sexta-feira, 9 de agosto de 2019

"Bom Sucesso" ensina que mocinhos não precisam se apaixonar no primeiro capítulo

A nova novela das sete da Globo mal começou e já vem alcançando elevados índices de audiência. Já chegou a 34 pontos de média e segue acima dos 30 pontos quase diariamente. "Bom Sucesso" marca a volta de Rosane Svartman e Paulo Halm ao horário das sete, após o fenômeno "Totalmente Demais", em 2016. E os autores começaram a nova história, dirigida com brilhantismo por Luiz Henrique Rios, inspirados. Tanto que um dos acertos é a apresentação dos mocinhos.


Paloma (Grazi Massafera) teve seu passado com o ex-namorado Ramon (David Junior) contado nos três primeiros capítulos e o rompimento do casal, em virtude da viagem do rapaz para os Estados Unidos, desencadeou uma sucessão de problemas para a heroína, que se viu abandonada com uma filha para criar. Ele foi em busca de seu sonho de ser um jogador de basquete e ela perdeu o direito de sonhar. O tempo passou e a adolescente virou uma batalhadora mulher que teve mais dois filhos com outro rapaz. Porém, o sentimento pelo ex nunca se apagou, apesar da profunda mágoa.

 Já Marcos (Rômulo Estrela) teve sua história contada com mais detalhes no quarto e quinto capítulos. O conflito com o intransigente pai (Alberto - Antônio Fagundes), dono da editora Prado Monteiro, e seu estilo de vida despreocupado foram as principais características expostas.
O rapaz largou os negócios da empresa para abrir um bar chamado Peter Pan (é apaixonado por literatura) em Búzios, município da Região dos Lagos, Rio de Janeiro. E vive muito bem assim. Só costuma perder o humor quando recebe o telefonema da irmã, Nana (Fabíula Nascimento), que sempre cobra responsabilidades do irmão quando dá notícias sobre a saúde do pai. E os mocinhos só foram se encontrar no quarto capítulo.

O encontro, por sinal, teve leveza, bom humor e um toque de delicadeza através de referências literárias, como "Alice no País das Maravilhas" e "Peter Pan". O gosto em comum pelos livros aproximou os protagonistas que trocaram farpas após um esbarrão em pleno mar. A troca cênica dos atores está hilária e comovente na mesma medida. A primeira transa, vale citar, ainda teve como boa justificativa a pressa de Paloma em "viver tudo o que há pra viver" antes que "morresse". A vida da mocinha virou do avesso com o exame que revelou uma leucemia aguda.

Ou seja, não há pressa para a construção da trama. E muito menos beijo na estreia ou declarações perdidamente apaixonadas. Rosane e Paulo se preocuparam em construir e não em correr. Vale lembrar que fizeram o mesmo em "Totalmente Demais" com Jonatas (Felipe Simas) e Eliza (Marina Ruy Barbosa). Parece uma regra a ser seguida, mas infelizmente vários autores vêm deixando essa questão de lado. Por isso tem sido difícil torcer para o romance de tantos mocinhos nos folhetins recentes. Em "Órfãos da Terra", por exemplo, Jamil (Renato Góes) e Laila (Julia Dalavia) se apaixonaram perdidamente no primeiro capítulo. Pouco tempo depois ficaram juntos e se casaram. Em "Verão 90", a paixão de criança de Manuzita (Isabelle Drummond) e João (Rafael Vitti) foi exposta só no primeiro bloco e o final do capítulo de estreia exibiu os dois já crescidos se beijando. "A Dona do Pedaço" repetiu essa 'cartilha'. Maria da Paz (Juliana Paes) e Amadeu (Marcos Palmeira) se conheceram, se apaixonaram, transaram e se casaram logo na estreia da novela das nove. É preciso fazer justiça, todavia, com "Espelho da Vida", finalizada no primeiro semestre. Elizabeth Jhin foi ousada ao colocar o encontro dos mocinhos apenas na última semana. Mas foi recompensada com elevados índices de audiência na reta final ---- a atual "Malhação - Toda Forma de Amar" também acertou juntando Rita (Alanis Guillen) e Filipe (Pedro Novaes) gradativamente.

