sexta-feira, 28 de abril de 2023

Tudo sobre a coletiva online da terceira temporada de "Cine Holliúdy"

 A Globo promoveu na quarta-feira retrasada, dia 19, a coletiva online da terceira temporada de "Cine Holliúdy". Participaram as diretoras Patricia Pedrosa e Renata Porto, os autores Halder Gomes e Marcio Wilson, além dos atores Matheus Nachtergaele, Heloísa Périssé, Lorena Comparatto, Larissa Góes, Carri Costa, Solange Teixeira, Cacá Carvalho, Frank Menezes e Gustavo Falcão. Fui um dos convidados e conto sobre o bate-papo. 

Edmilson Filho comentou sobre a longevidade do projeto: "Engraçado a história ter sido feita pro cinema e ter feito tanto sucesso também na televisão. A gente não deslumbrava esse sucesso todo. Tem mais de 20 anos a história. Era um curta que virou um longa e agora série na terceira temporada. A gente fica com o coração cheio de alegria e felicidade. Há 20 anos nunca imaginava que fosse chegar nesse patamar. Espero que tenha quarta, quinta, sexta temporadas... Mas, se não vier, o sentimento é de missão cumprida.", finalizou. 

Patricia Pedrosa falou sobre o processo de produção: "A gente fez duas temporadas em uma só batida. Gravamos as duas juntas, nem tivemos intervalo entre elas. Na verdade, só um dia de intervalo. A gente já vinha falando dos episódios da terceira temporada quando estávamos terminando a segunda.

quarta-feira, 26 de abril de 2023

Após uma avalanche de polêmicas, "BBB 23" chega ao fim marcado pelo fracasso

 A vigésima terceira edição do "Big Brother Brasil" chegou ao fim com uma audiência ainda menor que a exibida ano passado, que já tinha apresentado uma queda significativa em relação aos fenômenos "BBB 20 e 21". Claro que a temporada do ano passado teve como reflexo o início do fim da pandemia, o que implicou em mais gente na rua. Mas o "BBB 23" não melhorou os índices e a escolha do elenco, em sua grande maioria, se mostrou tão fraca quando a do ano passado. Para culminar, várias polêmicas cercaram a atração a ponto de cancelarem o "BBB 101", que marca o reencontro do elenco na casa, inaugurado no "BBB 21". 


A primeira situação que provocou repercussão negativa no reality foi a relação abusiva entre Gabriel Fop e Bruna Griphao. A forma como o rapaz agia com a então ficante vinha despertando cada vez mais incômodo até colocar a mão fortemente no ombro dela e no mesmo dia dizer, durante uma discussão, que 'daria cotoveladas' na boca da atriz. O comentário provocou uma intervenção de Tadeu Schmidt, que o repreendeu ao vivo e diante dos demais concorrentes. Por mais absurdo que pareça, após a represália, Fop chegou a exigir que Bruna falasse para todos que ele não tinha feito nada demais. 

No entanto, a polêmica expôs que o público estava bastante tolerante na atual edição. Tanto que Gabriel foi eliminado com 53,3% em um paredão triplo, índice que nem configura rejeição. Ou seja, parte votante da audiência nem achou grave o que aconteceu. Mas ainda era só o começo, tanto no quesito acontecimentos pesados quanto na benevolência do público diante de tudo o que era mostrado.

segunda-feira, 24 de abril de 2023

Tudo sobre a coletiva online de "Terra e Paixão", a próxima novela das nove

 A Globo promoveu na quinta-feira passada, dia 20, a coletiva online de "Terra e Paixão", próxima novela das nove, escrita por Walcyr Carrasco e dirigida por Luiz Henrique Rios. Participaram o diretor e os atores: Barbara Reis, Ítalo Martins, Tatiana Tibúrcio, Paulo Lessa, Agatha Moreira, Débora Ozório, Flávio Bauraqui, Camilla Damião, Charles Frick, Ângelo Antônio, Débora Falabella, Rainer Cadete, Daniel Munduruku, Leandro Lima, Suyane Moreira, Letícia Laranja, Jonathan Azevedo, Renata Gaspar, Cauã Reymond, Claudio Gabriel, Leona Cavalli, Ignácio Luz, Lourinelson Vladmir, Inez Viana, Jhonny Massaro, Tony Ramos e Gloria Pires. 

