sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Cordel Encantado: um sucesso merecido

Hoje à noite "Cordel Encantado" fecha seu ciclo. Após a enfadonha "Araguaia", vimos uma novela ousada e que não teve medo de inovar em nenhum momento. O risco de tudo dar errado era imenso, uma vez que o público costuma ser muito reticente em relação à qualquer tipo de inovação na teledramaturgia. Mas a coragem das autoras valeu a pena e a novela foi um sucesso de público e crítica.

Thelma Guedes e Duca Rachid (na foto acima) conseguiram emplacar o terceiro sucesso em suas respectivas carreiras, levando-se em consideração de que ambas só escreveram três novelas até então. O remake de "O Profeta", sob a supervisão de Walcyr Carrasco, e "Cama de Gato" que também fizeram bonito no horário das 18 horas. Em termos de futebol diríamos que elas têm 100 % de aproveitamento no campeonato.

Foi um imenso prazer termos assistido à uma linda mistura da realeza com o cangaço. Seráfia e Brogodó pareciam existir de verdade tamanha era a perfeição daqueles ambientes. O elenco foi mais um acerto. Composto por um timaço de atores que incorporaram seus personagens com uma paixão nítida. Sinal de que também acreditaram nesse projeto desde o início. Somente Bruno Gagliasso, Bianca Bin e Cauã Reymond, que compunham o trio central, ficaram devendo. O casal protagonista foi apagado pelos demais personagens e não convenceram, mas foram evoluindo durante a novela, é preciso ressaltar. Só Gagliasso que teve uma intepretação forçada e lembrou várias vezes o 'finado' Tarso de "Caminho das Indias".

Dentre os acertos,temos:

1- Marcos Caruso e Zezé Polessa fizeram uma dupla hilária. Patácio e Ternurinha divertiram a todos nós.Perfeitamente e exatamente, como diria o prefeito.
2-Nathalia Dill (Dora) e Jayme Matarazzo (Felipe) fizeram um lindo casal juntamente de Luiza Valdetaro(Antônia) e Maurício Destri (Inácio).
3-Osmar Prado deu um show como o covarde delegado Batoré e fez uma boa dupla com Heloisa Périssé.
4-As perseguições e guerras entre os cangaceiros e os jagunços do Timóteo renderam boas cenas.
5-Carmo Dalla Vechia, Berta Loran, Luana Martau, Felipe Camargo, Mariana Lima e Emilio de Melo fizeram com perfeição a trupe da realeza de Seráfia.
6-Debora Bloch foi impecável como a vilã Úrsula e fez uma boa dobradinha com Luis Fernando Guimarães.
7-O elenco infantil foi primoroso,com destaque para João Fernandes como o sapeca Nidinho e também Sofia Terra que fez uma Lady Cecília adorável.
8-Domingos Montagner se destacou como o cangaceiro Herculano e foi uma grata revelação. Sua parceria com a veterana Ilva Niño (Dona Cândida) também funcionou.
9-João Miguel fez de Berlamino um dos cangaceiros mais amados pelo público e teve uma boa química com Paula Burlamaqui (Penélope).
10-Genézio de Barros fez um padre engraçado ao mesmo tempo que amoroso.

Dentre os erros não podemos deixar de citar:

1-Os constantes sequestros que Açucena sofria.
2-Situações que começaram a se repetir exaustivamente como o quarteto amoroso formado por Farid (Mouhamed Harfouch), Bartira (Andréia Horta), Neuza (Heloisa) e Penélope (Paula).
3-As sete vidas que Timóteo tinha e também sua facilidade em conseguir tudo o que queria sem ser importunado por ninguém. Mesmo sendo uma fábula, a novela abusou da licença poética no caso do vilão e acabou cansando o público
4-O envolvimento de Florinda (Emanuelle Araújo) com Petrus (Felipe Camargo), traindo Zenóbio(Guilherme Fontes). Além de ter sido uma situação totalmente desnecessária, gerou grande rejeição do público.
5-Pouco destaque dado aos personagens de Debora Duarte e Tony Tornado.
6-Demora pela formação do casal Rosa (Isabelle Drumond) e Cícero (Miguel Rômulo). Não souberam aproveitar a boa química que ambos tiveram em "Caras & Bocas".
7-Ternurinha ter traído todos e fugido com Zóio-Furado.No início a situação estava engraçada,mas depois ficou cansativa.
8-A morte de Timóteo no penúltimo capítulo. Após tudo o que ele fez durante a novela inteira,se fazia necessário ter uma morte mais impactante para o público. Morrer queimado dentro de uma igreja,após desmaiar,não deu o resultado esperado.

Duca Rachid e Thelma Guedes, juntamente com os diretores Ricardo Waddington e Amora Mautner,merecem os parabéns por nos terem apresentado um trabalho tão primoroso. A princesa de Seráfia finalmente terá o seu final feliz com o filho do Rei do Cangaço e esse lindo conto de fadas chega ao fim. "Cordel Encantado" deixará saudades e ficará marcada não só na história da teledramaturgia, como também na memória de todos os telespectadores.

Links relacionados: Cordel Encantado peca pela repetição
                             Cordel Encantado hipnotiza o telespectador

Nenhum comentário: