sexta-feira, 31 de julho de 2020

Público deve lamentar fim de "Chaves" no Multishow, não no SBT

Uma notícia espantou o público nesta sexta-feira: o cancelamento da exibição de "Chaves" no SBT, após 36 anos na emissora de Silvio Santos. É o fim de uma era. Mas a verdade é que os fãs do seriado icônico de Roberto Gómez Bolaños têm muito mais a lamentar o encerramento da exibição no Multishow, canal a cabo da Globo, que estava exibindo várias episódios até então inéditos no Brasil desde que comprou os direitos em 2018 --- foram comprados 277 episódios de "Chaves" e 250 de "Chapolin". A interrupção da série é fruto de um entrave entre a Televisa e o Grupo Chespirito.


Os telespectadores que acompanhavam as reprises no Multishow já sabiam da não renovação do contrato porque o próprio canal exibiu chamadas de despedidas. Mas o SBT manteve tudo em silêncio, sem ao menos avisar previamente ao público sobre o ocorrido. A emissora de Silvio enviou uma nota justificando que só souberam do rompimento do contrato na última quarta-feira (29/07). A Televisa é detentora dos direitos das fitas, enquanto o Grupo Chespirito é dona dos roteiros escritos por Roberto Gómez Bolaños.

A principal desconfiança é sobre o interesse do grupo chefiado por um dos filhos do saudoso comediante queira vender os direitos para algum serviço de streaming por uma bela fortuna e a Netflix, segundo consta, é a maior interessada. Tanto que essa quebra de contrato provocou o cancelamento do seriado em todos os canais ao redor do mundo que ainda exibiam a turma da vila, como o Las Estrellas, canal de entretenimento da Televisa.

quinta-feira, 30 de julho de 2020

Andrea Beltrão honra a memória de "Hebe" e série merece ser apreciada

O filme "Hebe - A Estrela do Brasil", com Andrea Beltrão no papel título, foi lançado em setembro de 2019, mas não foi um sucesso de bilheteria. O longa, escrito por Carolina Kotsho e dirigido por Maurício Farias, amargou duras críticas e até o filho da saudosa comunicadora, Marcello Camargo, reprovou a obra. Muitos colocaram a cobertura superficial da carreira de Hebe como uma das graves falhas. Mas a Globo guardou cenas extras para uma série exclusiva da Globoplay, seu serviço de streaming, lançada em dezembro de 2019. E o resultado ficou muito melhor. Agora o canal estreou, nesta quinta-feira (30/07), o formato na televisão aberta com episódios semanais (são dez ao todo).


É verdade que como longa-metragem a trama peca na narrativa, que algumas vezes se torna confusa e até cansativa pela não-linearidade, e no final há uma sensação de faltar algo a mais. Claro que seria impossível elucubrar a vida inteira da rainha da televisão brasileira em pouco mais de uma hora de meia, mas poderiam ter aproveitado mais figuras importantes na vida da comunicadora, como Silvio Santos (apenas uma rápida aparição) e Ana Maria Braga (com quem firmou um importante vínculo por conta do câncer que ambas tiveram), que nem aparece. Mas todas essas questões somem ou se tornam ínfimas na série. Afinal, é um formato que propicia uma abordagem menos detalhista e mais breve. Exibir a produção semanalmente ainda deixa um gostinho de quero mais aos que não viram no cinema.

A série passeia por uma parte da trajetória de Hebe e a revela como autora da própria história, mostrando a todo o Brasil como a menina pobre do interior ignorou os olhares tortos, de quem não entendia sua coragem, para estar inteira e ter o direito de ser mulher, artista, mãe e de ter voz e ser feliz sem ter que fazer concessões.

terça-feira, 28 de julho de 2020

Bianca Bin roubou a cena em "Êta Mundo Bom!"

