Nada mais natural do que concentrar os grandes conflitos finais nas duas personagens que mais se destacaram na história. Constância e Laura sempre foram tipos fortes e a trama é movida de acordo com as atitudes de ambas. Apesar de serem mãe e filha, as duas representam e defendem situações totalmente distintas. Enquanto uma é o polo negativo da pilha, a outra é o polo positivo, digamos assim. O preconceito, a intolerância, a arrogância e o retrocesso estão concentrados na ex-Baronesa da Boa Vista; enquanto que a liberdade, a justiça, a igualdade e a perseverança são defendidos pela filha da vilã.
E essas inúmeras diferenças são responsáveis por uma sucessão de cenas memoráveis, onde as duas atrizes presenteiam o público com um verdadeiro show de interpretação. O capítulo desse sábado (02/03) foi praticamente de Patrícia e Marjorie. A dupla dominou do início ao fim. As sequências em que Laura enfrenta
a mãe de igual para igual, sem se rebaixar ou se amedrontar, foram merecedoras de muitos elogios. Já a cena final em que Constância se desespera ao descobrir que a filha irá testemunhar contra ela, e depois se choca ao ver Laura sendo atropelada, encerrou o capítulo da melhor forma possível. Vale destacar também a equipe da novela que fez uma cena de atropelamento ótima, levando em conta que foi usado um carro que dificilmente passa dos 20 quilômetros.
Ao ver Patrícia Pillar e Marjorie Estiano juntas em cena, fica fácil constatar o motivo de ambas terem sido as mais elogiadas da novela desde a estreia. São atrizes que se destacaram em todos os seus papéis e que vêm amadurecendo a cada trabalho. Agora, em "Lado a Lado", Patrícia consegue brilhar no papel de uma vilã bem diferente da psicopata Flora, de "A Favorita", e Marjorie vai se consagrando como a melhor atriz de sua geração, vivendo uma mocinha longe do esteriótipo de chata chorona.
Nada mais gratificante do que ver duas atrizes de diferentes gerações contracenando juntas e esbanjando talento. Marjorie parece ter o mesmo tempo de carreira de Patrícia. Porém, isso não implica em ofuscar a veterana e sim em se igualar a ela. A impressão é de que ambas estudaram artes cênicas na mesma turma. A parceria da dupla foi muito bem-sucedida e os autores foram felizes ao juntá-las em um mesmo núcleo.
Constância e Laura são personagens que dificilmente cairão no esquecimento. "Lado a Lado" pode não ter sido um sucesso de audiência, mas com certeza foi uma novela que, além de ter apresentado conteúdo e qualidade para o telespectador, presenteou atores com ótimos papéis. Pode-se afirmar que Patrícia Pillar e Marjorie Estiano foram agraciadas com os melhores presentes. E retribuíram da melhor forma possível: com talento.
54 comentários:
Perfeito texto, Sérgio.
Marjorie é simpesmente maravilhosa, tem uma presença cênica perfeita, uma grande entrega ao papel e formou uma dupla perfeita com Thiago Fragoso. Patrícia, então, dispensa comentários, sendo uma de nossas maiores atrizes. E agora, então, que Constância deu mais uma mostra da grande vilã que é, as duas nos presentearam com esse espetáculo de atuação. Não é à toa que Laura é o melhor papel da carreira de Marjorie e Constância sempre será lembrada. Abçs!
Concordo com TUDO Sergio! Ahhh como amo essas lindas!!! Elas são perfeitas demais, com certeza a novela foi delas, juntamente com Thiago Fragoso. Já estou sentindo muitaa saudade dessa novela,que foi memorável!
Mais um post que diz o que a gente pensa quando assiste a novela. Duas atrizes simplesmente maravilhosas,eu nao canso de falar pra as pessoas que assisto y o excelente da historia.Torço muito pra que em pouco tempo esteja sendo apresentada em Uruguay.Parabéns pelo seu trabalho y lembranças desde meu pais.
