sexta-feira, 29 de setembro de 2023

"Elas por Elas" tem início repleto de acertos

 Nesse eterno passar de estações que é a vida, em que tudo está sempre se modificando, inclusive nós mesmos, quantas vezes já olhamos para o passado e nos deparamos com algo - ou alguém - de quem sentimos falta? A amizade supera tudo? Essa basicamente é a premissa de "Elas por Elas", folhetim de sucesso escrito por Cassiano Gabus Mendes, exibido em 1982, que agora ganha uma releitura adaptada por Alessandro Marson e Thereza Falcão, dirigida por Amora Mautner. 


A história reúne sete amigas após 25 anos. Com um enredo que tem como ponto central a amizade, a trama reúne drama, comédia e uma pitada de suspense. Por meio da trajetória destas sete mulheres e de suas reconciliações com o passado, o público é convidado a embarcar com elas nas dores e nas delícias da juventude. O conjunto é típico de uma novela das sete, tanto que a original foi exibida nesta faixa, mas agora o setor de teledramaturgia da Globo resolveu colocá-la às 18h, o que não deixa de ser um risco desnecessário. Mas é um produto de tantas qualidades que dificilmente terá rejeição, mesmo indo ao ar mais cedo. 

Lara (Deborah Secco), Taís (Késia), Helena (Isabel Teixeira), Adriana (Thalita Carauta), Renée (Maria Clara Spinelli), Natália (Mariana Santos) e Carol (Karine Teles) se conheceram em um curso de inglês e, inseparáveis, compartilharam as alegrias e desafios típicos da juventude. Porém, em uma viagem de fim de semana, um triste acontecimento quebra esse laço e provoca um hiato nessa amizade.

quarta-feira, 27 de setembro de 2023

Tudo sobre a coletiva da terceira temporada de "A Divisão"

 Na noite desta terça-feira, dia 26, o Globoplay promoveu a pré-estreia da terceira temporada de "A Divisão" com a presença do elenco, equipe e convidados, que se reuniram no Kinoplex Leblon Globoplay, no Rio de Janeiro, para conferir uma exibição especial da produção, que estreia sua nova temporada a partir de 29 de setembro. A cada sexta, um capítulo inédito chega à plataforma, em um total de cinco. 


Diretor de produtos digitais e canais pagos da Globo, Erick Bretas abriu a sessão dizendo que esta é uma nova etapa da história de "A Divisão". "A nova temporada está maior, com mais recursos e com mais força", celebra o executivo. "A primeira e segunda temporadas contavam mais o ponto de vista doss policiais, agora vamos ver o ponto de vista não só deles, mas dos sequestradores, dos sequestrados e dos familiares dos sequestrados", explica o criador José Junior. O diretor geral da produção, Lipe Binder, também exaltou o elenco e a trama, que ganha mais intensidade, além das cenas de ação. "Não temos o foco apenas na política, como na primeira e segunda temporada. Dessa vez, temos um drama que enaltece o DNA dessa série", assinala Binder. 

Se nas duas primeiras temporadas o delegado Carlos Mendonça, interpretado por Silvio Guindane, e o investigador Juliano Santiago, personagem de Erom Cordeiro, se desentendiam a todo momento, os protagonistas contam como será a nova fase da dupla, que ficará mais próxima à frente da Divisão Antissequestro.

segunda-feira, 25 de setembro de 2023

"Elas por Elas": o que esperar da nova novela das seis?

 A primeira versão de "Elas por Elas", escrita por Cassiano Gabus Mendes, foi exibida em 1982 no horário das sete, na Globo, e teve 173 capítulos. A novela deixou sua marca na teledramaturgia e agora ganhou um remake, adaptado por Alessandro Marson e Thereza Falcão, mas deslocado pela emissora para a faixa das 18h, substituindo "Amor Perfeito". A missão é manter os bons índices do horário e a trama, dirigida por Amora Mautner, vem despertando atenção desde as primeiras chamadas. 


