quarta-feira, 28 de setembro de 2011

A Vida da Gente: beleza em forma de novela

Substituir uma novela de sucesso, como foi "Cordel Encantado", não é uma tarefa fácil. A dura missão ficou nas mãos da novata Lícia Manzo, que não escondia o medo da imensa responsabilidade em suas recentes entrevistas. A autora só havia nos apresentado, até então,a ótima série "Tudo Novo de Novo", exibida em 2009. Era a responsável pela redação final e supervisionada pela experiente Maria Adelaide Amaral.

Na estreia de "A Vida da Gente", Lícia Manzo nos mostrou uma linda história, com personagens ricos e imagens fascinantes. A direção de Jayme Monjardim se fez presente através das paisagens que embelezaram o capítulo. A história central se baseia no conflito que a tenista Ana (Fernanda Vasconcellos)  enfrenta ao se apaixonar, e ser correspondida, pelo irmão postiço Rodrigo (Rafael Cardoso), ao mesmo tempo que se vê pressionada pela mãe Eva (Ana Beatriz Nogueira) a treinar cada vez mais para se tornar uma grande campeã. Gisele Fróes interpreta Vitória, a treinadora rígida e fria. Paulo Betti dá vida ao padrasto (Jonas) que, em crise no casamento, trai a esposa com a sua 'personal trainer' (Cris) vivida pela Regiane Alves. Marjorie Estiano já rouba a cena interpretando a irmã (Manuela) da protagonista que apresenta uma limitação motora.

Ana Beatriz Nogueira está ótima e tem um papel à sua altura. Fernanda Vasconcellos, infelizmente, já ficou estigmatizada pelas mocinhas sofredoras. Sua interpretação acaba não tendo variação alguma. O telespectador dificilmente vê diferenças entre seus papéis. Rafael Cardoso segurou bem o posto de protagonista e acertou em ter se recusado a participar da fraca "Fina Estampa", para entrar na novela das 18 horas. Regiane Alves fez uma boa dobradinha com Paulo Betti. Nicette Bruno (Iná,avó das meninas)  promete grandes cenas com Marjorie Estiano e muito romantismo com Stênio Garcia (que interpreta Laudelino,seu namorado). Ângelo Antônio (Marcos,marido de Vitória) fará pela milésima vez um personagem submisso e com cara de triste.

A abertura da novela é de um bom gosto imenso. Vimos emocionantes sequências de fotos da família central,e filmagens da mesma,ao som de "Oração do Tempo", cantada por Maria Gadú. O resultado não poderia ter sido melhor. Muito bonito.

É bem verdade que a história apresenta algumas semelhanças com as novelas do Manoel Carlos. Impossível não comparar Eva com a Marta (Lilia Cabral) de "Páginas da Vida". E Ana também se parece muito com Nanda. Coincidentemente Fernanda Vasconcellos interpretou a personagem no passado. A autora tem o mesmo estilo do veterano autor ao retratar o cotidiano dos personagens sem ter um vilão clássico.
Uma situação que também gera comentários é a trama que envolve a mesma Eva. Após a Clarice de "Insensato Coração", Ana Beatriz Nogueira dá vida novamente a uma mulher que é traída pelo marido rico e trocada por uma piriguete que também se parece com a Nathalie Lamour. Mesmo assim,nenhuma das situações mencionadas tirou o brilho de "A Vida da Gente".

Com os dois capítulos que já foram ao ar, Lícia Manzo provou que é capaz de escrever uma linda e envolvente novela. Mas agora terá o desafio de fazer com que o público de "Cordel Encantado" se acostume com uma trama mais pesada e realista no horário das seis. Competência pra isso ela já mostrou que tem. E de sobra.

Link relacionado: Cordel Encantado: um sucesso merecido

Nenhum comentário: