domingo, 29 de julho de 2012

Avenida Brasil devolve ao telespectador o prazer de ser surpreendido

Em 2011, escrevi um texto sobre 'spoilers', que são as notícias divulgadas a respeito do que irá acontecer em qualquer história, englobando longa-metragem, novelas, enfim... (para quem ainda não leu, o link está aqui). Ninguém gosta de saber o final do filme antes de assisti-lo, e qualquer tipo de informação mais rica em detalhes é renegada por qualquer telespectador. No entanto, em se tratando de novelas, o chamado 'spoiler' é mais tolerado. Basta observar o sucesso das revistas de fofocas, que além de baratas, vendem feito água ao colocar em suas matérias de capa tudo o que se passa da trama das nove, por exemplo. Os sites de entretenimento também fazem muito sucesso com a abordagem deste assunto. Após ter conseguido por muitos anos 'estragar' a surpresa dos acontecimentos na teledramaturgia, a imprensa foi  passada para trás.


João Emanuel Carneiro conseguiu esconder muito bem as cenas da vingança da protagonista de "Avenida Brasil". Curiosamente, no resumo das novelas divulgado sempre nos jornais, revistas, sites e afins, não havia nenhuma cena passada dentro da mansão de Tufão, justamente o local em que Nina e Carminha permaneceram durante toda a semana. Além deste fato, nenhum site ou jornal conseguiu descobrir, através de suas inúmeras fontes, detalhes das cenas protagonizadas pelas duas atrizes. O máximo que conseguiram contar foi que Nina faria de Carminha a sua empregada.

E esta situação fez com que o telespectador voltasse a ser surpreendido enquanto assistia a uma novela, fato que não acontecia há tempos. Foi um choque, no bom sentido, ver todas as humilhações que a vilã passou nas mãos da ex-enteada e muito prazeroso ouvir diálogos tão inspirados, recheados de pérolas. E para melhorar, a única fonte de novas informações sobre as cenas mais aguardadas pelo público era a chamada do próximo capítulo.

Ninguém esperava que Nina iria cortar e tingir os cabelos de Carminha, por exemplo, assim como foi uma grande surpresa ver a vilã tentando afogar Rita na banheira, após mais uma sequência de humilhações. A sensação de ser pego de surpresa é ótima e todos puderam vivenciar isto nos últimos capítulos de "Avenida Brasil". 

Vários novelistas tentaram, em vão, impedir que mistérios de suas obras fossem divulgados pela imprensa. Raros conseguem. A própria Rede Globo tenta ajudar a manter os segredos e descobrir quem fica divulgando 'spoiler' para jornalistas, mas quase sempre falha. E pior que muitas vezes a própria Globo.com, site oficial, divulga várias notícias. Porém, desta vez, os segredos, ou ao menos parte deles, conseguiram ser mantidos. Coincidentemente, em "A Favorita", novela do mesmo autor, o mistério a respeito de quem era a grande vilã da trama (Flora ou Donatela) também conseguiu ser mantido até a cena derradeira. 

A divulgação dos 'spoilers' não diminui a audiência de nenhuma novela, mas em uma trama de suspense, a graça está justamente em ser pego de surpresa. "Avenida Brasil" tem conseguido dar esse prazer ao telespectador, pelo menos na maioria das cenas envolvendo Nina e Carminha. Quem gosta de ser surpreendido ao longo de uma história, precisa torcer para que a equipe da novela consiga manter os mistérios e impedir que os veículos especializados divulguem informações cruciais para o bom desenvolvimento da trama.

43 comentários:

ELAINE disse...

Ôi meu amigo! Como está você? Apesar de não assistir, estou pensando seriamente em baixar Avenida Brasil e ir assistindo na calma.... Parabéns pelo teu texto, como sempre muito bem escrito e informativo! Meu amigo Sérgio, não é apenas um gato branco,e obrigado pelo lindo! As fotos na lateral direita são de minhas 3 gatas, que eu chamo de Fofurinhas de Algodão, rsrsrsrs, o nome das "beldades" está embaixo de cada foto, kkkkk! Continua não dando pra votar... Obrigada pelo voto! Hoje tem post novo! Obrigada pelo carinho e pela presença amiga, sempre constante no blog.... Infelizmente não consigo visitar a todos como gostaria..... Então peço desculpas se, por vezes, me demorar um pouquinho mais a aparecer.... Mas... com certeza voltarei! Dia 02 de agosto, quinta-feira, terá novo post também!
Uma semana feliz e cheia de oportunidades! Abraço carinhoso!
Elaine Averbuch Neves
http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

FaloTV disse...

