segunda-feira, 4 de março de 2024

"Família é Tudo": o que esperar da nova novela das sete?

 As confusões geradas por causa do tesouro de "Fuzuê" saíram de cena e agora o horário dá lugar aos tradicionais dramas familiares. Entrelaçada por laços de sangue, parentesco, amizade ou convivência --- muitas vezes imperfeitas ----, toda "Família é Tudo" e mais um pouco. É assim, em plena capital paulista, que a nova novela das sete da Globo, que estreou nesta segunda-feira (04/03), criada e escrita por Daniel Ortiz com direção artística de Fred Mayrink, vai orbitar pelas alegrias, aventuras e conflitos que marcam as relações familiares. 


A avó, Frida Mancini (Arlete Salles), sonha reunir seus cinco netos ---- Vênus (Nathalia Dill), Júpiter (Thiago Martins), Andrômeda (Ramille), Electra (Juliana Paiva) e Plutão (Isacque Lopes) ----, que estão há anos sem se ver. Mais que isso, ela deseja ---- e fará qualquer coisa ---- para ter sua família unida novamente. Por ironia ou não do destino, é seu desaparecimento que promove a união do clã. Mas será que apenas o desejo de uma matriarca é capaz de superar as diferenças de personalidade, o tempo e a distância física que separam a família? 

Para a obstinada Frida, dona da gravadora Mancini Music, sim. Confiante na reunião da família, a avó organiza um cruzeiro para celebrar seu aniversário e o de sua irmã gêmea, Catarina (Arlete Salles). Porém, em meio a rusgas e armações, os netos não comparecem e ela embarca apenas com a irmã e o sobrinho, Hans (Raphael Logam). Mas um acidente em pleno alto mar resulta em um misterioso sumiço.

Ao ser dada como morta, Frida surpreende a todos com seu testamento. Com diferentes motivações e liderados por Vênus, os irmãos Mancini vão encarar uma missão que transformará suas vidas: além de morar juntos, a despeito das diferenças entre si, terão que trabalhar para reconstruir o lugar que marcou o início da gravadora da família, criada por sua avó. A meta é clara: ao final de um ano, se o desempenho dos irmãos não for satisfatório (ou seja, gerar um lucro de quatro vezes o valor que vão receber para investir no local) eles não ganham nada e a herança a que teriam direito será entregue ao sobrinho ambicioso que, junto com a mãe, Catarina, nunca mediu esforço para atrapalhar a relação entre avó e netos.  

A saga dos Mancini começa com a morte de um pai e a separação de todos os seus filhos. Quando a avó Frida vê a prole de seu filho Pedro (Paulo Tiefenthaler) se distanciar após o acidente que culminou na morte dele, ela decide agir. Suas antigas noras não ajudam em nada, pois se detestam ---- Leda (Grace Gianoukas), mãe de Júpiter; Lulu (Cris Vianna), mãe de Andrômeda; e Nanda (Ana Carbatti, que criou Electra desde pequena e é mãe de Plutão. O afastamento entre os irmãos foi inevitável e, apesar de ter mantido contato com os netos, Frida nunca conseguiu reunir a família novamente. 

Além de não se importarem uns com os outros, nenhum dos irmãos Mancini se interessou pelos negócios da família --- nem mesmo aqueles que dependiam disso para manter seus luxos. Em meio a tanta desunião, uma pessoa parece compartilhar o desejo da matriarca: Vênus, a neta que vai liderar os irmãos na empreitada depois que os Mancini veem suas vidas estremecerem. Acreditando ser a última oportunidade de unir sua família novamente, Vênus se dedica a costurar as relações perdidas e atua como voz da razão quando os mais novos saem do prumo. Com diferentes motivações, o quinteto aceita encarar a missão que transformará suas vidas. 

Despindo-se dos privilégios de herdeiros, os irmãos rumam, em uma kombi, ao casarão da Zona Leste de São Paulo em que precisarão morar e reformar. Nesta jornada, além de lidar com as mazelas do local, será latente o desafio de aturar uns aos outros com suas características, especialmente os defeitos e as limitações que um não cansa de apontar ao outro. E, como se não bastassem todas as adversidades, os irmãos terão de encarar os principais antagonistas da empreitada, o primo Hans e a tia Catarina. 

Em meio a revelações do passado, histórias de amor, crises e entraves para o próprio sucesso pessoal, cada Mancini lida com situações externas que influenciam suas relações. E, assim como acontece na realidade, convivendo dia após dia, essa família precisará confrontar seus julgamentos para alcançar o apoio mútuo e superar os falatórios para enterrar desentendimentos, a fim de resgatar o amor que nunca deixou de existir e reescrever a história familiar. 

Os cinco irmãos apresentam características e conflitos distintos. Vênus é a neta mais velha de Frida, de quem herdou o gosto pelo trabalho. Foi criada pelo pai e pela avó. Testemunhou a morte do pai, seu melhor amigo. Criou a Fundação Todos Humanos, voltada para o acolhimento e qualificação profissional a jovens em situação de vulnerabilidade. Noiva de Mathias (Fernando Pavão), acredita que ter uma vida tranquila, ainda que sem paixão, é suficiente. Mas nunca esqueceu a dor de ter sido traída pelo seu primeiro e único amor, Tom (Renato Góes). 

Júpiter é um mulherengo incorrigível, o segundo neto de Frida. Um playboy com um grande coração, mas nunca foi chegado nos estudos e só se graduou por insistência da avó e com a ajuda das colegas de turma. Vive da mesada de Frida e mantém um cargo de fachada na gravadora para impressionar suas conquistas amorosas. É completamente dependente de Marieta (Cristina Pereira), sua ex-babá, que ainda organiza sua vida pessoal. Vai namorar a perita Elisa (Thaila Ayala), que deixa claro seu terror com a hipótese de o playboy ficar pobre. E despertará o interesse de Lupita (Daphne Bozaski), a quem rechaçará, por conta da aparência fora de seus padrões de beleza. 

Electra é filha do terceiro casamento de Pedro, perdeu a mãe muito cedo e foi criada como filha pela quinta esposa do pai, Nanda. É determinada, justa e pé no chão. Era alegra e extrovertida até sofrer um grande revés: foi acusada de tentar matar seu namorado, Luca (Jayme Matarazzo). Apesar de jurar inocência ---- ela insiste que colocaram alguma substância em sua bebida na noite do crime ----, foi condenada e, no início da novela, é beneficiada pela liberdade condicional. Fora da cadeia, quer recomeçar a vida e, acimda de tudo, provar que foi vítima de uma injustiça. Ainda é apaixonada pelo ex e não nota o interesse do irmão dele e seu advogado, Murilo (Henrique Barreira). 

Andrômeda é filha de Pedro com a quarta mulher, Lulu, e foi criada como princesa. Vive comprando e ostentando, sobretudo nas redes sociais. Tem uma autoestima inabalável e uma queda para o drama. Determinada, é capaz das maiores loucuras para alcançar seu sonho de ser uma cantora famosa, apesar de ser muito desafinada. É apaixonada por animais e trata Britney, sua cachorrinha, como ser humano. 

E Plutão é o neto caçula de Frida e filho de Nanda, a esposa número cinco. Sonha em ser campeão de skate. É independente, leva uma vida simples, longe dos luxos da família, e não aceita a ajuda financeira da avó. Faz bicos como professor para pagar treinadores e participar de competições. Esconde dos amigos que é um dos herdeiros da Mancini. 

