segunda-feira, 30 de abril de 2012

Estrelas: uma boa opção para os sábados

Assim que estreou, em 8 de abril de 2006, o "Estrelas" se mostrou totalmente perdido e sem identidade. A atração mais parecia o programa da consagrada Hebe Camargo: Angélica (na época robótica e nervosa) ficava sentada em um sofá conversando com todos os seus convidados. Aos poucos, porém, foram encontrando formas para deixar o programa mais interessante.


Angélica é uma ótima apresentadora e, ao contrário de Xuxa e Eliana, conseguiu migrar com facilidade do público infantil para o adulto. Ela tem carisma, comanda muito bem o programa e o carinho que tem da classe artística facilita as entrevistas, obviamente.  Entretanto, ela não procura extrair muitas confidências dos seus convidados, a base das conversas é quase sempre amenidades e a rotina dos artistas.

O único erro da atração é o quadro de culinária, que faz

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Profissão Repórter apresenta um jornalismo de qualidade

O que era apenas um quadro do tradicional "Fantástico", o "Profissão Repórter" --- devido ao sucesso e à repercussão positiva que sempre teve --- , acabou entrando para a grade da Globo em 2008, onde se mantém até hoje e com fôlego de sobra, apresentando um jornalismo de imensa qualidade.


O programa é comandado pelo experiente Caco Barcellos e conta com uma equipe de jornalistas iniciantes, uma espécie de estagiários digamos assim. Em cada edição há um tema, que é abordado com muita competência, onde os repórteres se empenham em busca da notícia, mostrando uma visível paixão pela profissão. Há várias abordagens e as equipes são divididas em duplas. As reportagens são apresentadas de diversos ângulos e cada repórter é acompanhado por um cinegrafista.

Apesar do tempo curto

quarta-feira, 25 de abril de 2012

CQC: humor X jornalismo

Na semana passada, mas especificamente na terça-feira (17/04), o "CQC" se envolveu em mais uma polêmica, após alguns meses de aparente tranquilidade com o afastamento de Rafinha Bastos. Agora a confusão foi com os jornalistas. Isso porque durante o encontro --- transmitido ao vivo pela Globo News --- entre Hillary Clinton (secretária de Estado dos EUA) e o Ministro de relações exteriores do Brasil, Antonio Patriota, o repórter Maurício Meirelles gritou "I love you, Hillary" e ainda ofereceu uma máscara juntamente com um charuto, fazendo referência a uma festa em que a secretária participou e ao conhecido caso que Bill Clinton teve com Monica Lewisky há anos atrás.




Embora Hillary não tenha se sentido nem um pouco ofendida pela brincadeira, os jornalistas presentes se aborreceram e iniciaram uma discussão com o repórter, onde teve gritaria e até tentativas de agressão física. O fato foi publicado no blog do jornalista Maurício Stycer, colunista do Uol. Fotógrafos e cinegrafistas endossaram as reclamações dos jornalistas, alegando que Maurício atrapalhou o trabalho deles. Um detalhe importe a ser destacado: o repórter do CQC estava autorizado a cobrir o evento, portanto, não foi nenhum penetra.

A grande questão é: humor e jornalismo podem caminhar juntos? O integrante de um programa humorístico pode participar de um evento onde só há a presença de jornalistas? Durante uma coletiva de imprensa onde se discute assuntos importantes para o país, cabe uma piadinha ou

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Pânico na Band apela em busca de audiência

Nesse último domingo (22/04/2012), os humoristas do "Pânico na Band" utilizaram a velha estratégia da apelação para aumentar a audiência do programa. Alegando que as panicats precisavam de uma mudada no visual, o apresentador Emílio Surita disse que Babi --- a única dançarina que estava com eles na Redetv! e permaneceu com a trupe --- teria duas opções: ou raspava a cabeça ou teria o mesmo visual que o Neymar (jogador do Santos). E essa enrolação perdurou até o final da atração, onde foi 'decidido', em comum acordo com ela, que Babi rasparia a cabeça. Dito e feito: deixaram a mulher careca, raspando seu cabelo ao vivo, lembrando a cena da Camila (Carolina Dieckmann) em "Laços de Família". As outras mudaram apenas a cor dos cabelos.