Essa novela dispensa todo e qq comentário da minha pessoa. Excelente é pouco pra o que eu vejo na tv, no horário das 18hs.
Marjorie e Patrícia estão aí só pra provar quão excelentes atrizes são, essa dupla, assim, juntinhas nas msm cenas não nos faz querer ver nada mais q elas, brilhantes.
Quanto ao que vc escreveu no post, eu assino embaixo.
Mariana de Castro.
Meu Deus, você escreve muito bem! Sou fã da Májorie e acompanho sempre seus comentários. Está de parabéns Ségio! Márjorie é mesmo perfeita em tudo q faz...
Parabéns! Belíssimo comentário. Concordo em absolutamente tudo. Apenas gostaria de ressaltar que a parceria entre a Marjorie e o Thiago é algo que há muito tempo não se via. Muita sintonia e talento. Mas sobretudo a Marjorie demonstra esse domínio de cena absurdo. Ela é extremamente habilidosa como atriz.
Oi, Sérgio, como vai?
Essas são sem dúvida duas atrizes de talento excepcional e foram brilhantes no decorrer de toda a novela. A personagem de Marjorie se mostra o tempo todo dividida entre a indignação com as atitudes da mãe e o instinto de proteção justamente por ela ser sua mãe. Acho essa uma novela incrível. Um abraço!
Olá!
Sérgio
Parabéns por mais um belo texto.
Eu sou mais fã da Patricia. Mas, não posso negar o grande salto de qualidade que Marjorie teve. Até então, tinha uma ideia de que ela era uma "cantora" que queria atuar.Mas, hoje é inquestionável o seu talento como atriz.
Muita sintonia entre ambas, nessa telenovela.
Bom dia
Bom domingo
Abraços
Adoro a novela ; uma aula de história e romantismo; era necessário falar desta história do Brasil que não conhecíamos. Marjorie, Patrícia , Thiago, ótimos, ou melhor tudo ótimo. Maquiagem, figurino, cenário; tudo de bom.
Parabéns pelo comentário.
Marjorie: SUPREMA.
Serginho querido, vc sabe que sou
suspeita em falar dessas duas atrizes,Marjorie é minha predileta, e a Patricia adoro além de bonita faz um trabalho perfeito.as duas juntas são sensacionais, adorei ler sobre elas, e vai deixar mesmo muita saudade parabéns pelo belo texto de hoje.
Abraços com carinho
Rita!!!!
Sérgio, assisti a cena citada e concordo que foi dito na sua excelente crônica. Abçs.
Ah, já está na reta final.
Pena...
PS: Adorei seu blog ;)
Oiiii!! Não como não querer levantar e aplaudir estas duas atrizes. Simplesmente elas sabem o tom,os gestos,o que ajuda a si e a seu colega. A Marjorie teve uma difícil tarefa: de fazer a mocinha. E uma inteligéncia, sabedoria: saber o tom certo para não torná-la chata.
Patrícia fez uma vilão totalmente diferente:ela mostra a dureza da personagem e ao mesmo tempo a sensibilidade, dá para fazer um excelente estudo da personalidade de Constância.
Bah, vou sentir muitas saidades desta novela. Bjss
Eu assisti as últimas cenas e de fato o talento delas é muito evidente! Boa postagem, essa... merecida! Bj, querido!
Com certeza Sérgio, a escolha de Marjorie e Patrícia para a interpretação dos papéis não poderia ser melhor, Patrícia sempre muito talentosa e dedicada, e a Marjorie também nem se fala, simplesmente maravilhosa, acompanho o seu trabalho desde Malhação, sua atuação desde lá só vem melhorando e sendo merecedora de elogios, é com certeza a melhor atriz da atual geração.
A dupla é perfeita, a sintonia e desenvolvimento entre a Marjorie e a Patrícia é algo difícil de se ver, principalmente entre uma veterana e uma quase novata, apesar de que a Marjorie não deixa nada a dever a Patrícia, as duas são espetaculares.
