quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

Duda Santos foi uma grata surpresa de "Renascer"

 A primeira fase de "Renascer" vem recebendo uma imensidão de elogios e todos são muito justos. Entre os vários acertos está o bem escalado elenco. Há muitos atores experientes e outros mais novatos. Todos vêm brilhando na trama. E um dos maiores êxitos foi a seleção de Duda Santos para viver a mocinha da história de Benedito Ruy Barbosa, adaptada por Bruno Luperi. 


É verdade que Maria Santa é a mocinha apenas da primeira fase, o que é uma pena. O desfecho trágico da personagem é conhecido por todos que acompanharam o enredo em 1993. Mas, mesmo com uma participação breve, é um dos papéis mais marcantes da produção. Por isso qualquer deslize na escolha da atriz prejudicaria o impacto dramático que a figura daquela mulher representa no roteiro. 

A ideia de apostar em um novo rosto é sempre válida, embora arriscada em se tratando de um papel central. É necessário um cuidado maior em cima da escalação. E que bom que viram em Duda Santos uma Santinha. A intérprete não está estreando na televisão, mas é apenas seu segundo trabalho. O primeiro foi em "Travessia", novela fracassada de Gloria Perez encerrada em maio do ano passado.

terça-feira, 30 de janeiro de 2024

Antônio Calloni e Enrique Diaz farão falta no remake de "Renascer"

 O capítulo desta segunda-feira (29/01) fechou o ciclo de dois excelentes personagens da primeira fase de "Renascer", interpretados por atores magníficos. O trágico fim de Firmino e Belarmino resultou em duas sequências de tirar o fôlego, onde a direção somada ao trabalho irretocável dos intérpretes deu o tom necessário para o adeus de dois vilões sanguinários.

O personagem vivido por Enrique Diaz não existiu na versão original de 1993, o que só comprovou o quanto Bruno Luperi poderia melhorar a trama de Benedito Ruy Barbosa se realmente quisesse. Um remake não tem a obrigação de ser 100% fiel ao enredo original e mudanças são necessárias, tanto em cima da atualização de termos hoje em dia questionáveis no texto, quanto no dinamismo da história. Mas voltando ao Firmino, o coronel foi um ótimo vilão e protagonizou uma rivalidade com Belarmino que fez toda diferença. 

O vilão protagonizou um embate com Cândida (Maria Fernanda Cândido), outra personagem que não existia há 31 anos, no primeiro capítulo e ficou claro que aquele tipo seria um trunfo para a primeira fase da trama. E realmente foi. Firmino logo rivalizou com Berlarmino e pouco tempo depois virou inimigo de José Inocêncio (Humberto Carrão).

segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

Não existia papel secundário para Jandira Martini

 O mundo das artes cênicas sofreu mais uma grande perda. Jandira Martini faleceu nesta segunda-feira (29/01), aos 78 anos, após uma batalha de cinco anos contra um câncer de pulmão. A atriz, diretora e produtora teatral era uma das profissionais mais admiradas no meio e interpretou vários personagens marcantes ao longo de sua vida. 


A carreira de Jandira começou no teatro no final dos anos 1960 com a peça "Joana D`Arc entre as Chamas". Nos palcos, a trajetória somou mais de 20 peças, entre elas "Sua Excelência o Candidato", "Porca Miséria" e "Operação Abafa". A atriz começou na televisão em 1983 na novela "Braço de Ferro", produzida pela Band. Migrou para a Globo em 1986, onde atuou em "Roda de Fogo". No ano seguinte, ganhou seu primeiro papel de destaque, a ricaça Theodora Abdalla, do sucesso "Sassaricando".  