O sucesso de "Êta Mundo Bom!" é incontestável e a novela apenas comprovou que Walcyr Carrasco é o mestre do horário das seis. Não por acaso, a reprise no "Vale a Pena Ver de Novo" vem repetindo o fenômeno de audiência de 2016. Marca mais de 20 pontos frequentemente e ultrapassa as médias das reexibições de  "Malhação" e "Novo Mundo". Há vários motivos para o êxito da trama e o elenco da produção conta com vários ótimos nomes, como Sérgio Guizé, Eliane Giardini, Marco Nanini, Flávia Alessandra, Elizabeth Savalla, Ary Fontoura, Flávio Migliaccio, Camila Queiroz, Rosi Campos, entre tantos outros. Mas, em meio ao time de peso, tem uma atriz que foi ganhando cada vez mais destaque: Bianca Bin.


A história de Maria sempre foi uma das mais interessantes da novela e envolveu o público assim que começou a ser contada. A personagem era muito ligada ao noivo e a felicidade aumentou quando contou ao rapaz que esperava um filho dele. Sem pestanejar, o íntegro homem planejou se casar. Tudo parecia perfeito. Entretanto, a alegria do casal durou pouco, pois um grave acidente de carro vitimou a futuro marido da sonhadora menina. A partir de então sua vida virou um verdadeiro inferno.

Os ricos pais da vítima não acreditaram que o rapaz era o pai do bebê que ela esperava e quando resolveram crer na palavra da garota propuseram que Maria entregasse a criança para cuidarem. Para culminar, Severo (Tarcísio Filho) expulsou a filha de casa assim que soube que seria mãe solteira e a menina virou empregada na mansão de Anastácia (Eliane Giardini), após morar alguns dias de favor na pensão de Camélia (Ana Lucia Torre).

sexta-feira, 24 de julho de 2020

Juliana Paiva fez de Cassandra um dos destaques de "Totalmente Demais"

Entre 27 de janeiro e 28 de março, o público acompanhava o ótimo desempenho de Juliana Paiva na pele da mocinha Luna em "Salve-se Quem Puder". Um perfil dramático. Era a protagonista com o conflito mais atrativo do enredo e a intérprete estava em ótimo momento. Mas veio a pandemia do novo coronavírus e o mundo parou. A Globo interrompeu as gravações e "Totalmente Demais", fenômeno de 2015/2016, foi a escolhida para ocupar a faixa das 19h. Ironicamente, foi na trama de Rosane Svartman e Paulo Halm que Juliana viveu seu segundo grande sucesso com a dupla de autores: a deslumbrada Cassandra.


O enredo de Rosane e Paulo tem uma estrutura dramática muito interessante e não há perfil sem densidade. Tanto que até os tipos cômicos apresentam peculiaridades que os enriquecem cenicamente. Entre os muitos personagens hilários da trama ---- como Dorinha (Samantha Schmutz), Maristela (Aline Fanju), Stelinha (Glória Menezes) e Max (Pablo Sanábio) ----, a Cassandra é uma das que mais se sobressaem, sendo a responsável por vários momentos engraçados da produção das sete. E todas as situações protagonizadas pela menina histriônica divertem, além de quase sempre serem diretamente ligadas ao núcleo principal.

Cassandra é uma garota que faz de tudo pela fama e não se importa em passar por cima dos outros para alcançar seu maior objetivo. Guardadas as devidas proporções, tem uma certa semelhança nesse quesito com a ambiciosa Carolina (Juliana Paes). Entretanto, a personagem é burra, cafona e não tem um pingo de autocrítica.

quarta-feira, 22 de julho de 2020

"MasterChef" volta com novo formato e medidas de segurança questionáveis

O principal produto da Band teria mais uma temporada, como de costume, iniciada em março. Mas a pandemia do novo coronavírus adiou os planos da emissora. E, como o reality gastronômico virou uma das principais fontes de renda do canal, cancelar a exibição em 2020 estava fora de questão. Tanto que a produção conseguiu lançar a sétima temporada do "MasterChef Brasil" em julho, no dia 14 (terça-feira passada), com uma nova reformulação para o atual e conturbado momento do país.


O clássico formato com vinte ou dezoito participantes disputando a competição ao longo de quatro meses, com uma eliminação por semana, foi extinto. Agora são apenas oito concorrentes no estúdio e não há time fixo. Portanto, há um vencedor por semana e uma nova leva de pessoas na disputa seguinte. Já os jurados Henrique Fogaça, Paola Carosella e Erick Jacquin não comem mais no mesmo prato. Agora, para experimentar as comidas dos candidatos, cada um tem o seu prato em três bancadas separadas.

