quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Julgamento de Vinícius destaca a total entrega do elenco em "O Outro Lado do Paraíso"

"O Outro Lado do Paraíso" é um fenômeno de audiência e tem feito por merecer os números expressivos do Ibope. O público foi arrebatado pela trama de Walcyr Carrasco e o julgamento de Vinícius (Flávio Tolenezani), exibido entre segunda e terça (19 e 20/02), chegou a uma impressionante média de 46 pontos e picos de 49, dignos de último capítulo. E toda a sequência fez jus ao índice, destacando a coragem do autor, a direção primorosa de Mauro Mendonça Filho e a total entrega de um elenco repleto de talentos.


O aguardado momento contou com a presença de praticamente todo o elenco estelar da história, assim como costuma ocorrer em qualquer julgamento de novela, e o acerto de colocar todos fazendo parte de uma cena tão tensa ficou visível em cada minuto. O depoimento forte e emocionado de Laura provocou angústia e uma forte dose de emoção, valorizando mais uma vez o talento de Bella Piero. Que menina competente e grata revelação de "Verdades Secretas" (2015), do mesmo Walcyr.

O choro doloroso de Rafael também expôs o profissionalismo de Igor Angelkorte, finalmente valorizado em um folhetim, após um papel deprimente na fracassada "Babilônia" (2015). O sofrimento do marido de Laura ao ouvir o depoimento da esposa comoveu do início ao fim, assim como o seu descontrole quando Vinícius tirou a máscara diante de todos no tribunal.
A participação da maravilhosa Ilva Niño, vivendo a antiga empregada da casa do delegado, engrandeceu ainda mais a sequência, sendo necessário aplaudir toda a declaração da sofrida e adoentada senhora, reconhecendo que via os abusos, mas não tinha coragem de denunciar.


Outra ótima participação foi de Bella Carrijo, interpretando uma mãe que sempre teve medo de denunciar o que Vinícius fez com sua filha por ele ser delegado. Integrante do elenco da série "Questão de Família", do canal a cabo GNT, a atriz se destacou e merece mais oportunidades em novelas. É preciso, por sinal, citar todos os demais atores presentes, que não tiveram texto, mas brilharam somente pelos olhares e expressões de horror. Vide Marieta Severo, Eliane Giardini, Sérgio Guizé, Bianca Bin e Fábio Lago. O nojo de Sophia e Nádia deixou claro que aquilo era pesado até para duas vilãs sem escrúpulos, enquanto o choro de Nick foi desolador. E o próprio juiz se emocionou, destacando Luis Melo. A participação do ótimo Ernani Moraes na pele do advogado de Vinícius também merece elogios.


Já maior nome da sequência foi Sandra Corveloni. Premiada atriz de cinema (Troféu Palma de Ouro, em Cannes) e figura relativamente rara na televisão, a intérprete foi valorizada como merece por Walcyr e impressionou com o seu desempenho devastador. Após muito negar e defender o marido, Lorena finalmente se deu conta da monstruosidade de Vinícius e o acusou no julgamento, fazendo questão de citar as várias fotos de meninas que ele tinha no notebook e pedindo desculpas para a filha. O descontrole emocional da personagem foi transmitido com uma entrega que impactou quem assistia. E a genialidade de Mauro Mendonça Filho deixou tudo ainda melhor, vide o instante em que a mãe de Laura grita, chamando o marido de monstro, e a cena é cortada para uma explosão na mina de esmeraldas de Sophia, expondo uma catarse dilacerante.


O diretor ainda se mostrou mais uma vez um profissional de imenso talento fazendo questão de focar em cada personagem presente, enquanto Vinícius era condenado por Gustavo (Luis Melo), logo após ter confessado todos os abusos, admitindo também que sempre foi corrupto e ainda acusando Sophia e o próprio juiz de cúmplices, para o desespero dos vilões. Flávio Tolezani protagonizou sua melhor cena na novela, assim como Sandra Corveloni. Foram quase 45 minutos dedicados somente ao julgamento e valeu cada segundo. Outro ponto que merece menção foi o texto de Walcyr expondo que o perigo pode morar ao lado, através da declaração de Lorena, servindo de alerta para tantas famílias a respeito do abuso sexual dentro de casa. E, dentro do contexto folhetinesco, vale citar a hora que Mauro Mendonça foca em Renato (Rafael Cardoso) e Clara, deixando cada vez mais evidente o verdadeiro caráter do médico.


A conclusão de mais uma etapa da vingança de Clara resultou em uma das mais impactantes sequências de "O Outro Lado do Paraíso", valorizando o elenco e exibindo uma admirável entrega dos atores envolvidos, protagonizando momentos dilacerantes e de tirar o fôlego. O foco na cara de desespero de Vinícius após a condenação, com todos querendo agredi-lo ao fundo, fechou o julgamento com chave de ouro. A extraordinária audiência alcançada refletiu toda a qualidade dessas cenas e consagrou de vez o folhetim das nove como um fenômeno de popularidade.

63 comentários:

Anônimo disse...

E OS HATERS DO TWITTER TIVERAM QUE ENGOLIR!!!!!!!!!!!!

Lisa disse...

Uma das melhores cenas que já assisti na minha vida.

Camila disse...

Que novela boa! Fiquei arrepiada com esse elenco. Meus pais choraram muito!