Em 1990, Jandira foi para a TV Manchete, onde atuou como colaboradora de "Ana Raio e Zé Trovão", novela escrita por Marcus Caruso, um de seus melhores amigos e fiel parceiro, e Rita Buzzar. A atriz também fez uma breve participação na trama como Vitória Imperial.

quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

Belize Pombal e Fábio Lago formam uma dupla visceral em "Renascer"

 O remake do sucesso de Benedito Ruy Barbosa estreou nesta segunda-feira, dia 22, provocando a melhor das impressões, tanto na beleza das imagens quanto no desempenho do elenco. A primeira fase "Renascer" tem como maior trunfo o talento do time de atores muito bem escalados. Dá gosto de ver a atuação de cada um. E entre os grandes nomes há uma dupla que tem arrebatado desde a primeira aparição: Belize Pombal e Fábio Lago. 


Os atores estão viscerais em cena. E são cenas difíceis, onde a carga dramática está viva a todo instante. Quitéria e Venâncio são pais de Maria Santa (Duda Santos), grande amor de José Inocêncio (Humberto Carrão), que se encantou pela moça assim que a viu. Mas os pais têm métodos de criação bem diferentes. A mãe é amorosa e compreensiva, enquanto o pai é violento e intimidador. Tanto que por causa dele a filha praticamente vive trancada em casa. E aos poucos foi sendo exposto o motivo de tanta arbitrariedade. 

Venâncio estuprou a filha mais velha, que não aparece na história, e a expulsou de casa quando a menina apareceu grávida (e do filho dele). Quitéria nunca perdoou o marido pela atitude, mas nunca teve total certeza sobre o abuso. Está sempre com a desconfiança assombrando sua mente, ainda que no fundo já sinta a verdade.

terça-feira, 23 de janeiro de 2024

"Renascer": o que esperar da nova novela das nove?

 O imenso sucesso do remake de "Pantanal" fez a Globo encomendar mais um remake a Bruno Luperi, desta vez de "Renascer", novela que marcou o retorno de Benedito Ruy Barbosa à emissora em 1993, após o fenômeno de "Pantanal" na Rede Manchete em 1990. E o folhetim na época chegou a marcar 60 pontos na líder, consagrando o autor. Nada é por acaso. O intuito da empresa é repetir o êxito do remake copiado e colado pelo neto do escritor em 2022. A novela estreou nesta segunda-feira, dia 22, em clima de superprodução. 


Na vastidão das plantações de cacau, que um homem sem posses e sozinho no mundo finca seu destino aos pés de um jequitibá ---- o maior que já havia encontrado em toda sua vida. E tendo a natureza exuberante da região como testemunha, entre lendas e mistérios --- ele renasce --- e estabelece um pacto que o acompanhará ao longo de toda sua trajetória. Assim começa "Renascer" com a saga de José Inocêncio (Humberto Carrão/Marcos Palmeira), um homem obstinado e destemido, que carrega consigo a coragem e a vontade de se tornar alguém na vida. 

Após o pacto com Jequitibá, José Inocêncio fica conhecido como uma figura mítica ao se tornar o fazendeiro mais bem-sucedido da região por seus êxitos como produtor de cacau. Ainda jovem, ele conquista o amor de Maria Santa (Duda Santos).

sábado, 20 de janeiro de 2024

Após início turbulento, "Terra e Paixão" chega ao fim como um grande sucesso

 O começo não foi fácil. A missão de Walcyr Carrasco era reerguer a audiência do horário nobre da Globo, após o completo fiasco de "Travessia", que afundou a ótima média conquistada pelo remake de "Pantanal". Conhecido como o 'coringa' da emissora, o autor costuma fazer o impossível e sempre consegue entregar um sucesso. Pois não foi diferente com "Terra e Paixão", que estreou em maio de 2023 e chegou ao fim nesta sexta-feira, dia 19, após 221 capítulos, um número impressionante para os dias de hoje. 

A história não teve um caminho tranquilo. Como a trama era longa, Walcyr optou por um início mais lento e longe dos atropelos que muitos folhetins recentes fazem para causar a sensação de agilidade. A estratégia foi inteligente e o começo se mostrou muito bem estruturado em cima da saga de Aline (Barbara Reis), que logo no primeiro capítulo viu seu marido ser assassinado a mando de Antônio La Selva (Tony Ramos), poderoso empresário do agronegócio que fez fortuna através do desmatamento de florestas e tomando terras de pequenos produtores. 