 Lara (Deborah Secco), Taís (Késia), Helena (Isabel Teixeira), Adriana (Thalita Carauta), Renée (Maria Clara Spinelli), Natália (Mariana Santos) e Carol (Karine Teles) se conheceram em um curso de inglês e, inseparáveis, compartilharam as alegrias e desafios típicos da juventude. Porém, em uma viagem de fim de semana, um triste acontecimento quebra esse laço e provoca um hiato nessa amizade. Duas décadas e meia depois, Lara encontra uma foto antiga e tem a ideia de juntar o grupo novamente em sua casa, sem desconfiar que o momento do reencontro, que deveria ser de apenas alegria, iria trazer também grandes revelações e desenterrar mágoas que tinham ficado guardadas no passado. E fica a pergunta: será que a amizade das sete é capaz de superar o que virá à tona? 

Já neste primeiro encontro uma grande revelação cai como uma bomba na cabeça de Taís: ela descobre que aquele que acreditava ser o homem da sua vida, que se apresentou a ela como Herbert e dizia trabalhar como coach, é na verdade Átila (Sérgio Guizé), marido de Lara.

sexta-feira, 22 de setembro de 2023

Início corrido e desperdício de personagens prejudicaram trajetória de "Amor Perfeito"

 A novela das seis da Globo teve um primeiro capítulo repleto de acontecimentos e um telespectador mais desatento deixou passar várias situações importantes que foram simplesmente jogadas sem maiores explicações. Mas o ritmo seguiu frenético por duas semanas, onde o enredo central acabou quase totalmente desmembrado com uma virada atrás da outra, todas sem qualquer impacto. O resultado a médio prazo da estratégia dos autores Duca Rachid, Júlio Fisher e Elísio Lopes Jr era previsível: a perda de fôlego da trama. E foi o que aconteceu com "Amor Perfeito", que chegou ao fim nesta sexta-feira (22/09), após meses sem história e muitos personagens desperdiçados. 


A novela simplesmente não teve mais o que apresentar ao público depois das duas primeiras semanas. A produção é inspirada no livro "Marcelino Pão e Vinho" e várias adaptações foram necessárias porque o clássico não daria um folhetim com meses no ar. Mas parece que, os mesmos autores que se preocuparam com a criação de novos conflitos, se esqueceram que não bastava criá-los, era preciso também saber desenvolvê-los. Tudo o que aconteceu com a protagonista em duas semanas destruiu a saga da mocinha e por uma explicação óbvia: não houve tempo para o telespectador conhecer e se envolver com aquilo que foi mostrado a toque de caixa. 

O pai de Marê (Camila Queiroz) foi "assassinado" logo na estreia pela vilã, que não pensou duas vezes em incriminar a enteada. Logo no segundo capítulo, a mocinha foi acusada pelo crime e pouco tempo depois acabou presa por conta de armações bastante frágeis de Gilda (Mariana Ximenes). Até o julgamento foi em tempo recorde, algo bem peculiar em se tratando de Brasil.

quarta-feira, 20 de setembro de 2023

O que esperar de "A Fazenda 15"?

 A Record anunciou na quinta-feira passada, dia 14, o elenco da nova temporada de "A Fazenda", que estreou nesta terça-feira, dia 19, e vai até o dia 21 de dezembro. O esquema dos anúncios foi igual ao que a Globo tem feito nos últimos anos: um nome por vez ao longo da programação de um dia inteiro. A diferença é que os nomes não foram anunciados apenas pela emissora e, sim, por sites e alguns colunistas. 


O elenco, como não poderia deixar de ser, tem várias figuras polêmicas e com ficha criminal, algo que virou rotina na seleção do diretor Rodrigo Carelli. Porém, desta vez, a grande dúvida fica em cima de como a direção do reality vai lidar com participantes que não obedecem regras e ultrapassam todos os níveis da baixaria, como aconteceu na edição passada, marcada como o maior fracasso de todas as temporadas. Até porque é impossível esquecer o inferno que virou "A Fazenda 14" por conta daquela Deolane e seus amiguinhos, vide o agressivo e descontrolado Tiago Ramos. 