Parabens pelo texto zamenza!! Concordo!! Estava assistindo Avenida Brasil achando que mais nada impactante aconteceria quando Carminha afoga a Nina na banheira!! FOI OTIMOO!! Por isso digo que para mim AVENIDA BRASIL É A MELHOR NOVELA! Abçs

Patricia Galis disse...

Que bom que deu certo acho chato mesmo ja saber de tudo antes kkk

Larissa disse...

Pior que é assim mesmo, sempre temos um jeito de saber o que vai acontecer mas mesmo assim assistimos, as novelas não perdem a audiência.

Beijos e obrigada pela visita.

Paty Michele disse...

A gente assiste numa tensão danada, mas é bem melhor não saber de nada antes. A cena do corte de cabelo foi impressionante, eu ficava achando que ela voltaria atrás, afinal, ng mexe no cabelo de uma mulher sem sua autorização!
E aqui pra nós, Carminha ficou medonha, parecendo uma velha!
kkkkkkkkkk
Tô adorando, Sérgio.
Um bjo

Elvira Akchourin do Nascimento disse...

Concordo, Sérgio. A divulgação prévia dos capítulos acaba se transformando numa faca de dois gumes: de um lado, atiça a curiosidade do público, mas, do outro, tira o elemento surpresa, fundamental numa trama policial e de mistério.
As cenas mencionadas tiveram alta carga dramática e mais uma vez Adriana Esteves e Débora Falabella estiveram ótimas. Mas a violência moral, as humilhações e o sadismo da Nina cortando e tingindo o cabelo da Carminha ultrapassaram o limite. Carminha é má, mas com esse tipo de vingança Nina se iguala a ela. Seria preferível algo mais objetivo, como a entrega das fotos comprometedoras para o Tufão. Nina se priva de viver a própria vida e de ser feliz.
A família Tufão passou tempo demais fora de casa, ainda bem que o ex-jogador resolveu voltar. Será curioso acompanhar a segunda fase da vingança da Nina, quando obrigará Carminha a tratar bem Ágata e as empregadas da casa.

Re Bonelli disse...

Fazia bastante tempo que eu não assistia novelas,mas com o fim do meu namoro, o jeito é ver novelas, na minha opinião a vingança parece mais uma atitude de loucura do que uma vingança, a nina parece mais um desiquilibrada mental do que uma justiceira,pra mim já deu o que tinha que dá...já enjoou...

abr

Clau disse...

Oi Sérgio :)
Ótimo post como sempre.Parabéns.
Não gosto de saber das cenas com antecedência,pois o fator surpresa me encanta!
Bjs,tenha uma linda semana :)

Anônimo disse...

Oi, Sérgio. Também já vi divulgação de muitos acontecimentos que não chegaram a acontecer...Talvez por isso a divulgação das notícias não chegue a atrapalhar a audiência da trama. Li certa vez que essa é uma estratégia para medir o interesse do público no rumo que a trama pode tomar. Um abraço!

Vera Lúcia disse...

Olá Sérgio,

Eu, particularmente, prefiro ser surpreendida.
Creio que o Autor continuará obtendo sucesso em não deixar vazar informações sobre o desenrolar da novela, pois vi uma entrevista esta semana com um dos atores da trama que chamou a atenção para este detalhe.
As cenas entre Carminha e Nina, ocorridas dentro da mansão, realmente me deixaram chocada.Ambas estão brilhando em suas interpretações. Já estou começando a achar que a Nina está extrapolando em sua vingança(rsrsrs).

Obrigada pelo carinho.

Beijo.

Thallys Bruno Almeida disse...

Ótimo artigo, Sérgio. Ser surpreendido de vez em quando é sempre bom, apesar de eu não abominar os spoilers (muito odiados por fãs de séries americanas, por exemplo). Passione e Insensato Coração sofreram com esse mal. Felizmente, os esforços da equipe de Avenida Brasil deram resultado e pudemos ter surpresas que não imaginávamos, como a tentativa de afogamento.

Dandara Blue disse...

Sérgio,

Tem me impressionado muito esta habilidade de guardar os secretos que a produção da novela tem conseguido.Nunca vi nada parecido antes.Pela primeira vez, assisto sem saber o que vou ver e a sensação é incrível.
É mais um dos méritos desta obra de arte, que chamam de novela.
Adorei o texto e como sempre, obrigada pela deliciosa leitura.
Beijos,
Dandara

Fabio Dias disse...

Realmente Sérgio,
Avenida Brasil merece palmas por conseguir manter as principais cenas em sigilo.

