Enquanto Bruna Marquezine não consegue transmitir naturalidade com sua periguete, Roberta Rodrigues esbanja espontaneidade e se destaca em todas as cenas. Vanúbia é o retrato das periguetes das favelas cariocas e a atriz está sabendo conduzir a personagem muito bem. Ainda conseguiu despertar a simpatia do público. Já Lurdinha não teve a mesma sorte. Bruna não convence e fica claro que a atriz está tentando interpretar um tipo que nada tem a ver com ela, o que é péssimo para qualquer ator. O telespectador tem que enxergar o personagem e não o ator vivendo um papel fictício.
Após viver crianças boazinhas e, depois de crescida, algumas mocinhas românticas, Bruna Marquezine finalmente ganhou uma personagem diferente e que exigia dela uma nova entrega. Lurdinha é um tipo que qualquer atriz caracterizada por tipos meigos gostaria de interpretar. Porém, infelizmente, ainda não foi
dessa vez que Bruna conseguiu brilhar vivendo uma mulher atirada. Está fraca no papel e fica forçada tentando falar de um jeito que deveria parecer espontâneo. E isso não quer dizer que ela não é talentosa, afinal, até hoje sempre se destacou em seus papéis, recebendo elogios por suas interpretações. Aliás, Belezinha, sua personagem anterior em "Aquele Beijo", foi muito bem interpretada pela atriz. Mas, definitivamente, a Lurdinha não entrou na lista de grandes atuações de Bruna. E para piorar, depois que assumiu seu namoro com o jogador Neymar, passou a ganhar destaque na imprensa justamente por causa de sua vida pessoal, apagando ainda mais o seu trabalho na trama.
Já Roberta Rodrigues está vivenciando uma situação totalmente oposta. Maria Vanúbia é a personagem mais atraente do cansativo núcleo do Complexo do Alemão. Infelizmente, a periguete costuma protagonizar sempre as mesmas sequências, onde briga com Lurdinha, grita com Pescoço (Nando Cunha) e se estapeia com Delzuíte (Solange Badim). Mas ainda assim, a atriz consegue brilhar em cena e seu jeito de falar agradou em cheio ---- principalmente quando chama seu principal admirador de 'Percoço'. Roberta faz parte de um seleto grupo de atores que conseguiu se sobressair em uma novela onde grandes nomes mal aparecem e outros ficam na geladeira por meses. Ainda é bom ressaltar que não é a primeira vez que ela se destaca com uma papel menor. Sua carreira é marcada pelas coadjuvantes, no entanto, todas acabam ganhando mais visibilidade graças ao seu desempenho.
Bruna Marquezine e Roberta Rodrigues são boas atrizes e ambas já se destacaram em vários trabalhos, porém, em "Salve Jorge", apesar de estarem vivendo duas periguetes muito parecidas, enfrentam situações diferentes na carreira. Enquanto a primeira erra na composição de Lurdinha e tem se destacado mais na vida pessoal, a segunda brilha vivendo Maria Vanúbia e tem angariado elogios do público.
48 comentários:
Perfeito artigo, Sérgio.
É de se lamentar pelo caso da Bruna, pelo fato de ela ser uma das mais promissoras da geração dela. Mas a personagem só serviu pra mostrar que ela ficou gostosa. Nada mais. A empostação vocal da Lurdinha é incompatível com o texto e Bruna não passa a veracidade nem mesmo pra uma "periguete iniciante", vamos assim dizer, já que há meninas desse tipo que adoram sair com outros desde a própria adolescência. Foi a primeira vez que a Bruna errou numa atuação. A beleza física da atual fase e seu namoro com Neymar suplantaram isso - e tudo bem que é a vida dela, mas se eu fosse ela sairia desse relacionamento rapidinho, pra não prejudicar a carreira como acabou acontecendo com a Sthefany Brito, que depois de um tempo se reergueu. Acredito que no futuro ela estará mais tarimbada pra receber um tipo sensual.
A Roberta, por sua vez, tinha uma dose bem menor, mais sutil, mas ainda visível, de sensualidade em alguns dos papéis anteriores, como a Fabíola do Insensato Coração. Agora, tá muito mais solta, abusando do appeal, e, ao contrário da Lurdinha, a Vanúbia é um tipo muito realista, seja enlouquecendo a população masculina ou arranjando briga com outras mulheres. A empostação e a composição dadas pela Roberta são muito mais verossímeis e seus trejeitos e pérolas ajudaram a dar um tempero ao fraco núcleo do Alemão.
