segunda-feira, 7 de maio de 2018

Canal Viva desrespeita público ao editar "Bebê a Bordo" e cancelar reprises já anunciadas

O Canal Viva foi criado em 2010 com um único objetivo: presentear o telespectador com reprises de várias novelas, séries e programas da Globo, sem cortes. E a missão estava sendo cumprida com louvor ao longo desses oito anos de existência. Várias atrações e folhetins foram reprisados sem edições, preenchendo a grade do canal a cabo e matando as saudades do público. Porém, parece que agora a regra mudou.


A reprise de "Bebê a Bordo", novela de Carlos Lombardi exibida em 1988, começou a ser editada no dia 30 de abril e, segundo Cristina Padiglione, a razão é a fuga da audiência em virtude de fortes críticas a respeito do conteúdo 'apelativo' do enredo. O canal iniciou a reprise em 15 de janeiro e só agora passou a retalhar a trama. A explicação dada pela jornalista é bastante controversa, pois os números no Ibope nunca foram uma preocupação para canais pagos. Claro que todos querem um bom retorno, mas dificilmente tomam atitudes mais drásticas para elevar os índices, como mudar a programação repentinamente.

E o Viva, questionado pelos telespectadores e parte da imprensa sobre o assunto, se recusava a comentar. A única resposta era a burocrática frase: "A edição de Bebê a Bordo segue critérios de programação do Canal Viva". Obviamente, não satisfez ninguém. Os questionamentos continuaram.
Então, a emissora resolveu se pronunciar na última quarta-feira (02/05) com o aviso que está exposto na imagem desse texto: "O Viva comunica que todos os capítulos de Bebê a Bordo estarão disponíveis, na íntegra, no Viva Play, a partir de 7 de maio. Na TV, a exibição seguirá com capítulos editados".

Ou seja, admitiu que está cortando a trama e ainda comunicou que terá que acessar seu aplicativo para assisti-la completa, igual ao Globo Play. O canal só se esqueceu que o público já paga para isso. O Viva não é aberto, como a Globo, é parte do pacote de TV a cabo. É um absurdo. Um contrato foi rompido com quem prestigia o canal, cuja maior propaganda era justamente a exibição de todas as novelas na íntegra, ao contrário do que sempre aconteceu no "Vale a Pena Ver de Novo", por exemplo.

E o mistério em torno desses cortes continua, afinal, a explicação não oficial em torno de críticas conservadoras e fuga de audiência é difícil de comprar. Principalmente levando em consideração várias reprises de novelas fracassadas ou até polêmicas que o Viva já reexibiu, sem qualquer problema, como "O Dono do Mundo" e "Fera Ferida", citando apenas dois casos. O canal vem reprisando também "Explode Coração" (1995/1996), péssima novela de Glória Perez, e "Sinhá Moça" (1986), enredo de Benedito Ruy Barbosa. As duas, no entanto, não sofreram cortes. Por qual razão? O caso de "Bebê a Bordo" é uma mera exceção? Ou expõe uma brecha para cortes em qualquer outra futura reprise? Nada foi explicado.

Segundo o jornalista Ricardo Feltrin, a audiência de "Bebê a Bordo" é 0,3 pontos, um índice jamais alcançado pelo canal ---- a reprise anterior, de "Tieta", por exemplo, marcava 1,3. Realmente é uma queda brusca. Um imenso fracasso. Mas não justifica os cortes, pois, como já mencionado, não é canal aberto que precisa disputar audiência a todo custo. Para culminar, o Viva ainda vem quebrando outros promessas. A anunciada reprise de "Roda de Fogo" (1086) foi cancelada e substituída por "A Indomada" (1997), sem qualquer explicação. O sucesso de Aguinaldo Silva estreia em julho, entrando no lugar de "Explode Coração".  Ainda cancelaram a reexibição de "Brega & Chique" (1987), trazendo de volta pela segunda vez "Vale Tudo" (1988), cuja estreia está prevista para junho, no lugar de "Bebê a Bordo". Ou seja, em uma semana houve um festival de amadorismo e desrespeito.