Embora tenham fugido de uma resposta mais concreta, Carelli e a apresentadora Adriane Galisteu, que vai para o seu terceiro ano seguido no comando do programa, disseram que há um 'novo método' para manter os jogadores sob controle. Mas enquanto nada disso tem como ser confirmado, a repercussão fica por conta da escolha do elenco.

segunda-feira, 18 de setembro de 2023

Sequência do julgamento final de Marê promove ótimas cenas em "Amor Perfeito"

 A atual novela das seis da Globo está em sua última semana e no capítulo exibido no sábado, dia 16, finalmente foi iniciado o julgamento final de Marê (Camila Queiroz). Após uma condenação em tempo recorde, que destruiu a emoção no início de "Amor Perfeito" por conta da correria da narrativa, a trama presenteou a audiência com ótimas cenas que lavaram a alma do público. 

Duca Rachid, Júlio Fisher e Elissio Lopes Jr. foram muito felizes na condução de todas as situações que envolviam o julgamento da mocinha. O início turbulento por conta do desempenho do promotor Silvio, interpretado com brilhantismo por Bukassa Kabengele, imprimiu toda a tensão necessária para aquele momento, ao mesmo tempo que foi ficando claro que a derrocada de Gilda (Mariana Ximenes) estava próxima diante das testemunhas que o advogado Júlio (Daniel Rangel) reuniu para ajudar sua cliente. 

A participação da talentosa Gabz, vivendo Laura, a filha do promotor, merece uma menção especial, tanto pelo talento da atriz, quanto pela cena em que a menina leu um trecho de seu diário sobre a noite que flagrou seu pai beijando Gilda. Um instante que durou menos de um minuto, mas interpretado com muita entrega.

sexta-feira, 15 de setembro de 2023

Tudo sobre a festa de lançamento de "Elas por Elas", a próxima novela das seis

 A Globo promoveu nesta quinta-feira, dia 14, a festa de lançamento de "Elas por Elas", remake de Cassiano Gabus Mendes, adaptado por Alessandro Marson e Thereza Falcão. A coletiva foi realizada nos Estúdios Globo e um dos cenários da novela serviu de palco para a apresentação dos sete personagens principais da trama. Fui um dos convidados e conto tudo o que aconteceu no evento. 


O imenso estúdio funcionou em três vertentes: uma parte para os comes e bebes, outra para os jornalistas conversarem com os atores e a última o cenário da sala de Lara (Deborah Secco) que serviu como palco para uma encenação surpreendente. Isso porque a diretora Amora Mautner, antes da tradicional exibição do clipe da novela, fez questão de agradecer aos integrantes de sua equipe e comunicou aos presentes que teve a ideia de colocar as protagonistas em uma situação especial na coletiva. Todos se sentaram em várias cadeiras posicionadas de frente para o cenário e as luzes se apagaram.

Após o anúncio da diretora, o sinal sonoro clássico de toda peça teatral tocou três vezes e as luzes no cenário acenderam para a entrada de Deborah Secco interpretando Lara. Aquele estúdio virou uma peça dentro de uma deliciosa mistura de teatro com folhetim.

quarta-feira, 13 de setembro de 2023

Desaproveitadas, Mara e Menah merecem o mesmo destaque de Kelvin e Ramiro em "Terra e Paixão"

 O sucesso da dupla Ramiro (Amaury Lorenzo) e Kelvin (Diego Martins) é um dos grandes trunfos de "Terra e Paixão". O improvável quase casal caiu nas graças do público e Walcyr Carrasco (agora com a ajuda de Thelma Guedes) vem dando cada vez mais destaque aos personagens. No entanto, a novela tem um outro par homoafetivo, tão bom quanto, que merecia o mesmo tratamento: Menah (Camilla Damião) e Mara (Renata Gaspar). 

