Rosi Campos vive Miquelina, esposa de Arlindo (Marcos Caruso), dono do Cabaré Pacheco Leão. Já Nicette Bruno interpreta Santinha, mãe de Miquelina, que inferniza a vida do genro. Inicialmente, a trama parecia promissora e tinha tudo para ser uma das melhores da novela. Afinal, o núcleo seria responsável pela comicidade da história e também pelos belos shows das vedetes. Mas, infelizmente, as autoras seguiram outros rumos em virtude dos baixos índices de audiência e transformaram a pensão de Dona Conceição (ótima Cláudia Missura) no principal núcleo cômico, diminuindo a importância do Cabaré.
Com isso, a história dessa família não foi desenvolvida como deveria e os personagens ficaram sem função por muito tempo. Rosi, Nicette e o próprio Caruso viraram meros figurantes que tinham apenas algumas falas e todas repetitivas, já que envolvia a constante discussão do trio. Recentemente, Duca Rachid e Thelma
Guedes tentaram mexer um pouco na trama e colocaram Arlindo com uma amante (Volpina - Paula Burlamaqui), porém, não funcionou e ainda acabou lembrando "Avenida Brasil", já que Leleco (vivido pelo mesmo ator) teve um caso com uma mulher mais nova, apesar de amar a esposa.
E com a novela perto do fim, fica ainda mais claro o desaproveitamento dessas grandes atrizes. Rosi e Nicette ficaram completamente avulsas na história e não tiveram oportunidade de mostrar o quão são talentosas. Miqueline e Santinha ficaram praticamente escondidas em um núcleo que prometia grandes cenas.
A ótima Rosi Campos não ganha um bom papel na televisão desde "O Profeta" (2006), coincidentemente a primeira novela de Duca e Thelma. No remake, ela viveu a Madame Rúbia, uma falsa-vidente que ganhava dinheiro enganando os trouxas. A personagem era uma das melhores da trama e fez sucesso. Em "Cama de Gato" (2009), das mesmas autoras --- e melhor obra da dupla ---, ela também brilhou na pele de Genoveva, embora não tenha sido um tipo de muito destaque. Mas em "A Favorita" (2008), "Insensato Coração" (2011), "Amor Eterno Amor" (2012), "Salve Jorge" (2012) e agora em "Joia Rara", a atriz não teve sorte. E vale lembrar que seu maior sucesso até então é a Edilásia Sardinha, a Mamusca, de "Da Cor do Pecado" (2004). Na primeira obra de João Emanuel Carneiro, ela pôde se destacar e muito.
Já a grande Nicette Bruno não ficou sem interpretar um excelente papel por muito tempo, como aconteceu com Rosi. Apesar de não ter sido valorizada em "Salve Jorge" e "Joia Rara", a atriz ganhou um lindo presente da autora Lícia Manzo, em "A Vida da Gente" (2011). A amorosa Iná foi uma personagem fascinante e proporcionou cenas maravilhosas e emocionantes para sua intérprete. Vale citar também, "Alma Gêmea" (2005) e "Sete Pecados" (2007), quando ela viveu a ranzinza Ofélia e a amorosa Juju, respectivamente. Duas personagens excelentes. Ou seja, Nicette acabou tendo mais sorte que Rosi nos últimos anos, embora ambas enfrentem recentemente uma má fase.
Rosi Campos e Nicette Bruno ---- que perdeu recentemente seu marido, o grande Paulo Goulart ---- são duas respeitáveis atrizes e é uma pena que essas talentosas profissionais não tenham sido valorizadas em "Joia Rara", após também terem sido desperdiçadas em "Salve Jorge". Resta torcer para que nos próximos trabalhos, os autores deem a elas papéis que façam jus ao talento que sempre tiveram. As duas merecem.
30 comentários:
As duas maravilhosas mesmo! Mereceriam muito e muito reconhecimento! abraços,chica
Tens toda razão as duas são de facto actrizes de grande talento,apesar de já andar ao longe o tempo a última vez que vi novelas,mas lembro-me de algumas com a participação dessas duas Senhoras e são primorosas,dedicadas.
A Globo tem lá sua politica que nem sempre é justa e visa a qualidade humana,a parte dos modismos.
Felicito-te pela bonita intervenção,muito merecido.
A Nicette bem necessita de todo apoio e carinho,pela grande dor que passa no momento.
Meus cumprimentos Sergio,com votos de uma boa noite.
Olá, Sérgio
concordo,Rosi e Nicette, mereciam um melhor papel, graças ao inquestionável talento.Alguns autores/diretores, preferem até colocar várias "celebridades" ( sem talento) em papéis de destaques do que dar uma melhor chance á várias ótimas atrizes/atores...
Obrigado, bela noite,belo dia,abraços!
Infelizmente é assim mesmo! o que nos deixa muito tristes. Abraços
É triste ver isso acontecer, Sérgio! :(
Dessa vez eu discordo acho que Joia Rara apesar de alguns erros e já estar cansativa fez todos os núcleos terem destaques, praticamente em todos os capítulos todos personagens aparecem.