Essa atitude apelativa faz surgir a pergunta: "Vale tudo pela audiência?". O que houve com a Babi fez lembrar o quadro em que o grande objetivo era emagrecer o Bola (Marcos Chiesa) e engordar o Vesgo (Rodrigo Scarpa), fazendo referência ao "Medida Certa" --- quadro do "Fantástico", em que Zeca Camargo e Renata Ceribelli tinham que emagrecer. Com a ajuda de um nutricionista, Rodrigo ficou muito gordo e o Bola perdeu alguns quilos. Porém, não teve a mínima graça. O objetivo, claro, era aumentar a audiência e gerar repercussão quando os resultados fossem ao ar.

O pessoal do Pânico nunca foi santo e embora apresente excelentes quadros, tem também

sábado, 21 de abril de 2012

As Brasileiras decepciona

Antes mesmo de estrear, a série de Daniel Filho havia gerado muita repercussão e ansiedade, tanto do público quanto da crítica especializada.  No entanto, após vários episódios já terem ido ao ar, podemos afirmar que o resultado não foi positivo. "As Brasileiras" tinha tudo para repetir o sucesso de "As Cariocas", mas essa 'continuidade' acabou sendo uma grande decepção.


A grande maioria dos episódios, até então, foi muito fraca, apresentando história bobas e sem um pingo de criatividade. Apesar do bom elenco selecionado (com raras exceções), os atores acabam sendo mal dirigidos e muitos passam do ponto nas caricaturas. Já deu para perceber que o intuito é realmente esse: abusar de personagens caricatos; no entanto, em muitos casos houve excessos que prejudicaram ainda mais o enredo frágil dos episódios.

Dentre esses excessos citados, pode-se mencionar o exemplo de

quinta-feira, 19 de abril de 2012

O talento de Adriana Esteves

Somente pelas chamadas de "Avenida Brasil", antes mesmo da novela estrear, já dava para perceber que Carminha seria a melhor personagem da carreira de Adriana Esteves. Ao mesmo tempo, a atriz mostrava o quanto havia se entregue ao personagem e que a vilã seria muito marcante. Dito e feito. Assim que a trama de João Emanuel Carneiro estreou, vimos o quanto que Adriana iria brilhar ao longo dessa forte história.


Revelada no "Domingão do Faustão", Adriana sempre mostrou competência em seus trabalhos. Apesar de não ter acompanhado o início de sua carreira, vi muitos vídeos de seus trabalhos e é admirável o seu talento. Estreou em "Top Model" (1989), viveu sua primeira protagonista em "Pedra Sobre Pedra" (1992) e viveu sua pior crise quando foi escalada para o elenco de "Renascer" (1993), onde viveu a espevitada Mariana. Massacrada pela crítica, ficou muito abalada e pensou em desistir da carreira. Chegou a aceitar o papel de Babalu ("Quatro por Quatro" - 1994), mas logo após algumas gravações desistiu --- pois enfrentava uma forte depressão em virtude das pesadas críticas sofridas em sua última novela --- e foi substituíta por Letícia Spiller.

Após um período de aproximadamente dois anos, Adriana voltou à televisão. Participou

terça-feira, 17 de abril de 2012

Cheias de Charme tem cheiro de sucesso

Estreou nessa segunda (16/04/2012) a nova novela das sete. Claramente voltada para a almejada 'classe C', "Cheias de Charme" apresentou uma história muito bem amarrada e com um forte apelo popular. Recheada de personagens caricatos e extremamente carismáticos, a trama dos estreantes Filipe Miguez e Izabel de Oliveira já mostrou a que veio logo no primeiro capítulo.


A história começou mostrando a chegada do trio protagonista à delegacia. É exatamente ali que Penha (Taís Araújo), Rosário (Leandra Leal) e Cida (Isabelle Drumond) se conhecem. Logo após essa cena, a trama 'voltou' no tempo para esclarecer aos telespectadores como essas mulheres foram parar naquela enrascada. Apesar de lembrar claramente "Quatro por Quatro" (trama de Carlos Lombardi que foi ao ar em 1994), a união dessas empregadas domésticas foi interessante e o entrosamento das atrizes ficou nítido. Taís Araújo se destacou após sua trágica interpretação como Helena em "Viver a Vida". Leandra Leal estava precisando de uma protagonista há tempos e finalmente lhe deram essa oportunidade. Já Isabelle Drumond é uma das melhores atrizes de sua geração e não decepcionou.