Beijos e ótima semana!
Sérgio, querido,
Que delícia chegar aqui e encontrar um post com as minhas atrizes preferidas de "Lado a Lado". ;)
Aliás, se eu não errei nas contas, já deve ser o quarto ou o quinto sobre elas, não? rs. Adoro!
Concordo com todas as suas considerações! A Patrícia e a Marjorie são os grandes destaques desde os primeiros capítulos de "Lado a Lado". Lembro que, lá no início, já assistimos a belos embates entre elas. E, para nossa felicidade, os encontros em cena não cessaram, mesmo com a mudança da professora para a casa do Edgar e da Isabel.
E a Patrícia e a Marjorie não assinam apenas as melhores atuações e cenas, como também defendem as personagens mais ricas, complexas e interessantes da trama. Nesta reta final, em especial, o foco está todo sobre Laura e Constância, ainda com muitos nós a serem desatados, muitos conflitos a serem resolvidos. Os demais personagens andam em círculos ou já tiveram seus finais encaminhados.
E pode parecer loucura, mas vejo muito da Constância na Laura. A única exceção está no caráter. Nos demais quesitos, no entanto, ambas se assemelham. E isso é o que fascina nessas personagens tão lindas. Aliás, vc tocou em um ponto interessante: Laura é tão mocinha quanto Manu, enquanto a Barô é tão vilã quanto a Flora, mas as duas atrizes conseguiram dar traços diferentes a ambas. Me encanta, ainda, ver uma heroína forte como a Laura, assim como uma vilã tão humana quanto a Barô. Considero até um trabalho bem mais difícil do que o de fazer uma vilã perversa, por ex.
Vejo, também, dois estilos muito parecidos de atuação na Patrícia e na Marjorie. Trata-se de atrizes que trabalham muito mais o olhar (o que foi o duelo delas no sábado (2)?), os pequenos gestos, o movimento do corpo... São contidas, mas ao mesmo tempo conseguem ficar enormes em cena diante de tanto talento.
Faltando cinco capítulos para o fim da linda "Lado a Lado", já começa a bater aquela saudade de não ter mais nas nossas telas Laura e Constância. Espero que, num futuro breve, Patrícia e Marjorie voltem a bater bola juntas. Foi um presente para todos nós ser hipnotizados por cada aparição dessas atrizes incríveis, das mais brilhantes do País.
Beijos, Vanessa
Falei tanto e esqueci de comentar minhas preferências. rs.
Embora a Laura seja uma personagem riquíssima, dessas mocinhas que têm a proeza de angariar a simpatia popular, ainda considero a Manu o melhor trabalho da Marjorie Estiano.
Já com relação à Patrícia Pillar, de seus trabalhos mais recentes, fico com a Baronesa, embora ela tenha um peso menor que a Flora na trama, por ex. Mas, como disse antes, me encanto por essas vilãs mais humanas. :)
Beijos,
Vanessa
Essas sequências foram eletrizantes mesmo. Muito bem escritas, dirigidas e interpretadas. Laura mostrou que não compactua com injustiças, mesmo que estas partam da sua mãe. Esta não abdica das suas ideias de conseguir o que quer, passando por cima dos outros. Marjorie e Patrícia merecem ser indicadas aos prêmios de melhores do ano e "Lado a Lado" também. Pena que esta ótima novela esteja no fim.