Porém, após uma estreia repleta de adrenalina, o folhetim 'amornou' diante da falta de embates diretos entre mocinha e vilão e também por conta de um dilema amoroso envolvendo a protagonista. Logo na primeira semana, Caio (Cauã Reymond) se declarou para a protagonista e não houve construção alguma do sentimento. Foi algo súbito.

sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

Capítulo 100 de "Elas por Elas" apresenta sequência de tirar o fôlego

 A atual novela das seis, baseada na obra original de Cassiano Gabus Mendes, escrita em 1982, segue com baixos índices de audiência. E dificilmente o cenário irá mudar. A Globo cometeu um erro crasso colocando o remake de uma novela que foi exibida às sete e tem todas as características do horário em plena faixa das 18h e agora tem que enfrentar as consequências. Mas a releitura de Alessandro Marson e Thereza Falcão vem se mostrando uma obra agradável e agora uma nova fase acaba de ser iniciada. 


A produção original não teve nem um terço dos acontecimentos da atual. Era muito mais lenta e Helena, vivida na época por Aracy Balabanian, passava longe de ser uma vilã, de fato. Os grandes conflitos do enredo só foram resolvidos no último capítulo, o que impediu a exibição dos desdobramentos das situações. A identidade real da Patinha, a revelação do mistério da morte de Bruno e a verdade sobre a troca dos bebês só foram expostos no último dia, o que deixou tudo raso. 

No remake, os autores tiveram a preocupação de aproveitar bem os 'plots'. Tanto que Taís (Kesia) já revelou a Lara (Deborah Secco) que era a amante de Átila (Sergio Guizé) na semana passada e agora a farsa sobre a troca dos bebês foi revelada no gancho do capítulo exibido nesta quinta-feira (18) e desmembrado hoje, dia do centésimo capítulo. Vale lembrar que na versão original Ísis (Rayssa Bratillieri) era filha de Helena (Isabel Teixeira) e, não irmã, como é na nova versão.

segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

Gloria Pires: dose tripla de talento

 A atual novela das nove está em sua última semana de exibição. "Terra e Paixão" foi um sucesso de Walcyr Carrasco e Thelma Guedes e um dos acertos da trama foi o destaque dado a Gloria Pires na pele da vilã Irene. Mas o público tem o privilégio de vê-la em dose tripla na Globo graças a duas reprises de outros trabalhos bem-sucedidos da veterana: "Mulheres de Areia" e "Paraíso Tropical". O melhor é que são três papeis totalmente distintos, o que destaca ainda mais o talento da intérprete. 


O momento de, com o perdão do trocadilho irresistível, maior glória da carreira da atriz foi em 1993 com o remake de "Mulheres de Areia". A reprise vem fazendo sucesso no início das tardes da Globo, o que comprova a potência da história da saudosa Ivani Ribeiro. As gêmeas Ruth e Raquel foram um divisor de águas na carreira de Gloria Pires. A mocinha ingênua e a vilã cínica foram interpretadas com tanto brilhantismo que viraram referência em todas as produções posteriores que abordaram o clichê de irmãos gêmeos. A intérprete esteve tão bem que conseguiu demonstrar sem maiores dificuldades quando uma irmã fingia se passar pela outra, o que não deixa de ser uma interpretação dentro da intepretação. 

