terça-feira, 13 de março de 2018

"Orgulho e Paixão": o que esperar da próxima novela das seis?

"Tempo de Amar" foi uma novela tradicional e teve a cara do horário das seis. Conseguiu bons índices de audiência, mas não explodiu e a repercussão foi baixa, além do ritmo ter se arrastado. Entre erros e acertos, cumpriu seu papel. A substituta não promete ser muito diferente e tem a missão de ao menos manter a média da faixa da Globo. Isso porque será baseada nas obras da escritora inglesa Jane Austen e manterá o clima de época, ambientada no século XX, explorando encontros e desencontros amorosos (o enredo da trama recém-terminada foi um grande e quase interminável desencontro, diga-se).


Chamada de "Orgulho e Paixão" (em alusão ao romance "Orgulho e Preconceito", de Jane), a novela --- cujo clipe pode ser visto aqui --- será o primeiro trabalho solo de Marcos Bernstein, após ter fracassado com "Além do Horizonte", folhetim das sete escrito com o colega Carlos Gregório em 2013. Apesar do mal momento citado, o roteirista e cineasta também trabalhou como colaborador de João Emanuel Carneiro na irretocável série "A Cura" (2010) e de Lícia Manzo na primorosa "A Vida da Gente" (2011), por exemplo. Agora chegou a hora de provar que também sabe conduzir uma produção sozinho. Um desafio.

Os personagens viverão conflitos sociais e de conduta, sempre se contrapondo aos desejos pessoais de cada um. Um fictício Vale do Café, no interior de São Paulo, será a principal ambientação do enredo. Os mocinhos são Elisabeta (Nathalia Dill), uma mulher à frente do seu tempo, com pensamentos igualitários e interesses atípicos de uma jovem do século XX, e Darcy (Thiago Lacerda), um homem de caráter e bem sisudo.
Os dois logo se implicarão, mas aos poucos se descobrirão apaixonados, ao mesmo tempo que tentarão negar esse sentimento sempre que possível. A mocinha terá como confidente a sua melhor amiga, a doce Ema (Agatha Moreira), menina que é o seu oposto: romântica e idealizadora do casamento perfeito.

Elisabeta também será a paixão platônica de Ernesto (Rodrigo Simas), jovem contestador e filho de imigrantes italianos. Ele se apaixona por ela, mas vira seu amigo e aliado na busca pelos mesmos ideais igualitários. A protagonista ainda tem quatro irmãs e todas de personalidades distintas: Jane (Pâmela Tomé), Cecília (Anaju Dorigon), Lidia (Bruna Griphao) e Mariana (Chandelly Braz). As cinco são filhas de Ofélia (Vera Holtz) e Felisberto (Tato Gabus Mendes), casal que vive às turras por discordarem a respeito da criação das filhas. O pai, por exemplo, incentiva Elisabeta a correr atrás de seus sonhos, ao contrário da mãe, que espera um futuro tradicional.

As irmãs também da mocinha também terão conflitos, obviamente. Jane, discreta e delicada, é considerada a irmã mais linda e viverá um romance com Camilo (Maurício Destri). Cecília é uma jovem sonhadora que vive entre livros de mistério e monta teorias para todo tipo de acontecimento. Se encantará pelo galanteador Rômulo (Marcos Pitombo), que deixará a vida festiva por ela. Lídia é a filha predileta de Ofélia e usará sua sedução como arma. Mimada e bem diferente das irmãs, se envolverá em uma grande confusão no enredo. Mariana é uma jovem que ama ler e sonha em vivenciar uma aventura. Odiará à primeira vista o coronel Brandão (Malvino Salvador), mas acabará se envolvendo com ele.

A trama ainda marca a volta de duas ótimas atrizes que não costumam emendar novelas: Gabriela Duarte e Alessandra Negrini. A primeira vive a poderosa Julieta, viúva que viverá apenas para os negócios (conhecida como a Baronesa do Café), até ter sua vida mexida por uma paixão inesperada por Aurélio (Marcelo Faria), pai de Ema. A segunda interpreta a maldosa Susana, personagem claramente inspirada no romance "Lady Susan", de Jane Austen. A trama principal é baseada no clássico "Orgulho e Preconceito", mas há alguns perfis e conflitos inspirados em outros romances da escritora, como já mencionado.