Anônimo disse...

Quantos pedófilos estavam sentados no sofá e sentiram-se "desconfortáveis" com as cenas seguintes? Por isso repito: Prestem mais atenção nas crianças e jovens menos de 16 anos, em seus comportamentos. O perigo pode estar dentro da sua casa! E pode ser tanto parentes quanto amigos próximos.
Conforme já expressaram antes, o Walcyr Carrasco é o tipo do autor que não tem meio-termo. Quando erra, erra muito feio para caramba.
Mas nesse tema do abuso sexual, sai da frente, acertou em cheio. ótimo trabalho

izabel disse...

Ótimo capítulo! Que tema extraordinário! Isso retrata uma realidade oculta nas famílias e que transtorna a muitos onde o silêncio na maior parte reina diante dos acontecimentos.
O mau pode estar ao seu lado, pode ser da sua família, pode ser alguém que você ama. Pedófila é crime, denuncie. Disque 100

Matheus Nogueira disse...

Sergio,eu tenho lembranças ali or volta de 2008/2009,quando atraves do´´Brasil Urgente´´do Datena,em q praticamente todos os programas,eram exibidas reportagens mostrando crimes de pedofilia,foi graças ao Datena na época,que eu passei a tomar contato,a ficar ciente do que é esse crime Nojento chamado pedofilia.e eu faço das palavras da Izabel as minhas.o mau pode estar ao seu lado.pode ser da sua familia,um amigo ou quem você mais confia.pedofilia é CRIME.DENUNCIE.DISQUE 100

Leitora disse...

Confesso que nem sei o que comentar de tanto que isso tudo mexeu comigo. Fiquei arrepiada assistindo. É algo tão abominável que como você mesmo falou até os vilões da novela ficaram transtornados. Se eu fosse o Flávio Tolezani eu não sairia na rua pelos próximos cem anos, aliás não tem nem mais palavras pra elogiar esse elenco que foi de um brilhantismo sem tamanho.
Estou escrevendo isso aqui, mas com uma revolta muito grande por dentro porque isso é real, isso acontece, pior isso pode estar acontecendo agora. Eu não tenho filhos, porem se um dia eu tiver não serei do tipo que coloca em uma redoma, mas serei uma mãe muito atenta e cuidadosa porque como bem sabemos o perigo não mora só ao lado, o perigo mora em todos os lugares inclusive dentro de casa.
Fico imaginando os desgraçados pedófilos assistindo uma cena dessas o que se passa em suas cabeças? É inconcebível para mim a mente de alguém que comete barbáries como pedofilia e estupro. E só de pensar nas vitimas eu sinto uma imensa angustia, desespero e dor e graças a Deus eu nunca passei por isso e ninguém próximo a mim passou, mas só de pensar...
Eu era pequena quando meu pai nos abandonou e muitas pessoas falaram pra minha mãe arrumar um namorado, casar novamente e ela sempre dizia que não. Ela teve sim um ou outro relacionamento só que do portão pra fora dentro de casa ela não colocou ninguém e quando perguntavam o porque ela dizia: "Porque eu tenho uma filha pequena e eu não vou colocar qualquer pessoa debaixo do mesmo teto que ela afinal no mundo de hoje não se pode confiar em ninguém." Sim. Minha mãe tinha medo que eu passasse pelo que a Laura passou.
Quando eu tinha dezesseis anos minha mãe começou a namorar o atual marido dela que graças a Deus, claro que todos tem seus defeitos, mas ele é um benção eu não tenho uma virgula pra reclamar e infelizmente nem todos tem a feliz sorte que nós tivemos e não precisa ser um padrasto não pode ser um tio, um amigo intimo, um irmão mais velho, primo, pode ser qualquer um inclusive o próprio pai e só pra lembrar tem mulher que também comete pedofilia, abuso sexual e etc.

Adriana Helena disse...

Nossa Sérgio, nunca me emocionei tanto em numa novela em minha vida!!
Foi estarrecedor, incrível, dantesco, fora de série!
Muito bem conduzido o jogo de cenas, a dedicação dos atores e a explosão da mina concomitante ao julgamento...Nesta hora quase tive um treco...kkkkkkkkkkk

Sergio e seu texto, amigo!! Que textão maravilhoso!!!
ahh você é demais!! Me emocionou de novo!!

Um lindo restante de semana com muitas emoções, com certeza será!!
Mil beijinhos!! :)))))

Anônimo disse...

A atriz (Ilva Niño) que fez a personagem Tiana, uma antiga empregada que viu os atos hediondos de Vinícius contra a Laura quando tinha 8 anos de idade. E as atuações das cenas foram arrebatadoras.
O público deve ter aplaudido muito durante a sua atuação pois as pessoas se emocionaram demais.
Segundo Ilva, que ficou 11 meses internada, entre 2014 e 2015, quando tratou de dois cânceres no intestino, diz que está bem.

Unknown disse...

Walcyr Carrasco é o tipo do autor que não tem meio-termo. Quando erra, erra muito feio para caramba.

Mas nesse tema do abuso sexual, sai da frente, acertou em cheio. Pois a cena do julgamento do Vinicius, foi ótimo trabalho

O julgamento marcou uma sequência de cenas MUITO fortes pois reforçou a necessidade de denúncia de abusos sexuais praticados na infância.

Veja 5 destaques:

Apelo de Laura

O processo teve início com o depoimento de Laura. Vítima de abusos do padrasto, ela relatou como aconteciam as agressões e, aos prantos, fez um apelo para sua mãe Lorena, que se recusava a acreditar na filha. Apesar do impacto do depoimento, Laura foi fortemente contestada por ter se lembrado dos abusos através de uma sessão de coach e não ter evidências que comprovassem o seu relato.
NOTA: Tratamento de abuso sexual precisa ser feito pelo psicólogo, a área de atuação do coach não é para traumas de abusos. Sendo assim, esses profissionais atuam de forma diferente e portanto, não devem, ser confundidos. Pesquisar a diferença entre coach e psicólogo.

Virada de Patrick

Após a primeira audiência, Vinícius estava certo de que iria sair ileso das denúncias feitas por Laura. Patrick, que não poderia deixar o pedófilo sair ileso, encontrou outra vítima dos crimes do delegado e, após certa insistência, conseguiu fazer com que ela falasse. Alzira (Bela Carrijo) contou, com detalhes, o modo como sua filha Letícia conheceu o homem, através da internet, e foi manipulada por ele durante um encontro.

Depoimento de Lorena

Após ouvir os relatos e ficar horrorizada com a crueldade do marido, Lorena toma consciência de que ele é culpado e decide depor a favor da filha, mudando os rumos do julgamento. Em uma das cenas mais impactantes da novela, ela se emocionou ao falar do que sentia pelo marido, pediu perdão à Laura por não ter enxergado e revelou que Vinícius não saía da internet, escondia o que estava fazendo no computador e nunca se interessou em encontrar crianças desconhecidas.
"O perigo pode estar bem próximo, pode estar do seu lado, pode ser alguém da sua família, alguém que ninguém desconfia, alguém que você ama e confia", declarou.

OBS 1.: E nesse momento, rolou uma prévia do que está por vir, com Clara olhando para Gael, após casarem, a estuprou na noite de núpcias e tempos depois para a ser vitima da violência domestica de um marido espancador. OBS 2: Além disso, Clara lançou um olhar em direta a Renato, o futuro novo vilão da novela.

Testemunha surpresa

Tiana (Ilva Niño), empregada que trabalhou na casa de Lorena quando Laura era criança, confirmou que, certo dia, viu Vinícius se aproximar de Laura, na época com oito anos, e vê-la chorar de medo, além de notar arranhões e sangue constantes quando dava banho nela. Ela também deixou claro que só se calou por medo de perder o emprego.

Surto de Vinícius

Com tantos depoimentos, Vinícius já não tinha mais esperança de ser inocentado por suas ações. Quando foi chamado para falar, ele perdeu o controle e confessou os crimes. "Desde que vi Laura pela primeira vez fiquei transtornado por ela", afirmou o delegado, após declarar que se casou com Lorena somente para ficar perto da Laura e procurou outras vítimas (abusos sexuais ocorreram com crianças de 0 a 15 anos) depois que ela cresceu.
Rafael mal conseguiu conter a ira e tentou ir para cima do delegado, chocado, assim como o resto da plateia após as revelações e declarações para Laura.

Luli Ap. disse...

Olá Sérgio
Que capítulo!
Simplesmente todos os envolvidos deram tudo de si e o resultado foi emocionante, de arrepiar, de chorar!
Até os vilões se sensibilizaram tamanha a entrega de Bella com sua Laura e de Igor com seu Rafael, ou com Ilva num elemento surpresa fazendo com que faltasse até o ar com sua Tiana.
Enfim, fica difícil até falar com receio de esquecer alguém, o capítulo foi absurdamente bem executado.
Sandra Corveloni com sua LOrena então?????
E Flávio com seu Vinícius afeeeeee.
É preciso identificar que infelizmente o abuso pode estar ao lado, perto demais até para ser notado, é preciso estar atento "48h" por dia, sem descanso, nossas crianças precisam de nós, Penso que as transformações podem ser pequenas, mas não insignificantes: retração ou rebeldia devem ser investigadas mais de perto, mudanças comportamentais sempre chamam a atenção e não podem passar despercebidas, vidas podem ser transformadas para sempre com traumas indeléveis.
denunciar é preciso, atenção é necessário, pedofilia é doença e é crime!
Ahhhhhhhhhhh como sempre parabéns pelo texto sensa.
Confesso que não tinha associado a explosão de Lorena com a explosão da mina, tu manda super bem na sincronicidade!!!!!!!!
Bjs Luli
Café com Leitura na Rede

Unknown disse...