A viagem de cruzeiro planejada para marcar a união da família precisou de dez dias de gravações para a execução das cenas que são exibidas nos primeiros capítulos da trama. Para ambientar a sequência, a integração entre o conceito artístico e tecnologia (efeitos visuais e especiais) foi determinante para materializar não apenas o navio, mas toda a ação presente no texto que leva ao sumiço da vovó após uma tormenta sem igual. Vale lembrar que o título inicial da novela era "A Vovó Sumiu". A sequência de cenas do temporal contou com o uso de efeitos especiais, envolvendo inundações, quedas, curtos-circuitos e outros elementos de aventura para retratar o caos dentro do navio. Já o mar agitado foi todo criado com computação gráfica, que também adicionou fortes ventos e ondas gigantes. 

A cidade de São Paulo é o cenário para os encontros e conflitos do enredo. Locais conhecidos como as avenidas paulista e Brigadeiro Faria Lima, além do Museu do Ipiranga, o Palácio Tangará e os novos points, como Sky Sampa, serviram de locações para a trama. Um dos destaques foi a gravação do pedido de casamento de Tom (Renato Góes) a Vênus. A cena, exibida no primeiro capítulo, se passa quando a mocinha está na faculdade. Rodada na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), mobilizou mais de 200 pessoas no saguão com famosos vitrais, em uma surpresa que o futuro publicitário faz à amada. 

A novela ainda tem a gravadora Mancini Music como cenário para participações musicais especiais ao longo da história. "Jardins da Babilônia", sucesso de Rita Lee regravado por Jão e Julia Mestre, embala a abertura, enquanto "Só Hoje", gravada pela banda Jota Quest, conduz o romance de Vênus e Tom. JJá as cenas da vilã Paulina (Lucy Ramos) com o ex-marido contam com a voz de Vanessa da Mata e sua "Vem Doce". Marisa Monte, Tiago Iorc, Nattan, Luiza Possi e OutroEu também então na trilha. 

"Família é Tudo" é uma novela criada por Daniel Ortiz e escrita por Ortiz com Flavia Bessone, Nilton Braga, Daisy Chaves e Claudio Lisboa. Com direção artística de Fred Mayrink e direção de Felipe Louzada, Mariana Richard, Augusto Lana e Naína de Paula. A produção é de Mariana Pinheiro e Claudio Dager e a direção de gênero de José Luiz Villamarim.

14 comentários:

Anônimo disse...

Achei a vilã da Ana Hikari igual a da Mel Lisboa em Cara e Coragem

Anônimo disse...

Uma pena que a Manoela não aceite novelas depois de Malhação. Ela seria melhor nesse papel do que a canastra da Ana Hiraki

Andie disse...

Achei a abertura no mesmo conceito de Salve-se quem puder. Isso reafirma a assinatura do Daniel Ortiz e do Fred.

Fá menor disse...

Família, tem sempre muito por onde explorar...

Marly disse...

Acho que esta novela tem tudo para ser um sucesso. Estórias de famílias oferecem sempre muito assunto para abordar. A presença da Arlete Salles me agradou de cara. E o mote, apesar de meio manjado, não deixa de ser verossímil, já que ocorre muito na vida real.

Beijão

Chaconerrilla disse...

Gostei muito dos dois primeiros capítulos. Espero não me decepcionar. Estou necessitada de uma novelinha boa para acompanhar. A última que realmente vi do início ao fim foi "Além da ilusão". Amei as cenas de Tom e Vênus e me empolguei com o romance conturbado de Electra e Luca. Espero que Ortiz não invista tanto assim em triângulos amorosos que nem em "Salve-se quem puder"! Quem aguenta? No mais, estou ansiosa pela pela história da Lupita e do Guto!

Giovana Oliveira disse...

Oi!
Gostei bastante da premissa dessa novela e espero que seja um sucesso.

https://deiumjeito.blogspot.com/

Sérgio Santos disse...

Mas com mais carisma, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Ela nao aceita, anonimo?

Sérgio Santos disse...

Concordo, Andie.

Sérgio Santos disse...

Sim, Fá.

Sérgio Santos disse...

Também acho, Marly.

Sérgio Santos disse...

Tb estou gostando, chaconerrila, mas desses casais nem tanto... bjs

Sérgio Santos disse...

Bjs, Giovana.