Então Sérgio, sei que temos que procurar se imparciais, mas qdo se tem duas titãs em cena, como não rasgar-se em elogios, afinal, são todos merecidos...
confesso que ando muito decepcionada com os rumos de LAL..enrolaram tanto e agora tem coisas que estão sendo atropeladas, mal explicadas, descontinuadas...enfim....mas só continua vendo mesmo pela Marjorie e por Patricia...como não ficar vidrado em cenas como as de sexta e sábado...impossível não vibrar e até torcer para a Barones...
as duas tem o que poucos atores tem, a capacidade de se doar por completo, mostrar toda a profundidade dos sentimentos sem serem over..não precisar derramar rios de lagrimas e gritar alto, pra mostrar sofrimento...basta um olhar marejado..uma expressão que demonstra tudo...enfim...que loucura essas duas..uma pena que ficaram tantos capitulos sem se cruzarem ou sequer aparecerem...
torço pra que outros autores mais experiente nos traga novamente essa parceria, de preferencia em horario nobre...e tbm claro, a parceria Marjorie e Thiago...já pensou os tres em cena, mas totalmente inversos..Marjorie e Thiago como vilões e Patricia como a Protagonista...eu tipo assim, ia super amar...
bem, fica a dica...
ah, gosto muito de Camila pitanga, mas ela que me desculpe...a protagonista foi a Laura..ainda mais nessa reta final, onde ele erraram a mão com a isabel, e ela tá chata ao cubo..o personagem dela, assim como o par romantico, super flopou...mas...
Cat
São duas boas atrizes mesmo.
Abraços e sucesso!
Realmente as duas são sensacionais! É mesmo surpreendente como elas conseguem diferenciar a interpretação de personagens semelhantes (manu/laura - flora/constância), pra mim é isso que faz delas grandes atrizes. E no caso da Marjorie, o que impressiona é que ela não tem ainda muitos trabalhos na TV, mas tem uma segurança e uma maturidade atuando que se comparam às de uma veterana. E suas interpretações são de uma sutileza! Enfim, acho que dá até pra dizer não apenas que ela é uma das melhores atrizes de sua geração, mas até que ela é uma das melhores da TV brasileira atualmente.
Como já afirmei antes, gosto muito da novela. E as duas atrizes merecem aplausos para o seu trabalho. Infelizmente, Camila Pitanga não brilhou. E agora, no final, tornaram seu papel absurdamente intolerante. Bjs.
Não tinha forma melhor de descrever a brilhante atuação dessas duas maravilhosas atrizes.Patricia pillar como sempre nos brinda com seu carisma e sua interpretação.Marjorie além de linda,uma atriz maravilhosa, não tem como vê-la em cena e não se envolver,ela passa verdade em tudo, faz com que agente queira estar envolvido cada vez mais e mais,enfim não tem como não amar essas duas excelentes atrizes!espero vê-las logo de volta a tevê.parabéns Marjorie,parabéns Patricia.
Thallys, as duas são incríveis mesmo. Estão totalmente entregues e a reta final é das duas. Merecido. Abração.
"Anônimo", também estou em clima de saudades. A novela fará muita falta. Abraços.
Gimena, muito obrigado pelo seu carinho por aqui e pelo Twitter. Tomara que a novela seja vendida para o Uruguai! Bjs!
Oi Mariana. Muito obrigado! E difícil ver uma novela tão bem escrita quanto essa e não sentir vontade de elogiar. Bjs!
"Anônimo", muito obrigado. Abraços!
Patrícia, sem dúvida que Thiago Fragoso também tem tido um ótimo desempenho. Mas a reta final tem se resumido em cima das duas. E já escrevi um texto meses atrás sobre a perfeita sintonia entre Laura e Edgar. Bjs!
Oi Bia, é verdade. A Laura fica em conflito. Tenta evitar que a mãe se prejudique ao mesmo tempo que luta por justiça. A trama é incrível msm. Bjs!
Oi Felis, obrigado. Marjorie foi a melhor revelação de Malhação até agora. Dá gosto de ver seu trabalho. Já Patrícia tem uma carreira sólida e merecedora de elogios sempre. Abraços.
Oi Luíza, obrigado. Realmente a novela tem muito mais acertos do que erros. É muito gratificante ver o talento dessas duas numa história tão bacana. bjs
Tri, gosto dos seus comentários curtos e diretos! rs bjssss
Oi Rita. Obrigado. Sim, sei que vc gosta muito delas e eu também. Já sinto falta da novela. Bjão!
