sexta-feira, 18 de maio de 2018

Coletiva da reprise de "Belíssima" no "Vale a Pena Ver de Novo" reúne time de estrelas

Nesta quarta-feira (16/05), a Globo promoveu uma coletiva de imprensa para o lançamento da reprise de "Belíssima", imenso sucesso de Silvio de Abreu na faixa nobre em 2006, no "Vale A Pena Ver de Novo". A reunião de parte do elenco foi realizada nos Estúdios Globo. É a primeira vez que a emissora promove um evento assim para uma reexibição e o motivo é o fracasso da reprise de "Celebridade", grande êxito de Gilberto Braga em 2003. O intuito, agora, obviamente, é divulgar bastante a nova escolhida para o horário, evitando um novo mau desempenho na audiência.


E foi um evento de peso. Silvio de Abreu, autor da trama e atual responsável pelo setor de teledramaturgia da Globo, esteve presente, assim como Fernanda Montenegro, Lima Duarte, Irene Ravache, Paolla Oliveira, Vera Holtz, Cauã Reymond, Reynaldo Gianecchini, Marina Ruy Barbosa, Alexandre Borges e Camila Pitanga. Até mesmo Denise Saraceni, diretora da novela, fez questão de participar desse reencontro. Reencontro bastante animado, vale ressaltar. Todos estavam claramente felizes e enfatizaram a todo momento o quanto foi prazeroso esse trabalho.

Um trecho de 20 minutos do primeiro capítulo foi reexibido para os convidados e provavelmente será o mesmo conteúdo da estreia da reprise, no dia quatro de junho. Apesar de breve (o original teve mais de 50 minutos), valeu muito a pena matar as saudades da arrogância de Bia Falcão, brilhantemente defendida por Fernanda Montenegro.
Glória Pires, ótima como a submissa Júlia; Irene Ravache, hilária na pele da exagerada Katina; Lima Duarte, perfeito como o turrão Murat; e Cláudia Raia, em um grande momento vivendo a sensual Safira, foram alguns dos que mais apareceram nesse início. E ainda assim já deu para lembrar como a trama era cativante e bem construída.


Após a exibição, os atores se reuniram no "palco" e ficaram prontos para as perguntas de todos os presentes. Cauã era o mais entusiasmado. Fez questão de elogiar os colegas, relembrou algumas cenas de bastidores e ainda homenageou Vera Holtz, citando um momento em que pediu conselhos sobre a profissão, demonstrando insegurança na época. Ainda sacaneou Gianecchini quando o colega disse que não se achava bonito pra ser considerado galã. Aliás, Reynaldo não escondeu sua alegria de ter interpretado o mecânico Pascoal, mergulhando na comédia pela primeira vez. Também rasgou elogios a Silvio de Abreu, declarando que considera o autor o seu padrinho ----- por ter apostado nele nessa novela e em "Passione" (2010), quando viveu Fred, seu primeiro grande vilão. "O autor que sempre me tirou da zona de conforto", disse.


Fernanda Montenegro observou que "Belíssima" segue muito atual e a principal a razão para essa declaração da atriz é a primeira cena do primeiro capítulo, quando parte da população protesta contra os desfiles das modelos de lingerie, defendendo a "moral da família paulistana". Lembra muito o momento de intolerância da atualidade e ainda expõe o suborno que houve para esse protesto ter acontecido ---- Bia Falcão armou toda a situação para colocar a marca da empresa na boca do povo. Afinal, é sabido que vários movimentos políticos atuais são pagos por políticos ou militantes. De esquerda ou de direita.


Irene Ravache foi a mais brincalhona do encontro, quebrando um pouco aquela imagem de "senhora séria" que muitos têm dela. A grande atriz demonstrou um carinho especial pela novela e citou o ótimo trabalho da direção para a apresentação daquela família exagerada e hilária, tendo Katina e Murat como principais. Realmente, a cena é muito boa. Todos falando ao mesmo tempo ---- muito antes da família Tufão, de "Avenida Brasil" (2012) ----, se apresentando indiretamente para o telespectador. Ela esteve irretocável no folhetim, aproveitando os instantes cômicos e dramáticos que a personagem a proporcionava.