E o que falar da vilã Chayene? Claudia Abreu fazia falta na televisão e voltou em

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Avenida Brasil impressiona pelo ritmo

"Avenida Brasil" estreou há menos de um mês e já pode-se dizer que teve mais acontecimentos que muita novela com meses de duração. O ritmo ágil da trama de João Emanuel Carneiro impressiona. O telespectador não pode perder nenhum capítulo, caso contrário, seu entendimento é comprometido e muitas cenas ótimas serão perdidas.


Rita (Mel Maia/DeboraFalabella) descobriu que seu pai sofreria um golpe da esposa, o alertou, mas ele acabou morrendo atropelado pouco tempo depois de ter recebido a informação da filha. Carminha (Adriana Esteves) se vingou da menina a abandonando em um lixão, e lá a criança sofreu nas mãos do cruel Nilo (José de Abreu), ganhou uma mãe postiça (Lucinda-Vera Holtz), se apaixonou pelo único garoto que lhe estendeu a mão (Batata/Jorginho - Bernardo Simões/Cauã Reymond), foi adotada, passa a se chamar Nina e vai morar na Argentina. Anos se passam, Nina está noiva e vira uma Chef de cozinha, e acaba perdendo o pai adotivo, vítima de um infarte. Termina o noivado para

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Aquele Beijo não aconteceu

A missão de Miguel Falabella não era a das mais fáceis: manter os excelentes índices de audiência das duas novelas anteriores ("Ti-ti-ti" e "Morde & Assopra"). Não conseguiu. "Aquele Beijo", que se encerra nessa sexta-feira (13/04/2012), teve uma repercussão quase nula e obteve 25 pontos de média, cinco abaixo das duas antecessoras.


Uma trama que parecia promissora e agradou nas primeiras semanas acabou se perdendo ao longo do tempo. Miguel Falabella criou ótimos personagens, mas não deu a eles a quantidade de conflitos necessários para movimentar uma novela. Podemos selecionar nos dedos de uma só mão os acontecimentos realmente interessantes que ocorreram. A trama acabou andando em círculos e se o telespectador passasse umas quatro semanas sem assisti-la, não perderia nada de relevante. Todos os núcleos, sem exceção, sofriam com o marasmo.

Os vilões, que normalmente são os responsáveis pela movimentação de

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Máscaras tem uma estreia ousada e confusa

Nesta  terça-feira (10/04/2012) estreou a nova novela das 22 horas da Rede Record. Substituta de "Vidas em Jogo", a trama escrita pelo competente Lauro César Muniz --- "Cidadão Brasileiro" e "Poder Paralelo" foram suas duas últimas novelas na Record --- despertava interesse através de suas chamadas. O autor contava um pouco sobre a abordagem que fará e sua intenção em falar sobre as máscaras sociais que muitos utilizam e como isso pode enganar muita gente. Porém, com dois capítulos exibidos, quase nada foi explicado ao telespectador.


A trama começa mostrando imagens de um navio onde estão os personagensque mais apareceram até então: Maria (Miriam Freeland), o psiquiatra Décio (Petrônio Gontijo), Olivia (Iris Bruzzi) e Otávio (Fernando Pavão). Maria sofre de depressão pós-parto e é casada com um rico fazendeiro (Otávio). O primeiro capítulo foi praticamente dela. A personagem --- muito complexa e interessante --- é depressiva, bipolar e apresenta um sofrimento que, ao mesmo tempo que comove, deixa o telespectador desconfiado. O autor foi ousado em escolher esse papel para dominar o capítulo inicial. Miriam Freeland brilhou e convenceu nas cenas, mesmo havendo o péssimo áudio da Record atrapalhando, onde em vários momentos houve a impressão que a atriz estava sendo dublada por ela mesma.

Enquanto a víamos voltando para

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Globo Mar: um filhote do Globo Repórter

Quando o "Globo Mar" foi lançado em 2010, no dia 8 de abril, a Rede Globo estava renovando a sua programação, como costuma fazer assim que o "Big Brother Brasil" termina. E esse novo programa jornalístico fazia parte das novidades, porém, o resultado nunca foi muito animador.