O elenco ainda conta com Murilo Rosa e Letícia Persiles formando um casal ---- Jorge é um sujeito gentil que cuida da esposa, Amélia (que tem uma doença incurável), mas ama secretamente Ema ----; Ary Fontoura (Afrânio, o Barão do Café e avô de Ema); Bruno Gissoni, Miguel Rômulo, Oscar Magrini, Ricardo Tozzi, Grace Gianoukas, Laila Zaid, Joaquim Lopes, JP Rufino, Tarcísio Meira, entre outros.

A nova novela das seis é dirigida por Fred Mayrink e tem todos os elementos clássicos de um folhetim dessa faixa, embora o figurino chame atenção pelo tom mais lúdico (lembrando até o lindo mas fracassado remake de "Meu pedacinho de Chão", exibido em 2014). O tom teatral do elenco é algo que assusta nas chamadas, embora essa impressão possa se diluir com o tempo. As chances de ao menos manter a média da antecessora são altas. Resta aguardar os conflitos do enredo e se a adaptação da obra de Jane Austen vai funcionar na televisão.

30 comentários:

Unknown disse...

Diferente de Tempo de Amar eu espero que Orgulho e Paixão seja uma novela mais alegre e colorida. Pelo que vi das chamadas e pelo clipe com as cenas inéditas Agatha Moreira está muito bem como Ema e acho que vai surpreender pela positiva. Gostei muito da personagem Ema! Em geral acredito que a novela vai ser boa pra assistir

Valentina disse...

Achei tudo caricato, tudo over e tudo teatral. Tava empolgada mas depois dos clipes desanimei total.

Anônimo disse...

O Marcos Bernstein também escreveu com João Emanuel Carneiro o roteiro de Central do Brasil, Sérgio! Como alguém que escreve um filme desses pode ser autor de Além do Horizonte... criatividade é uma coisa que não dá pra entender mesmo. Espero que nessa novela, ele esteja inspirado. Sou fã das obras de Jane Austen, então estou animada. O elenco feminino é muito bom, agora o masculino, com algumas exceções, parece um encontro de canastrões.

Paula

BLOGZOOM disse...



Sergio, quando posso assisto Deus Salve o Rei, mamão com acuçar!
Não consigo assistir a anterior, segundo minha irmã diz que é otima.
Certamente esta nova tambem será. Baseada no livro de Jane Austen, autora que sempre amei. Bons atores. Torcendo que agrade.

O mocinho Sr Darcy foi muito bem escolhido, assim como a protagonista.

Bjs

Debora disse...

Olá Sérgio tudo bem???


Confesso que estou ansiosa pra assistir essa novela, parece que será bem alegre...



Beijinhos;
Débora.
https://derbymotta.blogspot.pt/

Chaconerrilla disse...

Zamenzito confesso que estou muito empolgada para assistir essa novela. Nunca li Jane Austen, mas já ouvi falar e as tramas dela sempre parecem empolgantes. Imagine que lindo um monte de personagem dos livros se encontrando em uma mesma história. Eu como boa leitora, adoraria que meus personagens preferidos se encontrassem em um mesmo "palco". Quando vi que a história teria cinco irmãs, pensei "pronto, são as 'fives' do século XX" hehehehe. Mas se você considerar Ema também parte do enredo central seriam as "six". kkkkkkk Que venha um sucesso de público e crítica S2

Malu disse...

Acho que a novela tem dois defeitos, um é esse tom exagerado, caricato e teatral de tudo, todos os atores estão afetados demais - no entanto isso pode ser corrigido e ajustado ao longo da novela. Já o outro defeito pra mim é o elenco masculino. Gosto apenas de Rodrigo Simas, Miguel Rômulo e JP Rufino, e, claro, do grande Tarcísio Meira, o resto Deus me livre! Já a história parece interessante, embora já esteja difícil de aturar os fãs de Jane Austen questionando mil coisas, sendo que se trata de uma adaptação. Aí quando tiver algo diferente dos livros, vão reclamar que está descaracterizando, quando tiver algo igual, será plágio, enfim.

Lulu on the sky disse...

Eu sou fã da obra da Jane Austen. Tanto o livro quanto o filme Orgulho e Preconceito são os meus favoritos, quero ver como será a novela.
big beijos

Felisberto T. Nagata disse...

li somente Lady Susan - de Jane Austen -; realmente, tu bem 'disse', nas chamadas estão com um tom teatral mesmo, caricato mesmo; mas os 'protas' são talentosos; vamos aguardar! abraços e obrigado Sérgio! Bela semana!