Estou rindo muito com a Rosi e Nicete judiando do marido que a atraiu rsrsrsrs...claro que pode não ser o papel que merecem ai sim assino em baixo, mas com certeza fizeram de papeis simples personagens hilarias e marcantes.
Olá Sérgio!
Infelizmente isso acontece com atores veteranos há muito tempo.
Pelo menos Nicette Bruno e Rosi Campos ainda conseguem espaço, embora pouco ultimamente, mas estão em melhor situação do que outros atores da mesma geração que estão quase ou completamente afastados da TV há muitos anos, ( Eloísa Mafalda e Beatriz Segall) só pra citar esses dois exemplos.Chega a ser revoltante saber dessa realidade e ao mesmo tempo ver atores pouco talentosos emplacando uma novela atrás da outra. Claro que há jovens talentos sim, e tem que abrir espaço para eles, mas sem deixar de lado a experiência dos mais velhos, a arte só tem a ganhar com isso.
Bjs.
Concordo! As duas não foram valorizadas em Salve Jorge e novamente não foram em Joia Rara. E ainda acrescento a Norma Blum que aparece menos do que alguns personagens de menor importância.
Essa sim é uma falha de Joia Rara que eu concordo e lamento por isso. É lamentável ver a Nicette Bruno e a Rosi Campos não aparecendo tanto, devido à mudança de núcleo cômico que devia ser do cabaré mas se mudou pra pensão. Espero que elas tenham melhor sorte da próxima vez.
Concordo, as duas são figurantes na novela e isso é um absurdo. Mas e a Nathalia Dill? A Silvia nem aparece mais! Ela não se vingou e virou figuração! A Mariana Ximenes perdeu a função, o Rafael Cardoso, nossa muita gente. A novela se perdeu e agora só aparece aquele Manfred que está em todas as cenas sequestrando todo mundo que nem o Timotinho! Novela CHATA!
Sergio, indiscutivelmente, duas grandes atrizes. Vejo a novela e lamento que estejam sendo tão mal aproveitadas. É importante valorizar a competência delas e também espero que sejam mais felizes em outros papéis. Bjs.
Concordo, Sérgio. Nicette e Rosi têm papeis insignificantes. Aliás, as tentativas de se fazer humor, tanto no núcleo do cabaré quanto no da pensão, não surtem muito efeito. O núcleo do cabaré lembra o de Lado a Lado.
Verdade, Chica. bj
Obrigado pelo comentário, Ronilda. Bjsssss
Foi uma pena vê-las duas novelas seguidas sendo desvalorizadas, Felis. abçssss
Maria, obrigado pelo comentário. bj
Tomara que num próximo trabalho elas sejam valorizadas, Barbie. bj
Respeito sua opinião, Patrícia, embora discorde. Elas nunca receberam o devido valor na novela e o núcleo delas foi o primeiro a se perder. Bjsssss
Danizita, é verdade, são poucos os autores que valorizam os veteranos. Os que mais valorizam são Silvio de Abreu e Walcyr Carrasco. Sobre a Eloisa Mafalda, não é questão disso e sim por causa da saúde dela. Ela não consegue mais decorar os textos e por isso precisou se afastar. Bjsss
Verdade, anônimo, Norma Blum tb não foi valorizada.
Tb espero, Thallys.
Mariana, a Dill perdeu a função na novela qd a Silvia se regenerou antes de se vingar e ainda sumiu por um tempo da trama. Pelo visto continua sem destaque. E com a Mariana aconteceu a mesma coisa. Uma pena. O Manfred tá igual ao Timóteo msm.
Exatamente, Marilene! bjsssss
Elvira, o Cabaré lembraria o teatro de Lado a Lado se fosse bem destacado. Mas é bom deixar claro que eu adorava o núcleo do teatro em LAL. Mas as duas tem papéis insignificantes msm. bj
Elas são maravilhosas !!Elas roubam a cena quando dão oportunidade. Como em toda novela, chega a um tempo que o(s) autor(es) se perdem, ou precisam continuar não tendo mais o que escrever.
Tenha uma linda semana!!Bjs
DESPERDÍCIO DE TALENTOS MESMO! E AGORA O MANFRED QUER SEQUESTRAR A PÉROLA! RIDÍCULO!!! ACHO QUE VOCÊ TINHA QUE ESCREVER UM TEXTO SOBRE ISSO!
Concordo Sérgio.Rosi Campos e Nicette Bruno são meras figurantes na novela e seus papéis são irrelevantes para a trama da novela, elas não tiveram o devido valor em Salve Jorge e agora também.Uma pena que Joia Rara tenha se perdido, porque tinha potencial para ser um novelão, mesmo com o fracasso de audiência.
Obrigado pelo comentário, Cléu. bjsssss
Eu li isso, anônimo. Ridículo mesmo. E vou escrever sim. Quinta eu posto.
Gustavo, eu amava Joia Rara. Tinha certeza que seria a melhor novela das autoras. Mas qd transformaram Manfred em Timóteo tudo começou a desandar até a novela se perder por completo. E essas duas grandes atrizes pagaram o pato, além de outros atores do elenco. abçs
Postar um comentário