrupção das gravações das novelas inéditas em virtude da pandemia do coronavírus, tem servido como uma preparação para "Nos Tempos do Imperador", novo folhetim de Alessandro Marson e Thereza Falcão, previsto para estrear depois de "Éramos Seis". A previsão para a nova história ainda é incerta, pois ninguém sabe sobre o futuro pós-pandemia. Mas os mesmos autores acertaram em cheio com a saga atualmente reprisada e um dos maiores êxitos foi a presença de Letícia Colin.


A escalação da intérprete para viver a princesa Carolina Josefa Leopoldina de Habsburgo-Lorena, depois conhecida como Maria Leopoldina de Áustria, foi certeira. A personagem, que foi casada com Dom Pedro I, é uma das mais lembradas e citadas por historiadores, pois teve um papel fundamental para o processo de Independência do Brasil. E sua vida daria mesmo um dramalhão clássico de novela. A escolha para viver um perfil tão rico exigia muita responsabilidade, onde um erro seria fatal para o núcleo principal de "Novo Mundo". Mas o acerto ficou evidente logo no primeiro capítulo, firmando essa ótima impressão até hoje.

Foi nítido o trabalho, tanto de prosódia quanto de postura corporal, que a atriz teve para compor a princesa austríaca. O seu sotaque alemão era adorável e deixou a personagem cativante, pois serviu para imprimir um toque de doçura que casou perfeitamente com o papel.
Vale ressaltar que sotaques em novelas sempre rendem 'polêmicas' e incômodos ---- alguns da própria novela renderam críticas iniciais na época, como o português de Caio Castro como Dom Pedro, por exemplo ----, mas não foi o caso dela, que conseguiu evitar a caricatura com louvor. O seu andar em cena também merece menção, pois reflete o porte de uma realeza. E soa natural.

Não é exagero afirmar que Letícia Colin viveu seu melhor momento na televisão. Ganhou uma grande personagem e soube aproveitar a maior oportunidade que teve na Globo até agora. Revelada na série "Sandy e Júnior", em 2001, a atriz se destacou em "Malhação", na pele da atrapalhada Kailane, em 2002, e chegou a ser apresentadora do infantil "TV Globinho" (2003). Foi para a Band em 2005, onde participou de "Floribella", novela infantil de sucesso da emissora. Em 2007, se transferiu para a Record, integrando o elenco de três novelas e uma minissérie: "Luz do Sol", "Chamas da Vida" (onde brilhou como Vivi), "A História de Ester" e "Vidas em Jogo". Já em 2013 voltou para o canal que a lançou, participando da fracassada "Além do Horizonte", onde está até hoje.

Antes do grande desempenho em "Novo Mundo", em 2017, Letícia havia emocionado como Elisa em "Sete Vidas" (2015), novela linda de Lícia Manzo. Foi nessa produção que formou uma parceria bem-sucedida com Isabelle Drummond (Júlia), repetindo a dobradinha em "Novo Mundo" através da cumplicidade entre Leopoldina  e Anna Millman. As duas sempre emocionavam em cena e cresciam juntas. Vale destacar ainda o bom desempenho da atriz na série "Nada Será Como Antes", exibida em 2016, quando viveu a forte Júlia. O show como a prostituta Rosa, na problemática "Segundo Sol", em 2018, foi outro ponto alto de sua trajetória, embora a personagem tenha sido boicotada por João Emanuel Carneiro. É uma profissional de muitas possibilidades. Fora os trabalhos no teatro e no cinema, que engrandecem seu currículo.

A intérprete foi um dos maiores destaques da novela das seis e protagonizou cenas muito emocionantes ao longo da história, como o instante em que Leopoldina perdeu seu filho, o primogênito João Carlos. Difícil não ter chorado junto vendo a tristeza profunda da princesa, que também precisava lidar com as constantes traições de Dom Pedro. Sua vida foi um drama digno de folhetim mexicano. E Letícia passou veracidade nas sequências, se entregando aos sentimentos da personagem, que era extremamente doce, íntegra e humana. Vale destacar ainda toda a sequência em cima do processo de independência do Brasil, quando a personagem virou imperatriz, sendo a principal responsável pela libertação do país, entrando em acordo com os ministros e incentivando o marido a tomar a decisão certa, que acabou sendo um marco histórico.

"Novo Mundo" foi uma novela merecedora de muitos elogios e a escalação de Letícia Colin é uma das razões que refletiram o êxito da produção. Se Dom Pedro é a figura mais citada nos livros de história, pode-se constatar facilmente que a sua esposa ganhou uma nova e merecida dimensão com o folhetim. Essa princesa já está marcada na memória dos noveleiros e Leopoldina ganhou uma intérprete irretocável. Vale a pena rever o show da atriz.

18 comentários:

Anônimo disse...

Essa menina deu um banho!!!

Anônimo disse...

Noa por acaso ofuscou a mocinha da novela.

Pedrita disse...

essa novela foi demais. colin arrasa. ansiosa para a próxima. beijos, pedrita

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Foi o melhor momento da carreira artística da atriz. Trabalho brilhante. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

Anônimo disse...

Em cada geração encontramos intérpretes que impressionam com a entrega para os personagens, cuja composição é rica em detalhes. A versatilidade de Letícia Colin se torna mais perceptível a cada perfil com que a atriz é agraciada.

Guilherme

Yasmin disse...

É um espetáculo o que Letícia faz. Foi seu melhor papel até hoje.

Anônimo disse...

Verdade, leticia foi brilhante. E isabelle drumoond também não fica atrás. As duas são ótimas juntas, além de serem grandes atrizes da geração. Mas leticia realmente foi esplêndida!!

Lucas disse...

Sim, a Letícia é maravilhosa, atriz muito versátil! Sou doido para vê-la fazer uma protagonista de novela. Espero que a Globo não deixe passar a oportunidade. Letícia é melhor do que muitas atrizes novatas que fazem protagonista atrás de protagonista na emissora.
Sérgio, só uma pequena correção: o sotaque da personagem não é francês. Leopoldina era austríaca, logo, seu sotaque era alemão.
Abraços!

maxhemyliano disse...

Oi, Sergio,


Eu sou fã confesso da Leticia devido esse trabalho. Na época, eu trabalhava e pouco acompanhei. Desta vez, como estou em casa, estou aproveitando para ver cada capítulo e a cena da morte do primogênito é um show de atuação e direção. Essa menina tem um futuro brilhante, basta que a Globo continue a reconhece-la.


Tenho duas perguntas:

- Para o papel de Leopoldina, ela fez teste? Tinha alguma atriz cotada para esse grandioso papel?

- Por que vc disse que a personagem Rosa foi boicotada pelo JEC? Desculpe, vi os capitulos iniciais de Segundo Sol e achei um primor, porém quando ficou sem pé, nem cabeça, abandonei.

Sérgio Santos disse...

Deu, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Verdade, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Idem, Pedrita. bjs

Sérgio Santos disse...

Concordo, Fabio.

Sérgio Santos disse...

É isso, Guilherme.

Sérgio Santos disse...

Foi, Yasmin.

Sérgio Santos disse...

Também adorei as duas juntas, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Valeu, Lucas.

Sérgio Santos disse...

Max, que eu saiba ela foi escalada diretamente. E a Rosa foi boicotada porque teve sua trajetória destruída para favorecer a sem sal e apática Luzia. Fez bem em abandonar.