O prêmio também mudou. Ao invés de um suntuoso troféu, um carro e uma bolsa de estudos na renomada Le Cordon Bleu, em Paris, o campeão fatura um micro-troféu, R$5 mil oferecidos por um patrocinador, uma bolsa de estudos na Estácio de Sá, um forno e R$ 500 para gastar em compras de outra patrocinadora.

segunda-feira, 20 de julho de 2020

"Sinta-se em Casa" mostra o melhor de Marcelo Adnet

No dia 13 de abril, há mais de quatro meses, a plataforma de streaming da Globo estreou o "Sinta-se em Casa", novo programa de Marcelo Adnet. Na verdade nunca foi um programa e, sim, uma espécie show de imitações diário do humorista, conhecido por suas performances geniais. Os vídeos são bem curtos, duram em torno de dois minutos e meio. O formato deu tão certo que está até hoje no ar diariamente e com fôlego para muito mais tempo.


A estreia na Globoplay foi na época do auge da vigésima edição do "Big Brother Brasil 20", edição histórica e que fez um imenso sucesso. Também era o início do período da quarentena em virtude da pandemia do novo coronavírus. O título da atração é até uma referência ao isolamento que a maioria da população, ao menos em tese, deveria fazer. E o humorista aproveitou muito bem o êxito do reality com imitações perfeitas de vários participantes, como Ivy, Gizelly, entre tantos mais.

Mas o final do "BBB 20" não implicou na perda de atratividade das crônicas de Adnet. Até porque o Brasil vive uma turbulência política sem precedentes e não falta figura para o humorista imitar. Aliás, não é exagero afirmar que o formato não se resume em um humor besteirol.

quinta-feira, 16 de julho de 2020

Vários motivos para "A Vida da Gente", "Sangue Bom" e "Laços de Família" serem as próximas reprises da Globo

A Globo ainda não sabe o que fazer com a retomada das gravações das novelas. A única certeza é o adiamento de "Nos Tempos do Imperador", próxima trama das 18h, e "Um Lugar ao Sol", próximo folhetim das 21h, para 2021. E "Amor de Mãe" retornará apenas para fechar seu ciclo rapidamente em aproximadamente 25 capítulos (nem há mesmo muito mais história para contar), mas só ano que vem. Já no caso de "Salve-se Quem Puder", produção das 19h, a volta também ficou para 2021. Portanto, uma nova leva de reprises será escolhida pela emissora até a vida voltar ao normal (é o que todos torcem) ano que vem. E agora listo os vários motivos para que "A Vida da Gente", "Sangue Bom" e "Laços de Família" sejam as selecionadas.


A emissora tem cogitado, segundo alguns sites, a fraca e sonolenta "Flor do Caribe" (2013), de Walther Negrão, para substituir "Novo Mundo" (2017). Protagonizada por Henri Castelli e Grazi Massafera, com Igor Rockli de grande vilão, a trama teve um bom começo, mas se perdeu pelo caminho em capítulos arrastados e dramas que não marcaram. Tanto que muitos nem se lembram do enredo. A audiência ficou dentro da média, mas nada de números muito elevados. Então, como os altos índices não vêm sendo considerados pela emissora para a próxima reprise das seis, o enredo de Lícia Manzo merece ser escolhida.

Em "A Vida da Gente", dirigida por Jayme Monjardim, a escritora arrebatou o público com a envolvente história de Ana (Fernanda Vasconcellos), Manu (Marjorie Estiano) e Rodrigo (Rafael Cardoso). A novela não foi um imenso sucesso, mas teve grande repercussão. As duas eram irmãs e cúmplices, enquanto o rapaz era praticamente um irmão de criação, pois cresceu com as meninas.

terça-feira, 14 de julho de 2020

Sucesso da reprise de "Totalmente Demais" reacende guerra entre "Arlizas e Jolizas"

O triângulo amoroso é um clássico da teledramaturgia. Toda novela que se preze tem pelo menos um. Porém, durante um longo período, esse conflito romântico era quase sempre composto pelo casal de mocinhos (ou de bonzinhos) e um vilão ou vilã. Entretanto, já há algum tempo que os autores vêm compondo o trio com perfis repletos de defeitos e qualidades, ou seja, humanos. E isso provoca uma clara divisão no público, afinal, todos os envolvidos têm pontos positivos e negativos, deixando de lado o maniqueísmo da vilania, o que costuma ajudar bastante a destinar a torcida toda para apenas um par. Foi exatamente essa situação que aconteceu em "Totalmente Demais", fenômeno das sete que vem sendo reprisado atualmente na Globo e reacendeu a guerra dos fãs.