Perdão Sergio, mas esta novela está repleta de equívocos. A trama da pedofilia foi um acerto em tanto - mesmo com a polêmica do coach e algumas incoerências como a vítima ser exposta a meio mundo em um ´´julgamento aberto´´-, e acho que essa trama foi o único acerto diante de tantas outras conduzidas pessimamente - leia-se médico gay (que virou apenas um núcleo cômico), anã (personagem vitimizada e totalmente dependente de homem), racismo (trama que perdeu o propósito diante da comicidade de Nádia), Gael (agressor e estuprador que em breve será transformado no herói da trama; é óbvio de que NÃO terminará com Clara, mas ainda assim seu personagem não merecia ser vitimizado toda hora, como se não tivesse culpa no cartório), enfim. Com a morte de Vinicius, a trama da pedofilia se dará por encerrado, e teremos apenas a vingança da Clara como maior trunfo da novela. É necessário reconhecer que Walcyr valorizou alguns atores - Fernanda Montenegro, Lima Duarte, Glória Pires etc. -, mas também deixou outros de lado como Sergio Guizé e Grazi Massafera - após o estouro deles como Candinho e Larissa, ambos mereciam personagens bem conduzidos e melhor aproveitados (Gael só teve importância até a surra do presídio, agora apenas vejo forçarem uma redenção inútil, visto que ninguém gosta de Gael; já Lívia vive apenas de paparicar aquele filho insuportável e de disputar macho com a mãe). Tainá Muller, Juca de Oliveira, Alejandro Claveaux (descobri ontem que ele está na novela), Zezé Motta, Júlia Dalavia, Emilio de Melo e Marcello Novaes são outros exemplos de personagem mal desenvolvidos e mal aproveitados. Renato se transformará no vilão da trama, é fato notório que todos já sabiam disso, Daniel Castro não se equivocou (aliás, seus spoilers sempre se concretizam). Porém, pergunto-me o que exatamente motiva a obsessão do vilão nessas irritantes esmeraldas? Walcyr desmentiu que Renato possa ser filho de Sophia, então deverá haver outra justificativa, e deve ser algo coerente, já que o vilão teve a paciência de esperar 10 anos para começar a agir. Toda novela tem sua incoerências, mas fico impressionada como em todo capítulo aparece uma ou duas incoerências, daria para fazer uma lista enorme como já vi fazerem em Salve Jorge. Enfim, acho que O Outro Lado Do Paraíso pode se juntar a Os Dias Eram Assim, Haja Coração, Pega Pega, Império, Sol Nascente e Fina Estampa, novelas que mantiveram altos índices de audiência, porém de péssimas qualidades, e a novela atual do Walcyr não prima pela qualidade, é popular como as já citadas, e só.

Denise disse...

E o assassinato do Vinicius na cadeia??? Mais uma cena primorosa.Fiquei arrepiada. Isso sim que é vingança e não aquela porcaria da Nina em Avenida Brasil!

Keline disse...

Capítulo maravilhoso ,atores maravilhosos ,interpretações perfeitas tanta da jovem Bella ,quanto da Sandra,do Flávia ,da Ilva ,estão de parabéns

Keline disse...

*do Flávio

Debora disse...

Olá Sergio tudo bem???


Ainda não assisti esse episódio, assisto pela internet e estou atrasada... Porém minha mãe assistiu e disse que foi realmente SENSACIONAL!!! Temos que mostrar pra toda a população que isso pode acontecer em qq casa, temos que prestar atenção nas nossas crianças!!!



Beijinhos;
Débora.
https://derbymotta.blogspot.pt/

Matheus Nogueira disse...

para quem é mais antigo(eu não era nem nascido na época),deve se lembrar que na década de 1990,teve um ´´caso´´de pedofilia que escandalizou o país,que o foi o caso da Escola Base,em que os donos e alguns professores dessa escolinha supostamente teriam abusado de crianças de idade entre 4-5 anos,mas esses abusos não foram comprovados.na época,esse caso gerou uma repercussão muito forte,e a imprensa insistia em acusar os funcionários da Escola Base,falando coisas infundadas,que os abusos tinham acontecido,aquela coisa toda.a justiça obrigou a Globo e outros veículos de comunicação a pagar indenização aos donos da Escola Base(Indenizações milionárias,diga-se de passagem),num tipo bem claro do que é o sensacionalismo na imprensa.Esse caso se tornou referência obrigatória nas discussões a respeito de ética no jornalismo e poder da mídia, bem como nos cursos de Direito, nas cadeiras de Constitucional, Penal e Processo Penal.

Unknown disse...

Fernanda Gentil foi às redes sociais comentar sobre a repercussão da novela “O outro lado do paraíso” e aproveitou para desabafar sobre a criação de filhos. Ela, que é mãe de Gabriel, de 2 anos e meio, e de Lucas, de 8 anos, falou sobre suas preocupações e sobre a importância de cuidar dos pequenos.
“Preciso confessar: hoje (na última terça-feira) foi o primeiro capítulo que vi inteiro de ‘O Outro Lado do Paraíso’. E outra confissão: me sinto grata pela prestação de serviço que esse elenco fez com a cena do julgamento do Vinicius (Flavio Tolezani), o padrasto que abusou da enteada Laura (Bella Piero) por anos durante a infância dela (...) A mensagem que essa cena passou, o texto reproduzido pelos atores e o drama vivido pelos personagens representam muitas famílias reais. Eu, dentro da minha bolha, alienada na minha realidade, acordando e dormindo no meu dia a dia, onde não vejo essa situação por perto, não sei dar números a essas crianças vítimas de abuso - e por isso prometo me envolver mais no assunto a partir de hoje”, disse a jornalista.
Fernanda Gentil desabafou ainda sobre a preocupação com pessoas comuns que se aproveitam da inocência das crianças:

“Eu, mulher, mãe de dois, dona de um esforço descomunal para prepará-los para as dores e as delícias desse mundo maluco, e principalmente, solidária às alegrias e sofrimentos de tantas outras mães, não posso deixar de falar sobre isso. Pais, mães, e responsáveis em geral: nós precisamos ouvir as nossas crianças. Os Vinicius’s e Lauras da novela estão espalhados por vários cantos e casas desse país. Os Vinicius normalmente são sedutores, charmosos, inteligentes, e muitas vezes, estão perto. Muito perto. São pessoas das quais geralmente pensamos ‘poderia ser qualquer um, menos ele(a)’.”
Para Fernanda, acreditar nas crianças é um dos pontos principais para que casos como o de Laura (Bella Piero) sejam solucionados:
“As Lauras são crianças lindas! Felizes! Puras e cheias de sonhos! Esses sonhos devem continuar na cabecinha de cada uma delas, e é nosso dever fazer de tudo para que eles se realizem. É nosso dever participar da vidinha delas para mostrar o que elas devem passar em cada fase da linda jornada que têm pela frente. É nosso dever deixar o canal aberto para que tenham segurança de falar tudo — desde o trabalhinho na escola, passando pelo gol na Educação Física, o primeiro beijo, a nota baixa na prova, até confessar caso algo não esteja legal. E se não estiver, que es-cu-te-mos. Assim mesmo, bem devagar e separadamente. Escutemos muito. Com atenção. Porque crianças podem florear, valorizar e até aumentar, mas elas não inventam algo sobre o qual não sabem — ou pelo menos ainda não deveriam — saber”.

Anônimo disse...

Mais de vinte anos atrás, os donos da Escola de Educação Infantil Base, na zona sul de São Paulo, foram chamados de pedófilos. Sem toga, sem corte e sem qualquer chance de defesa, a opinião pública e a maioria dos veículos de imprensa acusaram, julgaram e condenaram Icushiro Shimada, Maria Aparecida Shimada, Mauricio Alvarenga e Paula Milhim Alvarenga.
Chegou-se a noticiar que, antes de praticar as ações perversas, os quatro sócios cuidavam ainda de drogar as crianças e fotografá-las nuas. “Kombi era motel na escolinha do sexo”, estampou o extinto jornal Notícias Populares, editado pelo Grupo Folha. “Perua escolar carregava crianças para a orgia”, manchetou a também extinta Folha da Tarde.

Inocentes foram julgados e condenados pela mídia, que estimulou o linchamento popular.
Na esfera jurídica, entretanto, a história tomou outros rumos. As acusações logo ruíram e todos os indícios foram apontados como inverídicos e infundados. Mas era tarde demais para os quatros inocentados. A escola, que já havia sido depredada pela população revoltada, teve que fechar as portas.

Nunca houve tanto ódio na mídia conservadora do Brasil

Revista Veja: a criminosa tradição das ‘entrevistas’ inventadas
O cenário mais otimista para Paula surge se ela conseguir ser enquadrada na fila dos pagamentos preferenciais.

A maior emissora do Brasil, Rede Globo foi condenada a pagar R$ 1,35 milhão para reparar os danos morais sofridos pelos donos e pelo motorista da Escola Base de São Paulo.

Caso Escola Base é o calcanhar de Aquiles da imprensa brasileira.
A assessoria de imprensa da Globo afirmou que a emissora “está recorrendo e que não divulga a informação por questão de estratégia jurídica”. Os jornais O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo e a revista IstoÉ também já foram condenados.
Em todos os casos já julgados, ainda não houve decisões do Superior Tribunal de Justiça.
O TJ entendeu que a atuação da imprensa deve se pautar pelo cuidado na divulgação ou veiculação de fatos ofensivos à dignidade e aos direitos de cidadania. Em março de 1994, a imprensa publicou reportagens sobre seis pessoas que estariam envolvidas no abuso sexual de crianças, alunas da Escola Base, localizada no Bairro da Aclimação, em São Paulo. Jornais, revistas, emissoras de rádio e de tevê basearam-se em “ouvir dizer” sem investigar o caso. Quando foi descoberto, a escola já havia sido depredada, os donos estavam falidos e eram ameaçados de morte em telefonemas anônimos.

Anônimo disse...

O caso “Escola Base” foi herdeira direta da campanha do impeachment contra o ex-presidente Fernando Collor. Depois que a campanha se esgotou, criou-se um vácuo nos leitores. Estavam todos viciados em notícias catárticas, no escatológico, do mesmo modo que viciados em morfina. A cada dia a mídia se obrigava a buscar manchetes e temas que substituíssem o lixo da campanha do impeachment.

Foi nesse contexto que surgiu o episódio da Escola Base.

Como todo brasileiro, particularmente como pai, interessei-me vivamente pelo tema, assim que a imprensa passou a divulgá-lo. No primeiro dia, havia declarações do delegado responsável pelo inquérito sobre supostas orgias com crianças de quatro anos. A imprensa ecoou em coro as acusações. Pouco espaço era dado aos acusados. Eram eles Icushiro Shimada e Maria Aparecida Shimada , donos da Escola Base; Maria Cristina Franca, professora da escola, acusada de abusar sexualmente de uma criança de 4 anos, coleguinha de seu filho na escola; Saulo e Mara da Costa Nunes, perueiros da escola, acusado de abusar das crianças dentro da Kombi; e Maurício Alvarenga e sua
mulher Paula Milhin, sócia e professora, acusados de participarem do esquema todo.

