segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Mesclando humor e drama com competência, "3 Teresas" é um dos grandes acertos do GNT

Produzida pela Bossa Nova Filmes e dirigida por Luiz Villaça e Cláudia Alves ---- escrita por Rafael Gomes, Leonardo Moreira, Sérgio Roveri, Carolina Ziskind e Marcus Aurelius Pimenta ----, "3 Teresas" foi uma grata surpresa do GNT em 2013. A série protagonizada por Cláudia Mello, Denise Fraga e Manoela Aliperti estreou sem muito alarde, mas se mostrou um grande êxito do canal pago e a segunda temporada foi merecidamente garantida, estreando em setembro deste ano.


A história das três Teresas segue tão atrativa quanto antes e mesclando com competência drama melancólico e comicidade. Retratar a convivência de três gerações de mulheres, em um mesmo núcleo familiar, foi uma grande sacada desta produção e o roteiro consegue prender a atenção do telespectador justamente por causa da simplicidade daquela trama de tão fácil identificação. O cotidiano, repleto de problemas comuns a qualquer família, é um dos trunfos da série.

Teresinha (Cláudia Mello), Teresa (Denise Fraga) e Tetê (Manoela Aliperti) moram em uma casa simples, fazem parte da classe média do país, têm personalidades completamente distintas e se desentendem o tempo todo. Entretanto, apesar das brigas, não conseguem viver longe uma da outra e se amam acima de tudo.
Ou seja, uma típica relação familiar ----- que em 2014 ficou mais estreita porque as três passaram a morar juntas com a ida da filha e da neta para a casa de Teresinha.

A comicidade está sempre permeando a história, mas o drama faz um bom e harmônico contraponto. Tanto que na segunda temporada, a trama sofreu uma reviravolta dramática interessante. Ringo (Enrique Diaz), o ex-marido encostado de Teresa, era um dos coadjuvantes mais presentes na série. Mas o genro de Teresinha morre em um acidente de carro, logo após o personagem se reconciliar com a mulher. A situação provocou um choque no trio e o tom dramático passou a dominar a história.

A morte de Ringo foi muito interessante para a trama, pois proporcionou ótimas cenas para as três protagonistas e ainda intensificou a união do trio de mulheres com diferentes experiências de vida. Entretanto, as pequenas doses de humor continuam presentes. Teresinha, Teresa e Tetê misturam choro com gargalhas frequentemente e isso pôde ser visto também no momento de luto delas: a tristeza pela saudade de Ringo se mesclou com o riso provocado pelas memórias boas que ficaram.

A relação destas três mulheres é muito bem escrita pelos roteiristas e lindamente interpretada pelas atrizes. Cláudia Mello brilha na pele da sua inconsequente e engraçada Teresinha, enquanto que Denise Fraga imprime com maestria todas as nuances de sua amargurada Teresa, que representa o lado racional da família. E Manoela Aliperti se mostrou uma grata revelação em 2013 e segue convencendo nas cenas da sua Tetê, uma típica adolescente questionadora. O trio é muito entrosado ----- vale ressaltar, inclusive, que Cláudia e Denise são amigas de longa data e já fizeram peças juntas.

E o elenco de apoio também merece elogios. Arthur Kohl está ótimo na pele do homossexual Nelson, melhor amigo de Teresinha, e João Côrtes se sai muito bem vivendo o atrapalhado Lucas, namorado de Tetê. Já Ary França faz uma boa participação especial nesta temporada, interpretando o namorado de Nelson.

"3 Teresas" foi um dos maiores acertos do GNT em 2013 e a permanência da série na grade do canal em 2014 foi mais do que justa. É muito prazeroso acompanhar esta história tão bem construída, onde três mulheres de diferentes temperamentos têm que enfrentar o cotidiano juntas e se ajudando. Tudo com humor e melancolia nas doses certas, deixando os episódios engraçados e emocionantes ao mesmo tempo. Uma terceira temporada será mais do que bem vinda em 2015.

20 comentários:

Ana Carolina disse...

Essa série é mt gostosinha e mt bem feitinha. Acompanho com prazer e as atrizes são ótimas, Sérgio. Denise e Cláudia fazem falta na televisão.

Luma Rosa disse...

Oi, Sérgio!
Cheguei a assistir alguns episódios da série e gostei bastante. Ela é cativante por ser o retrato fiel das relações femininas quando o elo que une é o afeto.
Boa semana!!
Beijus,

Anônimo disse...

Essa série foi a única substituta à altura de Sessão de Terapia porque todas as outras que vieram depois foram muito ruins.

Andressa Mattos M. disse...

Sérgio, tenho visto e verei daqui a pouco, já que começa às 22h40. Concordo com toda a crítica e o elenco está show de bola. A história é de fácil identificação mesmo e muitas vezes acho que é a Lícia Manzo que escreve. Tô adorando. Bjs!

Anônimo disse...

Acabei de ver mais um episódio agora há pouco e assino em baixo da sua crítica. Essa série é mt boa.

Pedro disse...

Amo as 3 Teresas!

Bell disse...

Eu assisti e gostei, não acompanho sempre.

Anônimo disse...

Parabéns pela crítica e por manter sempre seus leitores bem informados até mesmo pelos programas da tv a cabo.

MARILENE disse...

Sergio, através de suas postagens vejo que existem muitos programas na televisão que desconheço. Quando não estou vendo jornais em outros canais, confesso que permaneço com a Globo (rss). Bjs.

Sérgio Santos disse...

Ana, felizmente a Cláudia estará de volta em Sete Vidas, da Lícia Manzo. Ela tb fez A Vida da Gente da mesma autora. Essa é a panelinha do bem. E a série é mt gostosa msm. bjs

Sérgio Santos disse...

Exatamente, Luma, perfeita sua colocação. bjs

Sérgio Santos disse...

Tb acho 3 Teresas e Sessão de Terapia as melhores séries do GNT, anônimo.

Sérgio Santos disse...

Andressa, essa série lembra mesmo o estilo da Lícia em alguns diálogos. É uma produção mt caprichada. bjs

Sérgio Santos disse...

É boa mesmo, anônimo.

Sérgio Santos disse...

Eu tb, Pedro.

Sérgio Santos disse...

Eu vejo sempre, Bell, desde a primeira temporada. bjs

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, anônimo. De verdade. Tento manter o blog sempre completo.

Sérgio Santos disse...

Existem mesmo, Marilene. rs ;) bjsss

Anônimo disse...

ESSA SÉRIE É MARAVILHOSA! CRÍTICA MUITO BOA A SUA! VALE DESTACAR A TRILHA SONORA DELA QUE É DE QUALIDADE IMPAR.

Sérgio Santos disse...

Bom destaque, anônimo. A trilha sonora é incrível mesmo. Vários clássicos do rock /pop internacional.