quinta-feira, 14 de maio de 2020

"Novo Mundo" e "Totalmente Demais" mostram as várias facetas de Vivianne Pasmanter

O sonho de todo ator ou atriz é mostrar versatilidade. Nada pior do que ficar preso a um determinado tipo de personagem. Tanto que as dúvidas a respeito do talento do intérprete até acabam levantadas. E, por ironia do destino, duas reprises escolhidas pela Globo para preencher a grade durante a pandemia do coronavírus (que resultou na interrupção das gravações de todas as novelas inéditas) ajudam a comprovar algo que todos já sabem há um bom tempo: Vivianne Pasmanter é uma atriz completa.


No ar nas reprises de "Novo Mundo", onde viveu com maestria a assustadora Germana, e de "Totalmente Demais", onde interpretou a elegante Lili, a intérprete dominou dois perfis completamente distintos com uma facilidade impressionante. E para sua sorte foram dois trabalhos em sequência. O fenômeno das 19h, escrito por Rosane Svartman e Paulo Halm, foi ao ar entre 2015 e 2016, enquanto o grande sucesso das 18h, de Alessandro Marson e Thereza Falcão, encantou o público em 2017. E a atriz raramente emendou trabalhos na televisão, mas a diferença gritante de estilos pesou para aceitar o convite para o folhetim das seis, pouco tempo depois do encerramento das gravações da trama das sete.

A exibição atual das produções ajuda a ressaltar ainda mais as várias facetas de Vivianne. A atriz não estava com sorte em seus últimos papéis antes da Lili. Sempre perfis que prometiam muito e cumpriam pouco. A última personagem realmente relevante era a Maria João, de "Uga Uga", há 16 anos. A amargurada e sofrida empresária de "Totalmente Demais" chegou em ótima hora.
Era o perfil mais dramático da novela e os autores a presentearam com várias cenas densas e marcantes. Sua química com Humberto Martins, intérprete do inicialmente cafajeste Germano, ficou cada vez maior ao longo dos meses e os momentos de Lili com o filho Fabinho (Daniel Blanco) também resultaram em bons momentos, assim como os embates com Carolina (Juliana Paes).

O maior trauma da dona da Bastille, empresa de cosméticos de primeira linha, era a morte de sua filha, Sofia (Priscila Steinman). A tragédia destruiu seu casamento e a deixou sem motivação. Mas uma das maiores viradas do folhetim é justamente a volta da herdeira, que se mostra uma psicopata perigosa. Todos os desdobramentos do roteiro ressaltam o primoroso desempenho de Vivianne que virou um dos muitos trunfos da produção das sete. Aos poucos, a poderosa mulher vai reencontrando o rumo de sua vida e passando por um processo lindo de amadurecimento emocional. Não é exagero afirmar que a empresária entrou para a galeria de melhores personagens da carreira da intérprete.

Conversei com a atriz em uma coletiva virtual promovida pela Globo sexta-feira passada (08/05) e perguntei se o excesso de mimo da Lili fazia parte da vida real da intérprete com seus filhos --- ela tem dois. Vivianne disse entender a proteção exagerada de Lili com Fabinho (Daniel Blanco), mas confessou ser menos intensa. Também questionei se Vivi tinha conhecimento da volta de Sofia e como se preparou para interpretar uma mãe que perdia uma filha. A querida atriz declarou que nunca soube sobre a maior virada da trama e contou da sua participação em um grupo de mães que perderam seus filhos. Ou seja, houve mesmo uma pesquisa intensa sua para a novela.

Já a grosseira, ambiciosa e mau-caráter Germana também merece estar no time de melhores tipos vividos por Vivianne. A riqueza da caracterização da asquerosa personagem de "Novo Mundo" deixou a atriz irreconhecível e era normal uma grande parcela do público nunca identificá-la no elenco. Afinal, a esposa do igualmente nojento Licurgo (Guilherme Piva) tinha dentes podres, cabelos desgrenhados, roupas horríveis e pele maltratada. Na época, vários telespectadores se chocavam quando descobriam que a dona da taberna era interpretada por uma mulher tão linda. Era um processo demorado e Pasmanter se submetia a todos os procedimentos de maquiagem diariamente para gravar. Mas o sacrifício valeu a pena. Para melhorar ainda mais o conjunto da obra, a intérprete adotou uma gargalhada característica que parecia o grunhido de um porco.

