O ponto de partida de uma nova estrela, sendo acompanhada 24 horas por dia, em um formato que une duas paixões nacionais: competições musicais e realities de confinamento. Nesta terça (13;08), estreia o "Estrela da Casa". Com um formato original e inédito, sob o comando de Ana Clara, o programa mistura o poder da música com os desafios de convivência. A isso soma a interatividade, que faz com o que o público seja uma figura fundamental em todo o processo.
É sob o olhar atento do público que os participantes precisam mostrar seu talento, carisma e presença de palco enquanto se descobrem como artistas. Essa corrida por um lugar no disputado mercado musical requer, ainda, uma habilidade extra: saber conviver com seus adversários, confinados em uma casa nos Estúdios Globo, e disputar não só a atenção dos fãs, mas também as provas e desafios típicos de um reality show. Afinal, apenas um sai vencedor.
Não importa se o morador é cantor de sertanejo, pop, samba, MPB ou forró. Na hora da competição, ele precisa traçar estratégias de lançamento de singles e planejar a própria carreira, ao mesmo tempo em que desnuda suas vulnerabilidades e enfrenta diferentes desafios em busca de seu sonho.
Para o público, é a chance de eleger um novo artista não só pelo seu talento vocal, mas também conhecendo ainda mais sua personalidade, sua coragem, seus medos e incertezas, erros e acertos. Já para os competidores, cada dia da semana importa, pois quanto mais tempo se mantêm no jogo, mais visibilidade têm em seu trabalho.Ao longo da competição, os participantes encaram uma rotina de provas e desafios, além de dinâmicas que surgem para acrescentar uma pitada de imprevisibilidade. A hora de apresentar a nova música, de colocar conhecimentos artísticos em prática, os duelos musicais que resultam em mais – ou menos – tempo nos shows, a disputa pela imunidade que garante mais uma semana na casa ou a temida tarefa de indicar um colega de palco para eliminação: tudo será fundamental e decisivo no jogo.
Em uma grande imersão no mundo da música, enquanto convivem e competem pela atenção da audiência, os candidatos têm a chance de aprender e vivenciar encontros musicais, além de festas com grandes artistas. Eles ainda passam pela votação popular, elemento decisivo para a conquista do título de ‘Estrela da Casa’ e de um pacote de prêmios que inclui gestão de carreira, apoio em turnê nacional e prêmio em dinheiro.
Mas o game, na verdade, começou antes mesmo da estreia. Durante o pré-confinamento, os competidores prepararam um repertório de oito músicas. Eles começam o programa com uma dessas músicas disponível, como um cartão de visitas. Depois, a cada semana, escolhem um outro single desse repertório para lançar e fazer bombar com o público. Regra importante: os cantores devem representar o seu gênero musical do início ao fim, seja ele Pop, Sertanejo, Rock, Samba, Gospel ou qualquer outro.
Ao longo da competição, os artistas dividem o mesmo teto, uma casa totalmente vigiada nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro --- a mesma do "Big Brother Brasil", mas com pequenas reformas. Enquanto convivem cercados de câmeras e com transmissão 24 horas, eles participam de dinâmicas e provas batalhando por vantagens e pelo primeiro lugar no pódio das paradas musicais – e do coração do público. Está em jogo R$ 500 mil da Globo, contrato com a Universal Music e gerenciamento de carreira, turnê pelo Brasil e ainda uma música em novela da TV Globo.
Durante o confinamento, os participantes do ‘Estrela da Casa’ vão precisar de todas as ferramentas para fazer suas carreiras musicais acontecerem. Por isso, além de cômodos confortáveis para o convívio, a casa que vai recebê-los terá um estúdio musical. Equipado com microfone, instrumentos e tudo o que um cantor pode sonhar ter à disposição, ele poderá ser usado no dia a dia para ensaios, composições e demais produções criativas. Também é nesse estúdio que, às segundas-feiras, os confinados vão receber a visita de artistas consagrados da música para uma troca de experiências única.