Claro que em matéria de beleza física nem precisa ser falado, duas belíssimas mulheres que enlouquecem muita gente, mas Vanúbia, essa sim é periguete de verdade, enquanto Lurdinha não passa de uma ninfeta. Deixo meu reconhecimento à Roberta por "aproveitar muito bem os limões" que Glória ofereceu e acredito que Bruna voltará a brilhar em atuação na próxima novela do Maneco e, no futuro, estará mais pronta pra encarar uma personagem sensual. Abçs!
A Vanubia rouba as cenas mesmo...
Olá!
Sérgio
é bem por aí mesmo...a Bruna não está convencendo porque está claro que está tentando interpretar um tipo que nada tem a ver com ela, uma atriz, por sinal bem talentosa, vivendo um papel fictício.
A Roberta, ao contrário, está muito bem mesma.
Gosto do núcleo do morro do Alemão. Pelo menos algumas cenas são divertidas. E simpatizo com o PeRcoço. Que de perigoso não tem nada e só quer se dar bem.
Boa terça feira
Abraços
Que haja bom gosto porque aqui não faltam detalhes...
Sua apreciação foi perfeita, Sergio! Já é uma chatice ver aquelas moradoras, que nada fazem (rss), além de discutirem na rua. As jovens que vivem nas comunidades, hoje, estudam, trabalham e levam um outro tipo de vida. Creio que o papel da Bruna nada acrescenta, o que desfavorece sua interpretação. Bjs.
Excelente crônica Sérgio. Penso que mto das interpretações dos atores da novela se deve a fraqueza dos textos e o descontentamento pela novela não ter empolgado o público, assim a entrega das atrizes não é total. Abçs.
Vanúbia está bem natural mesmo, a outra, deu vulgaridade até ao tom de voz. Trabalha tri mal! A novela está rolando e vamos sempre esperando, rs...abraços,chica
Vamos imaginar que Salve Jorge fosse da Record, ou qualquer outra emissora: ninguém aqui assistiria, só iam dizer que a novela é péssima e pronto. Mas é da Globo, daí todo mundo critica mas assiste. Por isso essa emissora(ainda) tem ibope com suas novelas, o povo até acostumou a mudar de canal durante o dia e o ibope mostra isso, mas novela o brasileiro ainda esta condicionado a assistir a globo. Aliás é o que sustenta a emissora carioca até hoje porque se dependesse do restante da programação...
Exatamente isso que penso, a Roberta está muito natural, e Bruna parece forçando um pouco a barra... uma personagem que não me convence é a Morena, a que deveria ser a protagonista, é mais chata e sem graça, não tem brilho nenhum... Enquanto isso Livia Marine e a Delegada Helô, arrasam. Um abraço
Retornei de viajem e estou passando para te desejar uma belíssima semana.
Paty Alves
Ágape Amor Verdadeiro
Patyiva
Vou Conseguir
Essa fórmula de apostar em piriguetes suburbanas cansou.... as duas são boas atrizes, mas exageram em cenas de exposição do corpo. Gosto mais da sensualidade velada num olhar, como faz tão bem Giovana Antonelli, na mesma novela. Beijo, querido!
Sérgio ,
Que a Maria Vanúbia está muito bem isto é verdade e eu não me surpreendo nem um pouco . Porque a Roberta sempre consegue tirar bem dos personagens . Quanta a Lurdinha , ainda não tinha percebido . Acho que vc tem razão , falta o brilho.
Abs
Francisco
Olá Sérgio,
Suas observações são bem pertinentes.
Embora eu ache que Roberta Rodrigues esteja 'over' no personagem de Maria Vanúbia, é certo que ela possui maior destaque que a Bruna. Às vezes o ator não consegue incorporar o tipo do personagem e é o que parece estar acontecendo com a Bruna.
Na verdade, o núcleo do alemão é muito chato, pois não sai da mesmice.
Ótimo dia.
Beijo.
Boa tarde Sérgio,
interessante estas duas personagens, tão parecidas e mesmo assim distintas. Honestamente acho os papéis bastante chatos, mas vamos as atrizes. Bruna, apesar da pouca idade, é uma moça bastante talentosa, mas acho que neste momento se encontra desconfortável com sua personagem. É óbvio que tenta fazer seu dever de casa, mas não consegue muito êxito nisto. Se nota que está over no papel. Talvez não tenha feito o "laboratório" necessário para poder desempenhar melhor sua personagem. Não basta colocar roupa curta e falar rápido para parecer uma menina de comunidade, mesmo sendo um garota contemporânea que se vê as dúzias por aí, era necessário um melhor trabalho de elaboração da personagem, não sei se a culpa foi da atriz ou de quem deveria melhor orientá-la.