As personagens despertaram interesse logo no começo da história por conta do nascimento da amizade entre elas. Mara vive um casamento abusivo. Além de ser muito maltratada e desrespeitada, o marido (Elias - Lourinelson Vladimir) sempre costuma roubar parte do seu salário, já que ela ganha mais do que ele como motorista de caminhão. Menah é professora da escolinha da fictícia Nova Primavera e se aproximou da então conhecida justamente por conta dos desabafos a respeito de seu relacionamento. 

As duas estavam com um ótimo desenvolvimento e despertando cada vez mais atenção do público, incluindo as reações positivas nas redes sociais. Tanto que a amizade acabou originando um flerte mútuo, onde um novo sentimento se fez nitidamente presente. A aproximação cada vez maior despertou o incômodo de Jonatas (Paulo Lessa), irmão de Menah, e o ciúmes de Elias.

segunda-feira, 11 de setembro de 2023

Por que a homossexualidade de Érico foi anulada em "Amor Perfeito"?

 O fenômeno "Vai na Fé" deixou sua marca na teledramaturgia e dificilmente perderá o posto de melhor novela de 2023. Rosane Svartman fez um novelão que deixou o público saudoso desde o seu término. No entanto, a trama foi manchada pela cúpula da Globo, comandada por Amauri Soares, que censurou vários beijos de casais homoafetivos. Já no caso da atual novela das seis, em plena reta final, fica a dúvida se houve interferência da emissora ou apenas um desenvolvimento bastante questionável envolvendo Érico (Carmo Dalla Vecchia).


O personagem de "Amor Perfeito" sempre foi descrito como homossexual, inclusive no Gshow, site oficial da Globo. Na coletiva de imprensa, vale lembrar, o ator falou da questão que envolvia o seu personagem com alegria, já que se assumiu não tem muito tempo. Casado há anos com o autor João Emanuel Carneiro e pais de um menino, Carmo não esconde mais o quão é bem resolvido e feliz. Tanto que perguntas sobre o seu relacionamento foram frequentes na festa de lançamento da trama por conta da identificação com o seu papel, que vivia um romance às escondidas.

 A dificuldade de assumir uma relação gay em uma história de época era o maior conflito de Érico. O advogado tinha um romance secreto com o trompetista Romeu Telles (Domingos de Alcântara) e o caso acabou descoberto por Gilda (Mariana Ximenes) e Gaspar (Thiago Lacerda), o que causou a sua subserviência ao então casal de vilões.

quinta-feira, 7 de setembro de 2023

Tudo sobre a coletiva online de "Elas por Elas", a próxima novela das seis

 A Globo promoveu na primeira segunda-feira de setembro, dia 4, a coletiva online do remake de "Elas por Elas", adaptado por Thereza Falcão e Alessandro Marson, dirigido por Amora Mautner. Participaram os autores, a diretora e os atores Deborah Secco, Isabel Teixeira, Kesia, Mariana Santos, Karine Teles, Maria Clara Spinelli, Thalita Carauta, Lázaro Ramos, Rayssa Bratillieri, Valentina Herszage, Mateus Solano, Alexandre Borges, Marcos Caruso, Cássio Gabus Mendes e Filipe Bragança. Fui um dos convidados e a animação dominou o bate-papo.


Amora Mautner fez a introdução: "Essa é uma novela para atores. Estou muito feliz como se assistisse a uma peça de teatro. Demos uma sorte imensa com esse elenco. Tenho aprendido diariamente com eles. A comédia é um gênero de muito tempo e é quase impossível não gostar. Ao mesmo tempo que comédia é muito difícil, já o drama é mais fácil. E não tem trama paralela nessa novela. São sete tramas importantes. A minha filha assistiu ao primeiro capítulo comigo e disse que está mais parecido com o que ela vê no streaming do que com novela. É um 'multiplot'. E a abertura com o terma original será cantada por Preta Gil, Ivete Sangalo e Duda Beat." 

