domingo, 4 de março de 2018

Os vencedores da 60ª edição do desgastado "Troféu Imprensa"

Foi ao ar na noite deste domingo (04/03), a 60ª edição do "Troféu Imprensa". Comandada por Silvio Santos, a premiação contou com Márcia Piovesan (Revista "Tititi"), Sônia Abrão ("A Tarde é Sua" - Rede TV!), Nelson Rubens ("TV Fama" - Rede TV!), Flávio Ricco (Portal Uol e Diário de São Paulo), Ricardo Feltrin (Portal Uol), Keila Gimenez (R7), Marcelo Bartolomei (Revista Caras e Contigo), Jorge Luiz Brasil (Revista Minha Novela), Vivian Maranhão (TV Brasil) e uma grata novidade: Léo Dias (O Dia e Fofocalizando).



O maior absurdo segue sendo a escolha dos três finalistas para o juri selecionar o vencedor. Todos são definidos por votação popular (170 mil pessoas votaram pelo site do SBT e pelo Portal MSN) e isso resulta em situações inacreditáveis, como "Pega Pega" concorrer em Melhor Novela no lugar de "Novo Mundo" ou "Rock Story", por exemplo. Ao menos "A Força do Querer" saiu merecidamente vitoriosa, concorrendo também com "Carinha de Anjo", do SBT. O próprio sistema de votação do juri continua injusto, pois só cinco são escolhidos aleatoriamente em cada categoria. Ou seja, não são todos que votam em cada rodada. Se a questão é o tempo, bastaria selecionar os votos com comentários e os sem. Simples assim. Mas, infelizmente, esse tipo de reclamação é algo recorrente e nunca mudam. 

Voltando aos premiados, é importante questionar a categoria Melhor Programa Infantil, que já deveria ter sido extinta há tempos. Primeiro porque os programas do gênero se resumem aos canais a cabo e a única rede aberta que segue presenteando o público infantil é justamente o SBT. Ou seja, dois finalistas foram da emissora e ainda assim todos se resumem em exibições de desenhos e séries prontas. "Bom Dia & Cia" mais uma vez venceu (Imprensa e Internet), concorrendo com "Mundo Disney" e "Parque Patati e Patatá".
Podiam ao menos citar algum programa da TV Cultura, que também investe no gênero, embora bem menos.

Na categoria Melhor Programa de Auditório, como não poderia deixar de ser, venceu o "Programa Silvio Santos" com todos os méritos, pois se mantém no ar há mais de 20 anos (e muitas vezes conseguindo a liderança) graças ao apresentador. Concorreu com o programa "Eliana" e "Domingão do Faustão". Venceu pelo juri e pela internet. A escolha do melhor programa de humor foi uma das mais controversas. "A Praça é Nossa" venceu pelo juri e na internet, concorrendo com "Pânico na Band" e a nova "Escolinha do Professor Raimundo". Mesmos indicados do ano passado. Porém, o humorístico da Band acabou, em virtude da baixa audiência e do esgotamento das piadas. E ainda assim esteve no lugar do "Tá no Ar: a TV na TV", felizmente citado por Léo Dias como ausência injusta. 



"Programa do Porchat" venceu na categoria Melhor Programa de Entrevista ---  internet ---, mas quem merecia era "Conversa com Bial", grata surpresa de 2017, substituindo à altura o "Programa do Jô". Os dois concorreram com "The Noite", que venceu pelo juri. O "Conexão Repórter", do SBT, ganhou com justiça o prêmio de Melhor Jornalístico, enquanto a internet elegeu o "Fantástico", da Globo. Ambos concorreram com o "Domingo Espetacular", da Record. E Silvio Santos, como total mérito, ganhou por juri e internet como Melhor Apresentador, disputando com Rodrigo Faro e Marcos Mion ---- outra gafe, pois Mion concorria pelo "Legendários, que também foi encerrado pela Record. Já o "Jornal Nacional" faturou como Melhor Telejornal pelo juri e internet, concorrendo com "Jornal da Record" e "SBT Brasil". Aliás, novamente Léo Dias foi preciso em dizer na cara de Silvio Santos que o SBT não investe em jornalismo e por isso não votaria no "SBT Brasil".



A categoria Melhor Ator cometeu uma injustiça com Emílio Dantas, pois nem finalista ele foi. E deu um show como o Rubinho em "A Força do Querer". Rodrigo Lombardi concorreu pelo Caio da mesma novela de Glória Perez e não merecia, pois o personagem, como já comentado diversas vezes, era bem apagado. Ao menos Caio Castro foi lembrado pela sua ótima performance como Dom Pedro em "Novo Mundo" e Marco Pigossi venceu pelo seu grande desempenho como Zeca em "A Força do Querer". O público da internet, todavia, elegeu Rodrigo Lombardi. Uma pena, ainda, terem esquecido Vladimir Brichta, perfeito com o roqueiro Gui Santiago em "Rock Story".



