quarta-feira, 23 de abril de 2014

Apesar da estreia tediosa, "Aprendiz Celebridades" promete bons momentos

Para tentar salvar um formato que perde audiência a cada edição, a Record resolveu inserir 'famosos' na edição de 2014 de "O Aprendiz", o melhor reality da emissora. E ao adaptar o programa, mudou seu nome para "Aprendiz Celebridades", que irá ao ar às terças e quintas-feiras, às 22h15. A estreia foi nesta terça-feira (22/04), mas todos os participantes já haviam sido apresentados durante uma coletiva de imprensa realizada recentemente. E apesar do começo ter sido tedioso, a atração promete bons momentos.


Apresentado novamente por Roberto Justos, o programa --- que terá 24 episódios --- conta com Cacá Rosset e Renato Santos como conselheiros e selecionou participantes não muito famosos, embora os apresente como 'celebridades'. É compreensível a dificuldade encontrada pela produção em achar figuras muito conhecidas que se adequem ao formato, afinal, é preciso muita perspicácia e inteligência para enfrentar o desafio. O reality exige muito dos selecionados.

Portanto, acabou sendo natural a escolha de nomes como Alexia Deschamps (atriz já eliminada no primeiro dia), Beth Szafir (socialite), Andréa Nobrega, Maria Cândida (jornalista), Pedro Nercessian (ator), Nico Puig (ator), Raul Boesel (ex-piloto), Kid Vinil (músico), Nahim (cantor), Amon Lima (músico),
Michele Birkheuer (modelo), Ana Moser (ex-jogadora), Christiano Cochrane, Priscila Machado (ex-miss) e Mônica Carvalho (atriz). Alguns mais conhecidos que outros, mas todos aptos, segundo o apresentador, para o formato. E o curioso foi que os amigos deles, que deram depoimentos no começo da atração, eram, muitas vezes, mais famosos que os próprios participantes.

A estreia, no geral, deixou muito a desejar, já que as provas foram cansativas e nada atraentes. A primeira disputa, por exemplo, pareceu um festival da vergonha alheia. Todos os candidatos tinham que fazer uma apresentação em um picadeiro e improvisar. O resultado foi triste e constrangedor. O intuito da prova foi selecionar os três piores e eliminar um (no caso Alexia, que foi a escolhida entre Beth e Ana) antes mesmo de iniciar o reality de fato. Perdeu-se um tempo muito grande com esta situação, o que impediu o começo das disputas em grupos, justamente o ponto alto do "Aprendiz".

Embora tenha sido proposital, o adiamento desta competição deixou o primeiro programa sem grandes atrativos. Tanto que a prévia do segundo (exibida no final) foi bem mais interessante do que toda a estreia. E talvez este conjunto tenha afetado a audiência, já que a atração ficou em terceiro lugar (com 6 pontos), atrás de Globo (18) e SBT (7).

O "Aprendiz Celebridades" é uma tentativa da Record de elevar os índices de "O Aprendiz", ainda que o reality nunca tenha perdido sua qualidade ao longo dos anos. O programa sempre manteve o bom nível e só foi prejudicado com a ausência de Justus (na época que ele estava no SBT), pois o apresentador já virou a marca da atração. Agora, com (sub) celebridades, a competição promete render embates inesperados e será interessante ver Roberto dando bronca em figuras conhecidas. Se a estratégia da emissora irá funcionar, só o tempo dirá; no entanto, o reality (com famosos ou não) segue sendo uma boa opção para os fãs do gênero.

22 comentários:

Cc disse...

Que pena, perdi, mas vou tentar dar uma conferida. Estou ansioso mesmo é pela Fazenda que ao contrario do bbb esta cada vez melhor.

Anônimo disse...

ACHEI UMA PORCARIA!!! DESTRUÍRAM UM FORMATO VENCEDOR PRA TRANSFORMAR EM CIRCO!

OX disse...

Sérgio, não vi mas das celebridades que você citou só conheço 4. E preferia que continuassem com o formato antigo. Pelo visto nem adiantou mudarem, o ibope foi ruim do mesmo jeito.

Anônimo disse...

