É verdade que não é primeira vez que a Globo utiliza esse tipo de estratégia. A emissora está cada vez mais experiente em trabalhar com essas duas mídias. Em "Passione" (novela de Silvio de Abreu), por exemplo, eram exibidos vídeos exclusivos no site da trama, onde vários personagens desabafavam para o público a respeito dos conflitos que viviam. O "Big Brother Brasil" é o programa que mais sabe se 'aproveitar' da internet. Além das tradicionais votações na página do reality, há também o diário dos participantes, vídeos exclusivos, transmissão ao vivo, enfim. Não é por acaso que em todo ano há um recorde de acessos no site do BBB. Em "A Vida da Gente" (trama de Lícia Manzo), havia uma opção para que o telespectador criasse a sua própria abertura de novela, inserindo suas fotos e digitando o nome dos amigos que apareceriam nos créditos. Outro exemplo interessante é o "Bem Estar" (programa apresentado por Fernando Rocha e Mariana Ferrão, cuja crítica você pode ler aqui), onde os internautas enviam perguntas para os médicos que participam da atração e ainda há uma bate-papo no site logo após o término do programa.
Desde janeiro do ano passado, a Globo já lançou mais de 50 sites e blogs sobre os programas e novelas da emissora. E todos têm apresentado uma audiência crescente. É surpreendente?
Nem um pouco, uma vez que a situação reflete a interseção perfeita entre as duas mídias. Ninguém mais precisa se preocupar em perder um programa ou uma novela porque teve um compromisso, basta acessar a internet, ir no site e assistir ao que perdeu e pronto, problema resolvido. E somado aos investimentos que fazem em cada página --- como enquetes, aplicativos atrativos, joguinhos, cenas exclusivas, bastidores e fotos ---, acaba havendo uma relação benéfica para ambas as partes, fazendo com que até mesmo aquele telespectador assíduo e que não perde um só capítulo, acesse o site para poder interagir. Uma novela fracassada e sem repercussão dificilmente irá obter recorde de acessos em seu site, em contrapartida, quanto mais sucesso fizer, mais chances de retorno terá.
Apesar de ser a que obtém mais lucro e acessos na internet, não é só a emissora carioca que soube se atualizar. Todas as concorrentes têm sites dos seus programas, embora apresentem uma qualidade inferior se compararmos com a Globo.com. Mas um outro exemplo é o CQC 3.0. O humorístico da Band apresenta mais trinta minutos de programa na internet, assim que a atração se encerra na televisão. O "Pânico na TV", da mesma emissora, também interage com seu público através do Twitter, Facebook, enfim, há muitos exemplos.
Voltando para a trama das sete, assim que o vídeo das protagonistas caiu na rede dentro da trama ficcional, o clipe também foi postado no site de "Cheias de Charme". A Globo avisou com antecedência que essa situação iria acontecer, mas se o telespectador não estivesse vendo a trama, não saberia o momento exato da postagem. Portanto, o imenso sucesso obtido pelo clipe das empreguetes apenas provou, mas uma vez, o quanto que a televisão e a internet podem caminhar juntas.
Links relacionados: Protagonistas brilham em Cheias de Charme
O talento de Cláudia Abreu
30 comentários:
Nossa, mas eu tava curiosa msm pra ver esse clipe. A Globo tem utilizado muito esse recurso da internet no auxílio das novelas, mas só não entendo como a página do BBB pode ser a com maior audiência.
Obrigada pela ajuda Sergio!
Bjos e boa semana!
http://amonailart.blogspot.com.br/
Oi, Sérgio, a mídia é uma máquina realmente surpreendente! Um abraço, ótimo domingo!
Olá, Sérgio!
Novos tempos amigo, é preciso andar de mãos dadas com eles!
Abçs!
Rike.
Bom comentário, Sérgio.
O clipe das empreguetes deverá atrair uma audiência ainda maior para "Cheias de Charme".
Além dos exemplos citados, lembro do bem-sucedido "Diário da Luciana" (Alinne Moraes), em "Viver a Vida".
Vidas reais, empreguetes e outros baseados em acontecimentos verídicos nos remete a estarmos atentos nas expectativa do que virá pela frente.A globo criou este laços entre vídeos, internet , novelas, telespctadores e vida real e com isto uma grande audiência .Aqui pra nós eu amei o vídeo delas e o que vai ter de vídeos semelhantes por ai rsrs..
Beijos
OLá a Globo sabe o que faz e faz bem feito.
Eles não são nada bobos... ;)
Gostei do artigo. A integração internet e televisão tem feito muito bem não apenas à Globo, mas às várias emissoras desse país. Aliás, tenho achado que a internet tem sido um termômetro mais confiável de indicar sucesso ou não de certo programa/artista.