É verdade que a atual safra de reexibições do Viva é uma das piores desde a sua inauguração. As três novelas deixam bastante a desejar, sendo até compreensível a tal baixa audiência especulada. Entretanto, pensassem nisso antes da escolha para a reapresentação. A equipe da emissora resolver simplesmente cortar uma delas para antecipar seu desfecho, agindo como se fosse um canal aberto e esquecendo das promessas de exibir todos os folhetins na íntegra, é um total desrespeito com os assinantes. Pior ainda é cancelar reprises já anunciadas e as substituir por outras, sem qualquer explicação, e justamente na mesma semana da polêmica dos cortes no enredo de Carlos Lombardi. Inadmissível.

12 comentários:

Gisela disse...

Por mim podia encurtar as 3 atuais pq queria ver Brega e Chica, mas agora nem isso porque também cancelaram essa. Amadores.

Anônimo disse...

É o Silvio de Abreu que tá responsável pelo Viva agora?

Debora disse...

Olá Sérgio tudo bem???


Que triste o Viva fazer isso...

Aqui em Portugal também está passando Bebê a Bordo e confesso que a novela é bem chatinha (aqui a novela passa sem cortes), mas...



Beijinhos;
Débora.
https://derbymotta.blogspot.pt/

Aracaçu disse...

Caro Sérgio Santos,

Aqui em Portugal, no canal 10 Globo Portugal, também estão a repor essa novela, no horário das 17:00 penso... do pouco que vi não me parece nada de especial, aliás algo inadmissível aqui também é colocarem no horário das 19:00 as Cheias de Charme que deu noutro canal português SIC há 2 anos, e as novelas das 19:00 passaram para as 20:00 e por aí sucessivamente... actualmente a única que se aproveita neste canal é Rock Story que já está quase no fim penso. Dá às 21:00 quando antes dava às 20:00. Fizeram mudanças sem respeito pelas pessoas que vêem tv.

Cumprimentos.

Paulo disse...

Essa atitude do Viva de editar BAB gerou tanta reclamação e indignação que acho que será a primeira e ultima(esperamos). Lembrando que é a primeira vez que cortam uma novela mas já editaram sim, e várias vezes. Na primeira exibição de Por Amor substituiram o encerramento original por outro diferente da exibição original, substituindo a trilha internacional por algumas nacionais, quando começou a tocar a internacional, lógico! Além de não terem exibido um capítulo, o que na época tambem gerou muita reclamação. Com A Gata Comeu eles cortaram a vinheta de numeração de capítulo por vários capítulos, o que tambem gerou especulações de que estariam editando a novela, além de terem cortado algumas cenas como a do Edson escondendo o dinheiro na lancha logo no primeiro capítulo. Em Dancin Days eles mostraram uma vinheta de numeração de capítulo que não era a original da época, tambem especulou-se que estavam exibindo uma versão editada. Enfim, são vários exemplos, mas condensar vários capítulos em um como está acontecendo com BAB de fato é a primeira vez. Lembrando que o próprio Viva cancelou a ótima Jogo da Vida de 1981 pra passar BAB, e parece que se arrependeram. Agora de novo anunciam duas ótimas novelas da década de 80 e voltam atrás, lamentável. Isso sem contar o restante da programação que é descartável, quem quer ver Encontro, Estrelas, Bem Estar e outras chatices da Globo no Viva?

Anônimo disse...

ABSURDO! Viva tá uma bosta.

Sérgio Santos disse...

Tb queria ver essa reprise, Gisela.

Sérgio Santos disse...

Parece, anonimo...rsrsrs

Sérgio Santos disse...

Lamentável, Debora. bj

Sérgio Santos disse...

Araçatu, é um honra ter leitor português. Gostei de saber de informações do que está acontecendo aí.

Sérgio Santos disse...

Concordo, Paulo.

Sérgio Santos disse...

Absurdo msm, anonimo.