sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Bárbara França é uma grata revelação de "Malhação - Pro Dia Nascer Feliz"

"Malhação - Pro Dia Nascer Feliz" estreou no final de agosto e desde então tem sido possível observar um bom enredo, principalmente se comparado com a fraca temporada passada, escrita pelo mesmo Emanuel Jacobina. O principal acerto é o núcleo central, envolvendo Ricardo (Marcos Pasquim), o dono da Academia Forma. Tudo que está ligado a ele desperta atenção, vide a sua relação conturbada com as três filhas, seu romance com Tânia (Deborah Secco), o desgaste com a namorada Tita (Paula Possani), a rivalidade com o ex-amigo Caio (Thiago Fragoso) e a descoberta da filha Joana (Aline Dias). Mas entre todos os pontos da trama principal, há um que merece uma menção especial: o desempenho de Bárbara França.


A intérprete da vilã Bárbara, ironicamente o seu nome real, se sobressaiu logo na estreia, já prometendo bons momentos no seriado adolescente. E a promessa vem sendo cumprida com louvor. A personagem é riquíssima, cheia de nuances, proporcionando para a atriz ótimas cenas. Não é apenas um perfil malvado, pois há todo um contexto explicativo para a sua personalidade nada fácil. A irmã de Juliana (Giulia Gayoso) e Manuela (Milena Melo) tem uma relação de extrema carência com o pai, fazendo de tudo para ter aprovação ou reconhecimento do seu esforço ---- ela trabalha na academia e é o braço direito dele. A ausência da mãe (já falecida), com quem era muito ligada, a afeta e o seu relacionamento amoroso com Gabriel (Felipe Roque) é de insegurança, refletindo um ciúme intenso e tentativa de posse.

Todas essas características engrandecem o papel, provocando várias vezes uma compreensão pelas suas motivações. Muitas de suas atitudes não têm justificativa, mas têm explicação. E quando isso ocorre é sinal claro da densidade do perfil. O conjunto que a cerca sempre foi desenhado e vem sendo bem desenvolvido pelo autor desde a estreia, valorizando a intérprete.
Mas Bárbara França conseguiu se destacar mais ainda nesta semana, quando a filha de Ricardo teve a primeira briga séria com Joana, implicando em uma forte discussão com o pai, cujo resultado foi a revelação de que a sua maior inimiga é justamente a sua irmã.

A virada na história movimentou "Malhação" e acabou expondo por completo todas as feridas abertas de Bárbara. O embate entre mocinha e vilã, resultando em um tapa na cara da loira, foi o ponto de ignição do lado sombrio da personagem. Ela passou a adotar um tom raivoso que não era visto antes, que explodiu com a revelação de Ricardo durante a briga por causa de Joana. A compreensiva fúria da personagem tem a ver não só com o fato da rival ser sua irmã e ainda estar interessada em seu namorado, como também do pai ter traído a sua mãe no passado. Foi uma trágica soma de fatores, resultando no descontrole emocional da irmã de Juliana e Manuela. E não é exagero dizer que a sequência foi o melhor momento da atriz na trama, mesmo tendo ainda mais cinco meses pela frente.

Bárbara França impressionou pelo nível de entrega. O ódio da personagem pôde ser observado pelo seu olhar e expressão facial, dominando com maestria todos aqueles instantes cênicos desafiadores para qualquer profissional mais experiente. Não foram cenas fáceis. Tanto na briga com Joana quanto na forte discussão com o pai, a atriz mostrou que domina o drama e tem um futuro promissor pela frente. Já era um dos destaques da temporada, mas depois da virada e desses ótimos embates se firmou como o grande trunfo do atual enredo de Emanuel Jacobina. Ficou claro que o papel faz jus ao talento de quem o interpreta.

A vilã da temporada caiu nas mãos certas e a riqueza do perfil deixa o núcleo central bem mais interessante, mesmo já sendo o melhor da trama. As cenas que a atriz tem feito com Marcos Pasquim estão muito boas, sendo necessário também elogiar a sua parceria com Paula Possani, formando uma dupla de 'malvadas'. Seus momentos ao lado de Aline Dias são outros que agradam, muito em virtude das constantes trocas de farpas entre as rivais. Só é uma pena que Bárbara não contracene muito com as talentosas Giulia Gayoso e Milena Melo. O autor precisa focar mais na relação das irmãs, valorizando o melhor trio da temporada; afinal, são três bons perfis femininos que acabam se complementando, tanto nos conflitos com o pai quanto nas fragilidades emocionais.

