segunda-feira, 20 de julho de 2020

"Sinta-se em Casa" mostra o melhor de Marcelo Adnet

No dia 13 de abril, há mais de quatro meses, a plataforma de streaming da Globo estreou o "Sinta-se em Casa", novo programa de Marcelo Adnet. Na verdade nunca foi um programa e, sim, uma espécie show de imitações diário do humorista, conhecido por suas performances geniais. Os vídeos são bem curtos, duram em torno de dois minutos e meio. O formato deu tão certo que está até hoje no ar diariamente e com fôlego para muito mais tempo.


A estreia na Globoplay foi na época do auge da vigésima edição do "Big Brother Brasil 20", edição histórica e que fez um imenso sucesso. Também era o início do período da quarentena em virtude da pandemia do novo coronavírus. O título da atração é até uma referência ao isolamento que a maioria da população, ao menos em tese, deveria fazer. E o humorista aproveitou muito bem o êxito do reality com imitações perfeitas de vários participantes, como Ivy, Gizelly, entre tantos mais.

Mas o final do "BBB 20" não implicou na perda de atratividade das crônicas de Adnet. Até porque o Brasil vive uma turbulência política sem precedentes e não falta figura para o humorista imitar. Aliás, não é exagero afirmar que o formato não se resume em um humor besteirol.
Nada contra, vale ressaltar, a esse tipo de comédia, mas o caso é que o "Sinta-se em Casa" se mostra relevante ao abordar de forma crítica várias situações deploráveis protagonizadas pelo Brasil atualmente por conta de políticos e pessoas deploráveis. Ao mesmo tempo que homenageia alguns dos imitados, embora sejam poucos.

Inicialmente, Adnet optava por imitações de cara limpa, mas ao longo do tempo inseriu pequenas caracterizações para melhorar as crônicas. E realmente são 'fantasias' amadoras, dignas de quem não está saindo de casa e contando apenas com seu próprio guarda-roupa. É necessário também elogiar a criatividade do humorista na utilização de vários acessórios de sua casa, como utensílios de cozinha e objetos de higiene, até escova de dentes, para incrementar seus shows de curta duração. Recentemente, o vídeo que mais repercutiu na internet foi uma live hilária com Lula, Marina Silva, Ciro Gomes e Dilma Roussef, além dos tradicionais deboches ao presidente Jair Bolsonaro e seus ministros.

Marcelo chegou a declarar, antes da estreia, sobre a nova empreitada: "Uma nova realidade chegou para todos nós, surpreendendo toda a humanidade. Temos que nos adaptar ao novo jeito de viver. Assim, inicio essa jornada de vídeos simples, feitos de casa, artesanalmente, apenas com o que tenho nas gavetas. A humanidade se reinventa e se adapta nas mais diversas áreas", concluiu. Mas é quase certo que o "Sinta-se em Casa" continuará na Globoplay mesmo quando a pandemia acabar (e tomara que acabe o mais depressa possível com uma nova vacina). E merece seguir no ar. Material não falta.

19 comentários:

Gabriella disse...

Eu acho bem sem graça.

Anônimo disse...

Eu também adoro e podia permanecer mesmo depois da pandemia!

Fernanda disse...

O Adnet sempre se deu muito melhor em formatos simples sem cenários luxosos ou superproduções que deixam tudo artificial e chato. Basta um lugar para suas imitações e pronto. Era assim na MTV e por isso dava tão certo.

Anônimo disse...

Ótimo texto. Eu tenho visto todos os dias e é bom demais.

Anônimo disse...

Nesse formato ele voltou aos tempos de MTV e por isso ficou bom ao contrário daquela porcaria do Adnight!

chica disse...

Gosto muito dele e suas imitações maravilhosas...abração, chica

Anônimo disse...

Esqueceu de comentar o "elenco animal" que às vezes aparece. Muito lindo a interação dele com os gatos e cachorros.

Adriana Helena disse...

Sérgio, muito be lembrado escrever uma matéria de Marcelo Adnet!
Ele está arrasando neste programa compacto e neste formato incrível!!
E seu texto mencionou muito bem os detalhes que precisávamos conhecer!
Obrigada e uma semana maravilhosa!! :))))

Outsiders disse...

Quem não Ficou impressionada com a versatilidade do Adnet???
Gênio ⭐⭐⭐⭐⭐!

Anônimo disse...

SÓ ESSE ZAMENZA MESMO PRA GOSTAR DESSE "HUMORISTA" RIDÍCULO E SEM GRAÇA, AFF...

Sérgio Santos disse...

Sem problemas, Gabi.

Sérgio Santos disse...

Verdade, anonimo.

Sérgio Santos disse...

É mesmo, Fernanda!

Sérgio Santos disse...

Boa lembrança, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Idem, Chica.

Sérgio Santos disse...

É verdade, anonimo. hahaha

Sérgio Santos disse...

Beijão, Adriana!

Sérgio Santos disse...

Genio, Outsiders!

Sérgio Santos disse...

Nao fique bravo, anonimo.