Agora a trama das sete foca na reconciliação de Paloma e Ramon e na interação do núcleo da mocinha em Bonsucesso com o de Alberto, cercado de luxo e de livros. Enquanto a protagonista inicia uma nova etapa em sua vida, a dono da Editora Prado Monteiro busca uma nova visão dos meses que lhe restam. Já Marcos aceitou o convite do pai e assumiu a editora ao lado da irmã Nana. Todos passarão a conviver bem mais.

Obviamente, ainda é cedo para maiores análises da atual trama. Entretanto, essa apresentação inicial se mostra perfeita, até porque ainda há o nascimento da grande amizade entre Paloma e Alberto, finalizando o quarteto principal. A troca dos exames que mudou a vida de ambos já foi desfeita no capítulo do último sábado (03/08). Os autores não quiseram enrolar o mote central da história e muitos bons desdobramentos estão por vir, como a tentativa de Ramon de reconquistar a ex, a aproximação da heroína com o senhor rabugento, a descoberta de Paloma sobre o parentesco entre Alberto e Marcos, o reencontro de Paloma e Marcos, enfim. "Bom Sucesso" está apenas começando. Que bom.

30 comentários:

Anônimo disse...

Que novela gostosa, Sérgio. E endosso todo o texto. To adorando tudo e temos mocinhos sem pressa. Boa lembrança sua de Espelho Da Vida que tb fugiu da mesmice no amor súbito no primeiro capitulo.

Anônimo disse...

Vc é o melhor nas críticas!!!!

Nina disse...

Que bom que vc faz justiça com Espelho da Vida e essa Malhação no texto.

Anônimo disse...

Shippando muito Maloma e preparado pros ataques que vc receberá dos Ralomas, Sérgio???

Anônimo disse...

Assino embaixo de todo o seu texto, Sérgio. Rosane Svartman e Paulo Halm verdadeiramente se preocupam com a boa construção de todos os elementos, de forma geral, em suas obras. Queria chamar a sua atenção e a dos leitores do blog neste comentário para o bom aproveitamento de nomes do elenco da ousada e bem-repercutida "Espelho Da Vida" (2018) nas duas novelas de imenso sucesso no ar na Rede Globo, "A Dona Do Pedaço" e "Bom Sucesso". Dandara Albuquerque, Cadu Libonati e Catarina de Carvalho ainda colhem os louros do sucesso do mais recente folhetim de Elizabeth Jhin. E queria também mencionar exemplos de atores que fizeram pequenas pontas em produções da emissora para mais tarde integrarem o elenco fixo das suas respectivas substitutas na faixa horária em que são exibidas, e que, por sinal, são infinitamente superiores às antecessoras diretas. Thiago Lacerda, com passagem rápida por "Cordel Encantado" (2011) como o rei Teobaldo, vindo a interpretar o médico Lúcio em "A Vida Da Gente" (2011) ao longo de todos os capítulos. E João Bravo, com uma breve participação no primeiro capítulo de "Verão 90" (2019) como João Guerreiro na infância, atualmente vivendo Peter do início ao fim em "Bom Sucesso".

Guilherme

Pedrita disse...

muito bom levantar esse tema. sou muito fã de novelas arejadas. com tanto machismo, posse do ser amado, é muito bom uma novela mostrar que o amor flui. eu não sou de acompanhar novela das 19h, mas por enquanto estou adorando e não quero perder. muito bom a novela falar desses pais que partem, afinal os homens podem ir atrás dos seus sonhos, enquanto as mulheres vão fazendo o que dá pra sobreviver. eu não torço pro ramon com a paloma, acho ele muito instável e irresponsável. mas bonito mostrar ele tentando se entender com a filha. antes tarde do q nunca. mas o bon vivant do rapaz da praia tb não ajuda muito. paloma já viveu tantas histórias. beijos, pedrita

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Bom Sucesso é uma grata surpresa. Se continuar neste ritmo, é forte candidata a melhor novela do ano. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

Matheus. disse...

