quarta-feira, 24 de setembro de 2025

Giovanna Lancellotti esbanja talento na sequência mais impactante de "Dona de Mim"

 Nesta terça-feira, dia 23, foi ao ar a sequência mais forte da atual novela das sete da Globo, escrita por Rosane Svartman e dirigida por Allan Fiterman. Após ser alvo de constantes perseguições de um 'stalker', que passou a monitorá-la graças ao seu perfil no Instagram, Kamila acabou estuprada pelo sujeito. O ato não foi mostrado por conta do horário, mas não havia necessidade, uma vez que o capítulo do dia anterior terminou com o sujeito levando a personagem para um local abandonado. Aquilo já foi o bastante e todos os desdobramentos do instante de terror resultaram nas cenas mais fortes de "Dona de Mim" até então. 


E somente uma atriz com muito talento conseguiria segurar tantas sequências de tamanha carga dramática. É o caso de Giovanna Lancellotti, que dominou o capítulo e impactou o público com sua atuação visceral. E várias cenas não tinham texto, o que exigiu ainda mais de seu desempenho. Muitas vezes as palavras ajudam em situações de intensa emoção e a dificuldade é maior quando não há esse tipo de suporte. Mas a intérprete tirou de letra todos os desafios que foram impostos através da virada trágica na vida de sua personagem. 

Kamila sempre foi o ponto de leveza da novela das sete. Aliás, os raros instantes de humor de "Dona de Mim" eram protagonizados por ela. Debochada, tinhosa e muitas vezes impulsiva, a mãe de Dedé (Lorenzo Reis) nunca teve papas na língua, nem mesmo quando se interessou por Marlon (Humberto Morais), o ex de Leona (Clara Moneke), sua melhor amiga.

Seus embates são sempre resolvidos por meio do tradicional 'sincericídio' e é assim também com o seu ex, Ryan (L7nnon), e pai do seu filho, e agora com Bárbara (Giovanna Cordeiro), sua nova rival. 

A atriz está ótima desde o começo da novela e aproveita bem o lado cômico de Kami, algo que ainda não tinha experimentado na teledramaturgia. Já os momentos dramáticos da personagem eram trabalhados por meio da relação com o filho e sua reaproximação com o pai, que ficou anos preso por tráfico de drogas. Agora, a nova fase da personagem a mergulha em um drama profundo e vale citar todas as cenas protagonizadas por Giovanna com uma entrega impressionante. A sequência do início do capítulo, quando Kamila se levantou do local e foi caminhando desnorteada e suja até sua casa, vomitando no meio da rua, gerou uma angústia e tanto. Logo depois houve outro momento que despertou um aperto no peito muito grande, quanto a personagem se encarou no espelho do banheiro, aos prantos, e foi para o chuveiro se limpar desesperadamente, ao som de "O Mundo é um Moinho", de Cartola. Sem uma vírgula de texto e só com a profundidade cênica da intérprete. Já a hora em que ela contou para Leona que tinha sido estuprada pelo 'stalker', se culpando e chorando compulsivamente, foi dilacerante. Que cena. 

Vale lembrar que esse é o terceiro papel de Giovanna Lancellotti que sofre estupro. A sua estreia na televisão, em "Insensato Coração", novela de Gilberto Braga e Ricardo Linhares, exibida em 2011, já foi com uma personagem que engravidava durante uma violência sexual. Cecília se relacionava com Vinícius (Thiago Martins) e o sujeito abusivo aproveitou um dia em que a namorada estava bêbada para violentá-la. A menina acabou engravidando, mas perdeu o filho durante uma briga com o ex, que naquela altura estava preso. Logo no ano seguinte, em 2012, a atriz roubou a cena no remake de "Gabriela", fenômeno de Walcyr Carrasco, baseado na obra homônima de Jorge Amado. Lindinalva foi uma personagem criada pelo autor e era praticamente a mocinha da adaptação. No início da novela, sofria com os constantes assédios de seu noivo (Berto - Rodrigo Andrade), mas conseguia ter a proteção dos pais. No entanto, a garota perdeu os progenitores em um acidente e acabou violentada duas vezes pelo noivo. Ainda ficou sem saída em meio a tantas dívidas deixadas pelo seu pai e virou prostituta no Bataclã. Foram muitas cenas fortes e todas muito bem interpretadas pela então novata. 

Giovanna Lancellotti tem ainda em seu currículo as novelas "Alto Astral", "A Regra do Jogo", "Sol Nascente" e a série "Shippados". A atriz estava afastada da teledramaturgia há sete anos e vinha se dedicando ao cinema. Felizmente, voltou com um papel de destaque em "Dona de Mim" e faz de Kamila um dos acertos da trama de Rosane Svartman. Se algum desavisado ainda tinha dúvida sobre sua competência, a sequência do estupro de Kamila serviu como um 'cala-boca'. Esbanjou talento e emocionou o público. 

26 comentários:

Adriana Helena disse...

Querido amigo Sérgio, eu não pude ver a cena, mas pelas chamadas compreendi que era muito forte, trágica e real. A Giovana é uma excelente atriz e merecia que o seu talento fosse demonstrado de forma veemente. E ela provou que é única!!
Abraços e uma linda continuação de semana!

Bandys disse...