Luiz Henrique Rios iniciu a coletiva apresentando a novela: "'Terra e Paixão' é uma história linda sobre o amor, a justiça e a vontade de ter um mundo melhor. É uma conversa sobre Brasil. Não é uma novela sobre agronegócio e nem para discutir o que é isso. É uma novela que se passa nesse ambiente e conversa sobre herança e legado. Sobre riqueza material de um personagem que quer deixar para as próximas gerações e as gerações mais novas buscam um mundo melhor. É uma novela sobre seres humanos e sobretudo sobre a vontade de ser feliz e amar. A trilha sonora tem um pouco da textura interiorana. Vamos revisitar alguns clássicos e teremos alguns atuais, mas não será só isso.", contou o diretor. 

Barbara Reis comentou sobre vivenciar um momento em que divide as atenções com sua vilã, Débora, na trama de João Emanuel Carneiro: "Pra mim é um acontecimento artístico que jamais poderia imaginar. Estou em uma novela de sucesso no streaming e agora na das nove. Tem uma diferença porque as gravações no streaming são um pouco mais tranquilas, agora como protagonista de novela em tevê aberta tem sido bem corrido e também gratificante. Quando fui chamada pro teste eu estava finalizando 'Todas as Flores'.

quinta-feira, 20 de abril de 2023

Trama envolvendo pedofilia se mostrou um grande acerto de "Travessia"

 A novela das nove de Glória Perez está em plena reta final, após longos meses transbordando problemas, tanto de desenvolvimento quanto de conflitos. E "Travessia" segue com todos os defeitos apontados ao longo de sua exibição. Uma pena que a história não tenha apresentado qualquer virada atrativa. No entanto, a autora acertou com a abordagem em cima da pedofilia na internet. 

O drama envolvendo Karina (Danielle Olímpia) foi inserido com mais da metade da novela no ar. A personagem nunca teve relevância e aparecia poucas vezes, sempre para ser uma espécie de 'orelha' para os desabafos de Brisa (Lucy Alves). Mas era um conflito que já estava planejado. A única mudança foi na duração do enredo. Seria bem breve, mas o impacto da imagem do pedófilo, vivido brilhantemente por Claudio Tovar, fez com que a participação do ator fosse ampliada e consequentemente a duração do conflito. 

O maior destaque da perturbadora situação vivida por Karina foi benéfica para o folhetim. A trama ganhou uma tensão que nunca teve nos demais núcleos, nem mesmo em cima da vilania de Ari (Chay Suede) e Moretti (Rodrigo Lombardi). Isso porque Glória foi muito hábil na construção do pesadelo vivido pela filha de Joel (Nando Cunha).

quarta-feira, 19 de abril de 2023

"BBB 23" acabou com a saída de Domitila Barros

 Nesta terça, dia 18, foi exibida a final do "BBB 23". O encerramento do reality está marcado para a terça que vem, mas acabou com a eliminação de Domitila Barros. A participante era a única que tinha possibilidade, ainda que bem pequenas, de tirar o prêmio de Amanda e por conta disso o paredão entre Domitila, Larissa e Amanda era uma decisão sobre como seria o desfecho da vigésima terceira temporada. Tanto que houve uma movimentação atípica de pessoas que estavam desanimadas diante de declarações de apoio dadas por Juliette e Gil do Vigor a favor de Domi. Foi quase uma espécie de sopro de esperança.


A permanência de Domitila abriria a chance para um embate de torcidas na final, ainda que a participante precisasse passar por mais um paredão antes, caso perdesse a última prova do líder. Mas o embate foi antecipado e a vitória da médica, que angariou uma legião de fãs por conta de um casal inexistente com Cara de Sapato, expulso por importunação sexual e atualmente investigado pela Polícia Civil do Rio de Janeiro, é um fato consumado. A estratégia de repetir constantemente o discurso de ser uma 'mulher real e fora do padrão' também funcionou, além do seu jeito atrapalhado e de fácil identificação. A torcida fanática ainda adotou Larissa e Bruna, que nunca tiveram Amanda como prioridade. Lari voltou na repescagem e passou a bajular a colega porque percebeu a força do fandom quando foi eliminada com a terceira maior rejeição da temporada. A sua estratégia deu certo.

Mas voltando ao jogo em si, Larissa também soube aproveitar a fala machista que Domitila teve sobre ela a seu favor e passou a repetir o quanto se sentiu machucada com o intuito de tirar, ou diminuir, o favoritismo que a rival tinha. De uma certa forma funcionou a partir do momento que a torcida mais forte, a da Amanda, comprou o discurso e passou a defender Lari ferrenhamente.

terça-feira, 18 de abril de 2023

"Falas da Terra - Histórias Impossíveis" aborda temas importantes e lança três talentos

 O projeto da Globo chamado "Falas Femininas - Histórias Impossíveis" foi lançado no dia 6 de março em homenagem ao Dia Internacional da Mulher e a história com o título de "Mancha" foi protagonizada por Luellen de Castro e Isabel Teixeira. A produção impactou e repercutiu nas redes sociais. Agora, nesta segunda-feira, dia 17, mais de um mês depois e na semana do Dia dos Povos Indígenas, foi exibido mais um episódio, intitulado "Pintadas", logo após o "BBB 23". 


Preservação do meio ambiente, violência contra a mulher e ancestralidade são algumas das temáticas presentes na narrativa de 'Falas da Terra’, sendo protagonizada por três jovens indígenas. Luara (Ellie Makuxi), Josy (Dandara Queiroz) e Michele (Isabela Santana) se encontram no Mato Grosso do Sul para gravação de um videoclipe de rap na floresta e, quando se veem diante de uma natureza destruída, são impactadas por uma série de acontecimentos fantásticos que as levarão a um mergulho na ancestralidade de seus povos.

De origens distintas e com visões de mundo diferentes, Luara está de volta à sua terra com a melhor amiga da faculdade, Michele, depois de passar anos fora, estudando. O retorno visa apoiar a parente rapper, Josy, com seu trabalho na música. Mas, ao chegar ao local da gravação, que remete à memória afetiva de Josy e Luara, as jovens se deparam com a degradação da natureza.

sexta-feira, 14 de abril de 2023

Maior revelação do ano, Clara Moneke rouba a cena em "Vai na Fé"

 Rosane Svartman é uma lançadora de talentos. Em todas as suas produções há vários atores que estreiam com o pé direito e não tem sido diferente com "Vai na Fé". No caso da atual novela das sete, a maioria das gratas revelações só aparece em flashbacks, como Je Soares (Sol), Isacque Lopes (Ben) e Matheus Polis (Theo). Mas na fase atual quem tem roubado a cena atende pelo nome de Clara Moneke. 


A atriz interpreta uma das melhores personagens da trama. Kate é a filha única de Bruna (Carla Cristina Cardoso) e melhor amiga de Jenifer (Bella Campos). A garota sonha em ter uma vida de luxo, mas não estuda e nem trabalha. Chegou a ajudar a mãe a vender quentinhas e se aventurou como garçonete de uma cafeteria, mas não durou muito em nenhuma das ocupações. Tem um caso com o traficante Hugo (MC Cabelinho), mas se envolveu com Theo (Emílio Dantas) e chegou a morar em um apartamento bancado pelo vilão, que a tinha como amante. 