O autor Alessandro Marson analisou a obra como um todo: "A novela dá certo quando trabalha com a emoção e acho que nessa novela temos elementos muito fortes que podem pegar o público pela emoção. Falamos da relação de pessoas que se gostam. Temos uma gama de personagens que é impossível que as pessoas não se identifiquem com pelo menos um deles. Estou muito feliz com tudo o que estou vendo até agora. Estamos com um produto de muita qualidade.

terça-feira, 5 de setembro de 2023

Gratas revelações, Diego Martins e Amaury Lorenzo roubam a cena em "Terra e Paixão"

 Novela é uma obra aberta, portanto, nunca dá para saber o que vai funcionar ou não na história. Por mais experiência que um autor tenha, é necessário esperar a reação do público para ver o que está ou não funcionando no enredo. Não por acaso, todos os folhetins produzidos durante a pandemia enfrentaram problemas porque foram ao ar totalmente gravados. Não havia o termômetro da audiência. Ainda assim, não são todos os autores que escutam o público. Apenas alguns se mostram dispostos a atender ao gosto do telespectador e Walcyr Carrasco é um dos principais. A maior prova é o destaque crescente de Kelvin e Ramiro em "Terra e Paixão". 


Walcyr agora conta com Thelma Guedes para ajudá-lo a escrever os capítulos e o escritor foi criando cada vez mais cenas para a dupla, assim que percebeu que o povo estava gostando da aproximação entre o capanga de Antônio La Selva (Tony Ramos) e o atendente do bar da cidade. Os personagens tinham poucas cenas nas primeiras semanas e funcionavam basicamente como elenco de apoio. Dava para contar nos dedos as aparições. No entanto, tudo começou a mudar quando Kelvin se mostrou atraído por Ramiro quando o encontrou indo ameaçar Cândida (Susana Vieira). A cantada do rapaz deixou o sujeito enfurecido e ali a química já surgiu. Foram mais alguns breves encontros onde a fórmula se repetiu até que o tempo de tela começou a aumentar. 

O ódio de Ramiro por Kelvin foi se dissipando e aquela provocação unilateral virou algo mútuo. Um passou a atiçar o outro em cenas de duplo sentido. A coragem de Walcyr em criar diálogos que têm um significado subliminar merece menção, ainda mais diante dos vários cortes em beijos de casais gays da recém-terminada "Vai na Fé".

domingo, 3 de setembro de 2023

Tudo sobre a coletiva dos 50 anos do "Fantástico"

 Uma história para ser celebrada e outra nova para ser escrita. Na noite da última segunda-feira de julho, dia 31, foi realizado, no Rio de Janeiro, um encontro entre imprensa, influenciadores e representantes do dominical para um bate-papo sobre os 50 anos do 'Fantástico'. O evento contou com um mestre de cerimônia à altura do 'Show da Vida’: o apresentador Fabio Porchat. Coube a ele a tarefa de mediar a conversa realizada com as apresentadoras Maju Coutinho e Poliana Abritta; o diretor Bruno Bernardes e os repórteres e colunista que têm quadros e séries previstos para estrear no segundo semestre de 2023. 

Antes de dar início ao evento, Porchat brincou ao lembrar da nova participação no quadro "Medida Certa", do qual fez parte há dez anos. As apresentadoras e o diretor abriram a coletiva recordando momentos marcantes das últimas cinco décadas e falando sobre a alegria de fazer parte da história do 'Fantástico', um programa que já alcançou mais de 138 milhões de brasileiros diferentes no primeiro semestre de 2023, uma média de 37 milhões de telespectadores a cada domingo. “O programa tem que acompanhar o tempo. O ‘Fantástico’, quando surgiu lá em 1973, nos primeiros anos, tinha o privilégio de apresentar muita coisa nova para as pessoas. E, claro, que com a internet, tantas possibilidades, aprendemos a lidar com essa realidade, apostando no exclusivo, no diferente”, afirmou o diretor.

O diretor contou também uma novidade que está sendo preparada para celebrar os 50 anos: a exposição ‘Fantástico, O Show da Vida’, que estreia em setembro no Solar Fábio Prado, antigo Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, que vai mergulhar na memória do programa, com elementos e personagens que marcaram as últimas cinco décadas, e também vai apontar para o futuro.