Já em "Terra e Paixão" é um privilégio ver Gloria vivendo um dos papeis de maior destaque da novela e repetindo pela quinta vez a parceria bem-sucedida com Tony Ramos. E a novidade é ver a dupla representando um casal de vilões assassinos.

sexta-feira, 12 de janeiro de 2024

Tudo sobre a coletiva online da segunda fase de "Renascer", a próxima novela das nove

 A Globo promoveu nesta terça-feira, dia 9, a coletiva virtual da segunda fase do remake de "Renascer". Participaram o autor Bruno Luperi e os atores Marcos Palmeira, Matheus Nachtergaele, Camila Morgado, Juan Paiva, Vladimir Brichta, Pedro Neschling, Alice Carvalho, Marcello Melo Jr, Rodrigo Simas, Sophie Charlotte, Ana Cecília Costa, Chico Diaz, Renan Monteiro, Juliane Araújo, Theresa Fonseca, Samantha Jones, Gabriela Medeiros, Jackson Antunes, Mell Muzillo, Livia Silva e Juan Queiroz. Fui um dos convidados e conto sobre o que rolou no bate-papo.

Bruno Luperi falou sobre as críticas que recebeu sobre não fazer alterações em 'Pantanal' e se faria a mesma coisa em 'Renascer': "Mexer em um clássico da teledramaturgia brasileira é como escalar um time para a seleção brasileira e todos reclamam do técnico da seleção. Se isso acontece, é porque o trabalho está bem feito. Pantanal e Renascer foram as duas obras primas do meu avô e me resumo ao meu lugar. Minha proposta não é recriar. Sou um cara que respeita o trabalho que me precede. Não estou aqui para reinventar a roda. Minha função em 'Pantanal' foi muito bem aceita. Fui xingado no Twitter por ter matado a Madeleine e considero isso um elogio porque as pessoas queriam ver mais a personagem. Renascer foi transformado em 30 anos, mas minha função é parecer que nada foi feito. Então se parecer isso é porque foi algo bem feito. E trazer a Buba como uma mulher trans e não como uma intersexo, como na original, traz agora uma matriz de discussões que era impossíveis lá atrás. E espero que a nova versão instigue as pessoas a verem a original no Globoplay. E se quiserem me xingar no Twitter, me xinguem", declarou. 

Sophie Charlotte comentou sobre a nova composição de seu papel: "Não falei com a Patrícia Pillar ainda, mas assisti trechos no Globoplay da primeira versão e a expectativa é muito diferente das outras que eu tive com remake porque eu já fiz o remake de 'O Rebu' e 'Ti Ti Ti'. Fiquei emocionada e surpresa com esse projeto e a homenagem ao Benedito Ruy Barbosa.

quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

Tony Ramos e Gloria Pires comprovam em "Terra e Paixão" que uma parceria bem-sucedida nunca se desgasta

 A valorização dos veteranos, infelizmente, sempre foi uma raridade entre os autores. São poucos os que escalam atores experientes para papeis de destaque e depois da pandemia a situação ficou pior do que já estava. Há um nítido privilégio da juventude nos elencos dos últimos anos, onde há cada vez menos espaço para intérpretes de mais idade. Dá para contar nos dedos de uma mão a quantidade de atores acima dos 60 anos nos folhetins recentes. No entanto, há um escritor que sempre valorizou esse time: Walcyr Carrasco. A maior prova é o destaque de Tony Ramos e Gloria Pires em "Terra e Paixão".

Os atores ganharam dois vilões que têm um grande destaque, pois fazem parte do núcleo central do enredo, e vêm recebendo cada vez mais cenas desde o início do folhetim. O casal sem escrúpulos já praticou inúmeras maldades na história, que agora conta com a colaboração de Thelma Guedes, e o principal objetivo é a manutenção do poder. Antônio e Irene La Selva são os clássicos representantes da família que enriqueceu com o agronegócio devastando terras protegidas, praticando crimes ambientais e matando supostos inimigos. Os típicos 'cidadão de bem'. 

Os personagens têm uma defesa visceral pela 'família', mesmo com o ambiente familiar sendo catastrófico, onde os três herdeiros cresceram repletos de problemas psicológicos graças aos constantes embates e a sucessivas cobranças a respeito de quem iria conseguir a sucessão nas empresas do pai. Ainda houve a trágica morte de Daniel (Johnny Massaro), vítima de um acidente na estrada, pouco tempo depois de um caos familiar ter sido instaurado por Caio (Cauã Reymond), que expôs a traição de Irene diante de todos.

segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

O que esperar do "BBB 24"?