Lembro que a sinopse de Insensato Coração vazou todinha pra imprensa antes mesmo de começar.

Patricia Kogut postou antes da estreia de Avenida que JEC estava enviando a sinopse aos poucos.

@FABIODIASR
www.ocabidefala.com

Sérgio Santos disse...

Oi Elaine, não tem que pedir desculpas por nada. Olha, se você começar a ver a novela ACHO que não irá se arrepender. Seus gatos são lindos mesmo. Beijos e obrigado pela visita de sempre.

Sérgio Santos disse...

Oi Falotv, obrigado. Essa surpresa é mais um bônus da novela. Sei que as revistas se sustentam de notícias, mas não nego que fico, sim, feliz quando ninguém consegue descobrir nada do que vai acontecer. Abraço.

Sérgio Santos disse...

Pois é, Patrícia, também acho muito chato. Numa trama de suspense como Avenida Brasil, sempre acaba diluindo o impacto. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Larissa, obrigado pelo comentário. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Paty, essa cena também foi uma surpresa que nenhum veículo conseguiu descobrir a tempo de publicar. E você reparou que Nina quis deixar Carminha com esse visual para que ela ficasse igualzinha ao que era no passado, quando humilhava Rita? Beijossss!

Sérgio Santos disse...

Oi Elvira, tem razão, é uma faca de dois gumes mesmo. Mas numa trama de suspense acho que se perde mais do que ganha.

Mesmo Nina sendo cruel com Carminha ainda acho que está muito longe de se igualar. A vilã fez um terror psicológico por anos com uma criança, a abandonou no lixão e depois ainda fez/faz tudo o que sabemos com a família do Tufão. Matou um cachorro, forjou um sequestro e ainda enterrou Nina viva, isso sem contar quando tentou matá-la afogada. Perto disso, tudo que Nina fez chega a ser inofensivo, pois são serviços domésticos que muita dona de casa faz todo dia.

Claro que seria mais objetivo contar tudo para Tufão, mas aí acabaria 80% dos conflitos do núcleo central e a novela se perderia. Hoje foi muito divertido ver a viagem da família na volta de Cabo Frio numa Kombi, numa clara referência ao filme "Pequena Miss Sunshine". Beijos!

Sérgio Santos disse...

Oi Re, sem dúvida a Nina é uma desequilibrada emocionalmente e transformou a vingança numa obsessão. Nem podemos condená-la depois de tudo o que ela passou na infância. Discordo que a vingança tenha enjoado, mas respeito sua opinião. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Clau, obrigado pelo elogio. Tenha uma ótima semana! Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Bia, você tem razão. Muitas notícias divulgadas nem chegaram a acontecer e isso se deve porque como a produção está mais atenta e tem conseguido evitar muitos vazamentos, a imprensa acaba chutando notas. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Vera, também gosto de ser surpreendido e estou adorando que isso tem acontecido em Avenida Brasil. A vingança da Nina tem dividido opiniões. Eu tô gostando muito e ainda acho pouco! rsrs Beijos! =)

Sérgio Santos disse...

Oi Thallys, obrigado. Eu não m,e importo com os spoilers caso a novela não seja de suspense ou de assassinatos. Aí não vejo problema. Mas caso contrário, fico indignado.

Passione e Insensato Coração sofreram mesmo com esse mal e não conseguiram evitar vazamentos. Abração! =)

Sérgio Santos disse...

Oi Dandara, eu que agradeço sua presença aqui! Confesso que também me surpreendi com esse êxito da equipe em conseguir manter em segredo ao menos a trama do núcleo central, que é justamente a parte de maior tensão e suspense. Beijos e obrigado pelo comentário e elogio! =)

Sérgio Santos disse...

Oi Fabio, também me lembro disso. Dessa vez foram mais cautelosos e por enquanto têm conseguido evitar que cenas de grande destaque vazem para a imprensa. Espero que continue assim! Abração! :)

Valquíria Novaes disse...

Uma boa essa tentativa de esconder os acontecimentos, aumenta a curiosidade sobre a novela, ainda mais essa que está cheia de revés!
Ahhh, que pena, eu adoro esmalte com glitter :/
kkkkkkkk
Bjos!
amonailart.blogspot.com

Milene Lima disse...

Eu sou bem curiosa, leio tudo quanto é resumo, mas é mesmo chato ficar por dentro de tudo o que vai acontecer... Perde um pouco da expectativa. Dessa vez conseguiram nos surpreender, né? Que massa! Tomara que isso aconteça em relação à trama principal até o fim.