Paolla Oliveira e Marina Ruy Barbosa falaram da experiência da primeira novela no horário nobre. Marina estreou em "Começar de Novo" (2004), mas sua personagem (um anjinho) nem tinha falas. Então, ela até considera a Sabina, de "Belíssima", sua estreia de fato. A atriz se emocionou quando mencionou a responsabilidade e o privilégio de ter estreado ao lado de grandes nomes do teatro e da televisão, não escondendo sua admiração por Fernanda Montenegro. Relembrou, inclusive, um momento emblemático para ela, citando uma cena em que Fernandona se desequilibrou durante um embate com Cláudia Abreu (Vitória), se recompondo logo em seguida e continuando a sequência. Já Paolla falou do medo de viver a provocativa Giovana, após vários testes terem dado errado na fase de escalação. Contou que aprendeu muito e até hoje é chamada de "cucla" (querida em grego) por Cláudia Raia, que viveu sua mãe.


Fernandona e Lima Duarte brincaram muito um com o outro na reunião, repetindo a ótima sintonia vista na recém-terminada "O Outro Lado do Paraíso", onde viveram o lindo casal Mercedes e Josafá. Em "Belíssima", aliás, Murat era o amor do passado de Bia Falcão. Questionada a respeito do que a vidente da trama de Walcyr Carrasco diria para Bia Falcão, a veterana respondeu: "Vou rezar muito por você, minha filha". Todos gargalharam. Já Alexandre Borges, Vera Holtz e Camila Pitanga foram os que menos falaram, mas esbanjaram simpatia e se divertiram com os colegas. Cláudia Raia e Tony Ramos lamentaram suas ausências em vídeos, lembrando com carinho de Safira e Nikos.


Silvio de Abreu ainda disse que não sente falta de escrever novelas e está muito satisfeito nessa sua nova função. Todavia, pode voltar como novelista um dia. Só não imagina quando. Também enfatizou o imenso sucesso do folhetim na época e reforçou que há sempre a possibilidade da reprise não repetir o mesmo êxito, como já aconteceu várias vezes ---- embora não tenha mencionado, obviamente, incluía "Celebridade" nesse exemplo. O autor, por sinal, foi outro que não escondeu a alegria em falar desse trabalho.


A coletiva da reprise de "Belíssima" no "Vale a Pena Ver de Novo" foi uma agradável novidade promovida pela Globo e agradeço demais o convite. Talvez seja um processo que se repita em próximas reprises a partir de agora. Adorei ter participado desse belo evento e todos os atores merecem elogios pela simpatia e descontração desse encontro de talentos.


26 comentários:

Décio Lucas Pereira Rodrigues disse...

Que ótimo texto, Sérgio! Na minha opinião, os cortes em Celebridade são acima do limite do aceitável, pois já estão exibindo 5/6 capítulos por dia, como nesta sexta (18/05). Talvez Belíssima sofra cortes assim, caso não tenha um desempenho satisfatório na audiência. Gostei demais da novela na época da exibição original e estou ansioso pra assistir novamente.

Anônimo disse...

Sérgio que f*** você ter sido convidado!!! Adorei o texto e imagino como você ficou feliz de ter encontrado esses atores haha Uma curiosidade, você é jornalista? Porque seu texto tá realmente mt bom.

Flávia disse...

Que chique, Sérgio. Você merece!!!!Adorei sua resenha!!!!

Fernanda disse...

Parabéns, Sérgio. Seu blog é ótimo e merece mesmo ser prestigiado pela emissora. Adorei saber detalhes da coletiva porque não li quase nada de útil até agora dos jornalistas que estiveram no evento. Seu texto é o único que li que diz muitas coisa. Me senti lá lendo!

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Celebridade é a melhor novela do Gilberto Braga nos últimos 20 anos, mas está longe de ser uma das minhas preferidas. O mesmo ocorre com belíssima. Não aparece na minha lista das melhores da década passada. É o pior trabalho do Reynaldo Giannechini ... Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

Clau disse...

Oi Sérgio,
Achei legal ter uma coletiva de imprensa
para reprise de uma novela!
Isso deveria ocorrer sempre,
e achei o máximo você ter sido convidado,
parabéns \o/
Beijos!

CÉU disse...

Olá, Sérgio!

Não fazia a mínima ideia de qual era a temática de seu blog e lendo seu perfil, achei k seria tudo menos isso, mas você escreve mto bem sobre esse tipo de assunto, novela. li, tudinho, e sendo portuguesa, fiquei inteirada da situação. Novelas a mais, por aí, como sempre. aqui, tb há muitas, mas não vejo, pke não tenho paciência pra estar olhando a caixinha mágica horas e horas.

Aqui, já passaram muitas e conheço os nomes de muitos atores e atrizes. Duarte Lima, o acho fabuloso e versátil.

Beijos e bfds.

Unknown disse...

Sérgio a Marina e Paolla são lindas e simpática pessoalmente?

Andressa Mattos M. disse...

Parabéns, Sérgio. Imagino sua alegria em ver de perto Fernandona, Paolla, Marina, Lima, Irene Ravache... Prestígio é isso!!!! Adorei!!!!

Lulu on the sky disse...

Que bacana que você foi convidado, deve ter sido o máximo conhecer esses artistas de perto.
big beijos
www.luluonthesky.com

izabel disse...

Novela não é série americana. Novela é uma obra que tem começo, meio e fim e deve ter coerência no seu desenvolvimento. Agilidade demais é irresponsabilidade. Belíssima teve alguns problemas na sua época que complicaram a novela. Não é uma grande novela como Avenida Brasil e nem é uma novela fraca como Pega Pega. É uma boa novela que cumpriu bem com o seu papel. Entretanto, tem seus defeitos. Gostei de alguns núcleos de humor da trama, apesar de serem estereótipos que não é certo. Acho que não foi um humor tão datado quanto foi de Guerra do Sílvio. Enfim, uma boa trama que já deveria ter reprisado faz tempo. Que tem grandes chances de flopar porque não é preciso muita inteligência para perceber o que esse público do Vale a pena ver de novo deseja ver atualmente.

Anônimo disse...

Celebridade e Cobras & Lagartos eram as líderes em pedidos pra reprise do Vale a pena Ver de Novo e ambas fracassaram quando foram reprisadas. No caso de Cobras & Lagartos, foi justificado porque aquele foi o PIOR trabalho de edição que eu já vi na vida, coragem da Globo colocar aquele remendo no ar. Quanto a Celebridade, fico triste porque foi basicamente a primeira novela que eu acompanhei na vida, meio que a que me fez gostar do gênero. Eu tinha problemas com Belíssima mas acho que vai ir bem na audiência, especialmente depois da copa do miundo.

Sérgio Santos disse...

Concordo, Décio.

Sérgio Santos disse...

Muito obrigado, anonimo. Foi um prazer mesmo. E não sou jornalista não. abçs

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Flávia.

Sérgio Santos disse...

Fernanda, não sabe como fico feliz em ler seu comentário. A honra é minha. bjs

Sérgio Santos disse...

Discordo, mas respeito sua opinião, Fabio. abçs

Sérgio Santos disse...

Obrigado pelo comentario, amiga.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Clau. bjs

Sérgio Santos disse...

Céu, seja bem vinda. Beijão!!!

Sérgio Santos disse...

São sim, Unkown!

Sérgio Santos disse...

Foi bom demais, Andressa.

Sérgio Santos disse...

Foi sim, Lulu. bj

Sérgio Santos disse...

Toda novela tem seus defeitos, Izabel. Normal.

Sérgio Santos disse...

Aguardemos, anonimo.

Anônimo disse...

"Belíssima" é tida como um grande sucesso em audiência em sua exibição original, mas na reprise atual do "Vale A Pena Ver De Novo" não anda mostrando isso, assim como "Celebridade". Mas o que incomoda é saber que, mesmo apesar da baixa audiência, será praticamente exibida na íntegra, com boatos de que possa ficar no ar até 22 de março de 2019, com 206 capítulos. "Senhora Do Destino", "Cheias De Charme", e "Caminho Das Índias", tiveram 195, 132 e 180 capítulos, respectivamente, em suas reprises/re-reprises, o que deixa a sensação de que "Belíssima" terá essa duração só por ser de autoria do atual Diretor de Dramaturgia Diária da Rede Globo, Sílvio de Abreu, que atualmente parece tomar decisões equivocadas ao exercer esse cargo, como por exemplo, encurtar a maravilhosa "Malhação - Viva A Diferença", deixando-a no ar por apenas nove meses, enquanto a indigesta "Malhação - Vidas Brasileiras", por enquanto, permanecerá em exibição por até um ano e um mês, sem sequer possuir fôlego para realizar tal proeza. Posso até parecer cruel em querer que ele abandone o cargo que ocupa na emissora pelos idos de 2020/2021 e talvez 2022, mas penso que só assim a qualidade nas obras teledramatúrgicas da emissora se restabelecerá, além de acreditar que Glória Perez exercerá com maestria e responsabilidade o cargo de Diretora de Dramaturgia Diária da Rede Globo.