E, em Melhor Atriz, Juliana Paes levou pelos votos dos jurados e da internet, tendo o seu trabalho merecidamente reconhecido. Afinal, viveu seu melhor momento na pele de Bibi Perigosa em "A Força do Querer" e fica difícil não lembrar da "polêmica" envolvendo o "Melhores do Ano", do "Domingão do Faustão, em 2017. Ela novamente concorreu com Paolla Oliveira, que também deu um show na pele da policial Jeiza na mesma trama. Glória Pires foi a terceira concorrente e sua excelente atuação como Elizabeth em "O Outro Lado do Paraíso" faz jus ao posto. Porém, ela merecia concorrer por 2018 e não por 2017. A ausência de Letícia Colin, irretocável como a Princesa Leopoldina em "Novo Mundo", foi lamentável.

A categoria Melhor Dupla Sertaneja foi a "novidade" dessa edição e se mostrou totalmente desnecessária. Até os jurados se mostraram desconfortáveis em votar. Maiara e Maraísa concorreram com Simone e Simaria (vencedoras pelo juri e internet) e Bruno e Marrone. Ivete Sangalo venceu como Melhor Cantora pela internet e Marília Mendonça pelo juri em um ano onde Anitta foi o grande nome. Mas ela nem sequer esteve entre os finalistas. Joelma foi a outra concorrente. Já Eliana foi receber seu troféu do ano passado e acabou ganhando mais um pela internet, enquanto Patrícia Abravanel faturou pelo juri como Melhor Apresentadora, concorrendo ainda com Sabrina Sato. Luan Santana ganhou como Melhor Cantor pelo juri e internet, concorrendo com Gustavo Lima e Wesley Safadão. E "Lady Night", melhor atração do Multishow, comandado pela genial Tatá Werneck, ganhou como Melhor Programa de TV, disputando com "Programa do Ratinho" e "Caldeirão do Huck". 



O "Troféu Imprensa" mostra todo ano o quanto está ultrapassado e precisa de mudanças nas votações. Entretanto, funciona como programa de entretenimento graças a Silvio Santos. Alguns vencedores acabaram sendo justos. Outros nem tanto. Pena que nem mesmo na sua 60ª edição houve alguma alteração na premiação, fazendo desse evento algo realmente de grande relevância, como chegou a ter no passado. Era uma oportunidade e tanto. Até porque, ironicamente, concorreu com a transmissão do Oscar neste domingo. 

28 comentários:

Debora disse...

Olá Sérgio tudo bem???


Realmente o Troféu Impressa deveria evoluir e ser uma coisa mais justa...


Beijinhos;
Débora.
https://derbymotta.blogspot.pt/

chica disse...

Concordo que está pra lá de desgastado.Nem sei como ainda existe. Nem vejo ! abração,tudo de bom,li9nda semana! chica

Matheus Nogueira disse...

Sérgio,na categoria de Melhor Apresentadora,eu particularmente tiraria a Eliana.e não é por conta da apresentadora brilhante que ela é.mas tiraria ela por conta do 2017 difícil que ela teve.dar a luz a Manuela,em uma gravidez de risco como a Eliana teve,e todos nós ficamosna torcida,não é pouco,msm ficando 5 meses fora,se superando para dar a luz a esse presente de Deus chamado Manuela.

Anônimo disse...

O Programa do Porchat somente venceu o Troféu internet, quem venceu o Troféu Imprensa foi o The Noite. Em relação ao ótimo Conversa com Bial, infelizmente o programa tem um outro tipo de publico. E uma parte da imprensa ainda puxa o saco do The Noite (ainda é um bom programa, mas o Conversa com Bial é melhor). Me surpreendi com o Troféu internet para o Programa do Porchat, pois pensei que a atração sairia esquecida nas premiações.

Anônimo disse...

Sem credibilidade, Troféu Imprensa precisa rever urgentemente seu sistema de votação. Ano após ano, fica claro o quanto que a premiação perdeu a sua relevância ao longo do tempo, não conseguindo evoluir e ficando estagnada.