A personagem começou na história com poucas cenas, mas mesmo não aparecendo muito despertava a atenção do público nas redes sociais graças ao carisma da atriz e ao ótimo texto da autora e sua equipe de roteiristas. Kate é debochada e não leva desaforo para casa.

quarta-feira, 12 de abril de 2023

Segunda temporada de "O Rei da TV" melhora ao não se levar tão a sério

 A primeira temporada de "Rei da TV foi disponibilizada em 19 de outubro de 2022 na plataforma de streaming Star+. Criada por Marcus Baldini, André Barcinski e Ricardo Grynspan, a produção que conta a saga de Silvio Santos foi massacrada pela crítica. O tom farsesco, as interpretações exageradas e os conflitos controversos da trama --- dirigida por Baldini e Carol Minem --- contribuíram bastante para a má repercussão. No entanto, a segunda temporada, lançada no dia 29 de março de 2023, com oito episódios, provocou uma melhor impressão. 


A nova temporada, dirigida por Julia Jordão, traz novos obstáculos, sucessos e tombos na trajetória de Silvio Santos, na sua busca para se tornar o maior empresário e comunicador do Brasil. A história começa em 1989, quando Silvio se candidata à Presidência da República. Sua candidatura, porém, não é tolerada pelos adversários, e esse ressentimento serve de motivação para transformar o SBT no canal mais assistido do país, em uma grande batalha que marcou a história da televisão brasileira. 

Homem de muitos negócios, enquanto Silvio se lança no ramo dos cosméticos, o escândalo na administração do banco PanAmericano ameaça destruir o império que o empresário levou a vida inteira para construir.

segunda-feira, 10 de abril de 2023

"Amor Perfeito" parece uma novela 'TikTok'

 A atual novela das seis está em sua quarta semana de exibição. Praticamente um mês no ar. Mas não parece. "Amor Perfeito" aparenta estar em plena reta final a ponto do telespectador pensar qual será a produção substituta da Globo na faixa das 18h. Exagero? Infelizmente, não é o caso. A história, dirigida por André Câmara, teve um primeiro capítulo atropelado de acontecimentos e o equívoco da correria se mantém até hoje inexplicavelmente. 


É incompreensível o método que Duca Rachid, Júlio Fisher e Elisio Lopes Jr. têm utilizado para contar uma história que desperta a atenção por ser baseada em um livro tão querido e conhecido ---- "Marcelino Pão e Vinho", escrito pelo espanhol José María Sanchez Silva, publicado em 1950 e que foi transformado em filme em 1955. O livro em si não daria uma novela, então, claro que novos núcleos e personagens foram criados, incluindo o enredo dos mocinhos, já que na história original Marê (Camila Queiroz) está morta. 

Os autores têm corrido tanto com a narrativa que todas as catarses que provocariam viradas de impacto foram destruídas em três semanas. É vital para qualquer folhetim que os personagens cativem o público para, assim, despertarem empatia, torcida e envolvimento. E isso só ocorre com uma boa construção, o que não está acontecendo na atual produção. Como já mencionado na crítica anterior, a estreia apresentou uma quantidade de acontecimentos que preencheriam uns 20 capítulos com certa tranquilidade e com um bom dinamismo, sem implicar em um ritmo arrastado.

quinta-feira, 6 de abril de 2023

"Vai na Fé": uma novela abençoada

 A atual novela das sete da Globo está a cada dia melhor. Rosane Svartman e sua equipe de roteiristas estão conseguindo contar uma história sem correria, ao mesmo tempo que nada arrastada. "Vai na Fé" vem angariando elogios desde a estreia e virou rotina enaltecer a trama dirigida por Paulo Silvestrini. Porém, há um outro fator que tem deixado o conjunto ainda melhor: situações na ficção iguais a acontecimentos que vêm sendo notícia na vida real. 