Apesar de apresentar uma proposta interessante --- abordar diversos assuntos relacionados ao oceano ---, o programa acabou ficando muito parecido com o já tracidional "Globo Repórter", porém, ficando bem menos tempo no ar e obtendo uma audiência em torno dos 11/14 pontos.

A atração está em sua terceira temporada e já abordou diversos

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Amor Eterno Amor: personagens de mais, história de menos

Há mais de um mês no ar, "Amor Eterno Amor" ainda não conseguiu mostrar a que veio. A falta de ritmo é visível e desanimadora. Isso afasta o telespectador, principalmente quando a novela ainda está em sua fase inicial. Essa é a hora de 'conquistar' quem está assistindo e Elizabeth Jhin, a autora, não está sabendo agir. Para piorar, vemos uma quantidade imensa de atores sem a menor função e totalmente desperdiçados.



A trama central é a única que se desenvolve, mesmo que em passos de tartaruga. Com o falecimento de Verbena (Ana Lucia Torre), Rodrigo (Gabriel Braga Nunes) tomou posse da empresa da família e os conflitos com os vilões já começaram. Sua química com Miriam (Letícia Persilles) é um ponto positivo. O casal funciona. Cássia Kiss Magro (Melissa, uma vilã que ainda está fora do tom, diga-se), Carmo Dalla Vechia (Fernando) e Luis Melo (Dimas) ajudam a movimentar esse núcleo.

Porém, os núcleos restantes estão totalmente avulsos. A ótima

sexta-feira, 6 de abril de 2012

A Grande Família volta reformulada e evita desgaste

"A Grande Família" voltou ao ar apresentando várias novidades. O programa, que vai para a sua décima-segunda temporada, continua fazendo muito sucesso e tendo uma boa repercussão; porém, havia um iminente desgaste. Para evitar que o sonho da qualidade se transformasse no pesadelo da repetição, resolveram mexer um pouco na história, sem que nada afetasse a essência da atração. Pelo que se viu no primeiro episódio, parece que deu certo.


Logo no início vimos Nenê (Marieta Severo) apreensiva devido a um sonho ruim e Lineu (Marco Nanini) feliz porque finalmente iria viajar com a esposa. Tudo corria bem --- Agostinho (Pedro Cardoso) brincava com o filho, Tuco (Lucio Mauro Filho) tocava seu violão e Bebel (Guta Stresser) chegava das compras ---, até que o pressentimento de Nenê se concretiza: Lineu se joga na frente de um carro que atropelaria Florianinho, salvando a vida do neto.

Quatro anos se passam. Lineu está em coma e muita coisa mudou na

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Mel Maia: a menina que encantou o Brasil

Assim que "Avenida Brasil" estreou, todos os telespectadores ficaram impressionados com duas situações: a primeira foi a atuação de Adriana Esteves como Carminha, uma vilã que já mostrou a que veio. A segunda foi o talento de uma linda menina que fazia sua estreia na televisão: Mel Maia.


O sofrimento de Rita nas mãos da madrasta comoveu o público imediatamente. E esse envolvimento rápido só aconteceu devido a uma junção de fatores: o texto de João Emanuel Carneiro, uma situação crível que poderia acontecer na vida de qualquer um, e as grandes atuações de Mel e Adriana.

O número de admiradores dessa criança só aumentava a cada cena que

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Tapas & Beijos prova que merecia uma segunda temporada

Após uma estreia de sucesso ano passado, "Tapas & Beijos" voltou ao ar com o pé direito. Foi compreensível perceber o porquê dessa série ter agradado tanto o público e a crítica. Apesar de a história ser aparentemente simples, todas as situações apresentadas anteriormente conseguiram abrir um leque de novas possibilidades e que com certeza dará um bom fôlego nessa segunda temporada.


Agora Fátima e Sueli estão casadas com seus respectivos maridos e não moram mais juntas, embora continuem sendo vizinhas. É óbvio que isso implicará em novos conflitos e já foi possível ver o que podemos esperar da nova fase que se inicia. Fernanda Torres e Andrea Beltrão continuam com uma sintonia perfeita e estão ótimas. É verdade que Fernanda não conseguiu se livrar da Vani, de "Os Normais", mas isso não atrapalha em nada. A dobradinha com Andrea deu muito certo. Vladimir Britcha (Armane) e Fabio Assunção (Jorge) também dão conta do recado e continuam rendendo bons momentos. Aliás, entrada do Fábio fez muito bem ao seriado. Malu Rodrigues (Bia), que entrou junto com o ator, aparentemente terá mais destaque. A filha de Jorge vai atrapalhar bastante o casamento do pai com Sueli; e , claro, utilizará Jurandir (Érico Brás), seu namorado, como arma. No primeiro episódio, já vimos a menina ficar com o ex-namorado da madrasta em seu quarto, deixando Jorge desesperado e atrapalhando a transa dele com Sueli.

Kiko Mascarenhas ganhou outro papel. Após ser muito mal aproveitado

terça-feira, 3 de abril de 2012

Melhores do Ano faz justiça na maioria das premiações

A décima-sexta edição do "Melhores do Ano" foi exibida no último domingo no "Domingão do Faustão". Em relação ao formato da premiação, não vimos nada de novo. Fausto Silva e suas bailarinas estavam vestidos da maneira elegante de sempre, os concorrentes aguardavam os resultados em outro estúdio, os premiados iam ao palco e agradeciam a honraria alcançada, e no final eram exibidas imagens de todos recebendo seus troféus enquanto tocava "We are the champions", do Queen. Enfim, nada que mereça ser comentado. Também não há necessidade de se falar sobre o fato desse prêmio ser somente entre as produções da Globo. Sempre foi assim e é um direito da emissora. Porém, esse ano não houve tantas injustiças como costuma ocorrer nesses eventos.


Foi um prazer ver Cássia Kiss Magro recebendo o prêmio de 'Melhor Atriz Coadjuvante'. Dulce virou a protagonista de "Morde & Assopra" graças ao talento da atriz e até então ela só havia recebido um único prêmio. Deborah Secco e Julia Lemmertz estavam concorrendo. Na minha opinião, Ana Lucia Torre deveria estar no lugar de Deborah. Tia Neném foi uma ótima personagem de "Insensato Coração" e ela brilhou muito mais que Nathalie, uma cópia de Darlene de "Celebridade".

Domingos Montagner ganhou, merecidamente, como 'Ator Revelação'. Após perder

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Pânico na Band mantém a fórmula de sucesso e acerta em cheio

O "Pânico na TV" agora se chama "Pânico na Band". Essa foi uma das pouquíssimas alterações que o programa sofreu após a mudança de emissora. Assim que estreou na nova casa, vimos Sabrina Sato fazer um 'depoimento' a respeito de toda a repercussão que a saída da Redetv! causou. Logo depois, a japonesa --- como seus colegas a chamam --- entrou no 'novo' estúdio e foi chamando um a um dos integrantes. Reestreava, assim, o Pânico, agora na Band .


O telespectador percebeu logo de início que o estúdio era praticamente o mesmo da Redetv!. Apenas parecia que havia uma pequena reforma. Se não tivesse o logotipo da Band ao lado da tela, muitos nem notariam que mudaram de emissora.

A fórmula continua exatamente a mesma. Nada mudou. Se no ano passado o

domingo, 1 de abril de 2012

Casseta & Planeta tem reestreia desanimadora

Frustração. Essa foi a sensação de quem esperava por uma grande reformulação quando assistiu à reestreia do "Casseta & Planeta" --- que alterou o 'Urgente' pelo 'Vai Fundo' --- , na noite da última sexta-feira (31/03/2012).  É bem verdade que as chamadas da atração já mostravam que não era para ninguém se entusiasmar muito com o que estava por vir.


A abertura agradou. Foi uma ótima sacada colocarem a cobra (o logotipo do programa) em forma de nave espacial, os integrantes comandando a mesma e aterrissando no Brasil, com passagens pelo Rio de Janeiro e Brasília. E todos em forma de marionetes (bonecos de fio). Ficou ótimo mesmo. Mas logo depois o que se viu não foi nada animador.

Claudio Manoel apareceu vestido de Luciano Huck e Beto Silva de Angélica. O objetvo era