Pesquei esses comentários nas outras postagens desse site sobre o troféu imprensa por ser legal

O Troféu Imprensa é uma competição injusta. Por dois motivos: os indicados são os três mais votados na internet, sendo que esses votos podem até ter um prêmio próprio — o Troféu Internet — mas não podem definir os indicados de outra premiação, porque os jurados muitas vezes pensam diferente do telespectador. Outra coisa a se considerar é que a maioria das pessoas que votam na internet são adolescentes e jovens. Como fica a opinião das outras faixas etárias? Isso termina segmentando muito os indicados e os resultados.
As inovadoras ideias seriam:
1. O Programa fosse nas Noites de Sábado, para que a audiência não fosse tão afetada;
2. O Programa fosse Ao Vivo, para fazer uma votação por telefone fixo, para dar o Troféu Ao Vivo;
3. Além da Votação por telefone fixo, pelo júri e internet, as votações poderiam ser feitas pelo App do SBT e por SMS;
4. Todas as categorias, teriam 5 indicados, para que a votação fosse mais justa;
5. Os jurados seriam 15 representantes da imprensa: 5 jornalistas que falam de televisão, 5 que falam do entretenimento e 5 da publicidade e propaganda (já que há uma categoria de melhor comercial, que por sinal, foi ignorada nessa edição mesmo com a escolha ter sido feita na internet). E quando estivesse numa categoria de TV, só os que são "especialistas" em TV comentam e assim vai.
6. A apresentação seria no Estilo Teleton: Em cada categoria, um apresentador diferente. Os apresentadores só não participariam da Categoria em que ele faz parte. Ou seja, o Gentilli apresentaria o Infantil, mas não o de Melhor Programa de Entrevistas;
7. Cada júri teria até 30 segundos para escolher o seu preferido.

Outsiders disse...

Conhecido durante muito tempo como o “Oscar da TV brasileira”, em virtude do prestígio de outros tempos, foi exibido pelo SBT no mesmo dia da premiação maior do cinema mundial, que também comemorava uma edição “redonda” (a 90ª). E, a julgar pelos últimos anos, fica claro que as interações de Sílvio Santos com o público e os jurados ficaram bem maiores que a premiação em si.
O júri deste ano, por sua vez, teve como maior destaque o jornalista Léo Dias, do jornal O Dia. Em todas as categorias que foi chamado, Leo não se furtou a dar sua opinião sincera, inclusive dizendo na cara de Sílvio Santos que o SBT deveria valorizar mais o jornalismo de sua emissora principal.
Além de Dias, completaram o júri Ricardo Feltrin e Flávio Ricco (UOL), Keila Jimenez (R7), Sônia Abrão e Nelson Rubens (RedeTV), Wivian Maranhão (revista TV Brasil), Jorge Luiz Brasil (revista Minha Novela), Marcelo Bartholomei (revista Caras) e Márcia Piovesan (revista TiTiTi).

Quanto à premiação em si, a cada ano se evidencia o quanto a mesma tem perdido prestígio e credibilidade com indicações ilógicas, uma vez que as categorias votadas pelos jurados também contam com indicações feitas pelo voto popular.
Como explicar que novelas como Novo Mundo e Rock Story tenham sido deixadas de fora enquanto a fraca Pega Pega é indicada?
Ou a ausência de Tatá Werneck e Fernanda Lima em Melhor Apresentadora, categoria ocupada pelas mesmas dos últimos anos?
Qual o sentido de ainda existir uma concorrência de programa infantil, já que apenas o SBT produz para este público na TV aberta?
Porque o Pânico na Band, que viveu seu pior ano e deixou de ser exibido, esteve presente e o ótimo Tá no Ar, de Marcelo Adnet e cia, mais uma vez foi deixado de fora?

Difícil entender.

Com indicações e ausências cada vez mais estranhas a cada ano, o Troféu Imprensa não é mais o mesmo de outrora.
É de se lamentar, pois aquela que sempre foi conhecida como uma das grandes premiações brasileiras vem suplantando cada vez mais a eleição dos melhores do ano e chamando mais atenção pelas interações de Sílvio Santos com o público e o corpo de jurados.

Luma Rosa disse...

Oi, Sérgio!!
Não soube da premiação, mas acho estranha a escolha do dia da apresentação coincidir com o Oscar. O espectador não tem paciência para ficar tanto tempo diante da TV. Tem que amar por demais a vida na tela!
Supimpa sua análise, somente discordo da "genial Tatá Werneck" (rs*).
Boa semana!!
Beijus,

izabel disse...

Quem merecia ganhar era Caio Castro, que estava excelente como Dom Pedro em Novo Mundo, ou mesmo o ator Vladimir Brichta, ótimo como o roqueiro Gui Santiago em Rock Story. Também genial estava Emílio Dantas, como o traficante Rubinho.

A melhor protagonista da novela A Força do Querer que merecia ganhar o troféu seria Paola Oliveira por interpretar a Jeiza. Fazer um personagem que é firme, focada, irônica e apaixonante na mesma proporção... e Paola Oliveira está ótima.
Não gostei da personagem Bibi, pegar uma personagem assim que não dá gosto de torcer. Mas admiro o talento de Juliana Paes, destacando cada faceta dessa atriz.
Enquanto Glória Pires está exercendo um papel muito aquém de seu talento (a Beth/Duda de O Outro Lado do Paraíso) mas bem melhor que aquele desastre de novela Babilônia.