Oi Eder. Obrigado. Abraços!
Última semana, Danizita. :( Que bom que gostou do blog. bjs
Oi Cléu. São incríveis mesmo e agora estão dominando a reta final da novela. Impressionante o deboche de Constância no capítulo de hoje com Isabel. Enfim, grandes atuações. Bjs
Ah, Ju, então quer dizer que as outras postagens não eram merecidas, é? rsrs Bjssss
Oi Thairys, assino embaixo do seu comentário. E também admiro a Marjorie desde Malhação. Um talento mesmo. Bjs!
Oi Vanessa. Olha, eu escrevi um posto sobre a Marjorie, um sobre o casal com Edgar, um sobre Constância e um sobre a cena do estupro. Agora os de Lado a Lado no geral deve ter sido mais de 10 com certeza. rsrs
Sim, também vejo muito de Constância em Laura só que usado para o lado do bem. Já Constância usa o que tem de Laura para o outro lado... O polo positivo e o negativo da pilha como falei.
E a cena de hoje com Laura no sanatório e Constância debochando da Isabel? Que fantásticas! Bjão!
Ah, Vanessa, também prefiro a Manu. Acho esse o melhor trabalho da Marjorie, mas Laura vem logo atrás.
Já no caso da Patrícia prefiro a Flora, mas com Constância logo atrás. bjssss
Elvira, concordo com vc. As duas merecem prêmios pelo que fizeram. Pena que essas novelas que estreiam no final do ano e acabam no começo do outro nunca entram em premiações como deviam. Caso de A Vida da Gente, por exemplo. Pena mesmo que a trama esteja acabando... Beijos.
Oi Cat! Sim, elas estão excelentes. Lamento também a correria em algumas situações, por exemplo, a trama da Eulália. Disseram que ela iria chantagear Teresa mas ela só descobriu tudo agora. E também descobrimos que a matriarca era cafetina. Ou seja, poderiam ter explorado isso muito mais. Lamentável.
Sim, a Isabel diminuiu muito nessa reta final e terminará sem deixar saudades.
Tomara que repitam essa parceria mesmo. Thiago já estará na próxima do Walcyr vivendo um gay. Será interessante. Bjs!
Oi Igor. Obrigado. Abraços.
Oi Tainá. Sim, Marjorie apesar da carreira relativamente curta, conseguiu diferenciar todas suas personagens. Talentosa demais. Beijos.
Oi Marilene. Verdade, nessa reta final podemos classificar Isabel como um tipo totalmente intolerante. Já as duas estão dominando. Bjs
Unknown, concordo plenamente. As duas estão de parabéns mesmo. Merecem reconhecimento e prêmios pelo trabalho feito. Abraços.
concordo com cada palavra do texto, realmente duas atrizes perfeitas, a novela vai deixar saudades!!!!!!!!!!!
Dizer que Marjorie Estiano e Patrícia Pillar são ótimas é chover no molhado.No entanto,não dá pra deixar de elogiar novamente essa brilhantes atrizes!!!
Como foi dito pelo Sérgio, elas brilharam demais juntas!!!
Espero que as duas voltem a contracenar novamente o mais breve possível!!!
"Anônimo", obrigado pelo comentário. Abraços.
Oi Bruno. Também espero, viu? São ótimas. Abraços.
Lado a lado foi perfeita, assim como as 4 ultimas novelas das 18h. Marjorie alem de linda eh talentosa como atriz e canta divinamente bem. Com ctza uma das melhores atrizes da nova geracao. Destaque pra paty pillar tb q sempre arraza! As duas juntas entao...eu n tive duvidas q veria cenas incriveis
Oi Hane. As duas protagonizaram cenas incríveis mesmo. A novela já deixou saudades. Bjs!
Postar um comentário