Todos os jornais cercaram os delegados incumbidos da investigação, entre eles Havia ampla disputa na cobertura, todos os jornais tratando de incensar os delegados, para obter informações. Todos bebendo da mesma fonte.
Em pouco tempo descobrimos uma versão totalmente diferente
daquela apregoada pela mídia.
O episódio me deu a certeza de que, a exemplo dos repórteres, delegados e promotores tendem a supervalorizar os casos dos quais se incumbem, obrigando a um cuidado redobrado na análise de suas informações.
No caso Escola Base, o delegado aparecia falando muito, expondo vastas certezas, e não apresentava fatos objetivos. Limitava-se a mencionar testemunho de meninos de quatro anos. Nas poucas vezes em que foi ouvido, o proprietário da escola revelava genuína indignação.

No terceiro ou quarto dia de cobertura, sugeri à chefia de reportagem da TV Bandeirantes que ousasse o caminho oposto: apostar na inocência dos proprietários da escola. Mas o clima, por demais candente, desestimulava qualquer movimento na direção contrária.
No dia seguinte foi anunciada a prisão de três casais da Escola Base.
Para surpresa, o advogado dos acusados tinha entrado em contato com a repórter da Bandeirantes –a emissora menos radical na cobertura— e
informado que dispunha de um laudo sobre o caso, segundo o qual havia dilatamento de um por um no ânus do menino. Significava que, se houve penetração, não foi de adulto; mas o mais provável é que tivesse sido uma assadura. Em vão o advogado tentava convencer os jornalistas a divulgar o laudo.
Naquela noite teve um comentário no Jornal da Noite, posteriormente transcrito pelo jornalista Alex Ribeiro no livro “Escola Base – Os Abusos da Imprensa”: “Bom, hoje eu não vou falar de economia, vou falar de um assunto que me deixa doente.

Anônimo disse...

Toda a imprensa está há uma semana denunciando donos de escola que presumivelmente teriam cometido abuso sexual contra crianças de quatro anos. Toda a cobertura se funda em opinião da polícia. Está havendo um massacre. Mais que isso, está havendo um linchamento. Se eles foram culpados, não é mais que merecido. E se não forem? Uma leitura exaustiva de todos os jornais mostra o seguinte: não há até agora nenhuma prova
conclusiva de que a criança foi violentada por adulto. Não há nenhuma prova conclusiva contra as pessoas que estão sendo acusadas. Tem-se apenas a opinião de policiais que ganharam notoriedade com denúncias e, se eventualmente de descobrir que as denúncias são falsas, vão ter muita dificuldade de admitir. Por isso, a melhor fonte não é a polícia,
neste momento. A imprensa deve às pessoas que estão sendo massacradas, no mínimo, um direito de defesa, de procurar versões fora da polícia. Repito: é possível que as pessoas sejam culpadas. Mas é possível que sejam inocentes. E se forem inocentes?”
Na manhã seguinte, aumentou o tom das críticas no programa da rádio Bandeirantes, no qual participava ao lado de Salomão Esper e José Paulo de Andrade. Naquele dia, publicou na coluna na “Folha” sobre o episódio, que saiu publicada no dia posterior. Foi a primeira manifestação denunciando os erros de cobertura.
Desconfiou-se que em sua escolinha donos, professores e pais de aluno
praticavam abusos sexuais contra pequenos alunos de 4 anos de idade. Um roteiro para Marques de Sade nenhum botar defeito.
Depois disso, há apenas informações arrancadas de crianças de 4 anos por pais desesperados.
Há o quadro já conhecido de policiais que se deslumbram com episódios que podem lhe render popularidade, e de cobertura jornalística burocrática que se vale exclusivamente da versão oficial como a REDE GLOBO fez. Não pode se esquecer dos jornais O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo e a revista Isto É também já foram culpados desse episodio vergonhoso.

Outsiders disse...

Após ser incriminado por sua enteada Laura, o delegado tentou negar todas as acusações, mas, com uma nova testemunha e o discurso de Lorena (Excelente atuação da atriz Sandra Corveloni), o desfecho resultou em uma virada na trama e emocionou o público.
Antes de deixar o tribunal, Vinícius ainda disparou que tinha se vendido para Sophia, além de acusar Gustavo. E que se arrependia de não ter matado a Clara.

Não é de hoje que cenas de violência sexual são retratadas em produções. Nos últimos seis anos, a frequência de tramas envolvendo estupros aumentou consideravelmente. Outras novelas recorreram ao tema:

O Outro Lado do Paraíso (2017) causou polêmica ao retratar estupro de Clara por parte de Gael na noite de núpcias. Além da violência doméstica dentro do casamento. Mesmo no século 21, tema ainda é tabu

Na série Os Dias Eram Assim (2017), Vitor dopa a ex-mulher Alice e a estupra em um motel enquanto ela está inconsciente. A trama abordou a violência sexual outras duas vezes

Na juvenil Malhação (2017), Katarine (Talita Younan) foi violentada pelo padrasto Roger(José Karini)

Na série Justiça (2016), Débora é violentada durante o Carnaval por um desconhecido

A minissérie Ligações Perigosas (2016) foi muito criticada por romantizar uma cena de estupro

Em Verdades Secretas (2015) de Walcyr Carrasco, foi visto a mulher que bebido (além de ter sido drogada), é a desculpa para ser abusada? Pois foi isso que o Gui fez com a Arlete durante uma festa de Giovanna. Se uma pessoa precisa embebedar, sedar ou drogar para adquirir sexo é crime sexual!