Injustiça foi, de novo, a ausência de Letícia Colin, impecável na pele da princesa Leopoldina em Novo Mundo. Deu para perceber seu talento ainda que rápido na miniserie Entre Irmãs.

Anônimo disse...

So corrigindo The noite venceu júri e Porchat Internet e Marilia Mendonça venceu juri e Ivete Sangalo vence internet.

Sobre a vitória da Juliana foi super merecido os dois troféus , e n e pq um ator ou atriz faz um papel com atitudes questionáveis que não mereça reconhecimento pelo personagem ate pq justamente essa é o barato da profissão poder interpretar tipos completamente diferentes.

Anônimo disse...

Não é apenas o SBT que precisa urgentemente modificar o troféu imprensa! Afinal, em sua campanha de publicidade a Rede Globo enche a boca ao falar com “cem milhões de uns”. Curiosidade Por quê nesses cem milhões não estejam incluídas as outras emissoras: BAND, SBT, RECORD, TV BRASIL, ETC, ETC ETC?
Pouco divulga é que no Domingão do Faustão entrega o chamado Melhores do ano - na verdade melhores da GLOBO pois não aceitam outras emissoras concorrendo!!! É muita HIPOCRISIA chamar o prêmio definido pelo apresentador Fausto Silva como o “maior da televisão brasileira” nas chamadas institucionais.

QUEM SAI PERDENDO É A IMAGEM DA TV BRASILEIRA E SEU PÚBLICO!!!


Anônimo disse...

Não posso falar de programas, porque eu não assisto, porém, quanto as novelas, na maioria concordo com você, Sérgio. As indicadas deveriam ser A Força do Querer, Novo Mundo e Rock Story com a merecida vitória de A Força do Querer. Ator de novela Emílio Dantas, Caio Castro e Vladmir Brichta com Emílio Dantas ganhando. Mas atriz de novela, na minha opinião, deveria ser Letícia Colin, Juliana Paes e Carol Duarte com a Juliana levando o prêmio. Vale lembrar que essas categorias ator e atriz de novela por si só são injustas, pois excluem as séries e atuações brilhantes como as de Júlio Andrade e Marjorie Estiano.

Suas críticas tanto ao Troféu Imprensa quanto ao Melhores do Ano foram muito boas. Pra mim, o único prêmio que dá pra se levar a sério no Brasil é o APCA. Não entendo isso de deixar o público escolher. Que público? O mesmo que deu o Melhores do Ano pra Susana Vieira ao invés da Renata Sorrah em 2004. Premiações escolhidas pelo público são sempre injustas, primeiro porque tem muita gente que vota pelo personagem e não pela atuação, segundo porque muitas pessoas votam em ator ou atriz de novela das nove sem nem ter assistido as outras e agora com esses fã clubes que votam até o dedo sangrar as premiações têm ficado pior ainda. Uma pena.

Abraços,
Paula

Carol Coelho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carol Coelho disse...

Oi Sérgio.
Texto impecável, parabéns..
Mas o Legendários e o Pânico saíram do ar este ano. Eles concorreram por 2017.
E Léo Dias na minha opinião deveria ser fixo. Foi o melhor jurado. Ele é o Feltrin tem os melhores comentários .

Anônimo disse...

"Cantores": Luan Santana, Gustavo Lima e Wesley Safadão. Kkkkk, quanta BOSTA!!!!!! Trofeu Imprensa antigamente concorriam Guilherme Arantes, Lulu Santos, etc. Mas vivemos a era do lixo.

Sérgio Santos disse...

Pois é, Debora...

Sérgio Santos disse...

Pena, Chica.

Sérgio Santos disse...

Verdade, Matheus

Sérgio Santos disse...

Vai entender, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Concordo com a maioria das sugestões, menos votação ao vivo pelo publico pq seria injusto tb....

Sérgio Santos disse...

Sim,Day!

Sérgio Santos disse...

Esse ano foi uma coincidência, Lua. bj

Sérgio Santos disse...

Leticia merecia tb, Izabel.

Sérgio Santos disse...

Isso, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Discordo, anonimo. O trofeu é um simbolo da Globo, nada mais natural do que só premiar os atores de lá.

Sérgio Santos disse...

Muito obrigado, Paula!!!!

Sérgio Santos disse...

Valeu, Carol!

Sérgio Santos disse...

Infelizmente, anonimo.

Anônimo disse...

Troféu imprensa e nada são a mesma coisa.

Talvez a estatueta dele tenha algum valor em cooperativas de reciclagem.