quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Os 90 anos de Nathalia Timberg

No dia 5 de agosto de 1929 nascia uma das maiores atrizes do país. Nascia Nathalia Timberg, uma profissional respeitada pelo público e pela crítica, que completou 90 anos de vida e 65 anos de carreira, em 2019, na última segunda-feira. Um feito que merece ser comemorado de todas as formas possíveis, como vem ocorrendo com muito merecimento.


O Gshow, site de entretenimento da Globo, fez uma justa homenagem através de um lindo ensaio fotográfico com a atriz que há anos brilha na televisão e no teatro. Nathalia também fez uma pequena festa para celebrar seus 90 aninhos e vários grandes nomes marcaram presença, como Rosamaria Murtinho, Mauro Mendonça, Regina Duarte, Antônio Fagundes, Suzana Faini, entre outros.

Ou seja, uma leva de justas homenagens tem sido feita a uma das maiores atrizes do Brasil, cujo papel atual na televisão é a preconceituosa Gladys, em "A Dona do Pedaço", trama das nove de Walcyr Carrasco, onde vem brilhando ao lado de Deborah Evelyn, Reynaldo Gianechini, Mel Maia e Malvino Salvador.
Ela, aliás, repete a bem-sucedida parceria com o autor, após a doce Bernarda, em "Amor à Vida" (onde emocionou e divertiu ao lado de Ary Fontoura), e a sofrida Beatriz de "O Outro Lado do Paraíso"  ---- a intérprete fez apenas uma participação especial, mas seu talento foi valorizado em muitas cenas com Bianca Bin, a vingativa Clara Tavares.

Nathalia Timberg tem uma longa e respeitada carreira, repleta de tipos marcantes, incluindo várias vilãs memoráveis. Afinal, impossível se esquecer da inescrupulosa governanta Juliana, em "A Sucessora" (1978), que fez da vida da nova esposa do patrão um verdadeiro inferno. Ou então da diabólica Constância Eugênia, mãe do grande vilão de "O Dono do Mundo" (1991), Felipe Barreto, vivido por Antônio Fagundes. Mas também teve a perversa Dona Idalina, de "Força de um Desejo" (1999), que vomitava preconceito, intolerância e maldades perante todos os demais personagens.

Entretanto, ela também interpretou a irmã da grande vilã Odete Roitman (Beatriz Segall), em "Vale Tudo" (1988). Era a honesta Celina e a atriz mereceu vários elogios na época por sua atuação. Antes, em 1985, Nathalia tinha dado vida a esquizofrênica Cecília, em "Ti ti ti", esbanjando talento em cada cena. Entre outros vários tipos marcantes, há a Emília, de "Éramos Seis" (1994), a Tereza, de "Zazá" (1997), e a picareta Yolanda, de "Celebridade" (2003), cuja parceria com Ana Beatriz Nogueira foi muito bem-sucedida durante toda a ótima novela de Gilberto Braga.

Gilberto, inclusive, sempre escala a atriz para suas novelas. Ela é uma figura sempre presente em suas obras e o autor já lhe presenteou com grandiosos papéis, como os já citados em "Vale Tudo", "O Dono do Mundo" e "Força de um Desejo". Mas todo autor que escala Nathalia sabe que contará com um grande trunfo em sua novela, pois sua presença enriquece qualquer obra.

Além do seu reconhecido trabalho na televisão, a atriz tem vários filmes em seu currículo e mais de 40 peças teatrais. Nathalia Timberg é um patrimônio nacional e todas as homenagens feitas a ela ainda serão insuficientes diante de sua grandiosidade. Que estes 90 anos de vida e 65 de carreira sejam multiplicados, pois uma profissional deste nível não pode deixar seu público tão cedo. Salve, Nathalia!



Aqui o vídeo da grandiosa atriz falando comigo sobre a sua expectativa para "A Dona do Pedaço" durante a festa de lançamento da novela. Que honra tê-la conhecido.


12 comentários:

chica disse...

Adoro ela! Maravilhosa atriz! Bela homenagem fizeste! Abração, chica

Gabriella disse...

Parabéns pela homenagem, Sérgio. Ela merece.

Anônimo disse...

Ela está ótima como Gladis em A Dona do Pedaço e sua homenagem é justa. 90 anos muito bem vividos.

Anônimo disse...

Vida longa a Nathalia Timberg, uma das maiores atrizes brasileiras, e que sempre abrilhanta as obras de que participa. Sérgio, queria sugerir que, em meados de outubro deste ano, você escrevesse mais um texto a respeito de Fernanda Montenegro, que contracenou com Nathalia Timberg em "Babilônia" (2015) e completará a mesma idade que a colega.

Guilherme

Unknown disse...

Nathalia timberg é uma atriz maravilhosa

Rodrigo Ribeiro disse...

Pra mim o papel mais marcante dela é a Cecília de Tititi(1985) que costurava os vestidos das bonecas pro Victor Valentim sem saber que eram de alta costura, me marcou demais essa novela. Hoje em dia ela faz essas novelinhas sem nenhum conteúdo com atores e atrizes fracos como essa das 9 que vc citou e que eu nem me dou ao trabalho de assistir, rs.

Sérgio Santos disse...

Eu tb, Chica.

Sérgio Santos disse...

Merece, Gabi.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Valeu pela sugestão, Guilherme.

Sérgio Santos disse...

É sim, Unknown.

Sérgio Santos disse...

Sem problemas, Rodrigo!