Passando para ver as novidade...Ontem vi que já fizeram a chamada para a nova novela das 9 na globo, me pareceu bastante interessante.
feliz dia

Outsiders disse...

ATENÇÃO, ATENÇÃO: Qualquer um que assistiu ou não a novela Dona De Mim e que está vendo a repercussão dessa cena então só queria dizer; se ou quando alguém(homem ou mulher) passar por um assédio/estupro, NÃO TOME BANHO, vá o mais rápido possível para um hospital que tenha IML, já aciona a lei no minuto seguinte!

Marly disse...

Não vi a cena. Mas só em ler o post eu já fico condoída por conta da violência feita à mulher.

Abraço

Anônimo disse...

Lembro que na época da novela Insensato coração a própria Giovanna não achou que a personagem tinha sido estuprada. Sergio será que ela mudou de opinião sobre isso. Seria interessante pergunta pra ela.

Outsiders disse...

“Eu me informei e você pode ir no CAPS fazer a triagem, você tem direito a atendimento psicológico.”

MUITOOOOO NECESSÁRIO!!! O Caps não é lugar de maluco como muitos falam… O Centro de Atenção Psicossocial(CAPS) é muito importante para pessoas(homens e mulheres) como a personagem Kamila ("Fui estuprada, dona Jussara. Minha vida acabou.") !!!

Outsiders disse...

"Enquanto estamos aqui na terra temos que lidar com a maldade dos homens - E DAS MULHERES - e chorar com os que choram."

Melhor coisa foi mostrar a importância e serviço psicossocial do Centro de Atenção Psicossocial(CAPS), um serviço de atenção básica disponível para TODOS(Homens e Mulheres), É O SUS, tem triagem psicossocial, atendimento psicológico, terapias de cuidados interativos como musicaterapia, pintura, reflexologia, qualquer violência tem apoio!

izabel disse...

Nos capítulos mais recentes de Dona De Mim, Giovanna Lancellotti tem sido o centro das atenções ao interpretar com intensidade o drama de Kami, personagem vítima de estupro. A atriz surpreende pela maturidade artística e pela entrega absoluta em uma trama difícil, que exige sensibilidade e realismo. Sua atuação se destaca principalmente nos detalhes: o olhar perdido diante do espelho, os movimentos inseguros, o choro sufocado que se transforma em desespero. Lancelotti consegue traduzir em gestos e expressões a complexidade emocional de uma vítima(seja homem ou mulher) de violência — a repulsa, o medo, a raiva e a confusão. É um trabalho que vai além da ficção e que funciona também como denúncia social, gerando forte impacto no público.

Muito boa a cena da Jussara com a Kami. Ninguém forçando a Kami a falar sobre. Ela conta se, quando e para quem ela quiser!

Que show de atuação da "Kami" personagem da Giovanna Lancelotti. É triste também, por ver o quão as pessoas(Homens e Mulheres) ficam inseguras nas ruas e não tem proteção nenhuma ao assédio e abuso sexual.

Anônimo disse...

Rosane sempre NECESSÁRIA mostrando a realidade de onde vivemos. Violência contra a mulher infelizmente está presente diariamente nosso pais, e tem que abordar na nossa teledramaturgia SIM, conscientizar e incentivar as vítimas a denunciar!

Ao contrário, do Walcyr Carrasco que na serie Verdades Secretas de 2015, em que o Gui dá bebida batiza para Angel a fim de conseguir sexo com uma jovem drogada, que na verdade é o crime de ESTUPRO de Vulnerável, mas autor romantizou a VIOLÊNCIA SEXUAL!

Anônimo disse...

A Rosane soube muito bem abordar esse caso, mostrou detalhadamente cada passo q o stalker dava atrás da Kami,

Giovanna Lancellotti mostrando a atriz gigante q é com a Kami expressando td sua dor após ser violentada, “o mundo é um moinho” sendo a trilha sonora perfeita.

Me incomoda o fato da Kamila ter um ex bandido, um atual policial e lutador, e ninguém ir dar um susto nesse stalker. “A mais ninguém sabe quem é”, mas a mulher só anda nos mesmos lugares e c as fotos que ele manda dava pra mapear possíveis lugares e pegar ele no pulo.

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Acredito que foi o melhor momento da carreira da atriz Giovanna Lancellotti. Como já comentei no meu blog, a novela Dona de Mim ganhou impulso. Abs, Fabio blogfabiotv.blogspot.com.br

Ane disse...

Cenas bem dramáticas, esta atriz está de parabéns por sua atuação! Um abraço!

Jovem Jornalista disse...

Só li verdades.

Boa semana!

O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Lucimar da Silva Moreira disse...

Ela é uma ótima atriz, está trabalhando bem na novela, Sérgio boa semana abraços.

Anônimo disse...

Sergio, você está gostando da novela? Tô sentindo que essa não tá parecida com as outras da Rosane... Tem algo estranho.

Sérgio Santos disse...

foi mt forte

Sérgio Santos disse...

aguardemos

Sérgio Santos disse...

verdade

Sérgio Santos disse...

imagino

Sérgio Santos disse...

concordo

Sérgio Santos disse...

verdade

Sérgio Santos disse...

tb acho

Sérgio Santos disse...

está

Sérgio Santos disse...

vdd

Sérgio Santos disse...

concordo

Sérgio Santos disse...

é a pior da Rosane