"Malhação - Pro Dia Nascer Feliz" vem apresentando um enredo central atrativo e o grande êxito dessa trama é a atuação de Bárbara França. A atriz está com um desempenho surpreendente, merecendo muitos elogios por sua composição cênica. A Bárbara da ficção veio para provar que a Bárbara da vida real chegou para ficar.

28 comentários:

Fernanda disse...

Ela já ofuscou a mocinha e está roubando a cena.A temporada tá razoável e salva pelo núcleo central muito bem elogiado por você. As outras tramas são bem ruins, principalmente as daquele colégio que já era insuportável na fase passada.

Sandro disse...

É uma boa vilã e sendo interpretada por uma boa atriz.

Anônimo disse...

Texto muito merecido! Essa atriz é ótima.

Anônimo disse...

Sérgio, não adiantou vc bloquear aquela fracassado que te plagia em tudo. Acrdita que ele continua lendo tudo o que vc escreve? Deve ter criado outra conta só pra isso! kkkkkkkkkkk Ainda usa a sua expressão agora de "dar um murro na cara dos haters". Isso porque ele dizia que quem falava isso era babaca. Ou seja, ele se contradiz 24hs. Coitado, precisa ser internado.Pra piorar ainda critica vc ter sua atrizes preferidas mas ele lambe o rabo da canastrona da Fernanda Vasconelos.QUE DÓ!!!!!! kkkkkkkk

Joana Limaverde disse...

Adoro essa atriz e ela vai longe mesmo.Mas essa temporada eu acho tão ruim quanto a passada.

Zilani Célia disse...

OI SÉRGIO!
CONFESSO QUE NÃO ESTOU VENDO ESSA TEMPORADA DE MALHAÇÃO MAS, LENDO TEU TEXTO ME DEU VONTADE DE FAZÊ-LO.
ABRÇS AMIGO.
http://zilanicelia.blogspot.com.br/

Anônimo disse...

Barbara França é a maior revelaçao de Malhaçao em muitos anos, até porque eu vi sua pequena participaçao em Os Dez Mandamentos e gostei bastante.
Aline Dias é boa também, mas as vezes dá umas escorregadass nas cenas de drama, ao contrário de Bárbara que está excelente.
Dentre outras revelações mais recentes de Malhação, destaco Amanda Costa(Nanda), Larissa Ayres(Jéssica) e Anaju Dorigon(Jade).

Isabela Santonni, no ar em A Lei do Amor, está tão ruim que chego a me espantar como me enganei em relação a ela. Continuo afirmando que sua escalação para o papel de Letícia foi um grande equívoco.
Espero, portanto, que Bárbara França não deixe a peteca cair e que continue ótima, pois pelo seu desempenho ela terá um futuro promissor.

Anônimo disse...

Bárbara é otima mesmo, ainda mais em cenas dramáticas.
Minha opinião sobre o Elenco de Malhação - Pro Dia Nascer Feliz:

Ótimos - Bárbara França, Débora Secco, Giulia Gayoso, Thiago Fragoso, Milena Mello, Amanda Costa, Larissa Ayres, Louise Cardoso.

Bom/Regular - Aline Dias, Marcos Pasquim, Ricardo Vianna, Sérgio Malheiros, Paula Possani, Bruno Guedes, Bárbara Maia, Caio Manhente, Malu Pizzato e Cinthia Senek.

Mediano/Ruim - Oscar Magrini, Nego do Borel, Gabriel Kauffmann, Fabio Scalon, Valentina Bulc, Carlos Bonow e Matheus Dias.
Péssimo/Horrível - Juliano Laham e Felipe Roque.

E aí...Concorda?

Anônimo disse...

Amanda Godoi....Opps!

Marco Maciel disse...

Bárbara foi espetacular mesmo nas cenas desta semana. Outra que destaco bastante é a Giulia Gayoso. Outra que tem um futuro brilhante pela frente, pode ter muito estilo pra interpretar vilãs posteriormente.

Anônimo disse...