Jonatas (Felipe Simas), Eliza (Marina Ruy Barbosa) e Arthur (Fábio Assunção) formaram um triângulo na trama das sete e Rosane Svartman e Paulo Halm conduziram os relacionamentos em fases, mas sempre deixando claro os reais sentimentos de cada um através de sutilezas nas cenas (como troca de olhares) e no texto. O romance "Joliza" ---- junção de nomes muito comum na internet que significa 'shippar' o casal (torcer pelo par) ---- sempre teve como fonte de inspiração o clássico filme "Luzes da Cidade", estrelado por Charlie Chaplin em 1931, cujo enredo era o amor que nascia entre um vagabundo e uma florista cega. Já "Arliza" é oriundo da peça "Pigmalião", de 1913, produzida por George Bernard Shaw (já inspirada no mito do "Pigmalião"), onde um culto professor transforma uma humilde florista em uma mulher refinada e se encanta com sua criação.

As duas relações foram bem conduzidas em "Totalmente Demais" e ajudaram a inserir inúmeros bons conflitos na trama. Os mocinhos do enredo sempre foram Jonatas e Eliza, tanto que os primeiros meses de novela foram todos voltados para a linda relação dos dois, que crescia pouco a pouco. Arredia e agressiva por conta dos abusos sofridos com o padrasto, a menina chegou ao Rio de Janeiro sozinha, foi roubada por duas picaretas e se viu abandonada nas ruas.

quinta-feira, 9 de julho de 2020

Por que o "Mais Você" ainda não voltou à grade da Globo?

A programação matutina da Globo sofreu uma drástica alteração logo no início da pandemia do novo coronavírus, há mais de três meses. O jornalismo dominou as manhãs e programas como o "Mais Você" e o "Encontro" saíram do ar. Porém, a emissora resolveu trazer de volta a atração de Fátima Bernardes 49 dias depois. E inseriu Ana Maria Braga em um quadro de receitas dentro do formato da colega. Na verdade uma reprise das melhores receitas. Essa alteração vem provocando algumas dúvidas pertinentes.


Primeiramente, é preciso ressaltar as razões óbvias para o afastamento de Ana. A apresentadora tem 70 anos e está no grupo de risco da COVID-19. A doença é a principal causa das mortes dos idosos durante a pandemia. Para culminar, Ana está recém-curada de um terceiro câncer e na época do surgimento do coronavírus no Brasil ainda estava em pleno tratamento. A Globo agiu com todo o cuidado necessário e merece reconhecimento.

Todavia, as aparições de Ana Maria no meio do "Encontro" provam que o retorno do "Mais Você" já deveria ter acontecido há pelo menos dois meses. Claro que seria um absurdo a apresentadora ir diariamente aos Estúdios Globo gravar seu programa, como tem feito Fátima Bernardes.

terça-feira, 7 de julho de 2020

Vale a pena retomar as gravações de "Salve-se Quem Puder" em 2020?

A novela das sete de Daniel Ortiz ainda estava em seu início, mas os índices de audiência eram ótimos e a trama agradava. Mas "Salve-se Quem Puder" (assim como todas as produções de entretenimento) teve suas gravações interrompidas por conta da pandemia do novo coronavírus e o folhetim saiu do ar no dia 28 de março. A reprise de "Totalmente Demais", escrita por Rosane Svartman e Paulo Halm, foi a substituta escolhida. O Brasil segue com quase mil mortes diárias e a irresponsabilidade dos governantes e de parte da população adia cada vez mais uma possibilidade de melhora. Mas a Globo já vem estudando medidas para um retorno do setor de teledramaturgia para final de julho.