As cenas exclusivas de Passione eram uma boa sacada e de certa forma ajudavam a entender detalhes da trama que ficavam ocultos na exibição oficial. A Vida da Gente, por sua vez, tem o mérito de uma forte mobilização de torcidas por suas protagonistas e os respectivos casais, como também fez o remake de TiTiTi. A audiência do BBB na internet, a despeito da queda de ibope televisivo ao longo dos anos, consegue se manter alta, o que de certa forma ajuda a manter uma grande repercussão.
A propósito, adorei esse clipe das empreguetes. A canção é engraçada, Taís e Isabelle mostraram que levam jeito para o canto (Leandra já havia provado isso capítulos antes) e as três deram mais um show. A música marca a grande virada delas e a tão aguardada rivalidade com a Chayenne.
Oi, Valquíria. Obrigado pelo comentário. Digo e repito, conte comigo! =) O clipe ficou MUITO bom! Pois é, o BBB é o que mais tem sucesso e muitas vezes há mais repercussão na internet do que na própria tevê. Beijos e ótima semana!
Oi, Bia! Obrigado pelo comentário. Tem razão, todas as mídias se complementam! Beijos e boa semana!
Oi, Rike, é verdade. Ao invés de criar um inimigo, alie-se a ele! Simples assim! Abração e obrigado pelo comentário.
Oi, Elvira! Também acho, viu? Além de representar uma virada na novela, creio que a audiência só tenderá a aumentar cada vez mais. Boa lembrança, tinha me esquecido do diário da Luciana. Beijos e obrigado pelo comentário.
O, Cecília! É verdade, concordo com você! Vão copiar muito esse clipe, que ficou sensacional, diga-se de passagem. Também gostei muito das empreguetes cantoras! Obrigado pelo comentário! Beijos!
Bernar55, olá! Concordo com você. A Globo não é a segunda maior emissora do mundo à toa. Abração!
Oi, Barbie. Não são mesmo! Beijos e boa semana!
Oi, Thallys, obrigado pelo comentário. Verdade, está mais do que na hora de avaliarem a internet como resposta para o sucesso ou um fracasso de uma novela, por exemplo.
Também adorei o clipe, que ficou sofisticado demais levando em conta a única câmera que o Kleitom tinha, mas aí conta a licença poética. As três estavam à vontade e deram um show, literalmente. Embora, com os recursos dos programas de computação, qualquer um fica afinado. Mas foi muito legal, vi umas quatro vezes! rs Abraço!
Podem falar o que quiserem da globo mas tudo que ela faz, faz bem feito.
Bjos achocolatados
Oi, Sandra! Obrigado pelo comentário. Concordo com a sua opinião! Beijos achocolatados pra você também! rs =)
Sérgio, parabéns pelo excelente post! Fiquei curiosa e vou aguardar o clip.... Por melhor e competente que a Globo seja, não volto mais pras novelas!
Uma abençoada noite de segunda-feira, repleta de muita paz e alegria! Grande e carinhoso abraço!
Elaine Averbuch Neves
http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/
Oi, Elaine. Obrigado pelo comentário! Digo o mesmo pra você! Tente ver o clipe, é muito bacana! Beijos!
ainda não vi o clipe, mas vou ver, deve ser muito bom. excelente artigo sobre as midias, realmente está tudo interligado...
bjs
Oi, Jeanne! Você vai gostar com certeza! As duas mídias caminham juntas! Beijos e obrigado pelo comentário!
E viva a tecnologia, não é Sérgio?
Abraço.
Sem dúvida, Vera! Beijos e obrigado pelo comentário!
Eu não consigo chegar em casa a tempo de assistir. Eu soube que o capitulo com o clipe foi um sucesso, deve ter sido muito animado. Alias, assistir programas que nos fazem rir é bom demais. De problemas já bastam os que existem na vida real.
Beijos
Sissym, tem toda razão. Uma pena que você não consiga chegar a tempo para ver. Se puder, tente ver o clipe no site da novela. Vale muito a pena, está divertidíssimo! Beijos!
o clipe é mesmo sensacional! foi uma ótima sacada dos autores fazerem aquele suspense, e depois soltarem o clipe no site, logo após o fechamento do capítulo. a repercussão foi enorme! todos os envolvidos na produção estão de parabéns..autores, elenco..,a novela é um sucesso e mais do que merecido. muita coisa ainda vem por ai, e estarei acompanhando com certeza!
abraços!
Oi, Thiciane! Obrigado pelo comentário! Foi uma ótima ideia, né? A união da internet com a televisão só traz benefícios para todos. Os autores estão de parabéns por essa divertida novela que escreveram. Beijos.
ah essa novela eu adorooooo, sem palavras.
Postar um comentário