Verdade. A prioridade deve ser sempre a construção e não a pressa. Como já diz o ditado: A pressa é inimiga da perfeição. Pense num 'dizer' que faz todo o sentido.

Anônimo disse...

Essa novela tá muito boa. Na minha opinião, a Globo tá num momento ótimo da sua dramaturgia, Bom Sucesso e A Dona Do Pedaço, também tô ansiosa pra Éramos Seis, novela preferida da minha vó. Sérgio, mudando completamente de assunto, não sei se você vai saber responder, mas você sabe se a Globo tá tendo mais representatividade por causa do MPT ou porque eles querem mesmo? Porque desde Segundo Sol, não se fala mais sobre isso, aquela notificacão do MPT não deu em nada, né? Foi só na hora que tava na moda criticar a Globo, mas depois eles deixaram pra lá ou você sabe se o MPT continua acompanhando e cobrando a Globo? Tô perguntando isso porque eu como parda (filha de um negro com uma branca igual na novela), achei exagero tantas críticas a Globo. Se a gente comparar com Record, SBT e outras emissoras, a Globo é a que tá mais "adiantada" nessa questão, não só nas novelas, mas no jornalismo. Além disso, é até irreal incluir todo pardo como negro pra ficar cobrando representatividade, eu, por exemplo, sou uma parda "comum" morena, saí o meio termo do meu pai e da minha mãe, já a minha irmã saiu branquinha, puxou só nossa mãe (tipo o filho do Neymar). No Brasil, um país tão miscigenado, tem muito pardo que é assim. Tudo bem que o twitter é uma bolha também, mas achei as críticas a Globo meio desproporcionais e ameaçar entrar com uma ação então... Acho que notificaram só por ser a Globo, pra causar, se tivessem preocupados com diversidade mesmo teriam notificado primeiro a Record, o SBT, a Band, a Rede TV. O buraco é bem mais embaixo. Respresentatividade na TV é lindo, mas acho que num país como o Brasil, onde meninos morrem queimados no CT do Flamengo e centenas morrem por uma barragem, o MPT tem problemas muito mais urgentes pra se preocupar. Como disse, acho que só fizeram pra causar, porque pelo menos na imprensa, desde Segundo Sol, não saiu mais nada sobre o caso, o processo na Bahia acho que não deu em nada, a notificação também acho que não deve ter dado em nada. Se você puder respoder, souber se deu em alguma coisa, tiver alguma informação privilegiada... Divida, por favor. De qualquer forma, continuo com minha opinião, processaram e notificaram só por ser a Globo. O SBT, além de ter bem menos representatividade, tem o Silvio Santos fazendo piada racista e nenhum órgão público nunca notificou ou fez nada pra impedir.

Perdão pelo incômodo. Adoro seus textos. Abraços, Paula.

Anônimo disse...

Paula, não sou o Sérgio e não tenho nenhuma informação privilegiada. Mas trabalho no meio jurídico e acho que posso responder. Em primeiro lugar, o MPT notificou a Record e o SBT também. Em segundo lugar, todas as notificações e o processo da Globo não devem ter dado em nada mesmo. Pra qualquer pessoa com o mínimo de conhecimento jurídico que leia aquilo é ridículo, não há nenhuma base jurídica. Como você disse, parece que foi só pra aparecer. Discriminação é diferente de falta de representatividade, não há nada na lei que obrigue uma empresa privada a contratar um mínino de funcionários negros. Até porque, se for assim, pode mandar fechar milhares de empresas no Brasil, manda fechar até a Assembleia Legislativa da Bahia que também não representa sua população. Além disso, sendo realistas, a Globo é investigada por coisas bem mais graves, como dribles em leis trabalhistas e sonegação de impostos, e todos os processos dela quase sempre dão em nada. Um dos poucos que deu em alguma coisa coincidentemente vai na contramão disso de representatividade e tudo mais, foi um que obrigava a Globo a dar direito de resposta pra juíza que mandou algemar uma advogada negra (link https://www.google.com/amp/s/veja.abril.com.br/brasil/globo-e-condenada-a-indenizar-juiza-em-caso-de-advogada-algemada/amp/). Sabe por quê? Uma curiosidade do meio jurídico, no MP tem bastante esquerdista, mas a maioria dos juízes são de direita e são eles que condenam ou não. Mesmo que uma ação seja levada a frente, muito difícil a Globo ser condenada. E o pessoal mais poderoso da emissora deve saber disso. Então se tá tendo mais representatividade nas novelas é porque a Globo quer mesmo, porque não há nada na lei que a obrigue a isso.