Essa menina é realmente muito boa! Assim como ela, Amanda de Godoi e Larissa Ayres são ótimas também. Porém, o desempenho delas não salva essa temporada e a coloca apenas na mediania, diferente de outras vilãs e outras personagens maravilhosas de outras malhações. Como esquecer Débora Rios(Nathália Dill), Yasmin(Mariana Rios), Natasha(Marjorie Estiano) e Jade Gardel(Anajú Dorigon)?

Anônimo disse...

Maravilhosa!!!!!!!! Ela leu o texto, vc viu????? Tá famoso!

cantinhovirtualdarita disse...

Boa noite Serginho querido, bom vc sabe
que adoro malhação, essa temporada está ótima
essa atriz realmente é maravilhosa, até gosto
da Joana mas sei la é muito agressiva as atitudes
dela em relação a tudo que fala e faz...acho que podia
ser mais maleável ..enfim estou adorando todos são bons
tenha um começo de semana cheinho de muita paz
Bjusss
Rita

Sérgio Santos disse...

Tb acho o saldo geral uma nota 7, Fernanda.

Sérgio Santos disse...

Isso, Sandro.

Sérgio Santos disse...

Que bom que curtiu, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Pena que não sei a conta fake desse boçal, anonimo. Mas pelo visto a praga continua interessado em tudo que escrevo. É paixão mesmo. Admiração encubada.

Sérgio Santos disse...

Entendo, Joana.

Sérgio Santos disse...

Sem problemas, Zilani. bjão!

Sérgio Santos disse...

Concordo sobre a Bárbara e discordo sobre a Isabella, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Concordo, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Giulia Gayoso é excelente tb, Marco.

Sérgio Santos disse...

Tb acho a temporada mediana, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Ah, anonimo, essas vilãs são inesquecíveis msm!

Sérgio Santos disse...

Vi sim, anonimo. Ela falou comigo. Fiquei honrado.

Sérgio Santos disse...

Sei sim, Rita. E bom te ver aqui novamente. bjão!!

Anonimo disse...

Bom texto Zamenza.Barbara está excelente como vila. Alguns comentários sobre Joana me desagrada sobre acharem ela arrogante. Não. Mocinha não pode ser sempre mocinha. Pobre não pode ser inferior a ninguém. A negra pode gritar e ser chata quando ela achar q foi ofendida. Nunca nada tá bom pra ninguém. Uma pena as pessoas acharem q algumas maldades da barbara tem justificativas. Mas a mocinha, quase não tem destaque...pq são textos de mocinhas. No momento que ela passa a responder a altura, acham Ruim. Diria que Joana é feminista, empoderada e muito bem resolvida. Beijos! Seu blog é ótimo...

Ronaldo Lima disse...

Opa, primeiramente, bom dia Sérgio, faz um tempo que não venho em seu blog comentar nada, mas antes de qualquer comentário, muito boa as suas observações amigo, você observa muito bem cada detalhe, bem, creio que essa temporada está tendo mais destaque do que a sua anterior, em que o próprio autor não sabia ao certo o que fazer com as vilãs (que por sinal eram ótimas atrizes) tornando-as todas pessoas boas no meio da temporada, muitas das vezes, nem chegava no meio, quando a temporada ia ao ar, as vilas (digo isso sobre as últimas) já nos mostravam seu lado mal, mas ao mesmo tempo, nos mostravam seu lado "sofrido", com isso, elas acabavam por nos demonstrar que eram pessoas frágeis e em algumas vezes tão mocinhas quanto as próprias protagonistas... Um exemplo disso é a temporada intitulada de "Sonhos" onde a personagem Jade era cruel com as irmãs Karina e Bianca, mas sofria com as pressões de sua mãe Lucrécia que muitas vezes tomou o cargo de vilã da filha, fazendo com que nós viessemos a ter pena dela.
Posso dizer o seguinte, dês da temporada de "Malhação Conectados (2011/2012)" onde Cristal foi a última vilã que nos fez vibrar com as suas loucuras, não dando em outro final para a personagem, ela acabou louca dentro da cadeia.
Depois de 4 e longos anos eles nos prestigiam com a maldosa e louca Bárbara, que por sinal está de parabens, e nova protagonistas também não fica muito atrás, ela nos vem mostrando que não é uma pessoa "burra" diga-se de passagem, já o protagonista Gabriel, apesar de ter caído nas falcatruas de Bárbara, ele também conhece a índole da vilã.