O palco oficial do programa é montado fora da casa, também nos Estúdios Globo. Ele possibilitará a realização das grandes apresentações semanais dos participantes e terá cenografia especial, luzes e plateia. Sabendo que não há termômetro melhor para um cantor que o calor do público e sua a reação ao vivo, os participantes terão uma única chance por semana de estar frente a frente com espectadores e fãs de seu trabalho. Isso acontecerá quando os cantores que se destacarem no jogo conquistarem o privilégio de cantar um single no grande show semanal do reality, com direito a palco e plateia. É neste breve momento de uma música que os confinados terão acesso a uma das formas mais preciosas de feedback para um artista: as palmas e a empolgação do público com sua performance.
No “Duelo”, os dois competidores disputam a preferência dos fãs em uma apresentação ao vivo. Eles cantam cada uma música e o público salva o preferido em uma votação rápida no gshow. Para o outro, não tem mais escapatória: ele vai enfrentar o risco de ser eliminado. A votação da casa para definir quem vai para a “Batalha” é aos domingos. São três integrantes: o perdedor do “Duelo”, o indicado pelo “Dono do Palco” e o cantor mais votado pelos próprios colegas. O público vota no gshow para salvar e o menos votado deixa o programa na terça-feira, depois do “Festival”, que cai na terça-feira, o auge semanal da competição. Mas nem todos têm vaga. Para fazer parte do line-up os cantores vão precisar correr riscos.
Há duas situações que levam ao palco do “Festival”: a primeira é se destacar no jogo, seja vencendo provas e ocupando o lugar de “Estrela da Semana” ou “Dono do Palco”, seja se tornando o cantor mais ouvido da semana, o “Hitmaker”. A segunda é o oposto: os três participantes que estiverem mais próximos da eliminação, na “Batalha”, cantam para mostrar ao público que merecem a chance de permanecer no reality show.
Enfim, diante de tanta informação, só assistindo para ver se o programa será bom ou umm show de equívocos. São muitas explicações que soam difíceis de entender apenas lendo. Ficará mais fácil quando tudo for ao ar. ‘Estrela da Casa’ tem direção artística de Creso Eduardo Macedo e Rodrigo Dourado, produção de Maiana Timoner e direção de gênero de Boninho. A atração terá exibição na TV Globo, com desdobramentos no Multishow e no Gshow, além de um confinamento transmitido 24 horas por dia no Globoplay. Resta aguardar.
11 comentários:
Um programa novinho em folha com ideias de um misto de programas anteriores! Esse formato parece que vai dar certo, tem muita interatividade! Mas as regras são tantas que é esperar pra ver como tudo isso vai ficar não é Sérgio? Adorei seu relato!!
Maravilhosa semana!! :))))
Que este novo programa nos surpreenda positivamente. Eu odiava o reality Big Brother. Porém, com o tempo fui descobrindo facetas interessantes, tanto no convívio dos participantes, quanto na percepção do público.
Beijo
Gosto da Maria Clara como apresentadora e espero que o programa seja um sucesso.
Beijos,
www.luluonthesky.com
Sei lá. Eu não tô botando muita fé que vá funcionar. Não torço contra, mas não soa como um formato que possa cativar e envolver tanto o público. Não enxergo muita força de prender os telespectadores. Claro que jamais terá o magnetismo do Big Brother. Mas ainda acho difícil ser algo funcional apenas. Mas só o tempo dirá. Ana Clara é boa apresentadora, mas acho que a melhor revelação do Big Brother nesse meio foi a Vivian Amorim. Pena que a Globo também não investiu tanto nela como tem investido na Ana Clara.
Fiquei curioso em acompanhar esse programa. O formato é bem interessante.
Boa semana!
O JOVEM JORNALISTA está em HIATUS DE INVERNO do dia 31 de julho à 05 de setembro, mas comentarei nos blogs amigos nesse período. O JJ, portanto, está cheio de posts legais e interessantes. Não deixe de conferir!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia
Bjs, Dri!!!
Amo BBB, Marly. Mas esse tenho achado mediano. bjs
Ela ta mt bem mesmo, Lulu.
Acho que servirá pra dar lucro e preencher espaço na grade, anonimo. Só.
Abçs, Emerson.
Postar um comentário