Claro que toda obra aberta é desenvolvida de acordo com a resposta do público e não por acaso todos os folhetins que foram ao ar inteiramente gravados, na época da pandemia, enfrentaram dificuldades. Mas em "Vai na Fé" não tem sido necessário mexer no desenvolvimento do enredo por conta de possíveis rejeições do telespectador. Tudo vem sendo bem aceito e os personagens caíram na boca do povo. E por isso mesmo o excesso de 'coincidências' entre ficção e realidade tem despertado atenção. 

Por ironia do destino, a história exibiu uma de suas sequências mais emocionantes na mesma semana em que houve um caso escandaloso de intolerância religiosa no "BBB 23". Cristian, Key e Gustavo transbordaram preconceito e ignorância por conta da fé de Fred Nicácio.

terça-feira, 4 de abril de 2023

Tudo sobre a festa da segunda parte de "Todas as Flores"

 A exibição de um capítulo com edição exclusiva de ‘Todas As Flores’ movimentou o Kinoplex Leblon Globoplay, no Rio de Janeiro, na noite desta segunda-feira, dia 03. Elenco, equipe e convidados se reuniram para assistir ao capítulo que dá continuidade à história de Maíra (Sophie Charlotte), além de outras cenas inéditas da obra criada e escrita por João Emanuel Carneiro com direção artística de Carlos Araujo. A segunda fase da novela estreia nesta quarta-feira, dia 05, com live do primeiro capítulo, também para não assinantes, às 20h. A cada quarta-feira, cinco episódios chegam à plataforma, sempre às 18h. 


Autor conhecido por construir personagens dúbios, João Emanuel Carneiro fala sobre como traz essas características para a trama: “Em ‘Todas As Flores’ temos personagens contraditórios e interessantes. O público está gostando disso, dessa provocação. Para a segunda fase, vocês podem esperar uma virada de jogo. Quem estará no purgatório ou no paraíso? Vocês que terão que decidir”, declarou o autor, que também adiantou sobre o desfecho: "É um final diferente do que o público está acostumado a ver nas telenovelas".

 Sophie Charlotte comentou sobre a expectativa do público para essa segunda fase. “É muito lindo reencontrar hoje minhas parceiras de cena. Não posso dar spoiler, mas eu fico na expectativa para o público acompanhar e curtir esse final eletrizante”, disse a atriz.

domingo, 2 de abril de 2023

"The Masked Singer Brasil" segue como a melhor opção na programação dominical

 A terceira temporada do "The Masked Singer Brasil" estreou no dia 22 de janeiro e seguiu nas tardes de domingo como uma ótima opção para quem não gosta de futebol. O formato sul-coreano ("King of Mask Singer") foi muito bem adaptado pela Globo em 2021 e se mostrou uma grata surpresa, após muitas desconfianças provocadas nas primeiras chamadas. Acabou se fixando na grade, repetindo o sucesso em 2022 e agora em 2023. 


Sob o comando de Ivete Sangalo e com Priscila Alcantara nos bastidores, a competição agora ultrapassa o palco e chega à bancada do júri. Com a nova dinâmica da 'Aposta Secreta', o jurado que mais acertar quem está por trás da máscara leva o título de campeão da temporada junto com o mascarado vencedor. Durante a primeira apresentação do competidor, os jurados dão os seus palpites. A cada vez que o artista for desmascarado, os palpites são abertos e quem acertou marca um ponto. Na grande final, o jurado que estiver no topo do ranking leva o troféu 'Xagaragundenga'. A novidade provavelmente foi criada porque muitas vezes o público comentava nas redes sociais que os jurados erravam de propósito alguns nomes que eram bastante óbvios. 

Além disso, os episódios temáticos que fizeram sucesso na segunda temporada voltaram: Carnaval, novelas, cinema, entre outros. E mais uma novidade foi inserida na terceira temporada: os mascarados passaram a conviver em uma espécie de 'Masked Verso', com direito a efeitos visuais e histórias para crianças.