Larissa, a personagem de Grazi Massafera é vítima de estupro coletivo na cracolândia conforme foi visto em Verdades Secretas.

Neidinha (Jessica Barbosa) protagonizou a primeira cena de estupro coletivo dos folhetins globais, na novela Em Família (2014)

A secretária Laura (Marjorie Estiano) é assediada sexualmente pelo senador Laranjeiras, em Lado a Lado (2012)

Apesar de servir para alertar a população, os autores têm retratado o tema de maneira muito grave. Algumas pessoas não estão preparadas para ver cenas tão fortes.
Outra abordagem equivocada: no desenrolar da violência, a personagem não denuncia nem se separa do agressor. Pelo contrário, submete-se a abusos cada vez mais graves, que culminam em violência física.

É necessário muito cuidado com assuntos tão delicados, sofridos e humilhantes. Creio que deveria haver um trabalho de conscientização nas comunidades antes de jogar nas novelas.

Anônimo disse...

Capítulo didático e inverossímil transforma novela em ‘Scooby-Doo’
Atuação de Sandra Corveloni como a mãe que se dá conta da maldade que marido fez à filha foi ponto alto de julgamento que terminou com vilão assumindo tudo. Saibam mais em https://veja.abril.com.br/entretenimento/capitulo-didatico-e-inverossimil-transforma-novela-em-scooby-doo/

Outsiders disse...

Como nada é perfeito, a novela tem muitos defeitos mas alguns atores estão ótimos em seus personagens.
Contudo admito que foi realmente tocante e foi uma sincronia de fatores: atores talentosos, fotografia fantástica, edição. Realmente esse capítulo do julgamento está de parabéns!

Outsiders disse...

Julgamento surpreendente de Vinicius!
A novela tem muitos defeitos mas alguns atores estão ótimos em seus personagens.
Foi realmente tocante e foi uma sincronia de fatores: atores talentosos, fotografia fantástica, edição.
Realmente a trama do julgamento está de parabéns!

Anônimo disse...

O nomen iuris do crime é estupro de vulnerável, não pedofilia. Não existe o crime de pedofilia na legislação brasileira.
Excelente atuação do Flavio Tolezani! Capitulo foi top.
Mesmo não sendo um assunto nada fácil, mais vale muito a pena lembrar o que acontece com pedófilo.

Anônimo disse...

Será que algum Delegado já foi assassinado em presídio no Brasil? Qual é a probabilidade?

Anônimo disse...

O único fato com alguma realidade foi o crime cometido.
O julgamento não foi conforme a realidade.
Desde quando crimes sexuais (estupro) são julgados com plateia, expondo o ocorrido e o nome das pessoas à toda a sociedade?
Se é para ensinar algo Walcyr Carrasco, tem de ter o mínimo de realidade.

Anônimo disse...

O problema é se algum inocente for em cana, já que tivemos casos é mais casos de injustiças, com consequências funestas para os injustiçados.
Seria o caso de fazer uma novela sobre isso?

Anônimo disse...

Observei rapidamente 2 erros grotescos.
1) o Delegado nunca ficaria junto com presos comuns, por ter nível superior.
2) Quanto a forma que morreu, se fosse par interpretar mesmo, deveria ter sido linchado por todos os outros detentos, e morrendo aos poucos.

Já vi vídeos e notícias reais! Walcyr Carrasco, isso aí ficou muito longe.

Anônimo disse...

Mas o fim desse canalha só deveria ter virado mulherzinha dos outros presos antes de morrer.

Para quem quiser saber, a música é composição de Bach - Suite for Orchestra No. 3 "Air on the G String que começa a tocar no momento em que ele é atacado

Anônimo disse...

Vinícius foi assinado, mas a alma de Laura, não tem cura, assim o que importa para quem não foi abusado é a justiça, dizem que a justiça tarda mais não falha, contudo no caso da pessoa abusada sexualmente não teve, e nunca terá justiça.

Eduardo disse...

Ainda estou sem fôlego. Como já disse em outra postagem, essa novela só tem cenão. Praticamente toda semana tem uma cena pra destacar um personagem. A Lorena, por exemplo, sempre detestei por ela falar muito da vida dos outros, mas após esse capítulo... Que dó eu tive quando ela perguntou para a filha se poderia abraçá-la. Chorei aqui. Queria que ela voltasse a trama só pra vê-la feliz e resolvida porque ela pagou muito alto por ações do marido. A Nádia e a Sophia é que merecem uma humilhação pública dessas por serem fofoqueiras e cruéis.
A Ilva Niño fez um excelente trabalho. Por mais que a personagem tenha uma certa culpa, emocionou a todos. Muitos se calam, foi o caso dela. E que tristeza foi ver Rafael e Laura. Esses atores estão de parabéns. Agora o ápice foi mesmo o Vinícius encurralado. Não querendo sair por baixo e dizendo aquelas barbaridades. Que nojo. Vontade de avançar nele que nem a Lorena e o Rafael. Única coisa boa que fez foi expor os antigos aliados. O ator estava excelente, estou no aguardo da entrevista no Fantástico.