A interesseira fez tanto sucesso ao lado do marido que a dupla foi crescendo até ganhar importância de protagonistas. Não apareciam muito no início, mas logo viraram figuras principais do alívio cômico de um enredo que mesclava com habilidade parte da história do Brasil e o típico melodrama. Vivianne e Guilherme Piva tiveram uma sintonia perfeita e protagonizavam sequências impagáveis. Aliás, outro bom diferencial de Germana: o humor. A atriz quase sempre era escalada para tipos dramáticos e ganhou uma chance e tanto para deitar e rolar na comédia. O êxito foi tanto que o casal de calhordas voltará em "Nos Tempos do Imperador", folhetim que contará a história de Dom Pedro II, em uma espécie de continuação do folhetim que abordou a saga de Dom Pedro I (Caio Castro) e Leopoldina (Letícia Colin). Germana e Licurgo voltarão bem mais velhos na nova novela dos mesmos autores de "Novo Mundo".

A pandemia do coronavírus tem provocado um caos no mundo e as reprises da Globo refletem a gravidade do período, onde todos devem ficar em casa se preservando e salvando vidas. Portanto, é impossível afirmar que há algo de positivo no atual momento. No entanto, a reexibição de "Novo Mundo" e "Totalmente Demais", pelo menos, serviram para evidenciar a versatilidade de Vivianne Pasmanter e presentear o público com o seu grande desempenho nas duas novelas.

21 comentários:

Anônimo disse...

Essa mulher é perfeita!!!

Gabriella disse...

Eu amei as duas personagens e seu texto ficou ótimo. Que legal essa coletiva, nem tava sabendo. Voce em todas!!!!

Mara disse...

Quando ela estreou em Felicidade eu a achava nojenta. Na realidade, a Débora era nojenta. A Viviane era perfeita.

Marília disse...

Ela me faz rir como Germana e chorar como Lili!

Anônimo disse...

Que texto maravilhoso!!!!!!!!!

Unknown disse...

Uma das minhas atrizes favoritas

Patrícia Campos disse...

Lili foi mesmo uma das melhores personagens dela após tantos anos ganhando personagens apagadas. E Germana é hilária.

Anônimo disse...

Existem atores e atrizes que desde os primeiros trabalhos mostram versatilidade, só precisam da boa vontade de alguns autores em oferecer mais papéis que lhes permitam sair da zona de conforto para não ficarem estigmatizados por deterem um porte físico. Vivianne Pasmanter, Malu Galli... Aguardo outros textos seus, Sérgio, sobre alguns intérpretes nas reprises em exibição que mostram suas várias facetas na composição dos personagens.

Guilherme

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Admiro a atriz Vivianne Pasmanter. Sempre lembrarei dos trabalhos em Por Amor, Felicidade e Mulheres de Areia. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

Lulu on the sky disse...

Ela é incrível, virei fã dela quando fez a Malu no remake de Mulheres de Areia.
Big Beijos,
Lulu on the sky

Sérgio Santos disse...

É, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Valeu, Gabi!

Sérgio Santos disse...

Verdade, Mara!

Sérgio Santos disse...

É isso, Marília.

Sérgio Santos disse...

Eu tb sou fã, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Fato, Patricia!

Sérgio Santos disse...

Vamos ver, Guilherme!

Sérgio Santos disse...

Eu tb, Fábio.

Sérgio Santos disse...

Eu tb, Fábio.

Sérgio Santos disse...

Tb sou fã, Lulu!

Anderson da rosa disse...

A Isabel de Páginas da Vida era relevante, tanto que o casal dela com o Caco Ciocler é muito marcante.
Além da música tema dos dois ser nostálgica demais.
Isabel e Renato transbordaram química e pra mim foram os protagonistas morais da novela.