Já Roberta é mais segura, talvez por sua origem, se não me engano ela ainda mora na comunidade, onde fez aulas de teatro que a relevou. Ela convive com tipos assim deste sempre, para ela é mais fácil, o que não tira seu mérito e talento. também a acho um pouco over em sua personagem, mas parece mais à vontade.
Percebe-se que tem segurança na sua atuação. Talvez se a colocasse para fazer uma Grã-fina da alta sociedade, talvez tivesse alguma dificuldade também, mas isso só vendo.
São duas boas atrizes, de gerações diferentes, mas não distantes. Ambas possuem um futuro promissor em suas respectivas carreiras.
Um Abraço.
Concordo com o comentário da Marilene, as novelas em geral apresentam as moças de comunidades de uma maneira muito estereotipada, sempre periguetes barraqueiras. Claro que tipos como a Vanúbia existem, e a Roberta está mostrando isso com naturalidade, tanto que cativou o público. Mas poderiam mostrar outros perfis, pois as moradoras de comunidades não se resumem apenas a isso.Quanto a Bruna, realmente, esse namoro com o Neymar está mesmo é empobrecendo a imagem dela, pois acaba ganhando fama de "maria chuteira",e fazendo a mídia, o público ( e até ela mesma) deixar de lado seu desempenho como atriz, uma pena. Mas de qualquer jeito, são duas meninas talentosas.
Bem Sérgio, adoro a Maria Vanúbia, principalmente agora, que á meu ver Salve Jorge anda mais chata que o normal, acho que é o pior momento de toda a novela. Assim como as cenas de Helô e Stênio Juntos, as cenas de Maria Vanúbia funcionam como uma espécie de "refresh", eu rio muito com ela, embora as situações que a envolvem sejam bem repetitivas, ela sempre solta pérolas sensacionais e a Roberta Rodrigues está muitíssimo bem, compôs muito bem a personagem. Já quanto a Bruna, a acho muito talentosa, e vejo que ela se esforça como Lurdinha, mas não tem a naturalidade que a Roberta tem. A personagem está vários tons acima, exagerada, parece que a Bruna está imitando uma menina da favela e não vivendo uma.
Abraços
oii amigo, sabe que eu discordo, gosto da interpretação da Roberta Rodrigues e acho que ela faz o papel bem a vontade já que mora no morro do Vidigal, mas tbém gosto da interpretação da Bruna, dentro de outra realidade da qual ela faz parte, acho que ela está fazendo muito bem o papel, Abraçossss
Sergiooooo!
Ao menos eu convenço! rsss
Sobre 'aquela' poesia... Acho que perdi meu juizo em algum lugar deste Rio de Janeiro....
Bjs
A Roberta Rodrigues é ótima. Vive no Morro do Vidigal se eu não me engano e muitos cacos que a gente vê na novela do tipo: "Água de salsicha" são gírias que ela aprende com os moradores dos morros.
A Bruna Marquezine ficou muito estrelinha depois que começou a namorar o Neymar.
Big Beijos
Concordo! Roberta Rodrigues está ótima, me surpreendeu. Já Bruna, que sempre gostei, não está me convencendo como periguete e a atuação está forçada.
Amigo Sérgio estava dificil de comentar porque não assisto a novela. De vez em quando que paro para assistir algumas partes, fui conferir no youtube, ri muito delas cada uma com seu jeito, bom eu achei as duas excelentes, não sei, talvez porque só vi agora, quem sabe com o andamento das cenas perceba esta diferença, sabe que agora tenho que assistir.
Boa noite amigo, abraços.
É verdade, Sérgio, a Bruna não tem jeito de periguete... Ps.: e você fez mais um comentário positivo a novela... hahaa sei que você dirá que foi a personagem de Roberta e não a novela, mas a personagem faz parte da novela, logo... rs rs rs
Ps.2: adoro te zoar sobre esse assunto. =^.^=
beijos e linda noite.
Thallys, concordo com você! E também acho que a Bruna vai se sair muito bem vivendo a Helena jovem na nova trama do Maneco e depois a filha dela. Mas como Lurdinha não deu. Já Roberta está ótima desde o início e merece o reconhecimento. Abraços.
Obrigado pelo comentário, Marcelo. Abraços.
Felis, pois é, a Bruna está tentando viver outra pessoa e isso fica claro. Não pode ser assim, é necessário convencimento.
Nando Cunha está muito bem como Pescoço, mas o personagem é repetitivo. Abraços.
Muito obrigado, Luis.
Tem isso também, Marilene. A personagem da Bruna é mais uma personagem sem função nessa novela. Mas a atriz também não acertou o tom. E,sim, aquele núcleo só tem briga e cena boba. Beijos.
Tem razão, Eder. Abraços!