Eu gostei, e aposto que tem gente aqui que nem deve ter assistido e vai dizer que não gostou só porque é da Record. Além daqueles FIÉIS da rede globo que não devem usar o controle remoto. Graças a Deus assisto tudo que quero não importa o canal. Aposto que muitos aqui nem devem saber que existe, por exemplo, o ótimo "A Maquina" do Fabricio Carpinejar na Gazeta...

Mariana disse...

As provas foram chatas demais mesmo mas até que gostei desse novo formato. Como bem colocou a crítica, promete bons momentos. Ainda bem que a Beth Szafir ficou porque ela já é a protagonista.

O comentário desse anônimo acima me fez lembrar daquele personagem nordestino do Adnet no Tá no ar que odeia a Globo.

Flávia disse...

Vi a estreia só por curiosidade mesmo e me deu um soninho... kkk Não darei audiência pra isso, Sérgio. Bj

Thallys Bruno Almeida disse...

Como fã do formato e das primeiras edições, que abordavam o mundo corporativo, fiquei com medo dessa edição. Por sorte, apenas uma parte dos meus temores se confirmou. O que raios foi aquela prova de apresentação dos participantes? E aquele desafio besta entre os dois líderes vencedores?

Mas acredito que fará sucesso entre o público que é fã destes realities com subcelebridades, em especial nas salas de reunião. Quem acredito que mais tem chance de se destacar ali é Andréa Nóbrega (que fez o último Mulheres Ricas) e Beth Szafir. Não sei se acompanharei, pois ali o foco maior é nas celebridades do que no jogo em si, que era o que mais me atraía. Mas vale pela diversão despretensiosa.

Paty Michele disse...

Incrível como a Record tem um talento nato pra colocar coisas horríveis no ar!!!!
Meu Deus, imagine que a criatura é atriz e nem soube atuar direito num picadeiro. Valha-me Deus!


E aqui pra nós, né, Sérgio, sub-celebridades.

Um abraço, querido.

Sérgio Santos disse...

Não gosto de A Fazenda, Cc. Mas o Aprendiz é bem feito.

Sérgio Santos disse...

Respeito sua opinião, anônimo.

Sérgio Santos disse...

OX, o ibope foi ruim mesmo. Mas me surpreendi positivamente com a mudança. Mas de fato, as celebridades não tem nada de celebridades.

Sérgio Santos disse...

O Carpinejar é fantástico, anônimo. Eu gosto mt dele.

Sérgio Santos disse...

Tb achei que a Beth foi a protagonista da estreia, Mariana. E tb gostei que ela não saiu. Mas as provas foram mt chatas e achei que nada tinham a ver com o contexto do reality.

Sérgio Santos disse...

Ok, Flávia. rs bjs

Sérgio Santos disse...

Thallys, as provas prejudicaram a estreia. Foi tudo mt chato. Não acompanharei assiduamente pq não me prendo a esses formatos, mas continua sendo um bom programa.

Sérgio Santos disse...

Paty, aquele treco do picadeiro foi uma desgraça. Deu vergonha. Sim, sub-celebridades. rs bjsssss

Anônimo disse...

Pensei que tinham acertado mas me enganei no segundo programa. Fiquei com vergonha no nível dos candidatos. Não entendem nada de administração e quem fez a seleção foi um jegue!

Vera Lúcia disse...


Olá Sérgio,

Assisti aos dois últimos blocos da estréia e vi a eliminação da Alexia.
Admiro a atuação do Roberto Justus. Ele é um homem inteligente e o programa tem a cara dele. Acho um tanto constrangedor a 'dureza' dele para com os participantes, mas rendo-me aos seus posicionamentos sempre sábios, pois decorrentes de sua grande experiência.


Abraço.

Sérgio Santos disse...

Entendo essa sua concepção, anônimo.

Sérgio Santos disse...

Vera, eu acho que a rigidez dele com os participantes é justamente o grande atrativo do programa. E ele sabe comandá-lo mt bem, realmente. Bjsssss

Carlos disse...

Tem que ter muita coragem pra assistir isso, hein? Aliás tem que ter muita coragem pra assistir reality show. É um pior que o outro.

Abraços

Sérgio Santos disse...

Carlos, gosto desse e do BBB. Abçsss