Apesar das notícias a respeito da possível volta, não há nada oficial e muito menos sobre a exibição dos novos capítulos. O mesmo vale para "Amor de Mãe". O caso da novela das 21h, de Manuela Dias, no entanto, é um pouco menos complicado. Faltava pouco mais de um mês para o término da história quando as gravações foram interrompidas e a autora já estava arrastando o enredo de todas as formas. Não há muito o que mostrar além do aguardado encontro de Lurdes (Regina Casé) e Domênico (Chay Suede). Situação totalmente diferente de "Salve-se Quem Puder", que nem chegou perto da metade. E as informações sobre o possível retorno desanimam em virtude de mutilação do roteiro.

A primeira "bomba" foi a saída de José Condessa da trama. O ator português já tinha um compromisso firmado para protagonizar um folhetim em Portugal assim que a trama das sete acabasse. Mas a pandemia implicou em uma escolha e o intérprete preferiu abandonar a produção brasileira, muito provavelmente porque seu personagem, o mexicano Juan, tinha pouca relevância.

sábado, 4 de julho de 2020

"Diário de um Confinado" diverte com a nova rotina imposta pela pandemia

O telespectador atualmente não consegue acompanhar muitos produtos inéditos na área da teledramaturgia na televisão aberta. E por razões óbvias: a pandemia do novo coronavírus implicou na interrupção de todas as gravações, tanto nacional quanto internacionalmente. Ou seja, nem mesmo as séries de fora escaparam das reprises ou hiatos ainda maiores. Por isso é tão necessário elogiar o esforço de muitos artistas que vêm tentando produzir conteúdo para o público em meio a tantas dificuldades. É o caso de Joana Jabace e Bruno Mazzeo, que criaram o "Diário de um Confinado".


A diretora e o ator/roteirista são casados e resolveram transformar a nova rotina, imposta a todas as pessoas do mundo por conta da pandemia, em uma divertida série de doze episódios de aproximadamente 12 minutos cada um. As situações apresentadas são de fácil identificação e parecem tão reais que às vezes o telespectador esquece que está vendo uma ficção e não um reality show da vida de Mazzeo. A ideia de apresentar capítulos curtos também funcionou e evitou um desgaste desnecessário. Tanto que é possível ver toda a série de uma vez só e ainda sentir um gostinho de quero mais.

A série foi criada literalmente em casa e em família. O projeto de dramaturgia foi idealizado para ser produzido durante a quarentena, de forma remota, com todas as limitações que o isolamento social requer, seguindo todas as normas de segurança.

quinta-feira, 2 de julho de 2020

Valeu a pena rever a melhor virada de "Novo Mundo"

A reexibição de "Novo Mundo", estranhamente, não vem obtendo um número elevado de audiência. Exibida em 2017, a trama de Alessandro Marson e Thereza Falcão foi um sucesso de público, crítica e repercussão. Portanto, não há uma explicação lógica para o fato. Há muitas vezes situações inexplicáveis no mundo televisivo. Mas a reprise vem comprovando todas as qualidades do enredo. E a maior reviravolta do folhetim foi exibida nesta quinta-feira (02/07). Várias cenas bem produzidas que destacaram o trabalho da equipe do diretor Vinícius Coimbra, e promoveram uma virada espetacular na história com o resgate épico de Anna Millman (Isabelle Drummond), planejado por Joaquim (Chay Suede) e sua gangue de amigos.


Após um longo tempo presa por Thomas (Gabriel Braga Nunes), a mocinha finalmente conseguiu se livrar do vilão graças ao seu amado e os dois fugiram de balão, bem no meio de uma feira de invenções. O capítulo pareceu um filme de aventura da melhor qualidade. Teve lutas coreografadas com precisão, empolgantes embates e cenas de ação bem dirigidas. Um grande destaque foi o duelo entre Jacira (Giullia Buscacio) e Miss Liu (Luana Tanaka), claramente inspirado no clássico filme "O Tigre e o Dragão" (2000).

A briga das duas foi de tirar o fôlego e ainda representou um encontro de civilizações. A índia e a chinesa usaram suas melhores técnicas de luta e se enfrentaram em nível de igualdade, mostrando preparo e treinamento. As atrizes se entregaram e a direção deixou tudo muito crível, sem qualquer traço de artificialidade.