Oi Chica, obrigado pelo comentário. bjsss
Exatamente, Paulo. Se fosse de outra emissora ninguém veria, mas na Globo no horário nobre as pessoas assistem mesmo sendo uma porcaria. Porém, o fato de Salve Jorge se encerrar com um péssimo ibope e o pior do horário também prova que nem todos dão ibope sempre. Abraços.
Oi Rosa. Bem-vinda de volta. Roberta tá muito bem, já Bruna força... Olha, Morena é apenas mais uma personagem que se perdeu nessa novela. Começou de um jeito e tá terminando de outro. Não é por acaso a overdose de críticas... Bjs
Oi Ju. A periguete virou figura obrigatória nas novelas das oito. Quase tão obrigatória quanto uma mocinha. Mas nesse caso houve um erro e um acerto. Beijos.
Oi Francisco. Tava sumido. Obrigado pelo comentário. abraços.
Oi Vera. Sem dúvida a Vanúbia é bem over mesmo, mas acho que a atriz está muito bem. Aliás, todos os personagens desse núcleo são caricatos. Fizeram pobres bem exagerados.
Convenhamos, que núcleo dessa novela que não é chato? rs bjssss
Oi Letícia. É fato que Bruna é muito talentosa e sempre brilhou, mas agora está equivocada.
Tem razão, não basta colocar uma roupa curta e sair gritando pra ser uma periguete. Parece que faltou preparação mesmo.
Sim, sem dúvida, o fato da Roberta ter nascido e ainda viver numa favela contribui para sua atuação. E concordo que as duas são talentosas e têm muito futuro pela frente. bjssss
Oi Danizita. O núcleo do Complexo do Alemão está todo exagerado. Erraram na composição dos tipos e parecem dignos de um esquete do Zorra Total. Mas ainda assim a Roberta se destaca positivamente. Beijos.
Oi Rafael. Olha, não posso falar sobre o período da novela porque não vi muitos capítulos e tenho visto alguns agora nessa reta final. Pra mim a trama tá na pior desde o primeiro dia, mas entendi o seu ponto de vista.
Bruna parece que tá imitando mesmo e não atuando. Tá forçado. Já Roberta esbanja naturalidade e se destaca. Abraços!
Oi Kellen, sem problemas, respeito sua opinião. ;) Beijos!
Convence sim, Sissym! rs Beijos!!!! :)
Ela vive lá sim, Lulu. Sem dúvida isso a ajuda. Bruna se prejudicou com esse namoro e o destaque está maior que seu trabalho. bj
Oi Bruno! Obrigado pelo comentário! Pois é, dessa vez a Bruna errou. Abraços.
Oi Verinha. Realmente precisa ver mais um pouco pra olhar melhor, mas nem tente. Não aconselho... rs Beijos.
E eu não sei, Barbie? rs E não falei da novela mesmo, falei da Vanúbia. Ainda critiquei a Lurdinha. rsrs Não vem não! rs Beijão!!!
Sérgio, aqui em casa comentamos o mesmo. Roberta Rodrigues está ótima no papel, talvez porque a realidade dos moradores do Complexo do Alemão lhe seja próxima. Já Bruna Marquezine não encontrou o tom certo, está forçada, sua personagem só sabe falar aos gritos. Aliás, este núcleo tem situações repetitivas. Lamento o sumiço do André Gonçalves.
Elvira, talvez seja isso também. E realmente a Bruna tá muito fraca. Eu lamento o sumiço do André Gonçalves, da Eva Todor, da Narjara Turetta, da Cristiana Oliveira... enfim, a lista é grande. Beijos.
Brasileiro "pensa" q entende de Futebol e Novela. Qtas bobagens nestas críticas a Marquezine...
Já havia percebido, mas gosto da expressão: Marquezine não acertou o tom, é só isso.
Em relação a Roberta, ela sempre teve atuações contidas, em personagens que tinham de vestir limites, agora ela abusa e será sempre lembrada como Vanúbia. Porém, a personagem sofre a mesma coisa que personagens como Aída, Leonor, Tamar: não tem história própria. Vanúbia poderia se envolver com traficantes, poderia ser amante do seu Clóvis, poderia ser a inimiga número um de Morena... MAs não... Até para ser traficada, acho que vai ocorrer um dia antes do primeiro capítulo de Amor à vida. Acho inclusive que isso nem estava no script, já que a personagem se destacou, Glória lembrou-se dela. Sortuda!
Anônimo, obrigado por vc ter se dado ao trabalho de escrever esse comentário tão relevante...
Maxxi, vc tem razão. Roberta poderia ter se destacado muito mais se a personagem não fosse tão repetitiva. Uma lástima que ela só será traficada quase no último capítulo. Até nisso erraram. Abraços.
Postar um comentário