 Na sexta-feira passada, dia 5, foi o famigerado 'Big Day'. Aquele momento em que os novos participantes do "BBB" são anunciados durante os intervalos comerciais da programação da Globo. O público conheceu 18 nomes, sendo 12 Pipocas e 6 Camarotes, ou seja, 12 anônimos e 6 famosos. Neste domingo, dia 7, durante o "Fantástico", mais sete homens e sete mulheres foram anunciados para os telespectadores escolherem um homem e uma mulher. Já nesta segunda, dia da estreia do "BBB 24", os próprios já selecionados tiveram que chamar mais 3 homens e 3 mulheres para a disputa em um total de 26 pessoas. 


A elevada quantidade de gente confinada na casa não é a única novidade da temporada. Várias outras foram divulgadas, entre elas algumas um tanto confusas e questionáveis. Uma delas é a adoção do sistema misto de votação. O público tem direito a votar de duas formas diferentes, ambas pelo Gshow. A primeira é o Voto da Torcida e funciona da mesma maneira das últimas votações: o usuário faz o login da sua conta Globo e pode votar quantas vezes quiser. A segunda opção é o Voto Único, na qual o usuário deve informar seu CPF e pode votar uma única vez por paredão. Cada modelo tem o peso de 50% e o resultado final é a média ponderada dos dois formatos. Portanto, dificilmente haverá recorde de rejeição este ano. Mas o resultado dos paredões também não deve mudar por conta do novo método. Parece mais um golpe de marketing. 

A competição ainda é dividida em duas fases com diferentes objetivos para a votação. Na primeira etapa do programa, os fãs votam em quem desejam que permaneça na casa e o eliminado é o participante menos votado. Pela primeira vez Boninho resolveu copiar o método de votação de "A Fazenda", na Record. Ao menos durante um período.

quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

O que a televisão e o streaming reservam para o telespectador em 2024?

 O novo ano acabou de começar e o mundo do entretenimento está prometendo várias produções ao longo dos meses, tanto na televisão quanto no streaming. Aliás, Netflix e HBO Max lançarão suas primeiras novelas no mercado, enquanto o Globoplay estranhamente adiou a trama "Guerreiros do Sol" para 2025 e, até então, ficará sem um folhetim exclusivo. Enfim, vamos logo para a lista do que virá em 2024. 




"BBB 24": 

Após o completo fiasco do "BBB 23", a missão de Boninho é fazer uma temporada minimamente melhor. É verdade que ser pior que o do ano passado é quase impossível, mas ainda assim é um desafio dos grandes. E todas as notícias até agora sobre as 'novidades' da edição são desanimadoras. A história de fazer uma média com votos por CPF e outra tradicional parece mais um golpe de marketing porque no final das contas não deve interferir em nada o resultado final dos paredões. E todas as demais notícias são apenas situações que sempre ocorrem no "Big Brother Brasil". Já o anúncio de 26 participantes assusta... Resta aguardar. 



"Renascer": 

O remake da obra-prima de Benedito Ruy Barbosa. É assim que a Globo tem anunciado a nova versão do sucesso do autor de 1993. Adaptada por Bruno Luperi, a novela estreia no dia 22 de janeiro e tem a missão de manter ou elevar os bons índices deixados por "Terra e Paixão". A primeira fase, protagonizada por Humberto Carrão na pele de José Inocêncio, terá 13 capítulos e será mais longa que a exibida há 31 anos. O elenco terá Marcos Palmeira vivendo o protagonista, assim como ocorreu no remake de "Pantanal", e nomes como Juliana Paes em uma luxuosa participação como Jacutinga, Theresa Fonseca, Juan Paiva, Rodrigo Simas, Sophie Charlotte, Almir Sater, Irandhir Santos, Marcelo Mello Jr, Vadimir Brichta, entre outros.