Posso só comentar uma coisa fora o tema? O que foi o Gael frio durante o julgamento? Acho esse cara muito psicopata também. Bipolar, sei lá. Queria que o autor não o colocasse bonzinho. Não por medo dele ficar com a Clara, mas para valorizar o personagem e o seu tema. Ele bem que podia, no meio dessas brincadeiras violentas com a Aura, matá-la "sem querer" e pagar por esse ato. Bem mais interessante do que ele virar um herói. O ator faz um excelente papel, mas o personagem não tem torcida do público desde o segundo capítulo.

Eduardo disse...

Não iria comentar sobre os haters, mas queria porque é bem divertido (morro de rir com seus comentários no twitter).
Que papo é esse de "scooby-doo"? Vi alguns @s falando isso (jornalistas inclusive). Procurei comentários dos mesmos sobre a Carminha ter feito o mesmo quando confessou para a família e depois para a polícia. Não vi uma reclamação deles sobre isso. Bibi fez o mesmo, mas lá foi lindo porque ela estava arrependida, não é?
Vi comentário comentando sobre a Clara ser madrinha novamente, mas não vi nada dessas pessoas sobre a Nina tirar foto novamente, já que na primeira vez ela tinha falhado. Inclusive, falam que a vingança da Clara não é boa, é demorada sendo que mal ela voltou pra Palmas e já começou, a única coisa que a fez parar foi o julgamento da Beth. Ela não tem um hacker tipo o Nolan (o faz tudo da Emily) para acelerar o processo. Mas a Nina demorar fazendo a comida para a família foi maravilhoso.
Teve um que reclamou da Lívia não ter falado do filho (sendo que ela falou), do Mariano não ter falado que é garimpeiro e ela não ter se tocado disso (sendo que ele falou e pelo que já apareceu no comercial, ela suspeitava dele ser garimpeiro, só não sabia do envolvimento dele com a mãe) e da Sophia não ter falado da filha para o Mariano. Esse povo fica escrevendo no twitter e não acompanha os detalhes da novela, só pode. Daqui a pouco vão achar nada a ver ele não saber o sobrenome dela, sendo que, aparentemente, a Lívia queria evitar interesseiros. Essa galera parece que nunca viu novela. Vê furo em um capítulo sendo que a explicação desse "furo" é respondida nos capítulos seguintes. Toda novela é assim. É tipo a explicação para a Mãe não ter visitado a Raquel: não comunicaram os detalhes e ele nem tem, aparentemente, um meio de transporte. Vivem longe, no meio do nada, ninguém foi buscar... esse povo não espera os capítulos seguintes, coisa chata.

Por falar em Lívia, bem que o autor poderia começar a dar destaque para ela. Apesar de o Walcyr ter falado que ela era uma vilã, eu acreditei mais na Grazi que disse que ela era uma mocinha que não deu certo. Desde que a novela começou ela é exatamente isso. Não é cruel, mas é chata. Merecia uns tapas. Aliás, falta uma boa briga de mulher nessa novela. Clara precisa lavar a nossa alma. Os homens, nesse ponto, estão ganhando de lavada, vivem brigando rsrs.

Sérgio Santos disse...

Tiveram, anonimo...

Sérgio Santos disse...

Foi foda, Lisa.

Sérgio Santos disse...

Entendo, Camila!

Sérgio Santos disse...

Ótimo mesmo, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Perfeito, Izabel.

Sérgio Santos disse...

Verdade, Matheus.

Sérgio Santos disse...

Pesado demais isso, Leitora.

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, Adriana. bjão

Sérgio Santos disse...

Gostei da resenha, Oath.

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, Luli.;

Sérgio Santos disse...

Discordo, mas respeito sua opinião, Katherine.

Sérgio Santos disse...

Foi um prazer ver Ilva Niño de volt, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Foi mt bom, Denise.

Sérgio Santos disse...

Perfeito, Keline.

Sérgio Santos disse...

Foi genial, Débora.

Sérgio Santos disse...

Fato, Matheus.

Sérgio Santos disse...

Excelente o comentário da Fernanda Gentil.

Sérgio Santos disse...

Tudo bem, anonimo, mas na novela foi bem real.

Sérgio Santos disse...

Discordo, Daylights.

Sérgio Santos disse...

Essa critica da Veja ficou ridicula, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Ok, anonimo.

Sérgio Santos disse...

A probabilidade de existir uma vilã que ordena, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Anonimo, o elenco estava todo presente para a valorização dos atores que deram um show. E todo julgamento de novela é assim.

Sérgio Santos disse...

O personagem não era inocente, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Anonimo, ele ficou numa cela especial com outros pedóofilos. Mas quis tomar banho de sol. E não foi espancado pq foi uma morte encomendada pela vilã. fim

Sérgio Santos disse...

Sim, anonimo...

Sérgio Santos disse...

Onde eu assino, Eduardo?????

Anônimo disse...

Mas, é incoerente nesse caso.

Anônimo disse...

E não comunicaram os detalhes sobre o acidente da Raquel e a mãe simplesmente ignorou, a mãe da Raquel não parece ser o tipo de mãe que saberia do acidente da filha e simpresmente não questionaria sobre os detalhes, e mesmo o transporte sendo difícil, é muito difícil acreditar que uma mãe como a da Raquel é, não iria visitar ao menos uma vez a filha.