Welton disse...

Gostei das chamadas, parece que vai ser uma novela mt alegre diferente de Tempo de Amar e achei a história mt interessante, das cinco irmas com personalidades diferentes e as atrizes são mt talentosas.Vera Holtz será um privilégio rever e a parceria dela com as filhas parece que vai ser mt interessante.O elenco feminino é repleto de atrizes talentosas.Em compensação o elenco masculino é mt fraco e cheio de canastrões, com exceção do Tarcisio Meira e Rodrigo Simas.

Zilani Célia disse...

OI SÉRGIO!
O ELENCO É BOM E EU GOSTO DE NOVELAS DE "ÉPOCA", ENTÃO PRETENDO VÊ-LA, TOMARA QUE O PESSOAL ACERTE A MÃO.
ABRÇS
http://zilanicelia.blogspot.com.br/

Adriana Helena disse...

Olá Sérgio, vir aqui é a certeza que saímos com mais conhecimento de tudo o que está acontecendo no mundo da tv!!
Sabe, eu gostei das chamadas da nova novela e parece que vai ser mesmo bem divertida!!
Mas o que mais gostei mesmo foi das suas importante informações iniciais , para que possamos nos situar na história do novo folhetim, no tempo e no espaço!!

Obrigada querido!!
Lindíssima semana!!
Beijos!!! :))))

Leitora disse...

Olá! Eu estava mesmo esperando este texto e medo é o que me define. Huummm... Não sei não tem uns nomes aí nesse elenco que me deixam com um pé atrás. Elisabeta? Aff! Qual é o problema com Elizabeth? Se Lacerda e Dill serão shipaveis eu não sei (Eles tem que ser) mas fato é que eu já shippo a Anaju e o Marcos e a Vera fazendo a inconveniente e sem noção sra Bennet será hilário. Pelo que vi será uma salada mista com varias obras de Austen e bem vamos ver como será esse "cosplay"
Ah eu também estou achando tudo muito teatral, mas o clipe tá bonitinho (não no sentido feio arrumado, mas no sentido agradável mesmo) Se vai ser um grande sucesso não sei, porem uma coisa é certa muito mais leve e alto astral que Tempo de Amar será com certeza.

Leitora disse...

Ah estou tentando não criar muitas expectativas, mas é que sou muito fã de Austen e seus livros então tá difícil, mas pra frente quando tu fizer outro texto sobre a novela (Que eu espero que seja positivo) Eu volto pra dá minha opinião.

André disse...

Expectativa zero pra essa novela. Elenco bobo - Lacerda, Dill e Negrini interpretando os mesmos papéis de sempre: o mocinho marrento, a mocinha voluntariosa e a recalcada que quer roubar o homem das outras. Agatha Moreira tá absurdamente irritante nas chamadas. Além da quantidade absurda de atores medíocres no elenco: Murilo Rosa, Marcelo Faria, Isabela Santoni, Malvino Salvador, Joaquim Lopes, os irmãos Simas. Tudo muito exagerado e, ao mesmo tempo, pouco inspirado - desde as atuações até a identidade gráfica nas chamadas. Parece tudo muito infantil. Queria ver uma história de Jane Austen dirigida por diretor classudo tipo Jayme Monjardim, mas temos um discípulo de Jorge Fernando no comando. Paciência.

Anônimo disse...

mas a senhora tá brava de alguma forma?

Sérgio Santos disse...

E tá sendo, Josué.

Sérgio Santos disse...

Ok, Valentina.

Sérgio Santos disse...

Tá mt gostosa, Paula. bjs

Sérgio Santos disse...

Eu to adorando, Sissym!!!!

Sérgio Santos disse...

E tá sendo, Débora.

Sérgio Santos disse...

Tomara, Chaconerrilla!!!!

Sérgio Santos disse...

Isso lá é verdade, Malu...

Sérgio Santos disse...

Vamos ver, Lulu.

Sérgio Santos disse...

To gostando, Felis.

Sérgio Santos disse...

O começo tá bom, Welton!!!

Sérgio Santos disse...

Tomara, Zilani.

Sérgio Santos disse...

Sempre carinhosa, Adriana. Bjão!!!

Sérgio Santos disse...

É pq ja tem uma Elizabeth em O Outro Lado do Paraiso, Leitora. Eu to gostando desse inicio. E fico feliz que tenha ficado ansiosa pelo texto.

Sérgio Santos disse...

Sem problemas, Andre.