Anônimo disse...

Brigada por responder. Se o MPT notificou a Record e o SBT também, então não deve ter tido consequência nenhuma mesmo, porque as duas emissoras continuam iguais (não é uma crítica). Acho que a Globo deve tá fazendo algo passageiro nas novelas recentes pra deixarem de encher o saco dela. Se bem que depois das eleições e do BBB19, os executivos/produtores devem ter percebido que o twitter é uma bolha e não representa o que a maioria da população pensa. Mas devem querer que larguem do pé dela por um tempo mesmo assim e depois voltam ao "normal". Eu acho engraçado que enquanto a Globo fica dando satisfação pra quem reclama, a Record e, principalmente, o SBT estão pouco se fudendo kkkkk. Apesar de tudo, eu acho o Silvio Santos engraçado, um sem noção engraçado.

Anônimo disse...

Sérgio, uma possível boa notícia: a atual exibição de "O Álbum Da Grande Família" será encerrada em 13 de setembro próximo, e no dia 16 do mesmo mês será lançado o programa que marcará a estreia de Fernanda Gentil no Departamento de Entretenimento da Rede Globo, "Se Joga Brasil", cujo objetivo é falar dos problemas do dia a dia de forma mais leve e menos engessada do que outros programas de variedades da emissora. Informações do site "Observatório Da Televisão".

Guilherme

Sérgio Santos disse...

Tb to adorando, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Fico honrado, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Fiz questão, Nina.

Sérgio Santos disse...

Com certeza, anonimo...

Sérgio Santos disse...

Que ótimo comentário, Guilherme.

Sérgio Santos disse...

Adorei seu comentário, Pedrita.

Sérgio Santos disse...

Concordo, Fabio.

Sérgio Santos disse...

Isso, Matheus.

Sérgio Santos disse...

Paulo, assino embaixo de todo o seu comentário. Tb estou adorando Bom Sucesso e A Dona do Pedaço. Aguardemos Éramos Seis. Sobre a notificação, o anonimo abaixo te respondeu mt bem. Realmente não deve ter dado em nada. E as críticas foram mt grandes em Segundo Sol pq era passada na Bahia e lá a maioria é negra e parda. Colocar só brancos em perfis centrais foi um equívoco imenso. No caso de Bom Sucesso é pq os autores querem mesmo. E ousaram.

Sérgio Santos disse...

Vamos ver como será, Guilherme... Mas poderiam colocar o Video show n lugar da Grande Familia...

Unknown disse...

Muito bom ver uma novela onde a protagonista é tão interessante

Anônimo disse...

Brigada pela resposta, Sérgio. Entendo as críticas, mas achei exagerada porque a Globo, dentre todas as emissoras do Brasil, é a mais "politicamente correta" nessa questão. Sinceramente, qual outra emissora demitiria o William Waack? O SBT com certeza não, a Band, a Rede TV e a Record acho que não também. Enfim, achei um pouquinho de exagero.

Bjs, Paula

Lulu on the sky disse...

Estou surpresa com a atuação da grazi e que quimica ela tem com o Romulo Estrela.
Big Beijos,
Lulu on the sky

Anônimo disse...

Nem todo mundo que se define como pardo no Brasil é necessariamente negro, tem muita gente que se define como pardo e tem a pele branca. Acho que foi isso que a Paula quis dizer quando falou da irmã.

Sérgio Santos disse...

Tb acho, Unknown.

Sérgio Santos disse...

De nada, Paula. Respondo sempre. Demoro, mas vai.... rs

Sérgio Santos disse...

Vdd, Lulu.

Sérgio Santos disse...

Sim, anonimo.