terça-feira, 2 de outubro de 2018

Thaís Melchior não tem culpa da solução rasa do SBT em "As Aventuras de Poliana"

A atual novela infantil do canal de Silvio Santos é um fenômeno de audiência. A trama é um sucesso absoluto desde a sua estreia, em 16 de maio, e até hoje nunca perdeu a vice-liderança no horário, marcando sempre por volta dos 15 pontos. Nem mesmo a tentativa de Record de retomar o segundo lugar com "Jesus" funcionou. E a produção merece o êxito. Íris Abravanel vem apresentando uma novelinha simpática e que agrada em cheio o público alvo. Tanto que a previsão é que acabe somente no fim de 2019. Porém, uma polêmica se deu no folhetim: a saída de uma atriz e a entrada de outra para viver uma das principais personagens.


A amargurada Luísa começou sendo interpretada pela talentosa Milena Toscano e a atriz caiu nas graças dos telespectadores em virtude da complexidade da personagem, que no início da novela parecia uma vilã sem sentimentos até se mostrar uma mulher fragilizada pelas feridas do passado. A personagem, aliás, é muito importante no livro "Pollyanna" (1913), best-seller de Eleanor Porter, clássico da literatura infanto-juvenil, cujo enredo é a base do folhetim do SBT. A poderosa mulher é tia de Poliana (Sophia Valverde) e se viu "obrigada" a cuidar da sobrinha quando os pais da menina faleceram.

O que parecia um fardo, acabou virando uma bênção para a ranzinza ricaça. Aos poucos, as duas foram se aproximando e firmando um laço afetivo até então inesperado. A convivência com a alegria constante de Poliana, que ama usar o "Jogo do Contente" para enxergar o lado bom da vida, foi amolecendo o coração da tia Luísa, embora no começo a irritasse bastante. Todavia, Milena Toscano engravidou logo no início das gravações da novela.
Como vários capítulos já tinham sido fechados ---- a emissora sempre grava tudo com muita antecedência ----, o SBT decidiu manter a atriz no elenco e depois simplesmente substituí-la por outra. Uma solução equivocada e preguiçosa. Afinal, mudar um ator ou uma atriz no meio de uma história é sempre um grave risco e as alternativas raramente funcionam. Ainda mais quando o perfil é de grande importância.

A sintonia entre Milena e Sophia era visível e as cenas das duas eram as melhores da trama. A relação entre tia e sobrinha se encaminhava muito bem. Porém, o dia da substituição chegou e a troca das atrizes foi ao ar no capítulo do dia 25 de setembro. Saiu Milena e entrou Thaís Melchior, revelada na problemática temporada de "Malhação" de 2011 e cujos últimos trabalhos foram na Record ---- "Vitória" (2014), "A Terra Prometida" (2016) e "Apocalipse" (2017). A solução da autora foi rasa: Luísa resolveu mudar seu visual, deixando o tom mais sombrio de lado e adotando algo mais elegante. Na volta de um passeio no Shopping, já era Thaís vivendo a personagem. E assim ficou. Todos os personagens de seu núcleo se mostraram maravilhados com a nova aparência da ricaça.

Vários telespectadores, revoltados com a atitude da emissora, resolveram descontar na atriz. Thaís Melchior chegou a ser ameaçada de morte e precisou desativar suas redes sociais por um tempo. Isso porque já sofria vários ataques meses antes de substituir de fato Milena. O absurdo da situação expõe não só a imaturidade de parte do público, mas também a irresponsabilidade do SBT em torno de um contexto que poderia ser facilmente contornado. Afinal, a novela terá cerca de 400 capítulos. Um número exorbitante. Como é de praxe no canal, o enredo será espichado o quanto puder para aproveitar a boa audiência. E como "As Aventuras de Poliana" é o maior sucesso infantil da emissora desde a retomada do gênero, em 2012, a cúpula decidiu encerrá-la somente no final de 2019, como já mencionado. Ou seja, daria tempo suficiente para Milena curtir sua licença maternidade e voltar ao trabalho. Vide o caso da apresentadora Eliana, que enfrentou uma gravidez de risco e em menos de um ano estava de volta ao comando de seu programa.