Beijo, Sérgio.

Uma Interessante Vida disse...

Revelar os acontecimentos antes do prazo é o mesmo que ganhar presente sem embalagem, Sérgio! A emoção está em abrir o pacote pra saber o que tem dentro! =] A novela está indo super bem assim... beijos e tudo de bom!

Elvira Akchourin do Nascimento disse...

Respeito sua opinião, Sérgio, mas, quando me referi ao sadismo da Nina, tive em mente as sequências em que ela tenta aniquilar a rival, cortando e tingindo seu cabelo. A impressão que passou é de que Nina, no fundo, quer ser a Carminha, por paradoxal que pareça.
O fato de Nina entregar logo as fotos para o Tufão possibilitaria desdobramentos mais interessantes à trama do que focar no terror psicológico. Se fôssemos mais adiante ainda, na vida real Carminha já teria matado a Nina.

Felisberto T. Nagata disse...

Olá!Boa tarde!
tudo bem, Sérgio?
...quanto mais bem-sucedida uma novela, maior o interesse que desperta junto a jornalistas que lutam para divulgar, com antecipação, o que vai acontecer nos próximos capítulos,eu penso que o spoiler não é muito bem visto por fãs de seriados e de filmes, mas é aceito quase que naturalmente pelo espectador de telenovela.
As próprias emissoras, divulgam em suas redes sociais e em seus sites. Quando acompanho não quero saber o que vai acontecer, mas é realmente impossível. Apesar que acho até que o spoiler serve como um chamariz...apesar que muitos, como nesse caso, alguns autores gravam até duas ou mais cenas para surpreender...
Boa terça!
Abraços

Unknown disse...

bem pesados os capitulos da semana passada, a Nina ao executar sua vingança igualou-se em maldade...
Beijos

Trilhamarupiara disse...

Oiii amigo, já estava com saudades de ficar por dentro do mundo televisivo, quase enlouqueci por perder tantos capitulos da novela, mas estava no meio do mato kkkk tive que esquecer do mundo, vc disse uma coisa muito interessante nesse texto, a gente nunca aceita saber o final dos filmes por que perde a graça mas estamos sempre fuçando nos sites e nas revistas p saber os próximos capítulos da novela, interessante isso! Pois é perdi os melhores capítulos desta vingança, mas agora estou de volta de frente p telinha rsrsr, parabéns ao autor por conseguir nos surpreender e a vc pelo ótimo texto! Abraçoooooss

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Ser surpreendido em novela é ótimo!!! Sentia falta disso também e o JEC deu um show no texto das atrizes!
Lucas - www.cascudeando.zip.net

Sérgio Santos disse...

Oi Valquíria, é verdade. Neste tipo de história um bom segredo é fundamental para obter um impacto desejado. Beijosssss! :)

Sérgio Santos disse...

Oi Milene, pois é, e às vezes a gente nem consegue evitar, acaba lendo mesmo pois aparece em tudo quanto é lugar. Dessa vez estão conseguindo nos surpreender mesmo. Beijos!!!

Sérgio Santos disse...

Oi Barbie, onde eu assino? É isso aí, principalmente numa novela que precisa desses mistérios para ficar mais atraente do que já é! Beijos.

Sérgio Santos disse...

Elvira, eu entendi o seu ponto de vista. Essa parte da vingança foi a mais cruel, digamos assim. Na minha concepção, Nina cortou e tingiu o cabelo da Carminha para que ela ficasse com o mesmo visual da época em que Rita era humilhada, e com isso fazer parecer para a própria que era para a infeliz estar sendo pisada desde a fatídica época.

Também acho que pode ter a ver com a diminuição do poder, como ocorreu com Sansão. Mas posso estar viajando também. Beijos! =)

Sérgio Santos disse...

Oi Felisberto, sem dúvida. Emf filme isso é intolerável e em séries também. Mas nas novelas há mais tolerância. Eu prefiro nunca saber, mas é inevitável. Abração! =)

Sérgio Santos disse...

Oi Jeanne, foram pesados mesmo. Mas ainda acho que falta muito para a Nina se igualar. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Kellen, também senti saudades!!! Tava no mato, é? Então saiba que perdeu mesmo os melhores capítulo e se eu fosse você corria para o site da novela pra poder ficar em dia e ver tudo o que perdeu! Vale a pena! Obrigado pelo elogio. Beijão! =)

Sérgio Santos disse...

Oi Lucas, é verdade. O texto foi um espetáculo mesmo e o desempenho das atrizes idem! Abração! =)