Portanto, seria muito mais benéfico para o enredo inventar uma viagem para Luísa ou até um grave acidente (a deixando em coma, por exemplo), e colocar Thaís para viver uma prima distante da personagem com o intuito de preencher o vazio do principal núcleo da trama. Substituir uma pela outra, vivendo a mesma personagem, é abusar da boa vontade de quem assiste. A revolta do público é compreensível, mas os xingamentos e as ameaças a Thaís jamais. Ela não tem culpa de absolutamente nada. Está apenas fazendo seu trabalho, embora tenha adotado um tom mais bobo para um perfil que era bem firme. Esses telespectadores indignados deveriam cobrar satisfação da autora e do SBT. Não da intérprete.

Vale lembrar que o canal é reincidente. O outro caso, ironicamente, envolveu Sophia Valverde, hoje protagonista da atual trama. A menina foi escalada para substituir Duda Weindglin, que vivia a Dóris no remake de "Cúmplices de um Resgate" (2015). Ninguém sabe exatamente o que houve até hoje e a troca das atrizes sequer foi explicada no enredo. O caso não repercutiu tanto porque a personagem era relativamente pequena. Mas até mesmo a Globo enfrentou essa questão em "Império", exibida em 2014. Sem voz em virtude de uma forte rouquidão até hoje não muito bem explicada, Drica Moraes precisou ser afastada e Aguinaldo Silva chamou Marjorie Estiano para interpretar a vilã Cora, após a atriz tê-la vivido na primeira fase da história. A explicação dada foi "um rejuvenescimento mágico por xixi de jacaré" que a víbora ingeriu. A solução também ficou grotesca e mereceu críticas, ainda que a atriz tenha dado um show. A verdade é que trocar um ator por outro com um folhetim em andamento nunca dá certo.

O SBT só tem motivos para comemorar o sucesso de "As Aventuras de Poliana", que chegou ao centésimo capítulo nesta terça, mas foi um erro grave não cogitar ter Milena Toscano de volta ao enredo depois de sua licença-maternidade. A longa duração da novela proporciona essa possibilidade. No entanto, como não há mais nada a se fazer, Thais Melchior merece respeito dos telespectadores indignados com a solução da emissora. Tia Luísa ganhou uma nova interprete. Ponto. E a culpa não é e nunca foi dela.

40 comentários:

Anônimo disse...

Ainda lembro daquela situação ridicula da Cora em Império...

Zyon disse...

É verdade, daria tranquilamente para a Milena curtir a licença maternidade e voltar com o tempo que a novela vai ficar no ar.

Anônimo disse...

Milena foi irresponsável.Engravidar sabendo que tinha um trabalho importante? Não sabe o que é camisinha?

Chaconerrilla disse...

Noosa, que horrível o que fizeram com a Thaís. Que falta de respeito.

Bianca disse...

amore nenhum método contraceptivo eh 100% eficaz não

por isso deviamos ter educação sexual na escola, pra não ver alguem falando uma merda dessas

DiogoC disse...

O SBT descobriu o seu filão e com certeza vive sua melhor fase dramatúrgica desde que Nilton Travesso comandou o setor nos anos 90. Acontece que a emissora tem desde sempre medos muito grandes em relação à produção de novelas: gastar além do planejado e a falta de tato com imprevisto. Íris Abravanel poderia ter adaptado o roteiro mas não quis, seria um bom teste para ela sobre como reverter uma situação externa que afeta o desenvolvimento da história. Por isso que eu digo que sim, ela evoluiu bastante como novelista, mas não aguentaria o ritmo de ir escrevendo conforme a novela é exibida, como se faz na concorrência.

Cintia disse...

Concordo com a sua ánalise sobre a novela Sérgio. Infelizmente a novela perderá audiência com isso.

Anônimo disse...

É tão estranho ver a Larissa Manoela em um papel tão fraco depois de ter brilhado na pele das Gêmeas.

Anônimo disse...

O papel da Larissa Manoela ser avulso é um sinal: Chegou a hora dela ir para a Globo. Poliana tem que ser sua última novela na casa. Pois o sbt ja não tem muito o que lhe oferecer daqui para a frente.

Anônimo disse...

Que louco! Tenho a impressão que vc fez alteração nesse texto. Pois no 6° parágrafo dizia que a Thaís merecia elogios, porque embora tivesse acabado de entrar na novela, estava convencendo no papel. Agora, no mesmo parágrafo diz que a atriz adotou um tom mais bobo para um papel que era bem firme. Isso aconteceu mesmo ou é só impressão minha? Rsrs

CÉU disse...

Oi, biólogo Serginho, o homem k sabe tudo de novelas, sempre de olho no detalhe -rs.

Eu, portuguesa, e não conhecendo a novela citada, estou ficando a par dela. Então, se a atriz engravidou, teria de ser substituída, Melhor ou pior, não sei, mas as pessoas se acostumam.

Beijos e boa semana..

Anônimo disse...

Vc acha a Sophia Valverde talentosa?

Anônimo disse...

Acho a Lisandra Cortez (Débora) muito talentosa. Não entendo porque a Globo nunca lhe dá uma chance.

Anônimo disse...

Tô adorando a novela. Acho o Luca Tuber um personagem interessante, no entanto, o ator que interpreta é bem fraco. Tinha que ser justo o João Guilherme? Eu hein!

Anônimo disse...

Vi aqui alguns comentários sobre a Larissa Manoela e vejo que na TV o pessoal exalta muito ela. Acho até que chegam a encher a bola dela. Eu gostaria de saber de você que sempre é tão sensato, o que acha da Larissa Manoela?

Anônimo disse...

O SBT é a emissora que mais trabalha com artistas mirins. Entretanto, vale ressaltar, que o canal é muito preguiçoso na hora de selecionar o elenco infantil. Existem algumas exceções, mas são poucas. Geralmente, a maioria das crianças são fracas e artificiais.

Sérgio Santos disse...

Eu tb, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Exato, Zyon.

Sérgio Santos disse...

O SBt que errou ao dispensá-la, anonimo. Com dois anos de novela daria pra ir e voltar

Sérgio Santos disse...

Verdade, chaconerrilla.

Sérgio Santos disse...

Boa observação, Diogo.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Cintia.

Sérgio Santos disse...

O papel dela é bem avulso, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Não, anonimo, é verdade. Quando escrevi o texto achei que ela não comprometia, mas logo depois vi uma cena que não me agradou.

Sérgio Santos disse...

Beijos, Ceu.

Sérgio Santos disse...

Acho, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Aguardemos, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Tb acho fraco, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Acho uma atriz mediana, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Concordo, anonimo.

Unknown disse...

Que comentário desnecessário!

Anônimo disse...

Anônimo disse...

VERDADEIRO TESÃO DE MULHER DO CARALHO, ESSA MORENA THAIS BELCHIOR MESMO HEIN!.

Anônimo disse...

Thais Melchior sempre foi tesão mesmo a atriz jovem que mais adoro e a mais bela tanben

Unknown disse...

A Thaís não tem culpa de nada ela é atriz e que eu saiba elas trabalham em novela e sabe de uma coisa? A melhor coisa que a íris fez foi ter colocado a Thaís como personagem ela é talentosa doce Gentil e eu amo, agora se as pessoas tem o espírito tão pobre a Ponto de desrespeita-la aí já não é culpa de ninguém

Anônimo disse...

UM PUTA TESÃO DE MORENA DELICIA MESMO!, ESSA THAIS MELCHIOR HEIN!. TIPO DAQUELAS ASSIM, QUE DEIXAM OS CARINHAS MACHOS, BABANDO AGUINHA DA SUAS BOQUINHAS.

Diego Oliveira Sevilla disse...

Thais Melchior sempre me deixou louco, dava tudo pra beijar todinha,transar com ela o tempo todo e ver essa gostosa tesãozinha da Thais Melchior trepando com caras velhos que podia ser pai dela em novela ou filme como Humberto Martins Marcos pasquim Paulo César Grande que devia ter pego ela de jeito na cama ou no celeiro assim como foi com Pedro e Cinthia em laços de família na novela Vitória, os dois se pegando loucamente na cama e no celeiro, e também essa tesãozinha da Thais Melchior com o Floriano Peixoto Jacson Antunes José Mayer José de Abreu Tony Ramos Eduardo Moscovis Roberto birindelli Petrônio Gontijo etc ,sou louco por ela, essa Thais Melchior sempre me deixou louco, só de ver já fico duro

Fórumsccp disse...

sou louco nessa boquinha de veludo dela

Diego Oliveira Sevilla disse...

Homenageio muito essas duas gostosas da Milena Toscano e Thaís Melchior como mulher minha e transando com meu pai sessentao que é louco de tesão nelas

Anônimo disse...

É O MAIOR TESÃO DE MORENA PUTONA ORDINÁRIA DO PEDAÇO MESMO, ESSA THAÍS MELCHIOR HEIN!. QUE ALÍAS, EU DESE-JO MUITO COMÊ-LA TODINHA DOS PÉZINHOS AO ULTIMO FIO DE CABELO SEU.